Como criar um site para celular

craição de site para celular

O mundo já descobriu há alguns anos a importância de se ter um site para celular, ou melhor ainda, um site que seja adaptável aos mais variados dispositivos, incluindo celulares, tablets e computadores. No Brasil, segundo dados do IBGE*, sete milhões de brasileiros navegam na rede usando apenas o celular ou tablet. Esse número é bastante expressivo e não pode ser ignorado por quem possui ou planeja ter um site na internet.

A boa notícia é que existem diversos recursos que viabilizam a criação de um site mobile, mesmo para aqueles que não são web designers ou programadores. Ferramentas amigáveis de criação de sites estão disponíveis aos montes na internet. Neste artigo vamos conhecer algumas dessas ferramentas, gratuitas e pagas, para que você possa escolher a melhor opção para você e para o seu bolso.

#1 – Utilizar um criador de site – solução fácil, rápida e barata

construtor de site para celularPara quem não possui conhecimento técnico, mas gosta de botar a mão na massa, uma boa alternativa para criar um site para celular é usar um criador de site. Com ele é possível criar um site de maneira mais fácil, rápida e barata que em outras soluções. Você seleciona um tema para o seu site, edita seu conteúdo e ele já cria automaticamente a versão do seu site para celular.

Há muitas empresas oferecendo o construtor de sites e eles variam bastante em características e preços, que vão desde o grátis até cerca de R$ 40 por mês. A maioria das ferramentas inclui a versão de site para celular, mas é importante ficar atento e conferir isso antes de contratar. Para saber mais sobre as principais ferramentas disponíveis, acesse nosso artigo sobre criador de sites ou acesse nossos reviews abaixo, em que mostramos cada uma das ferramentas:

  1. Wix
  2. Impress.ly
  3. Criador de Sites GoDaddy
  4. Criador de sites UOL Host

Indicação: Para quem deseja construir o seu próprio site, sem depender de terceiros, mas não possui conhecimentos técnicos em web design e/ou programação.

Vantagens: As ferramentas são fáceis de operar e oferecem bastante flexibilidade. Com um pouco de dedicação é possível criar sites profissionais e únicos.

Desvantagens: O site está vinculado à ferramenta, não sendo possível transferi-lo para outra empresa.

#2 – Utilizar um tema responsivo WordPress – solução flexível e de dificuldade intermediária

tema wordpress responsivoUma opção muito interessante e bastante popular é a escolha de um gerenciador de conteúdo, ou CMS (Content Management System) para a criação do site. Sistemas gratuitos e open source, como o WordPress e outros, estão disponíveis para aqueles com disposição e sem medo de lidar com algumas customizações de código. Lojas online como o Theme Forest e o Template Monster oferecem opções de temas interessantes a partir de 50 dólares. É uma forma de ter um site bonito e moderno, a um custo bem acessível.

Neste caso, você pode buscar um tema responsivo, gratuito ou pago, e instalar o tema no seu WordPress. Se quiser mais detalhes sobre criar um site WordPress, leia nosso artigo “Como criar um site WordPress em 4 passos“. Para publicar o site você precisará de uma hospedagem (detalhes no artigo sobre hospedagem wordpress). Mais uma vez, é importante se certificar de que o template escolhido será responsivo, pois alguns temas não oferecem suporte para celulares e dispositivos móveis.

Indicação: Para quem deseja construir o próprio site e não tem problemas em editar um pouco de código. Existem muitos tutoriais disponíveis na internet, o que facilita o trabalho.

Vantagens: Maior controle sobre o site, uma vez que o código-fonte dos temas estará disponível para edição. Além disso, os temas são superiores aos oferecidos pelas ferramentas de criação de sites prontos.

Desvantagens: Poderá ser necessário lidar com algumas edições de código. Além disso, apesar do sistema em si ser gratuito, uma empresa de hospedagem será necessária para hospedar o site.

#3 – Utilizar um construtor que converte seu site para celular – fácil e barato

site para celularExistem no mercado algumas ferramentas exclusivas para criação de sites mobile. Elas importam o conteúdo do site original já publicado e criam uma versão deste site para celulares.

Esta é uma solução indicada para quem deseja oferecer uma boa navegação em dispositivos móveis, sem mexer no site principal. Empresas internacionais, como a Duda Mobile oferecem soluções desse tipo.

A não ser em casos de grandes portais, em que pode ser vantajoso ter sites separados, esta solução vem perdendo espaço no mercado, já que a maioria das ferramentas de criação de sites oferecem versões mobile. É bem mais interessante criar um site que já vem adaptado para celulares do que criar um segundo site para celular, em outra ferramenta.

Indicação: Para quem já possui um site e deseja ter uma versão alternativa para os dispositivos móveis.

Vantagens: Não é necessário alterar o site principal para publicar o site mobile.

Desvantagens: Será necessário administrar e atualizar dois sites distintos. Dependendo da quantidade de conteúdo, poderá ser complicado gerenciar os dois sites.

#4 – Criar seu próprio site responsivo – solução mais avançada e cara

designerNada melhor do que ter controle total sobre o seu próprio site. Web designers e programadores, caso desejem e tenham os conhecimentos necessários, poderão se dar ao luxo de planejar e executar todas as etapas da criação de seu site. Apesar de parecer o cenário ideal em comparação com os listados acima, o tempo poderá ser o maior inimigo deste tipo de iniciativa.

Àqueles que não possuem o tempo e as habilidades necessárias, resta a opção de contratar um profissional ou agência para planejar e executar o projeto. Nesse caso, o custo poderá ser o maior entrave, uma vez que o investimento será consideravelmente maior do que qualquer uma das opções listadas acima.

Indicação: Profissionais da área ou pessoas dispostas a pagar por um site único e completamente original.

Vantagens: Controle total sobre todos os aspectos do projeto.

Desvantagens: Alto custo do projeto. Dependendo do sistema entregue, também poderá ser necessária a contratação de um profissional para manutenção e evolução do site após a publicação.

Como vimos, não faltam opções para a criação de site para celular hoje em dia, seja através da contratação de um profissional ou fazendo por conta própria. Em um mundo cada vez mais conectado, o importante é estar online e presente nos canais onde o seu público estiver.

Possui algo a acrescentar? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e teremos prazer em ajudá-lo!

* Pesquisa do IBGE divulgada em abril de 2015 (via G1)

,

↑ Ir para o topo

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

↑ Ir para o topo