Criador de Sites Impress.ly – Review

Crie um site em 2 minutos com o Impress.ly
  • Produto: Criador de Sites Impress.ly
  • Preço: R$ 6,99/mês (plano anual promocional)
  • Indicado para: pessoas que queiram criar um site básico e funcional, de forma fácil e rápida
  • Avaliação geral: Bom
  • Resumo: fácil de usar, permite a criação rápida de um site e é super otimizado para celular

Visitar Site Testar Grátis

Prós e contras

PrósContras
Ferramenta simples e fácil de usarLiberdade menor de customização
Criação automática do site a partir de página no facebookNúmero reduzido de templates
Criação do site pelo smartphone ou computadorSite não pode ser movido da empresa (como em qualquer criador)
Ferramenta pode ser testada gratuitamente
Atualização automática das redes sociais no site
Site otimizado para dispositivos móveis

Galeria de imagens do Impress.ly

Impress. ly exemplo-01Impress. ly exemplo-02Impress. ly exemplo-03Impress. ly exemplo-04

 

Como funciona o Impress.ly?

Impress.ly é um novo criador de sites no mercado, lançado em 2015 nos Estados Unidos, e desde fevereiro de 2016, presente no Brasil.

Diferente de outros construtores de sites, o Impress.ly traz funcionalidades avançadas que facilitam e automatizam o processo de criação de um site, sem que seja necessário conhecimento em design ou programação. Por exemplo, se sua marca tiver presença no Facebook, o Impress.ly cria seu site automaticamente em poucos minutos. Nós fizemos um teste com a ferramenta para mostrar como funciona. Veja como foi a nossa experiência!

impress.ly

Experiência com o Impress.ly

Achamos a ferramenta fácil de usar e intuitiva. O processo de criação é automático, se tiver uma página no Facebook, e quanto mais conteúdo, melhor é o resultado. Em poucos minutos você já pode editar o seu site, o que torna o Impress.ly ideal para quem quer criar um site com rapidez e simplicidade. A ferramenta pode ser testada gratuitamente e você só paga ao publicar o seu site. Agora vamos aos resultados do nosso teste com a ferramenta:

Cadastro simples

Para começar, é preciso preencher um cadastro simples, com nome, e-mail e senha. Não é solicitado cartão de crédito e a ferramenta fica disponível para você testar gratuitamente. Você também pode fazer login com a sua conta no Google ou Facebook, se preferir.

Impress.ly cadastro

Criação automática

Ao criar a conta ela é liberada imediatamente e já é possível começar a criar o site. O primeiro passo é inserir o link da sua página do Facebook, ou de um site que tenha publicado, para que a ferramenta procure seu conteúdo e facilite a criação do seu site. Se você não tiver nada publicado na internet, não tem problema. Você pode construir um site do zero com a ferramenta, clicando no link “Eu não possuo uma página no Facebook”.

Impressly - tela facebook

Pesquisa de conteúdo da sua marca

Ao inserir seu link, o criador de sites procura e reúne todo o seu conteúdo na internet, como redes sociais, vídeos, textos, imagens, entre outros. É com esses conteúdos que a ferramenta irá criar a primeira versão do seu site. O processo leva menos de 2 minutos.

Impressly criacao automatica

Modelos de sites

Com todas as informações reunidas, o Impress.ly apresenta 10 modelos de sites com base no estilo do seu conteúdo ou da sua marca, para você escolher. Não são muitas opções, e algumas provavelmente não combinarão com o seu negócio, mas este é apenas o passo inicial, já que depois você poderá editar e customizar o seu site depois.

Impress.ly - modelos site

Customização dos elementos

Ao escolher um modelo, ele habilita o seu site para você navegar e testar (ele ainda não está publicado). Nessa hora você já pode customizar os elementos do site, como estilo de navegação, cores, fundo, fonte etc. e ver em tempo real como o seu site está ficando. O resultado é bem bacana, pois o site se comporta como um aplicativo para celular e já vem otimizado para celulares, tablets e computadores.

Impressly - site funcional

Possibilidade de testar gratuitamente

A ideia de poder testar a ferramenta e construir o site gratuitamente é muito interessante. Afinal, é normal ficar com receio de contratar uma ferramenta desconhecida e depois perder tempo e dinheiro (ou então solicitar um reembolso, que nem sempre é rápido e fácil).

O Impress.ly pode ser testado gratuitamente, para quantos sites você quiser. Somente ao publicar seu site na internet é que você precisará contratar um dos planos disponíveis, que começam em R$ 3,99 por mês no plano anual (preço promocional).

Resultado do teste

Após testar os recursos da ferramenta e fazer algumas customizações, chegamos a um resultado final satisfatório. Testando outras páginas no facebook, maiores que a nossa, chegamos a resultados muito bacanas, de sites praticamente prontos para serem publicados. Ou seja, o nível de customização que você vai precisar fazer no seu site dependerá muito da sua presença no Facebook. Quanto mais informações e conteúdos tiver na sua fanpage, melhor será o resultado “automático” desta criação. Quem não possui fanpage precisará criar do zero, o que levará mais tempo, mas isso aconteceria em qualquer criador de site.

Impress.ly responsividade

Outros exemplos

Como comparação, veja o resultado do nosso teste de criação automática de site para a Starbucks Brasil (se eles tivessem usado o Impress.ly). O resultado foi um site rico em conteúdo e visualmente bonito, com seções de cardápio, comentários e várias informações importadas da fanpage.

impress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucksimpress.ly teste Starbucks

É importante ressaltar que criar um site no Impress.ly possui mais limitações do que utilizar ferramentas mais avançadas, como o WordPress, ou até mesmo em comparação com alguns criadores de sites mais robustos (algumas opções, como temas, cores e fontes são reduzidas). Ainda assim dá para construir um site interessante e alinhado com a sua marca. De certa forma, é isso que torna o Impress.ly tão simples e fácil de usar.

Se a sua ideia é ter um site institucional para o seu negócio, com as informações essenciais que os seus clientes precisam, você certamente vai encontrar no Impress.ly uma ótima alternativa, a um custo-benefício muito atrativo.

Testar grátis o Impress.ly

Recursos do Impress.ly

Agora que você já viu como é usar o Impress.ly na prática, vamos detalhar os principais recursos da ferramenta. O Impress.ly possui recursos comuns a todos os criadores de sites, mas também conta com funcionalidades exclusivas. Veja abaixo!

Crie seu site pelo celular

Com o Impress.ly você pode criar o seu site a partir de qualquer dispositivo, seja ele celular, tablet ou computador. Esse recurso é um dos diferenciais da ferramenta, pois a maioria dos criadores só funciona no computador. Essa facilidade faz com que muito mais pessoas possam criar o seu site, já que os celulares estão se tornando o dispositivo principal dos usuários para acessar a internet (em muitos casos é o único).

Abaixo você pode ver algumas telas do criador de sites a partir de um celular. Para vê-la maior, clique na imagem.

impress.ly editor celular

Criador automático de sites

A funcionalidade de criação automática de sites do Impress.ly também é um diferencial. Enquanto em outras ferramentas você precisa selecionar um modelo de site e depois personalizá-lo, no Impress.ly basta inserir a página do Facebook, e em poucos minutos a ferramenta cria um site exclusivo para você com base nos conteúdos que reuniu na internet. Nós testamos essa funcionalidade e colocamos no vídeo abaixo, para que você possa ver como o processo funciona.

Veja que além de reunir o conteúdo, o Impress.ly organiza-o em páginas, ou seja, entrega um site quase pronto para ser publicado. Você ainda tem liberdade para editar todos os itens, como imagens, cores, fontes, textos, entre outros. Quando não há informação sobre alguma seção, o Impress.ly deixa um texto de marcação, que você só precisa substituir.

Editor de sites simples e fácil

A ferramenta de edição de sites do Impress.ly é a mais simples de usar, dentre as que já experimentamos. Para editar os elementos nas páginas, não é preciso arrastar e soltar nada, como nos demais construtores de sites. Basta clicar nas seções do menu e ir editando os conteúdos, conforme desejar. Você pode editar textos, trocar imagens, inserir informações, escolher estilos, e muito mais.

Impress.ly editor de sites 1

O menu de edição também é fácil de entender e está dividido em “conteúdo” e “design”, onde estão os itens que você pode customizar. O menu do site é organizado em blocos, que você pode criar, excluir e reposicionar. Por exemplo, se quiser subir uma seção para o início do menu, basta arrastar este bloco para o topo. Se quiser mover um submenu para o menu, basta reposiciona-lo à esquerda, para que ele vire um item principal de menu.

Impress.ly editor de sites 2

Outro recurso interessante é que você pode mudar a navegação da tela inicial do site. A ferramenta traz uma série de opções para você escolher. Um detalhe que não dá para mostrar aqui, mas é muito bacana, é que o site possui efeitos de movimento à medida que o usuário move seus dedos na tela.

Impress.ly editor de sites 3

Recursos extras da ferramenta

O criador de site Impress.ly conta com 20 blocos de conteúdo para você personalizar o seu site, como: bio, contato, e-mail, facebook, twitter, submenu, telefonar, entre outros. Além disso, são mais 17 aplicações para incrementar o seu site, como: formulário, menu, reserva, horário, rádio, blog, cupons, avaliações, e muito mais. Veja alguns exemplos na lista abaixo.

impress.ly bloco

Otimizado para celular e qualquer outro dispositivo

O Impress.ly permite construir um site de qualquer dispositivo para qualquer dispositivo. Em outras palavras, além de poder criar um site usando celulares, tablets e computadores, seu site é otimizado para esses dispositivos. A lógica de criação é “mobile first”, ou seja, o foco principal está no celular. As demais versões são ajustadas a partir dele, fazendo com que o site funcione perfeitamente em qualquer formato de tela.

Existe a possibilidade de editar a versão desktop (para computadores) de forma separada do site mobile. Nele, você pode manter a opção padrão de navegação, como no site mobile, ou optar pelo formato de uma página, que também tem sido muito utilizado na criação de sites. Apesar de ser um pouco restrito, as opções pré-definidas têm um design atraente e moderno.

impressly dispositivos

Blog

A funcionalidade de blog do Impress.ly funciona bem e é ideal para quem deseja publicar notícias e novidades no site de maneira simples e fácil. Não dá para comparar com um blog WordPress, mas é um recurso bem completo. Veja na imagem abaixo o post que nós criamos na ferramenta (clique na imagem para vê-la maior). Tem espaço para resumo, conteúdo, imagem, categoria, autor, tags e várias outras informações.

Impress.ly blog 1

Dados analíticos do site

O Impress.ly possui um painel que mostra os dados sobre as visitas ao seu site. É bem mais simples que o Google Analytics, mas acho que esta é a proposta, já que a ferramenta do Google pode parecer complicada para pessoas leigas. Este painel mostra de forma simplificada os dados mais importantes, como visitantes, região, visualizações de páginas, origem, entre outros.

Impress.ly analytics

Planos e preços do Impress.ly

Como citamos no início do artigo, o Impress.ly pode ser testado gratuitamente e só precisa ser pago na publicação do site. A ferramenta possui preços promocionais para a primeira contratação e custam a partir de R$ 6,99 por mês no plano anual. A tabela abaixo mostra um resumo dos planos disponíveis:

Preços Impress.ly 2017

Explicando um pouco os recursos listados acima, ambos os planos vêm com domínio gratuito no plano anual (que equivale a uma economia de pelo menos 30 reais), além da versão para todos os dispositivos (responsividade), dados analíticos do site e integração com redes sociais.

As diferenças dos planos são pequenas e estão nos seguintes itens:

  • Marca Impress.ly – é exibida no plano mais barato e não entra no plano superior.
  • Recursos de loja virtual, blog, reservas e música – só é importante se você for usar um desses recursos. Caso contrário, o plano mais barato atende.
  • CDN otimizado – de forma bem resumida, é um recurso que melhora a performance do site.

As formas de pagamento aceitas no site são: boleto bancáriocartão de crédito, nas bandeiras Visa, MasterCard e Amex.

Suporte

O Impress.ly oferece aos clientes uma central de ajuda em português, cobrindo as principais questões sobre o produto. Há também suporte via chat em português e via WhatsApp (de segunda a sexta, das 8h às 17h).

Impress.ly suporte

Sobre o Impress.ly

impress.ly

Lançado em 2015, o Impress.ly traz toda a bagagem e experiência dos seus criadores Endurance e AppMachine. A Endurance é uma grande empresa americana que possui diversas marcas e soluções online para pequenas e médias empresas. Já a AppMachine é uma empresa de tecnologia holandesa, responsável pelo desenvolvimento do Impress.ly e do criador de aplicativos AppMachine.

O Impress.ly é, sem dúvidas, o criador de sites mais fácil de usar do mercado. Ela permite que qualquer pessoa, a partir do seu celular ou de qualquer dispositivo, crie um site institucional em poucos minutos, graças à automatização que ela oferece.

Testar grátis o Impress.ly