5 situações em que o criador de sites não é indicado para você

Situações em que o criador de sites não é indicado

Você decidiu criar um site, e ao pesquisar um pouco, pensou que o criador de sites era uma ótima solução. Então se lembrou que há muitas ferramentas no mercado e sentiu aquela insegurança, que o impediu de ir em frente. Saiba que essa dúvida é muito normal e fazer a escolha certa é fundamental para evitar perda de tempo e decepções no futuro.

Apesar de ser uma ferramenta excelente e muito popular (eu mesma já recomendei em várias situações), o criador de sites não é indicado para todos. Há pelo menos 5 situações em que ele não é a melhor alternativa, nas quais você talvez se identifique.

Acompanhe o artigo e descubra quando o criador de sites não é indicado para você! 😉

1. Você quer ter liberdade de levar o seu site para qualquer lugar

Quer levar o site com você

Todo criador de site tem uma empresa por trás, que é dona da ferramenta que permite que você e milhões de usuários criem um site por conta própria.

Esse sistema é proprietário e por ele você paga uma mensalidade, que funciona como um aluguel da ferramenta. Como o seu site é criado dentro dessa plataforma, ele está “preso” nela, não sendo possível transferi-lo para outra empresa.

As razões para isso acontecer vão muito além da vontade da empresa, e envolvem questões ligadas à programação e funcionamento da plataforma. Como cada criador de site tem um editor próprio, um site criado em uma dessas plataformas dificilmente poderia funcionar em outra. E se funcionasse, provavelmente teria problemas de compatibilidade.

Quando um usuário cria um site em uma ferramenta dessas e depois decide trocá-la, ele é obrigado a criar um site novo na outra plataforma. É aí que muitas pessoas descobrem essa desvantagem do criador de sites.

O que fazer ao trocar de plataforma

Mudar de plataforma é um processo trabalhoso, mas o usuário sempre poderá aproveitar os textos e as imagens para o novo site, e até mesmo reproduzir a estrutura do site na nova ferramenta. Olhando pelo lado positivo, é uma oportunidade de criar um site melhor do que a versão atual.

Só é preciso ter cuidado para não ficar com o site fora do ar, nem perder a indexação já feita pelo Google. Apontar o domínio para a nova ferramenta e manter as URLs do site (ou fazer redirecionamentos) já resolvem parte do problema.

Sendo assim, se você deseja criar um site e ir evoluindo com ele ao longo do tempo, analise bem as suas opções e escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades a longo prazo, para que não seja preciso mudar depois. Ou ainda, opte por uma ferramenta que te permita levar o site para onde quiser, como o WordPress (.org).

2. Você tem conhecimento em web design ou desenvolvimento

Tem conhecimento em web design ou desenvolvimento

Se você é web designer, desenvolvedor ou entende um pouco de TI, provavelmente irá preferir construir o seu site direto no código ou usar uma ferramenta de código aberto como WordPress, Joomla e Drupal. Além de gratuitas, essas ferramentas são mais flexíveis e escaláveis.

Apesar dos criadores de sites serem opções interessantes, eles apresentam diversas limitações. Embora elas possam não incomodar um usuário leigo, costumam causar frustração em pessoas técnicas, acostumadas a mexer diretamente nos códigos e customizar o site como preferem.

Vale dizer, no entanto, que criar um site no WordPress é viável até para pessoas com pouco conhecimento técnico, mas dispostas a aprender. Aqui no site publicamos este tutorial que ensina a criar um site WordPress em poucos passos.

Sendo assim, se você é da área de web design, desenvolvimento ou tem familiaridade com o assunto, saiba que você tem muitas opções (até melhores) para criar o seu site.

3. SEO é um dos pilares da sua estratégia para ganhar audiência

SEO é um dos pilares da sua estratégia

Há muito tempo os criadores de sites têm fama de serem pouco amigáveis para os buscadores. E o fato é que realmente esta não parece ter sido a prioridade deles durante muitos anos. Porém, com a popularidade do SEO e a necessidade crescente dos sites estarem presentes em mecanismos de busca, as ferramentas começaram a investir nessa área e evoluíram significativamente nesse aspecto. Atualmente, os melhores criadores de sites oferecem ao menos o básico de SEO.

O que isso significa? Que você poderá personalizar algumas informações do site, como títulos, descrições de página e URLs, que então aparecerão nas páginas de resultado de busca do Google. O seu site provavelmente também terá URLs amigáveis (ex: www.site.com.br/quem-somos) e você ainda terá uma versão responsiva ou mobile do seu site, que te dará vantagem nas buscas realizadas por dispositivos móveis.

Ok, isso tudo é muito útil, mas é pouco quando falamos de SEO.

SEO profissional é outra história

Ao contrário do que alguns afirmam, fazer SEO de forma profissional é um trabalho árduo e de longo prazo. Sem dizer que envolve dezenas de aspectos internos e externos do seu site. Dentre eles, podemos citar o desempenho e a velocidade de carregamento do site, a relevância do seu conteúdo, a compatibilidade com dispositivos móveis e a autoridade do site, além de muitos outros.

Por outro lado, milhares de negócios online existem com base em tráfego orgânico, o que está diretamente ligado ao SEO. Portanto, se alcançar um grande volume de tráfego orgânico é uma premissa para o sucesso do seu site, realmente o criador de sites não é indicado para você.

Por mais que essas ferramentas tenham evoluído ao longo do tempo (e muito), elas ainda não estão otimizadas o suficiente para potencializar o seu SEO. E você tampouco tem acesso ao código para fazer as configurações necessárias.

Uma ferramenta amigável ajuda

Uma ferramenta bastante amigável para os mecanismos de busca é o WordPress. Sua estrutura é otimizada e na versão instalada (WordPress.org) é possível customizar quase qualquer aspecto do site, no sentido de torná-lo mais interessante para os buscadores.

Agora, é preciso saber que ter um site WordPress não fará com que ele apareça em primeiro lugar para uma determinada palavra. É preciso suar muito para chegar lá e a escolha da ferramenta é só o primeiro passo.

Como vimos, SEO profissional e criador de sites não combinam (ainda). Se o seu negócio online depende do seu crescimento orgânico e SEO é algo em que você quer investir pesado, escolha uma ferramenta que te permita configurar todos os componentes do seu site.

4. Você planeja criar um blog

Você planeja criar um blog

É verdade que vários construtores possuem a funcionalidade de blog, mas sempre de forma limitada. Ter um blog nessa ferramenta pode valer a pena apenas quando você tem um site nesta plataforma e quer criar um espaço de novidades, sem compromisso de gerar tráfego orgânico. É apenas um lugar para os seus clientes, que já visitam o seu site, saberem de alguma novidade.

No entanto, se você deseja criar um blog profissional, há outras ferramentas muito mais interessantes. Embora pareça repetitivo, o WordPress (instalado) é a melhor opção neste caso, por sua flexibilidade, ainda que o Blogger seja uma ferramenta conhecida e até mais antiga que a primeira.

Assim como o Blogger, o WordPress foi criado como plataforma para blogs. Com o tempo, foi ganhando popularidade, até se tornar o gerenciador de conteúdo mais utilizado da internet. Atualmente, ele é usado por 28% de todos os sites do mundo.

5. Você planeja criar uma loja virtual

Você planeja criar uma loja virtual

Há uma infinidade de maneiras de criar uma loja virtual, e na maioria das vezes o criador de sites não é indicado como a solução ideal. À exceção do Wix e de poucas ferramentas que realmente oferecem um e-commerce adaptado para o Brasil, a maioria dos criadores de sites deixa a desejar nesse quesito.

Em alguns casos, não oferecer o e-commerce é uma escolha da ferramenta, o que faz sentido, já que uma loja virtual demanda uma série de recursos que não são usados em sites comuns. Em outros casos, o criador é de outro país e a loja não foi adaptada para funcionar no mercado brasileiro. Parece um detalhe, mas basta lembrarmos que boleto é um método de pagamento brasileiro, e que portanto, não é nativo de um e-commerce criado para os Estados Unidos.

Sendo assim, se o seu plano é montar um e-commerce, estude bem a ferramenta ou considere outras possibilidades, como as lojas virtuais prontas ou as plataformas open source, como Magento, OpenCart ou Prestashop. Elas foram criadas com esta finalidade, e por isso tendem a fazer um trabalho melhor nessa área. 🙂

Para quem o criador de sites é indicado então?

É verdade que o criador de sites não é indicado para todos, pois cada site tem características e necessidades próprias. Da mesma forma, o WordPress não é uma unanimidade, por melhor que ele seja.

No entanto, por incrível que pareça, o criador de sites é indicado para um grande número de pessoas. Não é a toa que o líder nesse segmento, Wix, já foi usado por mais de 90 milhões de usuários. Considerando que a versão hospedada do WordPress funciona como um criador de sites também, temos uma gama ainda maior de possibilidades.

Vou citar abaixo algumas situações em que ele pode ser a solução ideal:

  • Se você deseja criar um site institucional, pessoal ou de um negócio local;
  • Se você quer criar um site gratuito para experimentar;
  • Se você quer criar o site por conta própria e não possui conhecimento técnico;
  • Se você não quer depender de terceiros para criar e manter o seu site;
  • Se você busca uma ferramenta fácil de usar e de manter. Em que não é preciso fazer atualizações de plugins, cuidar da segurança da plataforma, nem gerenciar hospedagem, pois tudo é feito pela empresa.

Se você se identificou com ao menos um dos pontos acima e optou pelo criador de sites, minha recomendação é que escolha bem a sua ferramenta. E antes de se comprometer com ela, aproveite para testá-la. Diversas ferramentas oferecem versão gratuita ou permitem testar gratuitamente por um período de até 15 dias, tempo suficiente para avaliar e conhecer a ferramenta.

E por falar em conhecer, confira nosso levantamento dos melhores criadores de sites do mercado! Lá você pode conhecer e comparar as ferramentas, recursos e preços, e então escolher e testar as mais interessantes para o seu site. 🙂

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉