Hospedagem de Sites HostGator

hospedagem de sites hostgator - análiseHospedagem HostGator
  • Produto: Hospedagem de sites (compartilhada)
  • Custo: a partir de R$ 11,99 por mês no plano trienal
  • Indicado para: a maioria dos sites e blogs (pequenos, médios ou institucionais)
  • Nível de dificuldade: fácil
  • Avaliação geral: este plano é o mais popular da empresa e o que apresenta a melhor relação custo x benefício. Com ele, é possível hospedar um ou mais sites por um valor relativamente baixo, principalmente se comparado com alguns planos da concorrência.

Visitar site

Sobre a Hospedagem de Sites HostGator

A hospedagem de sites da HostGator é o plano mais básico da empresa, e atende a maioria dos sites atualmente na internet. É um plano compartilhado, ou seja, um mesmo servidor hospeda o seu site e centenas de outros, e todos compartilham os mesmos recursos. Esta modalidade é usada por praticamente todas as empresas de hospedagem, e é isso que torna possível um plano de hospedagem ser tão barato.

Este plano é indicado para sites e blogs que estão começando ou que têm um número de acessos moderado. Lojas virtuais também podem ser hospedadas neste plano, na versão Business, mas é possível que esbarre em restrições de armazenamento ou outros recursos, à medida que a loja for crescendo. Se isso acontecer, basta migrar para um VPS, Cloud ou Dedicado para resolver o problema. A vantagem do plano Business é que ele vem com SSL e IP dedicado, que explicaremos mais adiante. Neste plano não é permitido hospedar sites de leilões ou jogos online, nem disponibilizar arquivos para download.

Principais recursos da Hospedagem HostGator

Para que você possa analisar os planos de hospedagem de sites oferecidos pela HostGator, explicaremos a seguir os principais recursos que estão incluídos em cada um deles.

Espaço de armazenamento

Também chamado de “espaço em disco”, este recurso representa quanto espaço você tem disponível na sua conta. Os planos de hospedagem da HostGator variam de 100 a 150 GB de armazenamento, o que é bastante espaço na grande maioria dos casos.

É importante ressaltar que na HostGator este espaço é utilizado não somente para armazenar o seu site, mas também os bancos de dados e e-mails. Em outras hospedagens esses espaços costumam estar separados.

Isso significa que a sua necessidade de espaço em disco, neste caso, dependerá não somente do tamanho do seu site ou do seu banco de dados, mas também da quantidade de contas e frequência de uso do e-mail. Caso você utilize pouco o e-mail ou possua um serviço de e-mail à parte, como o Google Apps, então esse espaço provavelmente será muito mais do que o suficiente, ainda mais se o seu site for institucional ou se tiver um blog como o nosso.

No entanto, se tiver dezenas de contas de e-mails e todos forem muito utilizados, pode ser que após algum tempo você se veja esbarrando no limite de espaço da sua hospedagem. Se isso acontecer, você poderá pedir um upgrade para um plano superior, por uma diferença pequena na mensalidade.

Transferência de dados

A transferência de dados está relacionada ao tráfego do seu site. Na hospedagem de sites HostGator a transferência é ilimitada, mas isso não quer dizer que não há nenhuma limitação de tráfego. Nos termos de serviço há um limite de até 25% no uso de recursos do servidor, como processamento, memória, disco, entre outros, por períodos iguais ou superiores a 90 segundos.

É raro que sites pessoais ou institucionais ultrapassem este limite do servidor. Já sites populares, com um número elevado de acessos simultâneos, podem esbarrar nesta questão, assim como sites com excesso de plugins, scripts mal desenvolvidos e outras exceções.

Contas de e-mail

A HostGator permite a criação ilimitada de contas de e-mail em sua hospedagem compartilhada, o que é interessante para quem possui uma equipe ou diversos departamentos. O fator limitador, neste caso, está no espaço de armazenamento contratado, que será usado também para armazenar e-mails. Como citamos, a hospedagem de sites vem com planos de 100 a 150GB de armazenamento total, o que consideramos ser suficiente para a maioria dos casos.

O número de inodes da conta também pode influenciar, mas é menos comum. Um inode corresponde a um arquivo, que pode ser uma imagem, um documento, uma página, um e-mail, etc. A hospedagem tem um limite de até 250.000 inodes, mas ao atingir 100.000 a conta já não conta mais com o sistema de backup automático. É um limite muito alto, mas com um uso intensivo de e-mail ao longo de anos seria possível atingir este limite. Neste caso, seria preciso seguir com uma dessas opções: trocar de plano ou hospedagem, deletar e-mails antigos, ou contratar um serviço de e-mail profissional, como o Google Apps.

Criador de sites

Ao contratar um plano de hospedagem de sites, a HostGator oferece uma versão gratuita do criador de sites Weebly. A versão gratuita é básica, mas se o cliente gostar, pode fazer um upgrade com facilidade, direto da sua própria conta de hospedagem. O Weebly é uma das ferramentas de criação de sites mais utilizadas no mundo e é bem fácil de usar.

SSL e IP

O SSL, sigla para Secure Socket Layers, é um protocolo de segurança que garante a segurança dos dados trocados no ambiente da hospedagem, que neste caso incluem, por exemplo, a transferência de dados, os e-mails e a navegação nas páginas web.

A questão mais importante para entender neste caso é que os planos P e M possuem apenas SSL compartilhado. Caso você possua um e-commerce ou seu site receba dados sensíveis de clientes, você precisará, impreterivelmente, utilizar SSL e IP dedicados, o que está disponível apenas no plano Business. Além disso, esta prática é cada vez mais comum em sites e blogs, pois é uma recomendação dada pelo Google, para tornar a internet mais segura.

Agora vamos mostrar, por dentro, como funciona a hospedagem de sites HostGator.

Como funciona a hospedagem HostGator (na prática)

O processo como um todo – da contratação à ativação da hospedagem – tem diversos passos, mas não é complicado. Para contratar a hospedagem, selecionamos o plano desejado e então somos levados ao carrinho, onde preenchemos nossos dados pessoais e de cobrança. Depois disso, recebemos alguns e-mails informando sobre a aprovação da contratação, e em seguida, os dados de acesso à hospedagem. Com essas informações, estamos prontos para começar!

Se tiver dúvidas, veja nosso passo a passo para contratar a hospedagem HostGator.

Acessando o painel de controle

Após a confirmação do pagamento, você receberá por e-mail os dados de acesso às principais ferramentas da Hospedagem HostGator, sendo elas o Painel Financeiro, onde poderá gerenciar o serviço contratado, as credenciais para acesso ao servidor via FTP e o acesso ao painel de controle da hospedagem, que é o coração da sua hospedagem. A HostGator utiliza como painel de controle o cPanel, que é um painel utilizado também por outras empresas de hospedagem, sendo o painel de controle mais utilizado no mundo. Nele é possível fazer todas as configurações relacionadas ao domínio, hospedagem, e-mails e muitas outras coisas.

A HostGator tem um cPanel personalizado, ou seja, sua aparência e organização foram feitas exclusivamente para os clientes da empresa. Os clientes da HostGator Brasil têm acesso à versão do painel de controle em português, como mostra a imagem abaixo.

cPanel HostGator

Configurando o domínio

O cPanel da HostGator já vem com o domínio principal da conta configurado. Domínio principal é aquele que você informou ou registrou no momento da contratação do plano. Se você pretende usar apenas este domínio, não precisa fazer nada para configurá-lo. Mas, se o seu plano permitir e você desejar inserir outros domínios na sua hospedagem, pode fazer isso facilmente pelo cPanel. Para isso, localize a área Domínios, na página principal do cPanel.

cpanel domínios

Basicamente, o que você precisa fazer para administrar seus domínios no cPanel é acessar o item correspondente e seguir as instruções. Não entraremos em detalhes sobre como fazer cada operação, mas os principais itens desta área são:

  • Subdomínios: permite criar um subdominio (ex.: blog.meusite.com) de qualquer domínio configurado em sua hospedagem.
  • Domínios adicionais: permite inserir domínios adicionais (ex.: novodominio.com) em sua hospedagem. Cada domínio adicional funcionará como um novo site, totalmente independente do site principal. Lembrando que o domínio precisa estar registrado para ser adicionado na hospedagem.
  • Domínios estacionados: um domínio estacionado é um domínio que aponta para o mesmo endereço do domínio principal. Por exemplo: se eu tenho como domínio principal o endereço meusite.com.br, poderia registrar o mesmo domínio com outra terminação (ex.: meusite.com) e apontá-lo (estacionar) o domínio no mesmo site. Assim, o usuário verá exatamente o mesmo site independente do domínio que acessar (meusite.com.br e meusite.com).

Criando contas de e-mail

A criação de contas de e-mail é um processo igualmente fácil através do cPanel. Na página principal, localize a caixa Correio e você verá no topo as duas opções que precisamos para criar e gerenciar contas de e-mail.

e-mail cpanel

Ao acessar o link Contas de e-mail, você encontrará uma tela para criar o e-mail, onde deverá informar o endereço de e-mail desejado e criar uma senha para o e-mail, que poderá ser alterada depois.

criação de conta de e-mail - cpanel

Nesta mesma página você irá visualizar as contas de e-mail que foram criadas até o momento. Você poderá gerenciar estas contas e realizar operações como excluir a conta, alterar a senha e acessar o webmail da conta correspondente.

Já no link Webmail, você encontrará 3 opções distintas de webmail e poderá usar aquela que lhe agradar mais. Também poderá escolher uma para ser carregada automaticamente nas próximas vezes que acessar o webmail.

webmail cpanel

Lembrando que você não precisa acessar o cPanel para acessar suas contas de e-mail. Você pode configurar o seu programa de e-mail preferido no computador, celular, tablet (ou outro dispositivo) e também acessar o webmail diretamente no navegador, através do endereço dominio.com/webmail (lembrando de trocar dominio.com pelo seu domínio).

Instalando o WordPress e outros aplicativos

Aqueles que desejam utilizar um sistema de gestão de conteúdo, como o WordPress e o Joomla – ou ainda instalar uma loja virtual como o Magento, têm uma grande vantagem ao utilizar a HostGator, porque seus planos de hospedagem trazem por padrão a ferramenta QuickInstall, que é um instalador de aplicativos exclusivo da marca, ou seja, você não vai encontrá-lo em outras empresas. O QuickInstall pode ser localizado na caixa Software and Services.

QuickInstall HostGator

Ao acessar o QuickInstall, você verá, na coluna da esquerda, uma lista com dezenas de aplicações prontas para serem instaladas em sua hospedagem. Escolha a sua preferida, siga os passos e pronto: em poucos minutos você terá sua aplicação 100% ativa em sua hospedagem. As aplicações já instaladas aparecem listadas na coluna da direta.

QuickInstall HostGator painel

Criando um site no Weebly

A HostGator oferece, em todos os planos de hospedagem compartilhada, a ferramenta de criação de sites Weebly. Para usá-lo, você só precisa ativá-lo no cPanel. Para isso, localize a caixa Software and Services e clique no link Criador de Sites Weebly.

Criador de sites Weebly

Dentro da área de administração do Weebly, você deverá ativar o produto e em seguida escolher o domínio no qual deseja instalar o Weebly. É importante dizer que, caso você tenha um site ou qualquer arquivo dentro deste domínio, faça um backup antes de ativar o Weebly, pois ele poderá sobrescrever os arquivos daquele domínio.

Após ativar o site, você será levado a uma tela onde poderá escolher entre site ou blog. Após selecionar a opção desejada, você será direcionado para o painel de edição da ferramenta, onde poderá construir seu site a partir de dezenas de templates disponíveis. Aí é só escolher o que mais lhe agrada e começar a personalizar!

temas weebly

Informações técnicas sobre a hospedagem

LAMP - Linux, Apache, MySQL e PHPDo ponto de vista técnico, os planos são bem completos e possuem tudo o que se espera de um servidor de hospedagem moderno. Todos os planos compartilhados rodam em servidores Linux CentOs com o Apache, o servidor HTTP mais utilizado no mundo, PHP (5.2 e 5.3) e MySQL, para falar apenas do básico. Além disso, todos os planos são entregues com o painel de controle cPanel.

Caso queira se aprofundar no assunto, verifique a compatibilidade dos servidores para todas as linguagens de programação e aplicações e também a lista completa de softwares e versões disponíveis.

Planos de hospedagem de sites HostGator

Você tem à sua escolha três planos distintos: o plano P, o M e o Business. Eles são idênticos em alguns aspectos, como transferência contas de e-mail, todos ilimitados. As diferenças ficam por conta do número de domínios (um domínio no plano P e ilimitados nos planos M e Business), no espaço de armazenamento (100 a 150 GB) e no uso do SSL, que será compartilhado nos planos P e M e exclusivo no plano Business, juntamente com o IP dedicado.

HostGator planos 2017

Escolher o plano mais adequado entre as três opções disponíveis não é uma tarefa tão complicada como pode parecer. Como citamos acima, os planos possuem recursos semelhantes em muitos aspectos. Respondendo a apenas duas perguntas você poderá chegar a uma conclusão, como explicamos a seguir.

1 – Pretendo hospedar mais de um site/domínio?

Se a resposta for “sim”, você pode descartar o plano P, pois este só permite um site/domínio. Se a resposta for “não”, você pode continuar considerando os três planos e partir para a próxima pergunta.

2 – Vou precisar de um SSL e IP dedicados?

Se você tiver uma loja virtual em seu site ou qualquer outra aplicação que exija o uso de SSL, você pode desconsiderar o plano P, pois este não permite a instalação de SSL dedicado. O SSL dedicado é oferecido por padrão no plano Business e pode ser contratado separadamente para o plano M. Os planos P e M vêm com SSL compartilhado, que não recomendado para lojas virtuais.

Então, qual o melhor plano para mim?

Se você respondeu não às duas perguntas, o plano mais indicado é o plano P. Se você respondeu sim à primeira pergunta e não à segunda, então você pode contratar o plano M. Se você respondeu sim à segunda pergunta, independente da resposta à primeira, então o plano mais indicado é o Business.

Para a decisão final, leve em consideração também a questão do espaço disponível, que se difere nos três planos. É importante ressaltar que as mensagens de e-mail recebidas também contam para consumir o espaço total de armazenamento disponível no plano, ou seja, se você recebe e-mails com anexos grandes, deve ficar atento a essa questão. Em geral, o espaço disponibilizado nos três planos é mais do que suficiente para os arquivos de um site ou blog médio. Este site, por exemplo, está hospedagem há anos em um plano M da HostGator, sem ter passado por nenhum problema de falta de espaço.

Ciclos de pagamento

Ao contratar, você precisará escolher um ciclo de pagamento. Isso significa que você poderá pagar o plano mensalmente ou em períodos maiores. Além da comodidade de não ter que ficar pagando a hospedagem todo mês, você ainda poderá economizar, pois quanto maior o ciclo de pagamento, maior o desconto no preço final. As opções de ciclo de pagamento são:

  • Mensal – a partir de R$ 21,99/mês
  • Trimestral – a partir de R$ 53,97 (equivalente a R$ 17,99/mês)
  • Semestral – a partir de R$ 101,94 (equivalente a R$ 16,99/mês)
  • Anual – a partir de R$ 191,88 (equivalente a R$ 15,99/mês)
  • Bienal – a partir de R$ 335,76 (equivalente a R$ 13,99/mês)
  • Trienal – a partir de R$ 431,64 (equivalente a R$ 11,99/mês)

A maior economia está no plano trienal. Para efeito de comparação, o plano P no ciclo mensal custa R$ 21,99 por mês. No ciclo trienal, você pagará R$ 431,64, o que equivale a pagar R$ 11,99 por mês. Mas fique atento: para conseguir esse desconto, você terá que pagar o valor em apenas uma parcela, ou seja, pagará os R$ 431,64 na ocasião da contratação do plano. Nesse caso, você poderá usufruir da hospedagem de sites por três anos sem ter que pagar nada a mais por isso.

 Avaliação final da Hospedagem de Sites HostGator

avaliação final

Como vimos, além de possuir centenas de recursos, uma das maiores vantagens da hospedagem de sites HostGator é a relação custo-benefício: por um preço justo você terá à sua disposição uma hospedagem versátil e com um bom desempenho. Além disso, a empresa disponibiliza suporte técnico através de diversos canais, como chat e ticket, 24 horas por dia. Mesmo antes de contratar o serviço, é possível acionar o chat da empresa para tirar dúvidas sobre os recursos oferecidos. De forma resumida, esses são os principais destaques da hospedagem HostGator:

  • Painel de controle poderoso (cPanel), que permite gerenciar todos os aspectos da hospedagem através de uma interface amigável.
  • Servidor rápido e com alta disponibilidade, oferecido por uma empresa internacional, com muitos anos de experiência.
  • Instalador automático QuickInstall, que permite instalar em poucos minutos dezenas de aplicações, como o WordPress e o Magento.
  • Criador de Sites Weebly grátis em todos os planos.
  • Serviço de e-mail incluído gratuitamente em todos os planos, com contas ilimitadas.
  • Excelente custo-benefício, com planos a partir de R$ 11,99, no plano trienal, ou R$ 21,99 no plano mensal.

Planos de hospedagem Hostgator

2 Comentários

  1. Liliane

    Gostei muito do seu artigo, mas cabe uma revisão: o plano P e o M permitem SSL compartilhado. Para ver, é só entrar no Hostgator e clicar no botão para comparar planos (P, M e G). Obrigada.

    Responder
    • Redação

      Oi, Liliane! Obrigado por seu comentário. Nós relemos o post e esta informação do SSL compartilhado é citada algumas vezes ao longo do texto. Caso se refira à pergunta “Vou precisar de um SSL e IP dedicado?”, talvez ela não estivesse clara, então rescrevemos a resposta. No entanto, realmente não recomendamos ter uma loja virtual com SSL compartilhado. O ideal é ter um SSL dedicado, que só é possível nos planos M e Business (G), sendo o primeiro pago à parte.

      Responder

Deixe um comentário