A escolha do template é um dos momentos mais importantes na criação de um site. É através dele que os principais itens são organizados, como menu, rodapé, textos e conteúdos multimídia. Justamente por isso, uma série de critérios devem ser preenchidos para que o resultado seja um site que atenda as expectativas dos usuários.
Uma das características de um bom template está na sua usabilidade. Independente do dispositivo e do tamanho da tela do usuário, ele deve ser capaz de exibir os conteúdos do site de forma adequada, sem prejudicar a leitura ou a navegação dos visitantes.
Os templates podem ser gratuitos ou pagos, e apesar de serem diferentes entre si, atendem a diversos tipos de negócio, desde serviços, portifólio até vendas online. Quer aprender mais sobre o assunto? Então leia o nosso post de hoje e confira as dicas para escolher um bom template para o seu site!
Por que o template requer cuidados?
O template do site deve ser visto como a decoração de uma loja e deve estar alinhado com a identidade visual da empresa. Mesmo sendo um ambiente virtual, a experiência dos visitantes deve ser a melhor possível, afinal, ela influenciará diretamente no modo como os usuários perceberão a marca.
Veja a imagem abaixo, por exemplo, do site da Apple. Dá para perceber que ele é uma continuidade da marca e da loja física, não é mesmo?
Apesar de serem personalizáveis, os temas prontos já vêm com uma proposta de distribuição de conteúdo. Por conta disso, um bom template precisa oferecer um menu acessível, ter uma estrutura de páginas organizada e ser adaptável para dispositivos móveis. A falta de qualquer um desses itens pode impactar negativamente na experiência do usuário, tornando o template um fator que afasta visitantes e diminui o crescimento orgânico do site.
Qual a diferença entre o template pago e o gratuito?
Durante a construção de um site, muitas pessoas optam por templates prontos, seja pela conveniência, baixo custo ou até mesmo para agilizar a publicação do site. Como podem ser personalizados, os temas prontos são ótimas opções para quem quer ter um site bonito, funcional e único, sem pagar muito por isso. Nesse caso, existem duas opções: os templates pagos e os gratuitos, indicados de acordo com as necessidades de cada site.
Templates pagos
Normalmente, templates pagos são mais completos e customizáveis. Diversas funcionalidades e opções de layout já vêm integradas ao tema, como galerias de imagens, fontes, formulários, tabelas e outros, economizando bastante tempo no desenvolvimento do site. Para quem não é especialista e quer criar o seu próprio site, ter um painel amigável como esse ajuda bastante.
Além disso, as empresas que vendem esses templates fazem atualizações constantes do tema e oferecem suporte ao cliente, o que auxilia na manutenção do site. Dentre os sites que oferecem templates pagos estão: ThemeForest, Mojo Marketplace, Elegant Themes, TemplateMonster e muitos outros. Os preços variam, mas o preço médio gira em torno de 75 dólares, pagos apenas uma vez. (Use este cupom e ganhe até 10% de desconto no TemplateMonster).
Templates gratuitos
Já os temas gratuitos tendem a ser mais limitados, pois oferecem menos opções de customização pelo próprio tema. Ele também costuma demandar mais desenvolvimento, pois os temas são básicos. Ainda assim, ao pesquisar é possível encontrar um bom template gratuito, que atenda as necessidades de um site pessoal ou institucional. Uma ótima fonte para temas gratuitos é o próprio WordPress.
Apesar de destacarmos o WordPress como uma ótima opção, esta não é a única forma de criar um site com um template pronto. Há outras plataformas que também oferecem temas, como os criadores de site, que cobriremos logo mais neste post. Esse tipo de ferramenta torna a criação de sites ainda mais fácil e rápida.
Leia também: Tendências de web design clássicas e modernas para acompanhar (+10 temas selecionados)
Por que devo investir em um template responsivo?
Atualmente, os celulares são o principal meio de acesso à internet no Brasil. Logo, possuir uma página que se adapte ao tamanho do dispositivo do visitante tornou-se indispensável.
Para que o template possa se adaptar melhor aos diferentes tipos de dispositivos móveis, ele precisa ser responsivo. Temas responsivos permitem uma melhor visualização dos conteúdos, com a distribuição de itens sendo feita conforme o layout da janela do navegador.
O uso de template responsivo impacta também no SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre). Atualmente, o ranqueamento do Google leva em consideração a compatibilidade do site com celulares, em pesquisas com origem neste tipo de dispositivo.
Nesse cenário, além do layout responsivo, o desenvolvedor do site pode buscar outras formas de otimizar a experiência do usuário em seu site. Uma delas está relacionada à velocidade de carregamento do site, que também afeta o seu ranqueamento nos mecanismos de busca. Um site pesado e lento perde muitos pontos e fica em desvantagem frente aos concorrentes.
Quando usar um criador de sites?
Muitas pessoas utilizam criadores de sites para desenvolver por conta própria as suas páginas. Gratuitos ou pagos, esses serviços permitem a construção de um site com aparência profissional, mesmo sem conhecimento técnico, através de ferramentas simples e intuitivas.
As ferramentas de criação de sites são ideais para quem pretende construir a sua página investindo pouco e não pretende contratar uma agência ou profissional para fazer isso. O processo é bem fácil e com alguns cliques já se tem um site pronto para ser personalizado. Caso o seu site tenha recursos muito específicos ou vá receber um grande volume de tráfego, considere a contratação de um especialista.
Apesar da facilidade em usar esta ferramenta, é fundamental escolher uma que seja otimizada e apresente bom desempenho. Há muitas no mercado, mas nem todas são boas. Dê preferência para as que ofereçam temas responsivos (ou mobile) e estejam otimizadas para SEO. Se preferir, veja nossa lista com os melhores construtores de sites do mercado.
O que define um bom template?
Em geral, o template ideal é aquele que atende às necessidades do seu negócio ou projeto, tem bom desempenho e oferece uma boa usabilidade. Além disso, outras características podem ajudar você a identificar um bom template e fazer a sua escolha.
O potencial de customização, por exemplo, sempre deve ser levado em consideração. Um template personalizável permitirá que você adeque o seu site à linguagem visual da sua marca e adicione recursos avançados e plugins, que podem tornar o seu site mais agradável e funcional.
A experiência de uso também deve ser avaliada. Nesse sentido, possuir um layout responsivo é primordial para garantir que o seu site seja exibido corretamente em qualquer aparelho, seja ele um computador, tablet ou celular.
→ Veja também: 15 temas profissionais para usar com o WordPress
Construir uma página web pode parecer, a princípio, algo complexo. Entretanto, conhecendo essas técnicas e colocando-as em prática, você poderá construir um site inteiro, por conta própria, começando pela escolha de um bom template.
Que tal começar hoje? Dê o primeiro passo lendo nosso artigo comparando duas excelentes ferramentas: Wix e WordPress. Confira!