Blog UOL Host

blog uol host - análise
  • Produto: Blog UOL Host
  • Custo: a partir de R$ 19,90/mês
  • Indicado para: qualquer pessoa que queira ter um blog ou site, mas não possua conhecimentos técnicos
  • Nível de dificuldade: fácil
  • Avaliação geral: funciona bem e a ativação do WordPress é simples e rápida

Visitar Site

Sobre o Blog UOL Host

O Blog UOL Host é voltado para quem deseja ter um blog ou site WordPress, mas não quer se preocupar com as questões técnicas que uma plataforma como o WordPress costuma envolver. Neste plano, tudo é pensado para o WordPress, desde o servidor – que é otimizado para a plataforma, até os serviços que trazem conveniência para o cliente, como os temas responsivos já disponíveis e a instalação automática do WordPress.

Quem usa o WordPress sabe que ele muito flexível e robusto para a maioria dos sites e blogs, mas que também demanda manutenção e um pouco de conhecimento técnico. O Blog UOL Host tenta tornar este processo bem mais fácil para pessoas “comuns”, que não são especialistas em códigos. 🙂

Agora nós vamos testar o produto e ver como ele funciona na prática!

Como funciona o Blog UOL Host (na prática!)

A experiência em geral foi muito positiva e o processo de instalação e customização do WordPress foi bem mais rápido do que imaginamos que seria. Nós explicaremos cada uma dessas etapas abaixo, para que você possa ter uma visão ampla de como este plano funciona e possa fazer suas próprias considerações.

Passo 1 – Ativação do blog e instalação do WordPress

Ao contratar o Blog UOL Host, você recebe um e-mail com os dados e link de acesso ao seu painel de cliente. Ao acessá-lo, você já consegue ver o produto ativo e então basta clicar em “administrar”para começar. Em seguida, abrirá uma tela para criação de usuário e senha do WordPress, como a imagem abaixo. Eles serão necessários sempre que você for acessar o gerenciador do WordPress, para criar ou editar o seu site ou blog.

passo 1 criacao usuario wordpress

Ao inserir os dados, a instalação do WordPress é feita de forma automática. O processo leva menos de 1 minuto e para nós funcionou sem problemas.

Uma vez instalado o WordPress, ele redireciona o usuário para o painel de administração do produto Blog UOL Host, como mostra a imagem abaixo, contendo todos os recursos: o blog propriamente dito, o domínio, o e-mail, estatísticas do blog e outros detalhes.

passo 2 painel blog uol host

A propósito, é muito interessante o recurso de domínio temporário que eles oferecem. Basicamente, você pode editar e até publicar seu site ou blog, antes mesmo de ter um domínio para ele (ex: meusite.com.br). Isso é útil quando ainda não escolhemos um domínio, mas já queremos ir para a criação do site. Esse recurso permite que você defina o domínio depois, o que é uma vantagem frente a outros produtos semelhantes no mercado. O e-mail também tem sua utilidade. O plano básico vem com 1 conta de 12GB, enquanto o profissional vem com 5 contas. Nós vamos começar mostrando o blog e depois cobrimos o restante dos recursos.

Passo 2 – Acessando o WordPress

Ao clicar no botão “Gerenciar Blog”, no painel do produto, o usuário é redirecionado para uma tela de login do WordPress. Basta inserir os dados que foram criados anteriormente e pronto, você já vê o painel do WordPress prontinho para ser customizado, como na imagem abaixo. E o melhor, já em português! Parece um detalhe, mas é bacana porque economiza seu tempo de mudar o idioma.

passo 3 painel wordpress

Passo 3 – Atualizando o WordPress

A versão do WordPress instalada neste plano foi a 4.2.2, que está um pouco atrás da versão atual, que é a 4.4.2. O WordPress atualiza cerca de 4 vezes ao ano, então isso pode acontecer em instalações automáticas deste tipo. No entanto, o problema é facilmente resolvido, atualizando o WordPress. A ferramenta avisa no painel que precisa ser atualizada (item Atualizações do menu lateral), então basta clicar em “atualizar” e esperar cerca de 1 a 2 minutos para ele concluir sozinho este processo de atualização.

passo 4 atualizacao wordpress

Nossa recomendação é que faça isso logo que entrar no painel, para não ter que se preocupar logo com backup (já que o site ainda não existe). Depois que fizer essa primeira atualização, poderá prosseguir para a customização do tema. Nada te impede de atualizar depois, mas aí deve fazer o backup do site, pois eventualmente você pode precisar dele. Isso não significa que você terá problemas, e sim, uma medida de segurança.

Passo 4 – Customizando seu WordPress

O WordPress deste plano vem com um tema padrão instalado (Twenty Fifteen), mas você pode alterá-lo com facilidade. O UOL disponibiliza 6 temas do próprio WordPress, mas basta acessar a área de “aparências > temas” para escolher um tema novinho para você, pago ou gratuito. É o mesmo funcionamento para qualquer WordPress, esteja ele funcionando no UOL Host ou em outra empresa de hospedagem.

passo 5 gerenciar temas wordpress

Assim que você chega no painel do WordPress e clica em “Personalizar site”, você entra em uma tela de edição muito interessante e fácil de usar. Basta navegar pelas opções na barra lateral para editar títulos, descrições, imagens de apoio, cores e widgets.

passo 6 personalizando aparencia wordpress

Passo 5 –  Publicação do seu site ou blog WordPress

Uma vez que tenha customizado o tema e inserido as informações do seu site, é hora de publicá-lo. Esta etapa é bastante simples, mesmo para quem não tem um domínio ainda. Ele funciona no endereço temporário, então você pode publicar seu blog e depois registrar o seu domínio. Nós brincamos um pouco com a ferramenta e chegamos a publicar a página abaixo, mesmo sem ter um domínio. Não reparem nos detalhes, pois isso é apenas uma demonstração do que pode ser feito com o WordPress. 😉

passo 7 edicao conteudo site wordpress

Configurando seu domínio

Depois de formatar o site (ou pelo menos iniciar o processo), você provavelmente desejará configurar um domínio próprio, ao invés de ficar com o domínio temporário oferecido na instalação do blog. O processo de configuração do domínio é bem simples. Se você contratar o plano anual, o domínio sai de graça. Caso contrário, você deverá registrar o domínio à parte, o que pode ser feito dentro da própria ferramenta, como veremos a seguir.

Para configurar o domínio do seu Blog UOL Host, localize dentro do painel da hospedagem o produto Blog e em seguida Personalizar domínio.

configurar domínio Blog UOL Host

Na tela seguinte, você deverá escolher entre registrar um novo domínio ou usar um domínio que já possui. Como dissemos acima, se você optou por um plano anual, poderá registrar um domínio gratuitamente neste passo. Para isso, basta pesquisar pelo domínio no campo correspondente, dentro da aba Quero registrar um novo domínio.

Registrar um novo domínio para o blog UOL Host

Depois de pesquisar, se o domínio estiver disponível, basta seguir com o procedimento de registro.

Confirmação registro de domínio Blog

Depois de registrar o domínio, uma tela para confirmar a associação do domínio com o seu Blog será apresentada. Clique em Continuar para continuar a associação.

Confirmar associação do domínio com o Blog UOL Host

Após confirmar a associação, o novo domínio será imediatamente associado ao seu blog e você poderá acessá-lo a partir de então através dele. No entanto, caso o domínio seja novo, ou tenha sido registrado em outra empresa, tendo o seu DNS apontado para a UOL Host, o tempo de propagação do novo domínio pode levar até 48 horas. Mas isso não o impede de continuar trabalhando no blog, porque o domínio temporário continuará ativo.

Dica: registrar o domínio do blog na própria UOL Host eliminará a necessidade de configurações extras, como apontar o DNS do domínio para a UOL, pois o processo será automático.

Após confirmar a associação do domínio, você verá um link para acessar o painel de administração do blog, onde terá acesso aos seguintes recursos:

  • Gerenciador do blog – acesso ao painel do WordPress;
  • Administração de domínios – onde você poderá incluir outros domínios;
  • Gerenciador de e-mail – para administrar as contas de e-mail associadas ao seu domínio;
  • Relatórios de uso do site – espaço utilizado e estatísticas de acesso;
  • FTP – Configuração e visualização das credenciais de acesso via FTP.

Vamos ver a seguir um pouco mais sobre estas funcionalidades do plano Blog UOL Host.

Configuração do e-mail

A configuração da conta de e-mail no plano Blog UOL Host é bem simples. Para começar, localize na seção E-mail o botão Gerenciar.

email configurar

Ao clicar no botão, você será levado para a área do painel de administração de e-mails, onde poderá visualizar todos os domínios que possui registrados na UOL Host e escolher o que desejar para habilitar a caixa. Se você possuir um único e-mail, a tela deverá ser parecida com a que capturamos abaixo.

habilitar email

Após habilitar o serviço, você poderá criar endereços de e-mail para o domínio escolhido e também alterar o logotipo que será visualizado dentro da ferramenta de webmail. Estas ações estão disponíveis sob o ícone de lista, na coluna Ações.

administrar e-mail Blog UOL Host

Na tela de administração, você poderá começar a criar as caixas postais. A quantidade de endereços dependerá do plano que tiver contratado. O plano iniciante dá direito a 1 endereço de e-mail, enquanto o profissional, 5 endereços. Se você precisar de mais endereços de e-mail para o mesmo domínio, é possível contratar mais contas separadamente, através dos planos de e-mail profissional.

criar email

Estatísticas de Acesso

As estatísticas de visitas do blog ou site podem ser acessadas facilmente pelo painel de administração do produto no UOL Host. A ferramenta traz dados detalhados sobre países, cidades, navegadores dos usuários que visitaram, assim como páginas visitadas, origens etc., tudo isso por dia, mês e outros períodos que desejar. É uma ferramenta simples, mas atende aqueles que desejam apenas dados gerais sobre acessos.

estatisticas wordpress blog uol host

Recursos do Blog UOL Host

Agora que mostramos como funciona o produto por dentro, vamos explicar os principais recursos oferecidos por este plano.

Temas WordPress pré-instalados e responsivos

Este plano vem com alguns temas padrão WordPress já instalados, que você pode escolher e customizar como quiser. Todos os temas são responsivos.

tema wordpress responsivoVocê tem ainda a liberdade de pesquisar e instalar qualquer outro tema WordPress que desejar, ou seja, não está preso aos temas oferecidos pelo UOL. Há milhares de temas pagos e gratuitos disponíveis.

Apesar de não ser um grande diferencial, já que em qualquer WordPress pode-se pesquisar e selecionar um tema, com certeza ter alguns temas instalados é uma conveniência, ainda mais quando não se tem familiaridade com a ferramenta.

Feito para o WordPress

Blog UOL Host traz alguns diferenciais e facilidades para quem tem ou deseja ter um site WordPress. Uma delas é o servidor configurado para o WordPress, ou seja, as máquinas que hospedam os sites deste plano são otimizadas para o WordPress, para que tenham uma performance superior. É um diferencial e também uma tendência entre os planos de hospedagem para WordPress.wordpress logo

Já a instalação automática do WordPress é comum em planos deste tipo, mas também é uma mão na roda, ainda mais para pessoas não-técnicas. É uma grande economia de tempo para quem não faz ideia de como instalar um WordPress em uma hospedagem.

E por último, ele disponibiliza atualizações para versões mais recentes do WordPress. Esta é uma funcionalidade nativa do WordPress, independente de onde está instalado. Claro que uma atualização automática pode ser mais conveniente, mas ao permitir que você mesmo faça essa atualização, ele dá mais liberdade ao usuário, que pode decidir o melhor momento para atualizar a ferramenta.

Plug-ins para turbinar seu blog ou site

Plug-ins são módulos que permitem adicionar novos recursos e funcionalidades ao site, como formulários, redes sociais, galerias etc. Esta também é uma característica nativa do WordPress, ou seja, você tem ao seu dispor milhares de plug-ins gratuitos e pagos para adicionar ao seu site. A instalação é feita pelo próprio WordPress, e não tem relação com a sua empresa de hospedagem.

instalacao plugins wordpress

Domínio temporário gratuito

O endereço temporário é muito útil para quem ainda não sabe qual domínio utilizar no seu site ou blog, mas já quer colocar a mão na massa e começar a criação. Com o domínio temporário, você pode criar o seu site inteiro, publicá-lo, e somente depois escolher um domínio para ele. Claro que a ideia não é que você divulgue esse domínio temporário para ninguém (ele é longo e difícil de gravar), mas que tenha tempo para decidir sobre o domínio, e não fique preso à isso na hora de criar seu blog ou site.

Estatísticas de visitação

estatisticas siteO Blog UOL Host vem com uma ferramenta própria que mostra as principais estatísticas de visitação do seu blog. Se para você basta ver as principais informações, essa ferramenta atende as suas necessidades. Se desejar se aprofundar, ainda poderá instalar o Google Analytics, que é umas das melhores ferramentas gratuitas para análise de tráfego de sites e blogs.

Transferência via FTP

O recurso de acesso ao servidor através de FTP está disponível nos dois planos do Blog UOL Host. FTP é a sigla para Protocolo de Transferência de Arquivos (file transfer protocol), que possibilita a transferência e a visualização dos arquivos que estão no servidor de hospedagem de maneira amigável, através de programas específicos.

Não se preocupe se o assunto é novidade para você, pois você não precisará utilizar o FTP no dia a dia da administração do seu blog, e, caso precise, você encontrará muitos tutoriais sobre o assunto à disposição na internet.

Planos: Iniciante e Profissional

Os planos oferecidos no Blog UOL Host se dividem em iniciante e profissional, e possuem algumas diferenças, conforme a tabela abaixo, divulgada na página do UOL Host. Explicaremos a seguir cada uma dessas diferenças.

planos blog uol host

Armazenamento – é o espaço que o seu site poderá ocupar entre arquivos de texto, imagens, vídeos etc. O espaço do iniciante é de 2 GB, o que é muita coisa. Se você não tem um blog enorme e antigo, com milhares de arquivos pesados, você provavelmente nunca ultrapassará este limite. Ainda assim, se o fizer, poderá migrar para o plano profissional com facilidade, que oferece 20 GB. Lembre-se que o e-mail é armazenado separadamente e tem um espaço de 12GB.

Visitas mensais – o plano iniciante permite até 10 mil visitas/mês, o que pode ser insuficiente, caso seu blog tenha uma audiência moderada. Mas para quem está começando, essa capacidade atende perfeitamente. Mais uma vez, à medida que o blog ou site crescer e aumentar o tráfego, basta fazer um upgrade para ter visitas ilimitadas.

Número de e-mails – aqui a diferença é simples, o iniciante tem apenas 1 conta de 12GB, enquanto o profissional tem 5 de 12GB cada. Se você tem uma equipe, precisará contratar o plano superior, para que todos tenham e-mail com este domínio.

Banco de dados – todo WordPress precisa de um banco de dados, logo, o plano iniciante utiliza um banco de dados. O plano profissional conta com bancos de dados ilimitados, totalizando até 5 GB. Normalmente um site utiliza apenas um banco de dados, a não ser que a pessoa tenha aplicações específicas, que rodam em bancos distintos.

Repare que também há duas opções de pagamento: mensal e anual. O pagamento anual traz vantagens, sendo elas 1 ano de domínio gratuito e 35% de desconto. Por outro lado, vale ressaltar que no plano anual é preciso pagar todo o valor adiantado, e algumas regras se aplicam, principalmente quanto ao cancelamento do plano. Essas regras estão descritas na respectiva página do UOL Host.

Avaliação final do Blog UOL Host

avaliacao blog uol host

Como mencionamos anteriormente, a impressão geral foi muito positiva. Todo o processo funcionou de forma fácil e sem erros, e em poucos minutos o painel do WordPress já estava pronto para ser customizado. De forma resumida, esses são os principais pontos sobre o Blog UOL Host:

  • O servidor que hospeda o site é configurado para WordPress
  • A instalação automática do WordPress é rápida e funciona muito bem
  • Mesmo a versão do WordPress não sendo a mais atual, é possível atualizá-lo com facilidade e rapidez
  • O painel de administração do UOL Host é fácil de usar e centraliza todos os recursos do plano, como blog, domínio e e-mail
  • A seleção de temas é pequena, mas em poucos cliques é possível adicionar qualquer tema ao seu WordPress
  • O plano possui conta de e-mail, o que é ótimo
  • O endereço temporário é muito útil, pois permite criar o site antes de decidir sobre o seu domínio

Visitar página Blog UOL Host

Sobre o UOL Host

uol hostA UOL Host é uma empresa brasileira de hospedagem de sites e serviços de internet, integrante do UOL e pertencente ao grupo Folha (também dona do jornal Folha de São Paulo). Fundada em 1996, está entre as maiores empresas de hospedagem do país.

A empresa possui mais de 200 mil clientes e afirma ter o melhor atendimento segundo a avaliação dos clientes no Reclame Aqui (avaliações dos últimos 12 meses das 5 maiores empresas de hosting do Brasil, segundo o Hostmapper).

 

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário que nós ajudaremos no que for possível. Conheça também outros planos de hospedagem para blogs e sites WordPress, ou leia nosso review sobre a Hospedagem WordPress da GoDaddy.

Deixe um comentário