Domínio personalizado: entenda por que você precisa de um domínio próprio para o seu negócio

Homem na tela de um computador exibindo as vantages de ter um domínio personalizado
Ter um domínio personalizado é fazer um investimento pequeno para ter um retorno garantido. A sua marca estará mais protegida, você será encontrado na internet com maior facilidade, terá mais credibilidade com o seu público e até poderá criar um e-mail próprio.

Se compararmos criar um site com ter um filho, guardadas as proporções das diferenças, nós poderíamos equiparar o registro do domínio com o registro do nome da criança. Pense bem, depois que o bebê nasce, a primeira medida dos pais é ir no cartório registrar o nome escolhido. É prioridade! No caso de um site, o registro do domínio costuma ocorrer antes mesmo da criação. Ou seja, já deu pra perceber o que um domínio representa. A importância dele é indiscutível. Não é mesmo?

Pois bem, agora vamos pensar na criação de blogs, sites e perfis em redes sociais. Pense em tudo que você já criou na internet de forma gratuita. Todas essas contas online que você não precisou pagar têm uma característica em comum: possuem na URL o nome da plataforma que está oferecendo o serviço. Ou seja, não é um domínio próprio e não te diferencia entre os demais.

Claro que para se sobressair entre tantos endereços virtuais, o mundo corporativo passou a investir em domínios personalizados. Isso já ocorre há bastante tempo. E foi assim desde o nascimento da internet: lá estavam as empresas desfilando no mundo online com os seus belos domínios personalizados, enquanto os meros internautas estavam com os seus domínios gratuitos.

Esse movimento fez criar uma ideia que persiste até hoje para muitas pessoas: de que pode ser caro ter um domínio personalizado e só empresas de grande porte fazem isso. Essa concepção é equivocada. Um domínio custa a partir de R$ 40,00 por ano no Registro.br. As empresas que oferecem registro de domínio têm promoções com valores ainda menores e em alguns casos o registro sai até de graça quando você adquire outros serviços.

Atentos às vantagens de ter um domínio personalizado, cada vez mais os profissionais autônomos e empreendedores estão registrando os seus domínios. É uma forma de profissionalizar a presença online e potencializar os negócios. Para te mostrar esses benefícios, nós preparamos a lista abaixo. Divirta-se! 😉

Seja lembrado com mais facilidade

Existem diversos sites, blogs e redes sociais para você alojar o seu negócio. Só que sem registrar um domínio personalizado a sua marca fica associada com a plataforma que você escolheu. Ou seja, o seu site pode ser fácil de decorar, mas além do nome da sua marca, o seu público terá que lembrar também da plataforma onde ele está alojado. É muito mais simples de memorizar um endereço como meusite.com do que meusite.blogspot.com. Não é mesmo? Lembrando que você pode terminar o seu domínio de diversas formas, além do tradicional .com.br. Veja aqui outras opções de terminação de domínios.

Seja encontrado na internet

Ter um domínio personalizado te ajuda no SEO – em inglês, Search Engine Optimization. Em outras palavras, quando digitarem o nome da sua empresa nos buscadores da internet, será mais fácil para você ser encontrado já que os sites com domínio próprio são considerados mais relevantes.

Tenha mais credibilidade

Os sites com domínios gratuitos podem passar uma imagem de amadorismo que afeta a confiança que os consumidores terão em você. Em contrapartida, um domínio personalizado reforça a sua credibilidade e passa a imagem de profissionalismo. Pode ter certeza que os clientes vão identificar que você investiu no negócio e vão confiar mais em você.

Tenha a possibilidade de criar um e-mail personalizado

Através do registro do domínio próprio você poderá criar um e-mail personalizado. Pegue a credibilidade que nós citamos no item anterior e multiplique por dois. Veja só: entre os e-mails joao@gmail.com e joao@minhaempresa.com.br, qual é o mais profissional? Sim, o e-mail próprio transmite mais confiança e promove um diferencial entre tantas pessoas que utilizam provedores gratuitos.

Continue com o mesmo domínio, mesmo que mude de plataforma

Se você tem o seu site numa plataforma e resolve migrar para outra, sem problemas. É só fazer um redirecionamento e você não perde os leitores que já estão acostumados a te acompanhar. O domínio que você adquiriu segue sendo seu independente da plataforma escolhida.

Use domínios personalizados para redes sociais

Essa é para você que tem um canal em uma rede social onde planeja concentrar a divulgação do seu negócio. O registro de domínio não é restrito para blogs e sites. Você também pode registrar um domínio para a sua rede social. É um grande diferencial, não é mesmo? Nesse caso, sempre que o seu público digitar o seu domínio personalizado, ele será direcionado para a rede social que você quiser. Pode ser uma página no facebook, perfil de Instagram, Twitter, Tumblr, Medium ou qualquer outra. Recentemente, o Registro.br lançou um recurso que tornou esse processo mais fácil e barato.

Proteja a sua marca

Depois de ter registrado o seu domínio próprio, ele passará a ser o endereço do seu negócio na internet. A sua marca passa a ter um endereço online oficial. Esse é um passo importante para protegê-la no ambiente online. Afinal, se você tem um negócio num domínio gratuito, a qualquer momento outra pessoa pode copiar a proposta do seu site e registrar o domínio antes de você.

Conclusão

Viu só? Vantagens não faltam. Lembrando que você pode registrar o seu domínio no Registro.br ou com empresas. Se você quiser saber a melhor opção para o seu caso, dê uma olhada nesse artigo que já escrevemos sobre isso.

Em geral, as empresas de hospedagem e criação de sites oferecem ótimos descontos no registro. Algumas oferecem o domínio gratuito quando você utiliza outros serviços. Confira aqui o ranking das melhores empresas para registro de domínio.

Tem algo a opinar ou alguma história para contar? Posta aqui nos comentários. Teremos o maior prazer em trocar informações!

Por:

Jornalista com experiência em TV, rádio, revista e jornal. Tem artigos publicados em veículos de imprensa do Brasil e do exterior. Acredita que cada texto produzido tem o poder de transformar vidas e por isso zela pela qualidade e relevância de todos os conteúdos que tem em mãos.

Deixe um comentário