Domínio personalizado: entenda por que você precisa de um domínio próprio para o seu negócio

Ilustração de um monitor de computador com um homem saindo da tela e fazendo sinal de jóia com a mão esquerda. No topo da imagem está o texto .com.br.

Ter um domínio personalizado é fazer um investimento pequeno para ter um retorno garantido. A sua marca estará mais protegida, você será encontrado na internet com maior facilidade, terá mais credibilidade com o seu público e até poderá criar um e-mail próprio.

Se compararmos criar um site com ter um filho, guardadas as proporções das diferenças, nós poderíamos equiparar o registro do domínio com o registro do nome da criança. Pense bem, depois que o bebê nasce, a primeira medida dos pais é ir no cartório registrar o nome escolhido. É prioridade! No caso de um site, o registro do domínio costuma ocorrer antes mesmo da criação. Ou seja, já deu pra perceber o que um domínio representa. A importância dele é indiscutível. Não é mesmo?

Pois bem, agora vamos pensar na criação de blogs, sites e perfis em redes sociais. Pense em tudo que você já criou na internet de forma gratuita. Todas essas contas online que você não precisou pagar têm uma característica em comum: possuem na URL o nome da plataforma que está oferecendo o serviço. Ou seja, não é um domínio próprio e não te diferencia entre os demais.

Claro que para se sobressair entre tantos endereços virtuais, o mundo corporativo passou a investir em domínios personalizados. Isso já ocorre há bastante tempo. E foi assim desde o nascimento da internet: lá estavam as empresas desfilando no mundo online com os seus belos domínios personalizados, enquanto os meros internautas estavam com os seus domínios gratuitos.

Esse movimento fez criar uma ideia que persiste até hoje para muitas pessoas: de que pode ser caro ter um domínio personalizado e só empresas de grande porte fazem isso. Essa concepção é equivocada. Um domínio custa a partir de R$ 40,00 por ano no Registro.br. As empresas que oferecem registro de domínio têm promoções com valores ainda menores e em alguns casos o registro sai até de graça quando você adquire outros serviços.

Atentos às vantagens de ter um domínio personalizado, cada vez mais os profissionais autônomos e empreendedores estão registrando os seus domínios. É uma forma de profissionalizar a presença online e potencializar os negócios. Para te mostrar esses benefícios, nós preparamos a lista abaixo. Divirta-se! ?

Seja lembrado com mais facilidade

Existem diversos sites, blogs e redes sociais para você alojar o seu negócio. Só que sem registrar um domínio personalizado a sua marca fica associada com a plataforma que você escolheu. Ou seja, o seu site pode ser fácil de decorar, mas além do nome da sua marca, o seu público terá que lembrar também da plataforma onde ele está alojado. É muito mais simples de memorizar um endereço como meusite.com do que meusite.blogspot.com. Não é mesmo? Lembrando que você pode terminar o seu domínio de diversas formas, além do tradicional .com.br. Veja aqui outras opções de terminação de domínios.

Seja encontrado na internet

Ter um domínio personalizado te ajuda no SEO – em inglês, Search Engine Optimization. Em outras palavras, quando digitarem o nome da sua empresa nos buscadores da internet, será mais fácil para você ser encontrado já que os sites com domínio próprio são considerados mais relevantes.

Tenha mais credibilidade

Os sites com domínios gratuitos podem passar uma imagem de amadorismo que afeta a confiança que os consumidores terão em você. Em contrapartida, um domínio personalizado reforça a sua credibilidade e passa a imagem de profissionalismo. Pode ter certeza que os clientes vão identificar que você investiu no negócio e vão confiar mais em você.

Tenha a possibilidade de criar um e-mail personalizado

Através do registro do domínio próprio você poderá criar um e-mail personalizado. Pegue a credibilidade que nós citamos no item anterior e multiplique por dois. Veja só: entre os e-mails joao@gmail.com e joao@minhaempresa.com.br, qual é o mais profissional? Sim, o e-mail próprio transmite mais confiança e promove um diferencial entre tantas pessoas que utilizam provedores gratuitos.

Continue com o mesmo domínio, mesmo que mude de plataforma

Se você tem o seu site numa plataforma e resolve migrar para outra, sem problemas. É só fazer um redirecionamento e você não perde os leitores que já estão acostumados a te acompanhar. O domínio que você adquiriu segue sendo seu independente da plataforma escolhida.

Use domínios personalizados para redes sociais

Essa é para você que tem um canal em uma rede social onde planeja concentrar a divulgação do seu negócio. O registro de domínio não é restrito para blogs e sites. Você também pode registrar um domínio para a sua rede social. É um grande diferencial, não é mesmo? Nesse caso, sempre que o seu público digitar o seu domínio personalizado, ele será direcionado para a rede social que você quiser. Pode ser uma página no facebook, perfil de Instagram, Twitter, Tumblr, Medium ou qualquer outra.

Recentemente, o Registro.br lançou um recurso que tornou esse processo mais fácil e barato. Outra possibilidade, que permite inclusive configurações avançadas, é fazer o redirecionamento de domínio usando o CloudFlare. O serviço também é gratuito.

Proteja a sua marca

Depois de ter registrado o seu domínio próprio, ele passará a ser o endereço do seu negócio na internet. A sua marca passa a ter um endereço online oficial. Esse é um passo importante para protegê-la no ambiente online. Afinal, se você tem um negócio num domínio gratuito, a qualquer momento outra pessoa pode copiar a proposta do seu site e registrar o domínio antes de você.

Conclusão

Viu só? Vantagens não faltam. Lembrando que você pode registrar o seu domínio no Registro.br ou com empresas. Se você quiser saber a melhor opção para o seu caso, dê uma olhada nesse artigo que já escrevemos sobre isso.

Em geral, as empresas de hospedagem e criação de sites oferecem ótimos descontos no registro. Algumas oferecem o domínio gratuito quando você utiliza outros serviços. Confira aqui o ranking das melhores empresas para registro de domínio.

Tem algo a opinar ou alguma história para contar? Posta aqui nos comentários. Teremos o maior prazer em trocar informações!

Tags:

Por:

Jornalista com experiência em TV, rádio, revista e jornal. Tem artigos publicados em veículos de imprensa do Brasil e do exterior. Acredita que cada texto produzido tem o poder de transformar vidas e por isso zela pela qualidade e relevância de todos os conteúdos que tem em mãos.

10 Comentários

  1. Diogo

    Olá! Sou o Diogo Balanga e vivo em Angola.
    Pretendo criar um blog pessoal e publicar os meus conteúdos, o que posso fazer para criar um domínio personalizado e dar os outros passos?

    Gostei do vosso conteúdo e tenho certeza posso confiar!

    Responder
    • Wellen Cristina

      Oi boa tarde , tenho minha empresa do Google , e fiz o domínio no registro.br porém no Google está como rota da serra e no registro.br rotadaserra.tur.br vou precisar mudar as informações de todos os meus registros ? Ou posso manter meu registro de MEI e cadastur com o nome do meu negócio Google ? Pois só rota da serra já estava registrado para outra pessoa.
      Tô meio confusa com essas informações.
      Depois de obter o domínio como faço para aplicar nas páginas que já tenho acesso da empresa?

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Wellen,
        Antes de qualquer coisa, é importante saber que o domínio no Registro.br diz respeito apenas ao endereço eletrônico do seu site na internet e não tem relação com o cadastro de MEI ou Cadastur. Portanto, você poderia usar qualquer domínio para ter presença na internet. É verdade que o Registro.br pode conceder a titularidade de um domínio previamente registrado para uma empresa que prove que o mesmo está sendo usado indevidamente por outra pessoa ou empresa, mas não vou entrar nesse mérito para facilitar as coisas (também acho que não é o seu caso).

        Pelo que entendi, você tem um cadastro de empresa no Google sob o título “Rota da Serra” e registrou o domínio rotadaserra.tur.br no Registro.br. Esse cenário me parece perfeitamente normal: o nome da sua empresa é “Rota da Serra” e o site será criado no endereço rotadaserra.tur.br. Me parece que o próximo passo é configurar um site usando este endereço. Você pode fazer isso usando o próprio Google Meu Negócio ou qualquer outra plataforma de criação de sites. O Google ainda oferece as plataformas Google Sites e Blogger, ambas gratuitas.

        Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.

        Responder
  2. Paloma Gonsalves

    Concordo com Bill Bordallo. Você deve acessar o relatório completo de integridade do DNS do domínio. Sugiro que você use essa ferramenta https://dnschecker.org/domain-health-checker.php, que fornece teste completo de integridade do DNS, teste de registro MX, teste de lista negra de registro do Mail (MX), teste de lista negra de IP de domínio, teste DMARC, Teste SMTP para registros de email e SPF.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Paloma,
      A ferramenta que sugeriu é muito boa e apresenta um relatório bem completo. Usamos o DNS Checker frequentemente para acompanhar a propagação de alterações de DNS.
      Obrigado por compartilhar. 🙂

      Responder
  3. Kariny Rosa florenco

    Criei um blog no blogger e comprei um domínio anual mais não tô conseguindo acessar minha página, a plataforma de vcs é excelente, mas não estou conseguindo resolver meu problema. Criei folhas ao vento e o domínio é www.folhasaovento.com

    Responder
  4. Antonio Gonçalves

    Olá colega.
    Seu artigo é excelente e recomendarei aos amigos.
    Tenho um site com 5 paginas estática feitas no wordpress .
    Se eu postar artigos no post,por acaso isso será meu blog ?

    Responder
    • Redação
      Equipe Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Antonio,
      Exatamente! Os artigos do blog, ou posts, são gerenciados dentro dessa área denominada “Posts” no painel de administração do WordPress. Antes de publicar, certifique-se de que o blog está visível no site. Para isso, vá no menu em Configurações -> Leitura e selecione a melhor opção para o seu site, na área “Sua página inicial exibe”, sendo:

      • Seus posts recentes – o blog será exibido na página inicial do site (na home).
      • Uma página estática – nessa opção você deve escolher em qual página deseja exibir os posts do seu blog. Para configurar esta opção você deve definir uma página estática como sendo a inicial e outra para exibir os posts.

      Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta avisar. 🙂

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉