Transforme a crise em oportunidade através da internet

Transforme a crise em oportunidade

In the midst of every crisis, lies great opportunity.
– No meio de toda crise, há grandes oportunidades.
Albert Einstein (tradução livre)

A crise econômica pela qual o Brasil está passando tem afetado a vida de muita gente. Seja através de uma demissão ou pelo simples ato de ir ao supermercado e descobrir que o poder de compra diminuiu, a realidade é que a maior parte de nós já está sendo afetada direta ou indiretamente pela retração da economia. E apesar das mudanças no cenário político, é provável que o país ainda leve alguns anos para voltar a crescer.

Mas se você acha que essa é a hora de colocar o pé no freio e se preparar para a tempestade, saiba que toda crise esconde grandes oportunidades de negócio. Com o advento da internet, as possibilidades se ampliaram e estão cada vez mais acessíveis e democráticas.

Neste artigo, vamos listar algumas das oportunidades que o momento de crise que vivemos pode criar. Selecionamos algumas ótimas iniciativas para você se reinventar e andar na contramão da crise usando a tecnologia a seu favor. Continue lendo e descubra!

Iniciar um novo negócio

Se você perdeu o emprego recentemente, essa pode ser a oportunidade que você precisava para colocar em prática aquela ideia de negócio antiga, ou até mesmo um talento que estava adormecido.

Você gosta de cozinhar? Que tal lançar um blog com suas aventuras na cozinha? Tem habilidades manuais? Uma lojinha virtual de artesanato pode ser o seu caminho! Gosta de animais? Uma conta no Instagram com animais fofos pode ser o início da atividade de cuidador ou até mesmo um atalho para montar aquele Pet Shop que você tanto sonhou.

Seja qual for a sua paixão, a realidade é que a internet tornou possível divulgar de forma rápida e barata qualquer tipo de atividade. E para iniciativas como as que listamos acima, a dobradinha blog + redes sociais pode ser uma maneira eficiente e barata de começar a formar sua audiência, que poderá se converter em consumidores em curto/médio prazo.

E então, qual a sua habilidade escondida?

Trabalhar como freelancer

Ainda seguindo essa linha, se você possui alguma expertise , mas se encontra fora do mercado, esse pode ser o momento de se lançar como freelancer, trabalhando de casa para complementar sua renda. Essa iniciativa pode ser vista como algo temporário, até você arrumar um novo emprego, ou algo definitivo, caso você se identifique com um estilo de vida um pouco mais flexível.

Segundo a Revista Forbes, metade da força de trabalho dos Estados Unidos e da Inglaterra será formada por freelancers até 2020. Com a tecnologia a seu favor, a atividade profissional individual está crescendo mais rápido do que nunca, como sugere a revista.

Se você se identifica com essa forma de trabalho, pode começar se inscrevendo em uma das diversas plataformas existentes que fazem a ligação entrefreelancers e contratantes. No Brasil, os sites Get Ninjas e 99 Freelas têm crescido bastante nos últimos anos, mas não são os únicos do segmento. Se você fala inglês, existem dezenas de sites semelhantes mundo afora, como por exemplo o FreeLancer.com e o UpWork.

Se identificou? Então monte um portfólio e comece a trabalhar!

Fortalecer sua imagem profissional

Se trabalhar por conta própria não é a sua praia e você sonha com a estabilidade de um bom emprego, a internet pode ser fundamental na sua recolocação no mercado. Cada vez mais empresas e candidatos estão utilizando redes sociais profissionais para contratar e ser contratado.

O LinkedIn, umas das redes profissionais mais conhecidas do mundo, registrou um aumento de 25% em sua base de usuários entre maio de 2015 e 2016. Existem vagas para diversas áreas e atividades publicadas na rede.

Se você está em busca de um emprego, é importante manter o seu currículo atualizado em sua rede social profissional. Se você ainda não tem um perfil em um site desse tipo, crie um assim que possível. Para conseguir a recolocação, além de estar com todas as informações em dia, uma boa tática pode ser entrar em contato com antigos colegas e se mostrar disponível. Um bom networking pode ajudar muito nesse momento.

Além disso, você pode seguir as empresas nas quais se identifica para ficar sabendo em primeira mão sobre a abertura de vagas na área em que tem interesse.

Criar um blog de nicho

O guru e pensador moderno Seth Godin defende no livro “Tribos” a ideia de que o comportamento milenar do ser humano de se agrupar em tribos continua mais vivo do que nunca e a internet derrubou as barreiras geográficas, possibilitando que pessoas se reúnam e mantenham contato por afinidade, independente de sua localização. Seguindo esse conceito, criar um blog sobre um assunto específico – e mantê-lo atualizado – certamente atrairá pessoas com ideias semelhantes e/ou interessadas no assunto.

Ao formar uma audiência para o seu blog e se tornar autoridade no assunto que escolheu escrever, você ganhará de presente um nicho de mercado e a possibilidade de vender ou indicar produtos relevantes para a sua audiência. Em uma rápida pesquisa na internet você descobrirá blogs de sucesso em diversos segmentos. Tenha certeza de que grande parte deles consegue se manter e pagar suas contas com a receita gerada pelo próprio blog. Seja através de anúncios, venda de infoprodutos ou outras formas de divulgação, saiba que viver de blog é uma realidade para muitos hoje em dia.

E se você acha que não tem o conhecimento técnico necessário para criar o seu próprio blog, saiba que nunca foi tão fácil fazê-lo. Ferramentas como o WordPress estão disponíveis para instalação automática em diversos serviços de hospedagem de sites, por preços bastante acessíveis.

Criar um blog para a sua empresa

O chamado marketing de conteúdo nunca esteve tão em alta como agora e isso revela uma grande oportunidade para atrair novos clientes e aumentar o faturamento de sua empresa. Da mesma forma que o blog de nicho, um blog corporativo pode oferecer conteúdo relevante sobre sua área de atuação com o objetivo de conquistar novos clientes e estreitar o relacionamento com os antigos.

A proposta do marketing de conteúdo é atrair, reter e gerar receita através do relacionamento com seus leitores. A receita, nesse caso, será o resultado das ações que a empresa utiliza para atrair o público e criar relacionamento através da internet.

Criar uma loja virtual

Se você possui uma loja física, já pensou em expandir seu negócio e começar a vender pela internet? Mesmo que você não tenha conhecimento técnico ou um fornecedor de tecnologia, começar a sua loja virtual pode ser mais fácil do que você imagina. Da mesma forma que as ferramentas de blog, sistemas de loja virtual prontos estão disponíveis aos montes, oferecidos por empresas de hospedagem no Brasil e no mundo.

A vantagem de utilizar um sistema pronto é o baixo investimento, já que você vai partir de um sistema pré-existente e que é usado por diversas empresas. Com um pouco de criatividade e dedicação é possível personalizar a sua loja virtual para refletir sua marca com fidelidade.

O retorno no investimento pode ser grande. Dependendo do seu ramo de atuação, ter uma loja virtual pode significar um aumento de receita maior ou igual ao gerado por uma filial física. Claro, tudo dependerá da sua disposição em investir, mas muitos dos grandes sites de e-commerce brasileiros começaram pequenos.

Conclusão

Neste artigo, vimos apenas algumas das infinitas oportunidades que a internet oferece para gerar receita e novos negócios. Se você se identificou com algumas delas, poderá encontrar vasto material sobre o assunto fazendo algumas buscas na própria internet. Portanto, anime-se, arregace as mangas e mãos à obra!

Por:

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