Joomla: conheça esta poderosa ferramenta para criação de sites

Joomla CMS

Joomla (pronuncia-se “djumla”) é uma ferramenta de código aberto para criação e desenvolvimento de sites, portais, blogs e lojas virtuais. O Joomla se enquadra em uma categoria chamada de CMS, que é a sigla para Content Management System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. A grande vantagem de utilizar um sistema dessa natureza para a criação de sites é que torna-se possível programar e montar o website através de uma interface amigável a leigos e experts no assunto. Assim, mesmo que o usuário não seja um especialista da área, terá condições de construir sites e sistemas complexos.

Por meio do uso de templates e extensões, é possível alterar não apenas o visual, mas também diferentes funcionalidades para o site. Além disso, por tratar-se de um sistema de código aberto (open source), existe uma grande comunidade de usuários desenvolvendo novas funcionalidades e tirando dúvidas dos iniciantes.

Seja um site corporativo, e-commerce ou um portal de notícias, qualquer pessoa com vontade de aprender a utilizar a ferramenta poderá construir um website utilizando o Joomla. Neste post, vamos falar sobre essa ferramenta incrível, como ela funciona e quais são suas principais características. Confira!

Joomla: gerenciador de conteúdo e ferramenta de desenvolvimento

Construir um website da forma tradicional não é uma tarefa das mais fáceis. Isso porque é necessário ter conhecimentos específicos de linguagens de marcação e estilo, como HTML e CSS, e até mesmo de programação, como Javascript e PHP (não se limitando a estas). Além disso, o conhecimento de ferramentas específicas para edição e publicação do site também é exigido aos especialistas da área. É interessante notar, no entanto, que os sites possuem diversas similaridades entre si. Então, por que não utilizar uma ferramenta na qual se escolhe apenas as funcionalidades necessárias, sem ter que escrever códigos complexos? Reinventar a roda, na maior parte das vezes, não é a melhor opção.

O Joomla utiliza modelos ou templates com funcionalidades pré-definidas — como por exemplo espaço para comentários, formulários de contato, galeria de fotos etc. Novas funcionalidades podem ser adicionadas sem a necessidade de saber programação e desenvolvimento, apenas instalando templates e extensões. É como adicionar novas peças a um lego, fazendo com que ele ganhe a forma que você deseja.

Através da utilização de uma interface gráfica, a criação de uma página não fica apenas mais rápida, mas menos suscetível a falhas. Caso haja a necessidade de alterar o código do site por um motivo mais específico, os usuários mais avançados podem fazê-lo sem nenhum problema. Afinal, estamos falando de uma ferramenta de código aberto.

Joomla pelo mundo

Em dezembro de 2016, o Joomla foi identificado em 7,2% dos sites que utilizam um gerenciador de conteúdo em todo o mundo, segundo dados do site W3Techs. Mais de 75 milhões de downloads da plataforma foram realizados até hoje. Para se ter um dado de comparação, o líder no segmento de gerenciadores de conteúdo é o WordPress, também open source e gratuito. O WordPress conta com uma participação de 58% da utilização de gerenciadores de conteúdo, seguido pelo Joomla. Apesar desta diferença, é impossível ignorar o imenso número de adeptos deste CMS tão popular, como é o caso do Joomla.

Conheça agora alguns números impressionantes sobre a utilização do Joomla em todo o mundo:

  • Mais de 75 Milhões de downloads.
  • Mais de 7.800 Extensões.
  • Mais de 3% dos sites na internet e mais de 7% de participação no mercado de CMSs.

A robustez da plataforma pode ser atestada quando se conhece algumas das empresas que a utilizam. Nintendo e General Electric são apenas algumas delas. Para ver outras, visite a página de show case do Joomla.

Joomla Showcase

Instalando o Joomla

A instalação do Joomla é um processo bem simples. Antes de qualquer coisa, é necessário baixar a última versão do Joomla no repositório oficial, em downloads.joomla.org. Em seguida, de maneira resumida, o processo é o seguinte:

  1. Extraia o conteúdo baixado do site e mova os arquivos para o diretório no qual o Joomla será instalado, no seu servidor de hospedagem. Isso pode ser feito utilizando um programa de FTP.
  2. Crie um banco de dados vazio na sua hospedagem.
  3. Acesse o endereço no qual os arquivos de instalação foram inseridos e siga as instruções na tela.

Durante a instalação, serão solicitados os dados de acesso ao banco de dados e algumas informações básicas do site, como nome do site, descrição e e-mail do administrador. Além disso, você poderá escolher se deseja utilizar conteúdo de marcação, o que torna mais fácil a visualização de como o site poderá ser populado com conteúdo.

Tela de instalação do Joomla

Ao final da instalação, você verá uma tela de sucesso na instalação. Nesse momento, o sistema solicitará que o diretório de instalação seja removido. Você também poderá passar por uma etapa extra, que é a instalação de novos idiomas. Ótimo recurso para quem deseja usar o Joomla em seu próprio idioma.

Joomla - sucesso na instalação

O procedimento de instalação detalhado pode ser encontrado no site oficial do Joomla.

Instalação automática do Joomla

Se você não deseja instalar o Joomla por conta própria, saiba que muitas empresas de hospedagem de sites oferecem instaladores automáticos para a plataforma. Assim, o procedimento de criação de bancos de dados e transferência de arquivos é evitado e o usuário pode concentrar-se apenas na parte boa do trabalho, que é a customização do site.

Utilizando o Joomla na prática

Após a instalação completa, você terá acesso ao painel de administração do site. Utilize o login e senha que foi criado no momento da instalação. Durante a instalação, você poderá optar por receber estas informações por e-mail.

Na página inicial do painel, você terá acesso aos principais aspectos de administração do site, como conteúdo, estrutura, usuários, configurações, entre outros.

Joomla painel de administração

Para visualizar a aparência do site, basta clicar no nome do site, no canto superior direito da tela. Durante a instalação, escolhi usar o conteúdo padrão de marcação do site. A aparência, no entanto não é tão empolgante assim.

Joomla - aparência padrão do site

No entanto, a instalação de novos temas não é um processo muito complicado. Primeiro, você precisa pesquisar na internet e escolher um tema para o seu Joomla. Existem diversos sites que oferecem temas pagos e gratuitos para o Joomla, como por exemplo o Template Monster e o Theme Forest. Escolhemos um tema gratuito no site JoomlaShine, para usar neste exemplo.

Para instalar um novo tema, depois de baixá-lo, você precisará ir em Extensões -> Gerenciar -> Instalar. Na página de instalação, selecione o arquivo .zip com o tema e clique no botão Instalar. O tema será instalado e configurado como padrão ao final do processo. Também utilizamos o recurso de adicionar conteúdo de marcação para que o tema ficasse próximo do exibido na versão demo do tema. O tema escolhido foi o JSN Artista, do site JoomlaShine.

template jsn artista, para Joomla

Após a inserção do conteúdo de marcação, em poucos instantes tínhamos um belo site à nossa disposição, para ser editado e configurado ao nosso gosto.

Template para Joomla JSN Artista

O fato do template ter vindo com muitas páginas de exemplo torna bem interessante, e até divertido, o processo de customização do conteúdo. Caso determinada página não seja necessária, basta retirá-la do menu.

Template Joomla JSN Artista - galeria de fotos

 

Este exemplo é apenas uma dentre as milhares de possibilidades de customização que o Joomla oferece. Diversas categorias de templates podem ser utilizadas para filtrar o tipo de tema que se deseja buscar: e-commerce, sites institucionais, blogs, portais, lojas virtuais, e outros. Em todos os temas é possível alterar diversos aspectos de estilo e funcionalidade, como fontes, cores, tamanho dos títulos, disposição do layout, e muitos outros.

Características e funcionalidades do Joomla

O Joomla conta com uma série de características interessantes, como suporte para 64 idiomas, gerenciamento de mídia, de contatos, um sistema de busca eficiente, extensões poderosas, entre outras que destacamos a seguir.

Suporte

Lembra que falamos que o Joomla é um sistema de código aberto? Isso possibilita que desenvolvedores do mundo inteiro contribuam para o projeto, além de documentar tudo para disseminar a informação. Caso dúvidas apareçam, a ajuda pode ser encontrada em fóruns de discussão e em diversos sites espalhados por toda a internet.

Atualizações

Uma das maiores preocupações de qualquer software é o ritmo e a forma como atualizações são feitas. Um software desatualizado pode representar lentidão, além de sérios problema de segurança. O Joomla, por padrão, verifica automaticamente se o sistema e todas as extensões estão atualizados. Além de avisar ao administrador do site que determinada extensão possui uma atualização, o sistema permite que a mesma seja realizada com poucos cliques, diretamente do painel.

Joomla - verificação automática de atualizações

O Joomla possui verificação automática de atualizações para o sistema e extensões

Recursos de marketing

Dentre as diversas extensões disponíveis, várias dizem respeito ao gerenciamento de banners e outras ferramentas de marketing. Esse tipo de extensão facilita bastante a vida daqueles que pretendem monetizar seu site, blog ou portal.

Gerenciamento de conteúdo

O aspecto do gerenciamento do conteúdo está no DNA do Joomla, já que a plataforma foi criada primariamente para esta função. Assim, organizar e classificar o conteúdo do seu site é uma tarefa facilitada pelo Joomla, graças às ferramentas de organização e gerenciamento que não necessitam de nenhuma linha de código.

Extensões populares para Joomla

No diretório oficial do Joomla, existem mais de 7800 extensões para a plataforma. Com elas, é possível aumentar consideravelmente as funcionalidades do seu site. Vamos conhecer algumas extensões bastante populares.

HikaShop

Se você pretende criar uma loja virtual com o Joomla, provavelmente usará esta extensão. O Hikashop possui as principais funcionalidades de e-commerce, como carrinho de compras, catálogo de produtos, integração com diversos meios de pagamento, como o PayPal e o Google Checkout, entre outros. Além disso, Ferramentas de marketing também estão integradas, para impulsionar ainda mais suas vendas.

EasyBlog

Transformar o seu Joomla em um blog é muito fácil com esta extensão. O EasyBlog é considerado o melhor sistema de blogs para Joomla pela comunidade de usuários do sistema. Ele pode ser integrado com a maior parte dos templates disponíveis para Joomla.

EasyBlog - extensão para Joomla

Sigplus

SigPlus é uma extensão que tem como finalidade o gerenciamento de imagens nas páginas e a criação de galerias de fotos. Miniaturas das imagens são geradas automaticamente e as fotos em tamanho real são exibidas para o usuário com um clique. As galerias podem ter largura fixa ou responsiva e exibidas de diversas maneiras, como em um carrossel. Apesar de simples de usar, a ferramenta oferece uma quantidade grande de recursos.

Akeeba Backup

Akeeba é a extensão mais utilizada para backups de sites Joomla. Entre os recursos da ferramenta, podemos destacar o backup com um clique e a restauração de backups no mesmo servidor. É possível também transferir os backups para outro servidor facilmente. Além disso, os backups podem ser programados para rodar em intervalos de tempo determinados pelo usuário. Muito útil para aqueles que conhecem a importância de ter um backup do seu site.

As vantagens de utilizar Joomla em seu projeto

O Joomla, por suas características, tem um papel fundamental para o crescimento da internet. Através deste tipo de plataforma, qualquer pessoa, leiga ou não, pode construir o seu próprio site. Por possuir uma comunidade fervorosa de usuários e entusiastas, é possível encontrar ajuda e respostas para praticamente qualquer dúvida técnica que se tenha sobre o sistema.

Trata-se de um sistema de gerenciamento de conteúdo extremamente versátil. O Joomla é capaz de atender desde sites institucionais simples e blogs pessoais, até grandes portais, lojas virtuais e intranets corporativas. Esses e muitos outros sistemas podem ser construídos e 100% customizados com o Joomla.

Conclusão

Como você pode ver, o Joomla é uma plataforma democrática. Ela permite que leigos e experts criem seus próprios sites, sem depender do serviço de profissionais caros e especializados. Seja instalando extensões ou alterando a aparência do site, tudo pode ser customizado e personalizado “ao gosto do cliente”.

Essa característica torna o Joomla ideal para pessoas e empresas com poucos recursos. Isso porque, de forma rápida e barata, é possível ter uma página na internet. Ou até mesmo algo bem mais complexo, como a intranet de uma empresa. Por ser gratuito, os custos de utilização do Joomla dizem respeito apenas à hospedagem de sites e ao domínio.

Você conhecia todas as possibilidades do Joomla? Ficou com alguma dúvida sobre a plataforma? Deixe um comentário e vamos conversar!

,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário