Novo cPanel HostGator: conheça as novidades

novo cpanel hostgator

painel de controle cPanel da HostGator foi recentemente remodelado e já está disponível para os clientes da filial americana. Para quem não conhece, o painel de controle cPanel é um dos mais utilizados do mundo. Através dele, é possível gerenciar diversos aspectos de uma hospedagem de sites, incluindo a configuração de domínios, criação de contas de e-mail, FTP, bancos de dados, e até mesmo o gerenciamento dos arquivos do site.

HostGator Estados Unidos anunciou a mudança no início do mês, em seu blog. Nós, da Tudo Sobre Hospedagem de Sites, tivemos a oportunidade de experimentar o novo painel e trazemos a seguir nossas impressões sobre o novo sistema, bem como as principais mudanças. Vamos lá!

Interface responsiva e com novo layout

A primeira coisa que desperta nossa atenção ao acessar o novo painel é a mudança de layout da plataforma. A interface antiga, que ainda é usada por todas as contas de clientes da HostGator Brasil, tem sua largura limitada em 770 pixels, enquanto a nova interface é responsiva (se adapta à largura da tela) e não possui limitação de largura, ocupando completamente a janela do navegador.

Neste novo layout, o painel ganhou novas fontes, maiores e mais fáceis de ler. Da mesma forma, todos os grupos de conteúdo foram refeitos, com ícones mais modernos e mais espaço entre os elementos. A cor azul continua predominante na nova interface, mas o tom foi suavizado, dando a sensação de que o painel ficou mais leve.

Novo cPanel HostGator: antes e depois

Busca rápida aperfeiçoada

O recurso de busca rápida, que já existia no cPanel antigo, foi reposicionado e ganhou mais destaque na nova versão do cPanel. Para utilizá-lo, basta digitar o que se deseja encontrar no painel e o sistema fará um filtro na página, exibindo apenas os itens que correspondem ao que foi buscado. E o funcionamento se dá em tempo real, ou seja, o filtro é ativado a cada nova letra inserida na busca. Veja um exemplo do seu funcionamento a seguir:

Busca rápida no novo cPanel

Recurso de ajuda com resultados na própria página

O novo cPanel HostGator ganhou um campo de busca que utiliza a base de conhecimento da empresa como fonte de resultados. Localizado no topo direito do painel, após a digitação do termo de busca, os resultados são exibidos na própria página, em uma lista que aparece logo abaixo do campo. Assim, o usuário pode visualizar facilmente as possíveis respostas para sua dúvida e clicar no link que julgar mais apropriado. A busca deve ser realizada em inglês.

Novo cPanel HostGator - busca por ajuda

A busca por ajuda exibe os resultados na própria página

Navegação interna com menu sempre visível

Outra novidade no novo cPanel HostGator é o menu de navegação interna. Na coluna da esquerda da página, o usuário pode navegar entre os grupos de recursos do painel. Ao clicar em um item, a página se move verticalmente até a localização do item clicado, enquanto o menu permanece fixo, o que facilita bastante seu uso. Este recurso se mostra uma ótima alternativa ao filtro apresentado na seção anterior, principalmente quando se quer explorar o painel, sem buscar uma seção específica.

Navegação interna novo cPanel

Novo cPanel HostGator é responsivo

Um dos diferenciais do novo cPanel da HostGator é que ele funciona perfeitamente em dispositivos móveis. Em outras palavras, agora é possível acessar a sua conta de hospedagem com facilidade, de onde você estiver.

Ao acessar o painel utilizando um smartphone ou tablet, a navegação interna ficará escondida, para melhor aproveitamento da página. Para visualizá-la, é necessário clicar no ícone de menu, localizado no canto superior esquerdo.

Navegação interna mobile

Este recurso é exclusivo da HostGator e não está presente no cPanel utilizado por outras empresas.

Nova área de estatísticas de uso do servidor

As estatísticas de uso do site e do servidor, que antes ficavam visíveis na coluna esquerda, foram movidas para uma página dedicada a estas informações, sob o rótulo Server Stats.

Nesta área, pode-se visualizar informações relativas ao tráfego do site, quantidade de domínios e subdomínios, status de backups, valores de DNS e IP do servidor, contas de e-mail, bancos de dados e utilização de recursos do servidor. Estas informações são bastante úteis para monitorar a saúde do seu servidor. Através delas, será possível prever a necessidade de se fazer um upgrade de plano, caso se esteja esbarrando nos limites de uso do serviço.

Estatísticas de uso do servidor

Instalador de aplicativos vira Marketplace e é ampliado

O instalador de aplicativos da HostGator, anteriormente conhecido como QuickInstall, foi rebatizado e ganhou novo visual e novos recursos. Chamado de Marketplace, o recurso permite realizar a instalação automática de dezenas de aplicativos, como o WordPress, Magento, Joomla, e muitos outros. Além disso, também é possível adquirir novos temas, plugins e contratar serviços extras para o seu site, como certificados SSL.

Marketplace

O instalador de aplicativos QuickInstall foi rebatizado de Marketplace e ganhou novos recursos

Pode ser usado em vários idiomas, incluindo o português

Para os clientes da HostGator Estados Unidos, a linguagem padrão do novo cPanel é o inglês. No entanto, é possível alterar isso e mudar o idioma do painel para uma dezena de outros, incluindo o português. Para alterar o idioma, clique no seu nome de usuário, no canto superior direito, e selecione Change Language, entre as opções no menu drop down que se abrirá. Em seguida, basta selecionar o idioma Português do Brasil e clicar em salvar.

Alterar idioma no novo cPanel

É possível alterar o idioma do novo cPanel para o Português

Nem todas as seções do painel foram traduzidas para o português. No entanto, a maior parte foi, o que facilita a utilização do painel por aqueles que não têm facilidade em lidar com o inglês.

Interface antiga disponível temporariamente

Se por alguma razão o usuário não quiser utilizar a nova interface, é possível voltar para a interface antiga, conhecida como X3. Para isso, basta clicar no nome do usuário, depois em Change Style. Na página seguinte, selecione o tema antigo e clique em Apply.

Mas atenção: a empresa avisa que o tema antigo será descontinuado em breve. Portanto, o melhor é aproveitar para se acostumar com o novo cPanel HostGator, que veio para ficar. 😉

cPanel alterar estilo

É possível alterar o estilo do cPanel e voltar para a interface antiga

Previsão de lançamento do novo cPanel HostGator no Brasil

Por enquanto, o novo cPanel HostGator está disponível apenas para os clientes da HostGator EUA. Mas entramos em contato com a HostGator Brasil e fomos informados de que a empresa já está trabalhando na adaptação do novo cPanel para os clientes brasileiros. A previsão é de que a ferramenta seja lançada em terra brasilis no primeiro trimestre de 2017. Agora é esperar e torcer para que a mudança venha logo! ?

E você, curtiu o novo cPanel HostGator? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

,

Publicado originalmente em 24/10/2016 - Atualizado em 22/10/2017

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉