- Empresa: SiteGround.
- Preço: varia conforme o plano, a partir de US$ 3,49.
- Indicada para: sites, blogs e lojas virtuais de todos os tamanhos.
- Avaliação geral: Excelente custo-benefício (recomendada pela nossa equipe e pelo WordPress.org).
- Resumo: hospedagem internacional de ótima qualidade e recursos, suporte excelente e preços competitivos.
- Sobre a SiteGround
- Prós e contras
- Localização dos servidores
- Estabilidade dos servidores
- Produtos e serviços
- Suporte abrangente e rápido
- Desempenho do servidor
- Backups gratuitos e automáticos
- Certificado de segurança SSL
- Painel de controle
- Migração gratuita de sites
- Satisfação dos clientes
- Formas de pagamento
- Conclusão: SiteGround é bom?
Sobre a SiteGround
A SiteGround é uma empresa de hospedagem fundada em 2004 e que possui mais de 2 milhão de domínios sob sua gestão. A sede da empresa está localizada na Bulgária e outros escritórios estão localizados nos Estados Unidos (Alexandria, no estado da Virgínia), na Espanha (Madrid) e no Reino Unido (Londres).
A SiteGround possui uma filosofia de fazer as coisas artesanalmente e isso se reflete desde a escolha dos recursos da hospedagem, como CDN e SSL gratuitos, até o nível de suporte instantâneo que a empresa promete entregar. Muito utilizada por usuários do WordPress, a SiteGround é uma das hospedagens recomendadas pelo WordPress.org.
Prós e contras:
Pontos positivos | Pontos negativos |
---|---|
Excelente custo-benefício | Site e suporte em inglês |
Suporte 24/7, rápido e eficiente | Pagamento em dólar |
Oferece certificado SSL gratuito (Let’s Encrypt) | Forma de pagamento restrita (somente cartão de crédito) |
Oferece CDN gratuita (Cloudflare) | Não possui data center no Brasil (problema pode ser mitigado com o uso da CDN) |
Melhor performance com SSD em todos os planos | Não oferece hospedagem Windows |
E-mail incluído e gratuito | |
Atualização automática de aplicações | |
Backup diário automático e gratuito | |
Garantia de reembolso de 30 dias |
Localização dos data centers da SiteGround:
Desde 2020, a SiteGround utiliza a infraestrutura da Google Cloud Platform para hospedar todos os seus serviços. Anteriormente, a empresa possuía uma infraestrutura própria, com data centers espalhados por 3 continentes. Veja aqui nossa análise sobre a migração da SiteGround para a Google Cloud.
Das localizações disponibilizadas pela GCP, a Siteground utiliza data centers nos Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Singapura. A empresa informa que existem planos para expandir o uso para outras localizações, o que seria ótimo para os brasileiros, já que a Google Cloud possui data center no Brasil.
A localização do servidor tem um papel importante para quem está acessando um site. Um usuário do Brasil que acessa um site hospedado nos Estados Unidos, por exemplo, experimenta um tempo de resposta bem menor do que se estivesse acessando o mesmo site hospedado na Europa ou na Ásia. Assim, ao escolher data centers em diferentes localizações, a SiteGround oferece uma boa experiência para usuários localizados em diversos países. É possível escolher a localização do data center no momento da contratação de um plano na SiteGround.
Para sites voltados para brasileiros, a localização mais indicada seria o data center dos Estados Unidos. Em testes de ping realizados a partir do Brasil, contra este data center, o tempo médio de resposta foi de 158 milissegundos, o que é um tempo bastante satisfatório para um servidor localizado na América do Norte. Na verdade, é bastante comum que sites brasileiros sejam hospedados em servidores nos Estados Unidos. Além do preço ser tão ou mais acessível que o de empresas brasileiras, para a maioria dos sites a diferença no tempo de resposta é praticamente imperceptível para o usuário final. Ainda mais para quem usa serviços de CDN, como o Cloudflare.
Estabilidade dos servidores
A estabilidade e a disponibilidade dos servidores estão entre os pontos fortes da SiteGround. A empresa promete um tempo de disponibilidade (uptime) de 99,99%. Em outras palavras, seu site pode ficar indisponível por um pouco mais de 4 minutos por mês. Este uptime é um diferencial em comparação à muitas empresas, que se limitam a garantir acima de 99,9%.
Embora pareça pequena, essa diferença é significativa para muitos sites, que não podem ficar indisponíveis. Entre eles estão sites com muito tráfego, que geram receita ou estão bem posicionados organicamente no Google. Um uptime de 99,90%, por exemplo, deixaria seu site indisponível por 44 minutos por mês (contra 4 minutos na SiteGround).
Monitoramos uma hospedagem compartilhada na SiteGround há alguns anos e o uptime impressiona. Nos 12 meses anteriores à migração para a GCP (mar/2019 a fev/2020) este site hospedado na SiteGround registrou 100% de uptime.
Após a migração para a GCP, o uptime se manteve em 100%, com um ligeiro aumento no tempo de resposta.
Em contato com o suporte, a empresa justificou este aumento como parte do processo de ajustes no novo data center, já que tarefas adicionais estão sendo geradas, como backups e distribuição de cargas. Segundo a empresa, este tempo deve ser reduzido gradativamente ao longo dos próximos meses.
Apesar deste aumento, a SiteGround continua com um dos menores tempos de resposta dentre as empresas de hospedagem compartilhada que monitoramos.
→ Veja neste artigo como monitorar o uptime da sua hospedagem
A forma como a empresa gerencia e mantém seus servidores online possui uma abordagem própria da empresa, que utiliza uma tecnologias desenvolvidas internamente em conjunto com outros sistemas de código-aberto, como veremos a seguir.
A plataforma de hospedagem de todos os planos é montada sobre um sistema de containers Linux (LXC). A escolha desta tecnologia é baseada na escalabilidade, alta disponibilidade e uso de recursos eficiente. Segundo a empresa, muitos dos patches criados por eles foram implementados no kernel oficial do Linux.
O sistema de monitoramento dos servidores, desenvolvido pela própria empresa, além de detectar e corrigir problemas em tempo real, também é capaz de prever possíveis problemas, alertando o time de engenheiros para que medidas preventivas sejam tomadas.
Produtos e serviços
A SiteGround é bem completa no que se refere à variedade de produtos e serviços. A empresa oferece desde produtos mais populares e competitivos, como é o caso da hospedagem compartilhada, até soluções mais robustas, como servidores dedicados e hospedagem cloud. Vamos conhecer mais detalhes dos planos disponibilizados pela empresa a seguir.
Shared Hosting (Web Hosting)
Esta hospedagem é compartilhada e a mais popular e barata da empresa. Ela é ideal para blogs, sites e lojas virtuais de até médio porte. Os planos custam a partir de US$ 3,49/mês nessa oferta especial.
A hospedagem Shared Hosting está disponível em 3 planos, a seguir:
Hospedagem de Sites SiteGround | |||
---|---|---|---|
Planos | StartUp | GrowBig | GoGeek |
Sites | 1 Site | Múltiplos sites | Múltiplos sites |
Armazenamento (SSD) | 10GB | 20GB | 40GB |
Visitas/mês | 10.000 | 25.000 | 100.000 |
Tráfego | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Contas de e-mail | Ilimitadas | Ilimitadas | Ilimitadas |
Criador de sites | Grátis | Grátis | Grátis |
Certificado SSL | Grátis | Grátis | Grátis |
Preço inicial/mês [80% OFF] | US$ 2,99 Ver plano | US$ 4,99 Ver plano | US$ 7,99 Ver plano |
Os planos se diferenciam pelas capacidades, mas as modalidades mais caras também contam com recursos adicionais de backup, cache e outros. A empresa ainda apresenta a capacidade de visitas mensais para cada plano, o que não deve ser levado ao pé da letra, por ser uma estimativa. Os preços acima são promocionais e válidos na primeira contratação.
Principais destaques desta hospedagem:
- Armazenamento SSD
- Criador de sites gratuito
- Migração de site gratuita (manualmente pela equipe ou automatizada via plugin para WordPress)
- Acesso via painel de controle, FTP ou SSH
- Contas de e-mail e bancos de dados ilimitados
- Transferência ilimitada
- SSL e CDN gratuitos
- Backups diários gratuitos
WordPress/WooCommerce Hosting
Os planos de hospedagem para WordPress da SiteGround são os mesmos oferecidos da hospedagem compartilhada (Shared Hosting), mas a empresa oferece recursos especiais para a plataforma WordPress, incluindo usuários do WooCommerce, o que resulta em desempenho superior ao conseguido em hospedagens tradicionais. Não é a toa que a empresa está entre as recomendadas pelo WordPress.org para a plataforma.
Os planos disponíveis para a hospedagem WordPress e/ou WooCommerce são os seguintes:
Hospedagem de Sites SiteGround | |||
---|---|---|---|
Planos | StartUp | GrowBig | GoGeek |
Sites | 1 Site | Múltiplos sites | Múltiplos sites |
Armazenamento (SSD) | 10GB | 20GB | 40GB |
Visitas/mês | 10.000 | 25.000 | 100.000 |
Tráfego | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Contas de e-mail | Ilimitadas | Ilimitadas | Ilimitadas |
Criador de sites | Grátis | Grátis | Grátis |
Certificado SSL | Grátis | Grátis | Grátis |
Preço inicial/mês [80% OFF] | US$ 2,99 Ver plano | US$ 4,99 Ver plano | US$ 7,99 Ver plano |
Recursos são adicionados a cada modalidade do serviço. Dentre eles destacamos o SuperCacher (sistema próprio de cache) e restauração de backup gratuita (a partir do plano GrowBig), controle de versão e staging, menos clientes por servidor, backups sob demanda (somente no GoGeek), entre outros recursos. Cada plano superior inclui todos os recursos do plano imediatamente abaixo. Assim, o GrowBig inclui tudo do StartUp e outros adicionais, e o GoGeek, inclui tudo do GrowBig e adicionais.
Além de todos os recursos que estão disponíveis por padrão no Shared Hosting (como CDN e SSL gratuitos), a hospedagem WordPress da SiteGround possui os seguintes extras para a plataforma:
- Instalador automático do WordPress/WooCommerce.
- Atualizações automáticas de versão do WordPress, temas e plugins.
- WP-CLI para gerenciar o WordPress usando linhas de comando.
- SuperCacher (nos planos GrowBig e GoGeek).
- Versionamento (Staging) – para testar mudanças sem afetar o site publicado (nos planos GrowBig e GoGeek).
- Git pré-instalado (no plano GoGeek).
- Backups diários (em todos os planos).
- Proteção contra ataques e vulnerabilidades.
- Ferramenta de migração de sites WordPress (via plugin).
Cloud Hosting
A hospedagem em nuvem da SiteGround foi desenvolvida para ser veloz e atender tanto sites de alto tráfego quanto aplicações que demandam alto uso de recursos. A empresa oferece uma plataforma cloud com planos auto-escaláveis e atendimento VIP.
O cliente pode optar por um dos planos pré-configurados ou escolher configurações especiais e montar um plano próprio. Os planos previamente disponíveis são:
Planos | Entry | Business | Business Plus | Super Power |
CPU | 3 Cores | 4 Cores | 5 Cores | 9 Cores |
Memória RAM | 6 GB | 8 GB | 10 GB | 12 GB |
Espaço em disco SSD | 40 GB | 60 GB | 80 GB | 120 GB |
Preço /mês | US$ 100 Ver plano | US$ 200 Ver plano | US$ 300 Ver plano | US$ 400 Ver plano |
A transferência em todos os planos Cloud é de 5 terabytes mensais.
Para montar um plano personalizado, basta informar a quantidade de recursos desejado (CPU, memória e armazenamento). O preço será ajustado de acordo.
O cliente pode optar por instalar os softwares de hospedagem que desejar, como o cPanel por exemplo (licença não incluída). A instalação não tem custos adicionais, só consumirá um pouco do espaço disponível no plano. Todos os softwares e recursos disponíveis nas hospedagens compartilhadas e WordPress estão disponíveis para instalação na hospedagem Cloud.
Dentre eles os softwares e recursos disponíveis, citamos:
- SSH & SFTP
- MySQL e PostgreSQL
- 5 versões do PHP e HHVM
- Setup de DNS privado
- Firewall IP Tables
- IP dedicado
- SSL e CDN gratuitos
- Backups diários
- Suporte técnico prioritário
Revenda de hospedagem
A SiteGround oferece um único plano para aqueles que desejam revender o serviço de hospedagem de sites para seus clientes. O plano recomendado é o GoGeek, que é o plano topo de linha de hospedagem compartilhada. Este plano permite o uso de 30 GB de espaço (SSD), com tráfego, domínios/sites e contas de e-mail ilimitadas.
Como recursos exclusivos para os revendedores, o plano permite oferecer um painel de controle white-label, ou seja, sem a marca da SiteGround. Pode-se definir as áreas nas quais o cliente terá acesso. O mesmo recurso também vale para eventuais colaboradores (equipe) do revendedor.
As ferramentas disponíveis para a criação do site são diversas, como o WordPress, WordPress + WooCommerce, Weebly, e outros, todas disponíveis para instalação automática pelo painel de controle.
O plano custa US$ 11,95 por mês no primeiro ciclo de pagamento, passando para U$ 34,95 na renovação. Confira os detalhes na tabela abaixo.
Revenda de Hospedagem (plano GoGeek) | |
Armazenamento (SSD) | 30 GB |
Sites | Ilimitados |
Transferência | Ilimitada |
Contas de e-mail | Ilimitadas |
Painel White-label | Incluído |
Bancos de dados MySQL | Ilimitados |
Preço inicial/mês | US$ 14,99 Ver plano |
O plano de revenda da SiteGround também permite a transferência de sites inteiros para outras contas existentes na SiteGround (Ship Site to Client) via painel de controle.
Para os desenvolvedores, o plano GoGeek vem com o sistema de controle de versão Git pré-instalado e com o versionamento de sites WordPress (staging) também ativado por padrão.
Enterprise Hosting
O serviço Enterprise Hosting é a solução sob-medida da SiteGround para empresas. Ao invés de oferecer planos fechados, o cliente informa suas necessidades e a empresa fornece uma solução customizada.
O serviço é baseado em ambientes Linux virtualizados (LXC containers) e pode ser escalado dinamicamente, no melhor estilo cloud hosting, para suportar picos e alta demanda de tráfego. Balanceamento de carga e separação de recursos também são fornecidos nesta solução, que inclui um gerente de contas para atendimento personalizado.
Por ser um serviço customizado, não há preços ou planos definidos. Para conseguir uma estimativa, é necessário preencher um formulário na página do produto e aguardar o contato da empresa. O formulário solicita que o cliente indique um orçamento mensal para o projeto, a partir de US$ 2 mil.
Registro de domínios
A SiteGround realiza registro de domínios nas terminações mais populares (ex.: .com), e em diversas terminações especiais (ex.: .guru, .blog etc). O preço do registro muda de acordo com a terminação, mas está alinhado com o praticado no mercado. Um domínio .com, por exemplo, sai por US$ 15,95 por ano.
A empresa também oferece o serviço de privacidade de domínio, que oculta a identidade do registrante de consultas à base Whois. O serviço custa US$ 1 (um dólar) por mês. A maioria das empresas cobra por esse serviço, mas algumas oferecem o “domain privacy” gratuito. Veja aqui as empresas de registro de domínio com os melhores preços.
Domínios com terminação de país, como .us, também estão disponíveis. O registro de domínios .br não é oferecido na SiteGround. O que não chega a ser um problema, já que qualquer domínio registrado em outra empresa pode ser apontado para os servidores deles.
Suporte abrangente e rápido
Suporte é um dos diferenciais da SiteGround e eles parecem levar o assunto a sério. Além de prometer um atendimento rápido e eficiente, o escopo do suporte é abrangente. A empresa não restringe o atendimento a questões relacionadas à hospedagem, mas também auxilia e tira dúvidas sobre aplicações como WordPress, Joomla e outros.
Além disso, há algumas conveniências para quem está começando ou se mudando para a empresa. Quem quer hospedar um site na SiteGround pode contar com a migração gratuita, que consiste na empresa mover o seu site da hospedagem atual para a SiteGround, sem custo. Quem está iniciando, conta com um passo a passo, disponível no painel de cliente. Entre outras configurações, é possível instalar o WordPress na hospedagem através do instalador automático.
Assim como muitas empresas no mercado, a SiteGround oferece atendimento 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), através de ticket, chat e telefone. Mas diferentemente da maioria, a empresa promete um atendimento rápido, o que pode ser considerado um diferencial.
Apesar de ser oferecido somente em inglês, a SiteGround oferece atendimento imediato por telefone e chat, e apenas 10 minutos para a primeira resposta através de ticket. Aliás, a agilidade do suporte é algo que a empresa faz questão de divulgar.
Para checar se esse era apenas um argumento de venda ou algo praticado pela empresa, fizemos os testes, que você confere a seguir!
Atendimento via chat
Entrei em contato com o atendimento de chat da SiteGround para tirar uma dúvida sobre o novo painel de controle da empresa. O atendimento foi praticamente imediato, tendo sido iniciado alguns instantes após a abertura da janela de chat.
Para obter suporte, é necessário estar logado na área do cliente. Na aba de suporte, o link de atendimento está no final da página, logo abaixo da lista de assuntos mais procurados no suporte. Antes de iniciar o atendimento, é necessário informar o tipo de problema, a partir de uma lista de assuntos. Então, descreva sua dúvida (em inglês) em um campo de texto. O sistema vai apresentar algumas sugestões de artigos e também um link para atendimento. Dentre as opções disponíveis, selecione Chat para começar.
Vale mencionar que, no novo painel de controle da SiteGround, a interface para iniciar o chat é diferente. No entanto, o caminho para o atendimento é bem semelhante.
O atendimento foi bem rápido, com a operadora respondendo todas as minhas perguntas imediatamente.
Após encerrar o chat, você pode avaliar o atendimento e solicitar o envio da transcrição do chat para o seu e-mail.
Um ponto interessante do atendimento por chat é que é possível saber mais sobre quem está te atendendo. Desde o número de clientes atendidos sua nota de atendimento (dada pelos clientes), seu perfil profissional e história na empresa. Apesar de ser um detalhe, passa mais segurança para os clientes, além de tornar a comunicação mais humanizada.
Atendimento via telefone
Para ligar para o suporte da SiteGround é preciso discar um número dos Estados Unidos, porém a ligação é gratuita (toll-free). Para fazer isso eu usei uma conta do Skype e funcionou bem. É provável que ligações feitas por telefones tenham custo, então é preciso ficar atento a isso.
A experiência com o suporte telefônico foi muito boa e rápida. Primeiramente você é atendido pelo sistema e escolhe o assunto: suporte técnico, vendas ou cobrança. Depois você é direcionado para o atendimento e fica em uma espera, que no meu caso durou menos de dois minutos. Durante a espera você tem a opção de deixar o seu telefone, para que eles retornem a ligação, ou aguardar.
O atendimento foi impecável e o único ponto negativo é o fato de não haver suporte em português. Os idiomas disponíveis são inglês, espanhol e italiano. Mas para quem fala um pouco de inglês, devo dizer que as impressões foram as melhores. A atendente foi atenciosa e respondeu todas as minhas dúvidas.
Atendimento via ticket
O atendimento através de ticket (chamado) pode ser realizado dentro do painel do cliente, na mesma área onde o atendimento via chat é solicitado. A opção de abertura de ticket, no entanto, não está diretamente disponível. Ao acessar a área de suporte, a primeira opção é a busca por assuntos, que segundo a empresa, possui um algoritmo de inteligência artificial que ajuda o cliente a encontrar as melhores respostas para o seu problema.
Se o cliente desejar pular a busca e abrir um chamado diretamente, deve ir até a seção Request Assistance From Our Team, na página de suporte, e realizar o pedido. Após clicar na seção, o cliente deve selecionar uma categoria de atendimento, dentre diversas disponíveis, e descrever o problema em seguida.
Após a descrição, o sistema vai apresentar sugestões de artigos que possam resolver o problema. Logo abaixo as opções de atendimento (chat, ticket e telefone) estão disponíveis. Basta escolher a opção desejada para iniciar o atendimento. A opção recomendada pela empresa é o chat, mas eles informam que respondem tickets minutos após a abertura do chamado.
Para testar o atendimento, enviei uma pergunta sobre a localização do data center. Perguntei se era possível escolher o data center e também se seria possível migrar o site de data center após a contratação. O ticket foi respondido em menos de 5 minutos. Ao receber a notificação por e-mail, achei que se tratava de uma resposta automática, mas na verdade era o aviso informando que o ticket estava respondido.
O atendente informou que o data center mais próximo do usuário no momento da contratação é escolhido por padrão, mas é possível alterar isso manualmente durante a contratação. Se o cliente desejar mudar de data center depois da conta ter sido criada, também é possível. Nesse caso, o serviço é cobrado à parte e pode ser solicitado pelo painel do cliente.
Desempenho do servidor
Dá para ver que uma das preocupações da SiteGround é oferecer o melhor desempenho possível para seus clientes. A empresa se vale da implementação de diversas tecnologias, disponibilizadas para todos os clientes em todos os planos. Vamos saber mais sobre isso a seguir.
O primeiro ponto de destaque é o armazenamento de arquivos e bancos de dados, que é feito 100% em discos SSD. Este formato é mais rápido que o disco rígido (HD) tradicional, pois não possui partes móveis. A tecnologia é semelhante às encontradas em pen drives, só que mais robusta.
Outro recurso interessante é a utilização do NGINX como proxy reverso. Este sistema é capaz de gerenciar requisições e acessos a websites de maneira mais rápida do que outros servidores web, como o Apache. O uso do NGINX em conjunto com o Apache (como proxy reverso) tem crescido bastante nos últimos anos, justamente pelo alto desempenho oferecido por ele.
A SiteGround desenvolveu um sistema de cache próprio, batizado de SuperCacher. O sistema trabalha em conjunto com o NGINX para oferecer o melhor aproveitamento possível em termos de tempo de resposta e desempenho do servidor. O SuperCacher foi criado como um complemento para os gerenciadores de conteúdo WordPress, Joomla e Drupal e pode ser ativado no painel de controle cPanel. O recurso de cache é altamente recomendado para sites dinâmicos, como é o caso do CMS WordPress. O fato deste recurso estar disponível para todos os clientes facilita o seu uso e é mais um dos atrativos da empresa.
Outro ponto que merece destaque é a integração gratuita com a CDN CloudFlare. Ao utilizar o serviço, o conteúdo do usuário é distribuído pelos data centers da CloudFlare, que estão espalhados por todo o mundo. Dentre os benefícios do uso, podemos citar a redução no tempo de resposta dos sites que o utilizam, já que o usuário está acessando um servidor mais próximo de sua localização geográfica.
Além destas, a SiteGround também utiliza por padrão, em todas as contas, linguagem de programação PHP versão 7 (que é considerada a melhor em desempenho) e o protocolo HTTP/2, que trouxe diversas melhorias em relação à versão anterior, como a compressão de dados e baixa latência. Explicações detalhadas sobre as tecnologias para ganho de desempenho citadas acimas estão disponíveis na página siteground.com/speed (em inglês).
Backups gratuitos e automáticos
O sistema de backups também merece destaque. A empresa mantém backups diários automáticos dos últimos 30 dias e de forma gratuita. Os backups podem ser restaurados pelo próprio cliente no painel de controle, sendo possível escolher se a restauração será da conta inteira ou apenas de arquivos específicos. A restauração é cobrada no plano inicial e gratuita nos demais.
Outros recursos incluem um sistema de prevenção de ataques de força bruta e negação de serviço, além do isolamento de recursos por cliente, evitando que o mau uso de recursos por parte de um cliente interfira nas contas dos outros clientes que compartilham o mesmo servidor.
Certificado de segurança SSL
Os certificados SSL estão se tornando item obrigatório em todos os sites, não importa o tipo ou tamanho. Para incentivar o uso pelos clientes, a SiteGround oferece o certificado gratuito SSL Let’s Encrypt em todos os planos. A instalação e renovação do certificado é feita automaticamente pelo próprio cliente no painel de controle da hospedagem. A única exigência para instalação do SSL é um domínio válido configurado na hospedagem.
O Let’s Encrypt é uma autoridade certificadora (CA) criada em parceria por grandes empresas de tecnologia, como Mozilla, Google e Facebook, com o propósito de tornar a internet mais segura. Desde a sua criação, em 2016, a entidade já emitiu mais de 70 milhões de certificados.
Painel de controle
Desde agosto de 2019, a SiteGround utiliza um painel próprio para administração da hospedagem. Ele foi lançado em substituição ao cPanel, utilizado até então. O painel atual reúne todos os aspectos da conta. Desde as informações de cobrança e contratação de serviços até o gerenciamento dos sites (incluindo e-mails, domínios e hospedagem), tudo pode ser feito no mesmo lugar.
O painel da SiteGround possui diferenças em relação ao cPanel, mas praticamente todas as funcionalidades do famoso painel foram recriadas na nova interface (segundo afirma a empresa). Por outro lado, a navegação e o funcionamento do painel foram modificados com o objetivo de atender às necessidades de usuários menos técnicos e com apenas um site, público majoritário da empresa.
Intuitivo e bem organizado, o painel permite ao usuário realizar qualquer função em poucos cliques. É possível, inclusive, fazê-lo de qualquer dispositivo, uma vez que o painel é adaptado para celulares. A colaboração entre usuários também ficou mais fácil e segura, com a possibilidade de adicionar usuários e conceder acesso apenas ao site desejado.
As ferramentas proprietárias da SiteGround, como o SuperCacher, WordPress autoupdate, staging, entre outras, podem ser facilmente acessadas dentro do painel da SiteGround.
Para saber mais sobre o assunto, veja nossa análise sobre o novo painel da SiteGround.
Migração gratuita de sites
A SiteGround oferece o serviço profissional de migração gratuita (para 1 site) nos planos de hospedagem a partir do GrowBig. Havendo a necessidade de migrar um número maior de sites, a empresa cobra uma taxa de 30 dólares por site, para fazer isso pelo cliente. Segundo a SiteGround, eles migram mais de 50.000 sites por ano. Outra opção é o cliente fazer a própria migração.
Sites construídos em WordPress podem utilizar ainda uma ferramenta gratuita de migração, fornecida pela própria SiteGround. O processo é fácil, automatizado e sem limite de sites, bastando instalar o plugin SiteGround Migrator no WordPress que será migrado.
A solicitação de migração pode ser realizada após a contratação do plano, no painel do cliente. Ao adicionar um novo site, logo no início do processo, será solicitado que você informe se deseja começar um novo site ou transferir um existente.
Ao escolher a opção de transferência, é preciso optar pela migração profissional ou pela ferramenta de migração para WordPress. Na primeira opção, a equipe da SiteGround faz a migração do site e banco de dados em até 24 horas. Na segunda, o processo é feito de forma automatizada através da instalação de um plugin. Há ainda uma terceira opção, mais avançada, que seria a migração manual pelo próprio usuário.
Satisfação dos clientes
Por ser uma empresa de fora do Brasil, a SiteGround não possui índice no ReclameAqui. Apesar disso, a empresa possui uma página bem ampla com depoimentos de clientes. Dentre os depoimentos estão o do criador do plugin para WordPress Yoast SEO, Joost de Valk e o de Syed Balkhi, fundador do site WP Beginner.
A lista completa de depoimentos pode ser acessada aqui.
Formas de pagamento
A SiteGround aceita os cartões de crédito VISA, MasterCard e American Express. Clientes de outros países têm outras opções de pagamento disponíveis. Para selecionar outra moeda e ver suas formas de pagamento, basta mudar a região no rodapé do site da empresa.
Conclusão: SiteGround é bom?
Apesar de não ser uma empresa com presença no Brasil e site em português, a SiteGround se mostra como uma ótima opção de hospedagem para aqueles cujo o inglês não é uma barreira. A empresa se destaca pelo ótimo custo-benefício, oferecendo preços competitivos e serviço de ótima qualidade.
Usuários de WordPress podem se beneficiar ainda mais dos recursos oferecidos exclusivamente para essa plataforma, e que fazem da SiteGround uma hospedagem recomendada pelo WordPress.org.
Para saber mais informações, visite o site oficial da empresa.
Eu já tive um site na Siteground! É um excelente provedor! Saí apenas por dois motivos! O valor de renovação e o armazenamento! Eu achei o valor da renovação um pouco salgado e 20GB de armazenamento é muito pouco para mim. Acho pouco para o WordPress! Quem quer um site com muitas postagens e arquivos vai estourar os 20 GB rapidinho! : )
Pensa em um pesadelo, com seu site fora do ar por 20 minutos várias vezes ao dia, todos os dias! Hospedagem com a SiteGround só pra quem gosta de sofrer, e muito!
Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Oi, Rafael. Lamento que não tenha tido uma boa experiência com a SiteGround. Nós monitoramos uma hospedagem deles (compartilhada) e nos últimos 12 meses ela teve 100% de uptime, algo que não encontramos em outras hospedagens desse tipo. Não sei detalhes sobre o seu problema, mas me surpreende que o suporte não tenha conseguido resolver, nem orientá-lo sobre o que fazer. De qualquer modo, espero que esteja tudo ok com a sua hospedagem atual.
Vocês aumentaram valor da hospedagem pra renovação, como não renovei automático tiraram meu ecommerce do ar e agora não consigo nem migrar pra outro site
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Sandra,
Nós somos apenas um site de conteúdo. Para entrar em contato com a SiteGround, acesse esta página dentro do painel de cliente (é necessário estar logado para ter acesso). O suporte pode ser obtido via chat, ticket ou telefone (em inglês).
Se puder ajudar com mais alguma informação, estamos à disposição.
Atenciosamente.