Google favorece site compatível com celular

Google site para celular

Uma recente atualização no algoritmo do Google deverá causar um grande impacto na classificação dos sites nos resultados de pesquisas. A partir de hoje, 21 de abril, sites compatíveis com celulares terão maior visibilidade nas pesquisas feitas por esses dispositivos, enquanto os sites não otimizados perderão cada vez mais espaço nessas buscas. A notícia é motivo de preocupação para muitos donos de sites que não possuem versão mobile, e com razão.

Segundo o Google publicou em seu blog, eles estão expandindo o uso da compatibilidade com celulares como fator de ranqueamento de um site. Esta mudança será feita nas pesquisas móveis de todo o mundo e terá um impacto significativo nos resultados de pesquisa do Google. O objetivo é permitir que usuários encontrem resultados relevantes e de alta qualidade, que estejam otimizados para os seus dispositivos.

A mudança feita pelo Google era prevista, uma vez que atualmente cerca de 60% do tráfego da internet vem de celulares, número que tende a crescer nos próximos anos. E quando falamos em navegação mobile, experiência do usuário é tudo. Afinal, quem gosta de navegar em sites tradicionais, quando está no celular? As fontes são pequenas, os links são difíceis de clicar e as páginas demoram a carregar. Não é uma experiência boa, concorda? Por isso que tem se tornado tão importante ter um site compatível com celular.

Como ter um site compatível com celular?

Seja qual for a sua situação, a boa notícia é que ter um site otimizado para celulares e tablets é mais fácil do que você imagina. Há no mercado soluções para praticamente todas as situações. Vamos ajudá-lo nessa missão, com algumas dicas muito importantes.

Se você já possui um site

O primeiro passo para quem possui um site, é testar se o site é compatível com dispositivos móveis. Para isso, o Google fornece uma ferramenta gratuita, onde você coloca o link do seu site e ela identifica se o seu site é compatível. O teste pode ser feito neste link: Teste de compatibilidade com dispositivos móveis (nós também fizemos!).

Se você fizer o teste e receber o resultado de que seu site é compatível com dispositivos móveis, parabéns! Você está no caminho certo e deve ser beneficiado com essa mudança do Google. Abaixo está o resultado do teste que fizemos no nosso site.

 

Para você que quer ir além deste teste, e ver em detalhes todas as questões de usabilidade para mobile no seu site, recomendamos que crie uma conta no Google Webmaster Tools. Lá você tem acesso a todas as informações sobre o seu site, e dicas que te ajudarão a melhorar a visibilidade do seu site no Google.

Se você fizer o teste, e o resultado for não compatível, você verá algo parecido com a tela abaixo. Em nosso teste, usamos o site do UOL Host.

Caso seu site não esteja otimizado para dispositivos móveis, considere uma das soluções abaixo:

  1. Se seu site está em um gerenciador de conteúdo (CMS, em inglês), como WordPress, Joomla, Magento, substitua o tema (template) por um que seja responsivo. Existe uma oferta gigantesca de temas responsivos, gratuitos e pagos, para estas plataformas.
  2. Se seu site foi feito com terceiros, em uma ferramenta própria do fornecedor, peça para ele um orçamento para adaptar o site atual. Ou então, considere migrar para um dos CMSs citados acima, já com um template responsivo.
  3. Se você utilizou um criador de sites, verifique se ele oferece temas responsivos e atualize seu site aplicando um desses temas. Lembre-se que é possível que tenha que fazer acertos no layout, depois que o novo tema for aplicado. Se o criador de sites for antigo e não oferecer temas responsivos, considere trocar de ferramenta. De uma forma ou de outra, você precisará ter um site compatível com celulares, e quanto antes você tiver, melhor.

Se você ainda não possui um site

Se você está começando agora e ainda não criou seu site, aproveite para criar um site responsivo, ou seja, que se adapta conforme a tela do usuário, esteja ele em um computador, tablet ou celular. Essa escolha vai contribuir, e muito, para o sucesso do seu site, e do seu negócio (seja ele qual for!). Para isso, siga um dos caminhos abaixo:

  1. Utilize um criador de sites que ofereça temas responsivos. Empresas como Wix, GoDaddy e HostGator oferecem ferramentas deste tipo.
  2. Crie seu site em um CMS como o WordPress e escolha um tema responsivo. Tanto o WordPress como diversos sites oferecem templates deste tipo (como por exemplo, o Theme Forest). Há opções gratuitas e pagas muito boas.
  3. Peça para um webdesigner ou agência desenvolver um site responsivo para você. Seja através do WordPress ou de outra ferramenta, o importante é que tenha um site compatível com dispositivos móveis, e que passe no teste do Google, apresentado neste post.

Essa mudança é passageira?

Cada vez mais usuários acessam a internet de celulares para procurar informações, inclusive sobre negócios como o seu. Oferecer a melhor experiência para este usuário, enquanto ele navega no seu site, aumentará e muito as chances dele comprar de você. Sendo assim, não hesite em investir nisso.

Ter um site compatível com celulares já não é mais uma opção. É o caminho certo para gerar mais tráfego e conquistar mais clientes. Boa sorte e sucesso!

Publicado originalmente em 21/04/2015 - Atualizado em 13/04/2018

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉