Servidor Dedicado HostGator: Review [2019]

Servidor dedicado HostGator review
Novo servidor Dedicado HostGator - 45% de desconto - compre já!
  • Produto: Servidor Dedicado.
  • Custo: a partir de R$ 499,99 R$ 175,99 por mês (use este link promocional e ganhe 55% de desconto).
  • Indicado para: Sites e aplicações web de alto tráfego e/ou que demandam alto desempenho e liberdade de configuração.
  • Nível de dificuldade: Intermediário/avançado.
  • Avaliação geral: Servidor dedicado de ponta, com hardware completamente renovado, e preços competitivos.

Visitar site

Sobre o Servidor Dedicado HostGator

A HostGator é uma empresa americana e figura entre as maiores empresas de hospedagem do mundo. No Brasil ela está presente há mais de 10 anos, onde também se encontra entre as líderes do segmento. A empresa oferece serviços de hospedagem que atendem aos mais variados tipos e tamanhos de sites. O mais robusto deles é o servidor dedicado, oferecido em Linux e Windows, e sobre o qual escreverei neste review.

Apesar desse produto sempre estar presente no portfólio da HostGator, em agosto de 2019 a empresa redesenhou e relançou seus servidores dedicados (Linux), para uma versão moderna e ainda mais robusta. Os servidores em Windows seguem disponíveis aos clientes, mas não tiveram atualização. Alguns meses antes, a empresa relançou seus servidores VPS (leia nosso review sobre o VPS da HostGator).

As melhorias nos servidores dedicados foram significativas, com um aumento na quantidade de recursos de 2 a 5 vezes em comparação aos antigos dedicados. Estas mudanças sugerem que as máquinas dedicadas foram redesenhadas tendo o desempenho como foco principal. Esse upgrade fez com que o novo dedicado da HostGator ganhe, em muitos aspectos, dos seus principais concorrentes no Brasil. Em contrapartida, os preços não subiram. Pelo contrário, todos os planos de dedicados da HostGator ficaram mais baratos que os anteriores, o que mostra que a relação custo-benefício desse produto ficou ainda mais interessante.

Com o relançamento dos servidores dedicados da HostGator, fui convidado pela empresa a testar o novo produto e compartilhar minhas impressões aqui no blog. Se você deseja conhecer em detalhes os novos planos de servidores dedicados HostGator, acompanhe este review. Além dos aspectos técnicos, também vou mostrar como foi a minha experiência com o setup do servidor e os resultados dos testes de desempenho que realizei.

Ganhe 55% na contratação do seu dedicado na HostGator neste link

Pontos positivos e negativos do novo Servidor Dedicado Linux HostGator

Pontos positivos Pontos negativos
Hardware de ponta (memória DDR4, processadores Intel Xeon e armazenamento SSD) O plano inicial não oferece SSD
Grande espaço de armazenamento (planos com 2 TB em HDD ou até 1 TB em SSD) Não há opção de plano autogerenciado
Até 10 vezes mais velocidade da leitura e gravação do disco (planos SSD) Não há opção sem WHM/cPanel
Painel de controle WHM/cPanel incluído por padrão Não é possível escolher outro SO além do CentOS
Painel WHMCS disponível gratuitamente  
SSL grátis para todos os domínios presentes no dedicado (Let’s Encrypt ou Sectigo)  
Migração gratuita para clientes vindos de outras empresas  
Transferência ilimitada  
Uplink de até 1 Gbps  
De 2 a 5 IPs dedicados  
Possibilidade de envio de até 10 mil e-mails por hora  
Firewall e proteção contra ataques DDoS  
Acesso root (raiz)  

Para quem o novo dedicado da HostGator é indicado

O novo servidor dedicado Linux da HostGator é indicado principalmente para aqueles que desejam hospedar sites e aplicações de alto desempenho e/ou tráfego. Essa indicação se deve às características de hardware robustas e ao conjunto de sistema operacional e softwares instalados.

Dentre as diversas indicações de um dedicado, o novo produto da HostGator se destaca especialmente para:

  • Sites, blogs e lojas virtuais com alto tráfego e/ou que demandam alto desempenho.
  • Agências e profissionais que desejam hospedar sites de clientes em um servidor robusto e dedicado.
  • Revendedores de hospedagem que desejam capacidades maiores do que as oferecidas nos planos tradicionais de revenda.
  • Envio de e-mail em massa (e-mail marketing).
  • Aplicações de alto desempenho e que demandam tecnologias não disponíveis em hospedagens compartilhadas, como JSP, Perl, Python (Django) e Ruby (on Rails).
  • Outras aplicações que demandem acesso root.

Localização dos data centers HostGator

Os servidores da HostGator estão localizados nos EUA, em data centers nas cidades de Houston (Texas) e Provo (Utah). Apenas um plano da empresa, a hospedagem empresarial Plus, possui servidores no Brasil. O servidor dedicado que testamos está instalado no data center de Provo.

Localização dos data centers da HostGator nos EUA
Localização dos data centers da HostGator nos EUA

É uma prática comum que sites e aplicações brasileiros sejam hospedados em servidores nos Estados Unidos. O principal motivo é o custo, que é inferior quando comparado com um servidor com as mesmas características, mas localizado em um data center no Brasil.

E quanto ao tempo de resposta, a diferença entre um servidor no Brasil e nos Estados Unidos é da ordem de 100 a 200 milissegundos, dependendo de alguns fatores, como por exemplo, a localização do usuário e da rede utilizada para fazer a conexão. Em muitos casos, esta diferença é praticamente imperceptível para o usuário final. Ainda mais quando consideramos que o tempo de resposta do servidor é apenas um dos componentes do tempo total de carregamento de uma página ou aplicação.

A HostGator garante ainda um tempo de disponibilidade (uptime) de 99,9%, inclusive nos novos servidores dedicados Linux da empresa.

Recursos dos Servidores Dedicados HostGator

Vamos ver, a seguir, os principais recursos disponíveis nos novos servidores dedicados HostGator.

CPU, processador, memória RAM e tráfego

Os novos dedicados HostGator foram completamente redesenhados em termos de memória RAM, CPU e processador. Além de superarem em muitas vezes os seus próprios dedicados antigos, os novos dedicados ultrapassam, em muitos quesitos, os seus principais concorrentes.

Começando pela memória RAM, enquanto nos produtos antigos ela começava em 4 GB DDR3, os novos planos começam em 16 GB DDR3 (no plano inicial Black), indo para 16 GB DDR4 (plano Sapphire) e 32 GB DDR4 (plano Diamond).

Quanto à CPU e ao processador, enquanto nos planos antigos contávamos com processadores Dual Core e Quad Core, os novos planos são oferecidos em 4 Core, 8 Core e 8 Core com 16 vCPU, todos da família Intel Xeon.

Detalhes dos processadores presentes no novo servidor dedicado HostGator, dentro do painel WHM
Detalhes dos processadores presentes no novo servidor dedicado HostGator, dentro do painel WHM

Outra melhoria foi no tráfego mensal, que agora é ilimitado em todos os planos. Antes ele era limitado ao máximo de 25 TB. A empresa ainda destaca a velocidade de uplink, que está disponível nos novos dedicados entre 500 Mbps e 1 Gbps.

Tecnologias de armazenamento e espaço

Assim como o espaço disponível, a tecnologia de armazenamento também foi alterada para melhor nos planos de servidor dedicado da HostGator. E este é um ponto que merece bastante atenção na hora de escolher um plano, como veremos a seguir.

O Servidor Dedicado Black, que é o plano inicial, oferece nada menos que 2 TB de espaço de armazenamento. Isso é exatamente o dobro do espaço oferecido no maior plano da geração anterior. É importante mencionar que a tecnologia, no caso deste plano, se mantém no disco rígido tradicional, ou HDD (Hard Disc Drive). Ainda assim, vale ressaltar que este espaço equivale, e em alguns casos ultrapassa, os planos mais robustos de outras empresas que também utilizam discos em HDD.

Na sequência estão os servidores dedicados Sapphire e Diamond, que impressionam ao disponibilizar espaços de 750 GB e 1 TB, respectivamente, desta vez em SSD. A sigla, que vem de Solid State Drive (unidade de estado sólido, em tradução livre), representa a evolução dos tradicionais HDDs. Por não possuir partes móveis, esta tecnologia oferece até 10 vezes mais velocidade de gravação e leitura de dados. Como resultado, os usuários experimentam o carregamento de páginas e informações com muito mais velocidade.

Portanto, quem busca por um servidor dedicado com bastante espaço, o plano inicial (Black) pode ser o mais indicado. Por outro lado, se a demanda é por um servidor que ofereça alta velocidade de leitura e gravação, então certamente os planos Sapphire e Diamond são as melhores opções dentre os servidores dedicados HostGator disponíveis.

Ampliação de recursos conforme a demanda

Outro ponto interessante dos dedicados HostGator é a possibilidade de ampliar os recursos do servidor, em caso de necessidade. A qualquer momento é possível adquirir mais recursos, como memória e/ou espaço em disco, bastando entrar em contato pelo chat online de vendas.

A grande vantagem, neste caso, é poder aumentar a capacidade do servidor, se necessário, sem precisar mudar de plano. Isso pode ser muito útil para agências e revendas de hospedagem, que experimentam flutuações na demanda (conheça os novos planos dedicados da HostGator).

Sistema operacional e painel de controle WHM/cPanel

O servidor dedicado Linux HostGator é entregue com a distribuição CentOS. Para gerenciamento de todos os aspectos relacionados à hospedagem, o painel de controle WHM está incluído em todos os planos.

Um dos aspectos que merece destaque neste relançamento do servidor dedicado HostGator é o upgrade do sistema operacional. Nos dedicados antigos, a versão do CentOS era a 6.10. Nos novos dedicados, o CentOS 7.6 é a opção fornecida na entrega do servidor. Esta é a versão mais recente desta distribuição Linux.

Versão do sistema operacional CentOS e da versão do WHM
Versão do sistema operacional CentOS e da versão do WHM

O painel WHM é atualizado automaticamente sempre que há o lançamento de uma versão mais recente e estável. No momento em que escrevo este artigo, a versão do painel é a 82. O WHM, cuja sigla deriva de Web Host Manager, é um painel de controle para servidores amplamente usado em todo o mundo. Por ele é possível gerenciar subcontas de hospedagem, fornecendo acesso à terceiros, através do cPanel, que é parte integrante do painel de controle WHM.

Vale mencionar que o cliente que utiliza um servidor dedicado na HostGator possui acesso root e pode gerenciar e alterar profundamente diversos aspectos e funcionalidades do servidor. Sendo assim, o gerenciamento pode ser feito tanto pelo WHM quanto por um terminal de linha de comando, usando-se o protocolo SSH.

IPs dedicados

Os servidores dedicados Linux da HostGator são entregues com 2, 3 ou 5 IPs dedicados, respectivamente nos planos Black, Sapphire e Diamond. Os endereços de IP são informados ao cliente no momento da ativação do servidor. Essa quantidade é um dos pontos positivos da HostGator, uma vez que há empresas que oferecem apenas um IP dedicado gratuito.

Os IPs dedicados permitem, por exemplo, a configuração de name servers privados. Assim, ao invés de apontar o DNS do domínio para um name server genérico, como ns1.hostgator.com.br, pode-se criar um personalizado, como ns1.suaempresa.com.br.

Além disso, para quem pretende usar o servidor para o envio de e-mail marketing, um IP dedicado é altamente recomendado para manter a boa reputação frente aos serviços de e-mail. Outros usos de IPs dedicados incluem o acesso a scripts e aplicações de terceiros e a instalação de alguns tipos de certificado SSL.

Emissão de certificados SSL

Outro ponto positivo a destacar é que o administrador de um servidor dedicado HostGator pode emitir e renovar automaticamente quantos certificados SSL desejar, e para todos os domínios presentes no servidor. Isso pode ser feito facilmente através do painel WHM. 

Por incrível que pareça, há muitos servidores dedicados disponíveis no mercado que não permitem a instalação gratuita de certificados SSL, o que pode sair especialmente caro para o cliente, que precisa pagar pelo certificado de cada site hospedado no servidor.

Na HostGator é possível, inclusive, escolher a certificadora que se deseja usar para emissão dos certificados. No momento, as certificadoras disponíveis no WHM são a Let’s Encrypt e a cPanel (by Sectigo).

Certificadoras disponíveis para emissão de certificados SSL automaticamente no WHM
Certificadoras disponíveis para emissão de certificados SSL automaticamente no WHM

No servidor que testamos, a opção Let’s Encrypt estava ativada por padrão. Um detalhe interessante é que, uma vez que os domínios são inseridos no servidor, a rotina de emissão automática do SSL é ativada. Esta rotina verifica regularmente se os domínios presentes no servidor possuem um certificado SSL válido. Se não houver um, ela o emite. O único pré-requisito para emissão do SSL é que o domínio em questão esteja com o DNS apontando para o servidor.

As regras de funcionamento do auto SSL podem ser configuradas globalmente para cada usuário cPanel, pelo WHM. E, de maneira mais específica, é possível emitir, renovar ou revogar certificados SSL para cada domínio através do cPanel da respectiva conta.

Tela do cPanel exibindo o status dos certificados SSL presentes em cada domínio
Tela do cPanel exibindo o status dos certificados SSL presentes em cada domínio

Outros recursos dos servidores dedicados HostGator

Além dos recursos detalhados acima, vale mencionar que o servidor dedicado Linux HostGator também inclui:

  • Apache, PHP, MySQL, POP, IMAP, DNS e FTP (tecnologias incluídas e gerenciadas pelo WHM).
  • WHMCS (painel financeiro para gestão de clientes e cobranças) para até 249 contas.
  • Contas de e-mail, domínios, subdomínios e bancos de dados MySQL ilimitados.
  • Data center com múltiplas camadas de segurança.

Para ver a lista completa de recursos dos novos servidores dedicados HostGator, visite a página do produto.

Planos para contratação do Servidor Dedicado HostGator

Os servidores dedicados HostGator estão disponíveis em 3 planos com recursos distintos. Compare as diferenças dos planos na tabela abaixo:

Servidores Dedicados Linux HostGator
Planos Black Sapphire Diamond
Processamento 4 CPUs 8 CPUs 16 vCPUs
Memória RAM 16 GB DDR3 16 GB DDR4 30 GB DDR4
Armazenamento 2 TB HDD 750 GB SSD 1 TB SSD
IPs 2 IPs 3 IPs 5 IPs
Uplink 500 Mbps 750 Mbps 1 Gbps
Transferência Ilimitada Ilimitada Ilimitada
SSL Grátis Sim Sim Sim
WHM/cPanel Sim Sim Sim
Preço inicial
(55% OFF)
R$ 175,99/mês
Ver plano
R$ 211,49/mês
Ver plano
R$ 292,49/mês
Ver plano

Opção de parcelamento nos servidores dedicados

Como mencionamos no review do novo VPS da HostGator, a empresa está adotando uma política de parcelamento do pagamento de alguns produtos. No caso dos VPSs, o pagamento pode ser parcelado em até 6 vezes. Já para os servidores dedicados, o número de parcelas foi ampliado para 12. Este aumento no número de parcelas se justifica principalmente pelo valor elevado dos dedicados em relação ao VPS.

O parcelamento é especialmente interessante para aqueles que desejam contratar ciclos de renovação longos. A empresa já oferecia descontos progressivos em renovações acima do ciclo mensal. No entanto, o valor de uma renovação trienal pode ser elevado. Ao viabilizar o parcelamento, a empresa mantém a política de descontos e ainda viabiliza a aquisição do produto por aqueles que não têm disponibilidade de pagar o total do ciclo à vista.

O parcelamento dos servidores dedicados deve ser solicitado diretamente à equipe de vendas, através do botão “Fale Conosco”, na página de servidores dedicados da HostGator.

Setup e migração gratuita

O setup do servidor dedicado é feito de maneira bem rápida. Sendo assim, é possível recebê-lo em até 3 horas após a contratação, desde que haja a confirmação do pagamento.

A empresa também oferece o benefício de migração gratuita para clientes vindos de outras hospedagens, ou da própria HostGator, vindos de outros planos. Para clientes que possuem cPanel na hospedagem antiga, a equipe realiza a migração de até 50 contas gratuitamente. Mais detalhes sobre a migração gratuita estão disponíveis nesta página.

Testando na prática o novo Servidor Dedicado HostGator

Para testar o novo Servidor Dedicado HostGator, a empresa disponibilizou o plano Sapphire, que é a modalidade intermediária, dentre as 3 opções disponíveis. O dedicado Linux Sapphire vem com 8 núcleos, 16 GB de RAM DDR4, e 750 GB de espaço, em disco SSD.

Posso adiantar que a experiência com o novo servidor dedicado foi muito positiva, tanto que optamos por migrar o Tudo sobre Hospedagem de Sites para lá. A propósito, o site sempre esteve hospedado na HostGator, desde o seu início em 2013. Por muitos anos, inclusive, na hospedagem compartilhada da empresa. Essa ótima (e longa) experiência com a HostGator é mais um dos motivos que nos dão a segurança de indicá-la em primeiro lugar no nosso ranking de hospedagem.

Agora vamos ao desempenho do teste, que você acompanha a seguir.

Ativação do servidor dedicado

A ativação do servidor dedicado é bem rápida. Uma vez confirmado o pagamento, a máquina é disponibilizada em até 3 horas. Este é um tempo de setup baixo, considerando que estamos falando de um servidor dedicado.

Assim que o setup foi concluído, recebemos um e-mail da HostGator com as informações de acesso ao servidor. No e-mail constava o IP primário e secundário, o link de acesso ao WHM, usuário e senha root, e ainda instruções sobre acesso SSH (terminal). Neste primeiro momento, o endereço do WHM é baseado no IP (ex.: https://162.165.11.00/whm). Posteriormente, um endereço dentro do domínio principal pode ser configurado (ex.: whm.dominio.com). Para isso, é necessário apontar o DNS para o servidor e configurar o hostname desejado.

E-mail com os dados de acesso ao servidor dedicado Linux Sapphire
E-mail com os dados de acesso ao servidor dedicado Linux Sapphire

Com os dados de acesso em mãos, realizamos o primeiro login via WHM.

Tela de login do WHM
Tela de login do WHM

Após o login, é necessário aceitar os termos de serviço do software. Esta tela aparece apenas no primeiro acesso.

No primeiro acesso ao WHM, é necessário aceitar os termos de uso do software
No primeiro acesso ao WHM, é necessário aceitar os termos de uso do software

Do segundo acesso em diante, após o login no WHM, o usuário é levado diretamente à página inicial do WHM, que oferece links para algumas das principais funções do painel de gerenciamento do servidor.

Página inicial do WHM, exibida após o login
Página inicial do WHM, exibida após o login

Atualizações e impressões iniciais do WHM

O WHM gerencia os principais recursos do servidor de hospedagem. Ele é bem completo e permite controlar praticamente todos os recursos que alguém possa desejar em uma hospedagem. Ele possui, inclusive, um terminal de linha de comando embutido, o que pode ser útil para consultas rápidas ao terminal. No entanto, em se tratando de um dedicado, é sempre bom ter uma chave SSH configurada, para acesso sem senha diretamente de um terminal instalado em seu computador. Aqueles que preferem gerenciar o servidor usando linhas de comando, poderão fazê-lo sem problemas, mesmo com o WHM instalado.

O WHM foi entregue para nossa equipe na versão 78. Já havia uma atualização disponível, para a versão 80, e, enquanto escrevia este review, a versão 82 foi disponibilizada. As atualizações do WHM representam um aspecto muito interessante do software, que recebe melhorias e patches de segurança frequentemente. E a administração dessas atualizações é muito tranquila, uma vez que ele possui um auto update configurado para rodar diariamente, durante a madrugada. Assim como qualquer recurso na plataforma, é possível alterar este calendário de atualizações para a frequência desejada.

Para começar o uso do software com a versão estável mais recente, iniciei a atualização do WHM pelo painel.

Tela de upgrade manual do WHM
Tela de atualização manual do WHM no servidor dedicado da HostGator

A atualização foi realizada em poucos minutos, sem que fosse necessário reiniciar o servidor.

Tela de upgrade após a conclusão da atualização do WHM
Tela de upgrade após a conclusão da atualização do WHM

Nesta atualização, como houve a inclusão de um novo recurso — um gerenciador de aplicações para Node.js —, foi necessário revisar e salvar as novas configurações.

Um aviso sobre novos recursos é exibido sempre que há algo novo no WHM
Um aviso sobre novos recursos é exibido sempre que há algo novo no WHM

A navegação no WHM instalado no dedicado da HostGator é extremamente rápida. Além dos recursos de processamento e memória, o disco SSD também dá uma grande ajuda nesse sentido. Experimentamos desempenho semelhante quando realizamos os testes no novo VPS da HostGator, que também recebeu melhorias de hardware e é baseado em discos SSD.

Migração e criação de contas cPanel

Como mencionei acima, optamos por migrar sites reais para o dedicado fornecido pela HostGator, incluindo o Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Esta foi uma forma muito interessante de colocar o servidor à prova, já que o estamos testando em condições reais de uso.

Sendo assim, precisei passar por todo o processo de migração de servidor, configurações e ajustes, indo até o apontamento do DNS. Em conjunto com isso, um dos sites foi submetido a um teste de stress, como veremos mais adiante.

A migração dos sites foi realizada pela equipe de suporte da HostGator. Sendo assim, após a finalização da mesma, todos os sites, em suas respectivas contas cPanel, se encontravam listados no WHM.

Lista de contas cPanel presentes no WHM após a migração do servidor
Lista de contas cPanel presentes no WHM após a migração do servidor

Como o ambiente do novo servidor é semelhante ao antigo, houve apenas a necessidade de fazer uma conferência nas configurações, ajustando o que fosse necessário, como por exemplo a versão do PHP, que poderia divergir entre o servidor novo e o antigo.

Versões do PHP disponíveis por domínio no WHM.
Versões do PHP disponíveis por domínio no WHM. Também é possível alterá-la diretamente no cPanel da conta

No mais, todos os arquivos e bancos de dados permaneceram os mesmos, sem necessidade de alteração. Os certificados SSL previamente instalados foram migrados da mesma forma.

Lista de certificados SSL instalados por domínio no servidor
Lista de certificados SSL instalados por domínio no servidor

Nos servidores dedicados e VPSs, o cPanel é entregue com a interface padrão, sem qualquer referência à HostGator. O tema padrão, Paper Lantern, pode ser alterado, caso o administrador do servidor deseje.

Interface padrão do cPanel incluído nos servidores dedicados da HostGator
Interface padrão do cPanel incluído nos servidores dedicados da HostGator

Teste de desempenho do novo servidor dedicado HostGator

Como realizamos a migração de sites reais para o dedicado, não foi necessária a instalação de nenhum site fictício, com conteúdo de marcação. Ao invés disso, submetemos um site real para o teste, que foi realizado em ambiente de produção, ou seja, publicado na internet. Enquanto o teste acontecia, todos os sites presentes no servidor recebiam tráfego legítimo de seus usuários. Também vale mencionar que o teste foi realizado em horário comercial, que é a faixa de horário com maior audiência nos sites.

A ferramenta utilizada no teste foi a Load Impact. Ela oferece diversos tipos de testes para servidores e aplicações. Optamos por um teste do tipo Stress. Nessa modalidade, a ferramenta envia um número determinado de usuários virtuais para o site, simulando os acessos dos usuários. Durante o teste, diversas requisições de página são realizadas no site, obrigando o servidor a respondê-las. O número de usuários virtuais aumenta gradativamente, até chegar ao total de 50 usuários simultâneos.

O servidor de testes utilizado está localizado na cidade de Ashburn, nos Estados Unidos. Vamos aos resultados.

Resultados do teste de stress do novo dedicado HostGator

Durante o teste, o site selecionado recebeu pouco mais de 59 mil requisições HTTP. Durante esse período, a média do tempo de resposta do servidor foi de 28 milissegundos, a uma taxa de 100 requisições por segundo, em média. A duração do total do teste foi de 10 minutos.

Resultado do teste realizado com o Load Impact no servidor dedicado HostGator
Resultado do teste realizado com o Load Impact no servidor dedicado HostGator

É interessante notar que, apesar do alto número de usuários e requisições, o tempo de resposta do servidor se manteve estável ao longo de todo o teste, além de baixo, como pode ser visto no recorte abaixo.

Recorte do tempo de resposta do servidor ao longo do teste
Recorte do tempo de resposta do servidor ao longo do teste

Para encerrar essa análise, gostaria de ressaltar que testes como o que fiz acima podem variar de resultado dependendo do site analisado. Por conta disso, não posso assegurar que todo e qualquer site hospedado no servidor dedicado da HostGator terá a mesma performance.

Por outro lado, posso afirmar que sites otimizados conseguem obter um desempenho excelente em um ambiente como o novo dedicado da HostGator. Isso sem falar na superioridade desse tipo de hospedagem frente a soluções compartilhadas e até mesmo servidores virtuais privados.

Seja como for, minha recomendação é que sempre otimize seus sites e aplicações, independente do servidor em que estiverem hospedados. Além de melhorar a performance do site propriamente dito, você economiza recursos do servidor e pode hospedar um número maior de sites no mesmo plano. Uma otimização simples e que funciona muito bem é o uso do Cloudflare, que também usamos no Tudo Sobre Hospedagem de Sites.

Avaliação final do novo Servidor Dedicado HostGator

O servidor dedicado é um produto voltado para empresas e profissionais que demandam alto desempenho na hospedagem de seus sites e projetos. E a HostGator acertou em cheio ao renovar o seu portfólio de servidores dedicados Linux. As mudanças, que incluem discos SSD e hardware de ponta, superam muitas das opções oferecidas pelos concorrentes. Não menos importante está o custo dos novos dedicados, que continuam acessíveis, considerando a modalidade de serviços.

Para conhecer melhor o novo servidor dedicado Linux HostGator, acesse o site da empresa e aproveite o desconto especial de 55% oferecido por conta do lançamento. E se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e teremos prazer em ajudá-lo.

Visitar servidor dedicado HostGator

Review Servidor Dedicado HostGator por : nota 4.9 - 4.9

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉