Garantia de Uptime: saiba o que é

Garantia de uptime


A garantia de uptime é algo que muitas vezes passa despercebido pelos consumidores em meio a tantos termos relacionados aos serviços de hospedagem de sites. Apesar disso, é importante saber o que isso significa e por que devemos nos preocupar com a garantia de uptime oferecida pelas empresas de hospedagem ao contratar o serviço.

O que significa uptime

O termo uptime refere-se ao tempo de atividade – ou disponibilidade – de um servidor. No caso de um servidor de hospedagem de sites, uptime é o tempo que o servidor ficará disponível para ser utilizado e acessado por seus usuários (internautas e administradores). Inversamente, quando um servidor está fora do ar, chamamos este período de indisponibilidade de downtime.

Garantia de uptime em horas

Grande parte das empresas de hospedagem de sites oferece aos seus clientes uma garantia de uptime de 99,9%. Com isso,  a empresa também informa a seus clientes, que poderá ficar com o servidor que hospeda seu site indisponível durante 0,1% do tempo.

Traduzindo essa porcentagem em horas, podemos concluir que seu site poderá ficar indisponível por no máximo 8 horas em um período de um ano, em uma empresa que oferece 99,9% de uptime. Olhando dessa forma a coisa fica um pouco diferente, não é mesmo?

Existe 100% de uptime?

Em uma hospedagem compartilhada regular, é praticamente impossível obter 100% de uptime. O motivo é simples: uma infinidade de fatores poderá forçar um servidor de hospedagem a ficar indisponível, mesmo que seja para uma simples reinicialização da máquina. No entanto, este downtime de manutenção geralmente é rápido e programado para ser realizado em horários de menor acesso ao site.

Já em uma hospedagem do tipo cloud, o funcionamento é diferente, pois o servidor é virtualizado e não está associado a uma máquina específica. Sendo assim, caso seja necessário realizar uma manutenção em determinado servidor, o sistema de gerenciamento daquela “nuvem” poderá realocar os recursos para que os sites hospedados ali continuem disponíveis, sem interrupção. Mas mesmo em um plano cloud é difícil garantir que haverá 100% de uptime. Para comprovar isso, basta observar que até mesmo grandes empresas, como Google e Amazon, já tiveram seus momentos de indisponibilidade.

Posso medir o uptime de um site?

Sim, felizmente existem várias maneiras de medir o uptime de um site ou de um serviço de hospedagem. Estes serviços, que podem ser pagos ou gratuitos, realizam o monitoramento através do envio de requisições regulares para o site ou servidor em questão. Seja a resposta positiva (site online) ou negativa (site offline), o resultado fica gravado no sistema de monitoramento e você pode ver o uptime medido no período que desejar.

Os serviços de monitoramento permitem, inclusive, que você seja avisado imediatamente se o seu site ficar indisponível. Esse recurso é importante, porque permite que você possa tomar as providências necessárias para ter o site novamente no ar.

Para se aprofundar no assunto, leia o artigo como monitorar o uptime da hospedagem e ser avisado se o seu site ficar fora do ar.

Direitos do consumidor

Ao contratar um serviço de hospedagem de sites é importante observar se a empresa oferece reembolso em caso de indisponibilidade. Isso deverá estar especificado nos termos de serviço da empresa. Esta é uma prática comum, mas que muitos desconhecem.

Dependendo da indisponibilidade do serviço, é possível ter um mês inteiro de isenção. Logicamente, ninguém deseja que o seu site fique indisponível apenas para ter um desconto na mensalidade, mas não custa nada checar quando se tem direito a este tipo de reembolso.

Se você está procurando uma hospedagem estável, confira essa seleção de empresas com uptime a partir de 99,9%.

Tags:

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉