Loja Online GoDaddy: saiba tudo sobre essa ferramenta de loja virtual

Loja online GoDaddy

O comércio eletrônico é um dos setores que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos, e essa tendência veio para ficar, com o uso cada vez maior da tecnologia pelas pessoas. Com esse crescimento, surgem novas oportunidades de negócio, tanto para quem já possui uma empresa como também para aqueles que desejam empreender.

Uma forma muito comum de começar um negócio na internet é através de uma loja virtual, e para isso não faltam ferramentas. Fáceis de usar e com preços acessíveis — muitas têm até planos gratuitos —, as plataformas de lojas virtuais ganham cada vez mais espaço no mercado. 

Uma dessas ferramentas é da GoDaddy, considerada uma das maiores empresas no segmento de domínio e hospedagem do mundo. Neste artigo, vamos mostrar como funciona e quais são os recursos oferecidos na loja online GoDaddy, para que você também possa conhecer.

O que é e como funciona a loja online da GoDaddy

Montagem com telas da loja virtual da GoDaddy

A loja online da GoDaddy é uma ferramenta simples e amigável para quem quer começar a vender pela internet. Ela faz parte do criador de sites da empresa (também chamado de Sites + Marketing) e conta com todos os recursos dessa ferramenta, além dos específicos para e-commerce.

Aqui nós vamos nos aprofundar no plano de loja online, mas você pode conhecer os demais recursos da ferramenta nesta análise que fizemos do criador de sites da GoDaddy. A propósito, é possível testá-la gratuitamente por 30 dias no site da GoDaddy.

Para quem é indicada?

A loja online da GoDaddy é ideal para profissionais, empreendedores e pequenos lojistas que buscam uma ferramenta prática e fácil de usar, sem necessidade de conhecimento técnico.

Ela também é indicada para profissionais e empresas que procuram uma solução integrada de presença online. Ao contrário da maioria das plataformas de e-commerce, na GoDaddy é possível ter site, blog e loja virtual no mesmo endereço, usando apenas uma ferramenta. Isso sem contar com as integrações de marketing, que já vêm incluídas no plano e são essenciais para divulgação online do negócio.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes Pontos fracos
Tem um ótimo custo-benefício. É uma loja virtual básica.
Permite unir site, blog e loja virtual no mesmo lugar. Usuários avançados podem considerar a customização um pouco limitada.
É muito fácil de usar. Há pouca variedade de temas.
Permite vender produtos físicos e digitais, e também serviços online. O checkout não é transparente.
Permite aceitar diferentes formas de pagamento (boleto, cartão de crédito e PayPal). Não possui muitas integrações, mas Mercado Pago e PayPal estão disponíveis.
Possui opções de envio/frete.  
Permite editar e administrar a loja em desktops e celulares.  
Os temas são gratuitos, responsivos e podem ser trocados mesmo após a publicação do site.  
Conta com certificado de segurança SSL grátis.  
Possui ferramentas de marketing integradas para divulgação da loja.  
Permite testar grátis por 1 mês.  
Oferece suporte por telefone e em português.  
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Principais recursos da loja online

Como expliquei, a loja online da GoDaddy é parte integrante do criador de sites da empresa. Para não me alongar muito, mostrarei aqui apenas os recursos relacionados à loja online (plano Comércio Eletrônico). Para conhecer as demais funcionalidades disponíveis, recomendo nosso artigo sobre o criador de sites da GoDaddy.

Temas e visual da loja

A ferramenta da GoDaddy atualmente disponibiliza um pouco mais de 20 temas — todos responsivos, que servem como ponto de partida para a criação do site e da loja online, considerando que queira reunir tudo no mesmo endereço. Por falar nisso, se você ainda não tem um domínio, pode usar um gratuito sob o endereço “.godaddysites.com”, até registrar o seu. Se precisar de inspiração, veja aqui as nossas dicas de domínio para lojas virtuais.

Uma vez selecionado um tema, é possível customizá-lo com diversas seções. Algumas são exclusivas para lojas online, como as de categorias e de produtos em destaque. Essas seções que eu mencionei são úteis para chamar a atenção do usuário e atraí-lo para a loja, por isso são comumente inseridas na página inicial, como no exemplo abaixo.

Exemplo de página inicial com produtos em destaque
Exemplo de página inicial com produtos em destaque

Com uma página própria, que fica acessível pelo menu de navegação, a loja online possui um visual padronizado. As categorias, por exemplo, são listadas na vertical e ficam à esquerda, enquanto os produtos ficam à direita. Esse tipo de organização vertical traz a vantagem de permitir um número maior de categorias, se comparado ao menu horizontal. Pode parecer um detalhe, mas à medida que a loja cresce essa navegação faz toda a diferença.

Exemplo de página da loja virtual GoDaddy, visualizada na tela de um computador
Exemplo de página da loja virtual GoDaddy, visualizada na tela de um computador

Apesar da padronização, algumas personalizações estão disponíveis na loja, como quantidade de colunas, tamanho das imagens e paleta de cores. Há liberdade também para inserir novas seções de conteúdo na página, como categorias populares, cadastro para newsletter, entre outras.

Produtos, categorias e pedidos

A loja online da GoDaddy possui diversos recursos relacionados ao cadastro e gerenciamento de produtos e categorias, e também gestão de pedidos. Entre eles, estão alguns que vale destacar:

  • A ferramenta permite cadastrar 5.000 produtos, com até 10 imagens por produto. A página de cadastro de produtos permite inserir muitas informações, que auxiliam na gestão da loja e na experiência de compra dos usuários.
  • É possível vender produtos físicos e também digitais, como vídeo, e-book, música e outros. Este é um diferencial da GoDaddy em comparação a diversas plataformas de loja virtual.
  • O recurso de importação de arquivo CSV está disponível e permite adicionar uma grande quantidade de produtos de uma só vez, através de uma planilha.
  • Além de categorias de produtos, a ferramenta também permite adicionar subcategorias para uma maior organização dos produtos na loja.
  • O painel de administração permite gerenciar todos os aspectos de uma loja virtual, tais como: pedidos, produtos, inventário, envio e pagamento.
  • A loja online da GoDaddy também oferece o recurso de cupons, que podem ter seu funcionamento customizado pelo lojista (ex: quantidade, data de validade etc.).
Trecho da página de cadastro de um produto na loja online da GoDaddy
Trecho da página de cadastro de um produto na loja online da GoDaddy

Formas de pagamento e integrações

Atualmente a loja online da GoDaddy possui integração com o Mercado Pago e o PayPal. Apesar das opções serem restritas, elas permitem oferecer aos clientes o pagamento por boleto e cartão de crédito (além do PayPal).

A taxa de transação pelo Mercado Pago é de 4,99%, enquanto pelo PayPal a taxa é de 2,9% + US$ 0,30 por transação. Não há cobrança de comissão por venda por parte da GoDaddy.

O lojista pode ainda aceitar pagamentos “offline”, como na retirada em loja física, ou através de outros meios, como depósito ou transferência bancária. Basta habilitar essa opção e inserir as instruções, que serão exibidas aos clientes na finalização da compra.

Exemplo de tela de checkout da loja virtual da GoDaddy
Exemplo de tela de checkout da loja virtual da GoDaddy

Formas de envio

Na loja online da GoDaddy as configurações de envio são feitas pelo lojista. Não há integração com os Correios ou outros aplicativos de envio. Por outro lado, a ferramenta oferece muitas opções de personalização. 

As formas de envio incluem:

  • Frete grátis – configurado por região e preço mínimo do pedido.
  • Taxa fixa – pode ser por pedido ou por peso.
  • Retirada na loja

Outros recursos da loja virtual GoDaddy

Conheça abaixo outros recursos disponíveis aos clientes da loja online da GoDaddy. 

Hospedagem e SSL gratuitos

Todos os planos do criador de sites da GoDaddy, incluindo o de loja online, contam com hospedagem e certificado de segurança SSL gratuitos. O certificado SSL é fundamental em qualquer loja virtual, pois criptografa todas as informações trocadas entre o site e seus visitantes, incluindo dados sensíveis sobre clientes e transações.

E-mail marketing

Um dos diferenciais da ferramenta é que ela é integrada com o serviço de e-mail marketing. A loja online da GoDaddy conta com esse recurso gratuito e permite enviar até 25.000 e-mails por mês aos assinantes e clientes. Os e-mails promocionais são uma ótima estratégia para alavancar as vendas online e a integração facilita o dia a dia do lojista.

Integração com redes sociais

E por falar em facilidade, a loja online da GoDaddy está integrada às principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Google Meu Negócio. Na prática, o lojista pode agendar e publicar nas suas redes sociais diretamente pelo painel da GoDaddy. E ainda monitorar a performance por lá. Todos os planos contam com esse recurso, mas na loja online ele é ilimitado.

Habilitação de carrinho abandonado

Com este recurso, é possível enviar e-mails automáticos aos clientes que saem da loja com itens no carrinho (sem finalizar a compra). Ele está disponível gratuitamente aos clientes do plano de loja online.

Exemplo de e-mail de recuperação de carrinho abandonado
Exemplo de e-mail de recuperação de carrinho abandonado

Conexões

A ferramenta conta com um cadastro de clientes, de onde é possível acessar informações individuais sobre pedidos e atividades realizadas. Os usuários também têm acesso às suas próprias contas e podem visualizar seus dados e serviços contratados, entre outros. 

Histórico do site

Em caso de necessidade, é possível recuperar versões anteriores do site, graças ao salvamento automático das alterações. Também é permitido realizar backups manuais, que ficam salvos na própria ferramenta e podem ser restaurados posteriormente. Essa funcionalidade é muito útil antes de realizar mudanças significativas na loja.

E mais…

  • Compromissos online – sistema de agendamento online de eventos, cursos, treinamentos e outros, tanto esporádicos como recorrentes. Ideal para professores, instrutores e profissionais que desejam vender seus serviços online.
  • Blog – recurso útil para gerar mais tráfego para o site e manter os visitantes informados e engajados, através de publicações relevantes para o público-alvo.
  • Sistema de mensagens – janela de mensagem que fica visível em todas as páginas, para que os usuários possam entrar em contato com a loja. Esse sistema envia a mensagem por e-mail ao lojista, que pode retornar para o visitante.
  • Botão do Whatsapp – botão para contato com a loja através do Whatsapp.
  • Pop-up – mensagem exibida para todos os visitantes que acessam o site, com ofertas ou anúncios importantes.
  • Cupons – criação de cupons de desconto, com regras específicas de uso.
  • SEO – assistente de otimização que auxilia o lojista na criação de textos que possam melhorar o ranqueamento da loja nos mecanismos de busca.
  • Google Analytics – integração que permite monitorar as métricas de acessos à loja.
  • Pixel do Facebook – recurso que permite a realização de anúncios na rede social, voltados para os visitantes da loja.

Como podemos ver, a lista de recursos é extensa. Para conhecer mais funcionalidades, disponíveis também nos outros planos do criador de sites da GoDaddy, confira este artigo.

Planos e preços da loja online GoDaddy

A loja online da GoDaddy está disponível no plano Comércio Eletrônico do criador de sites da empresa. Além desse, há outros 3 planos — Basic, Padrão e Premium, com recursos para criação de sites, mas sem a funcionalidade de e-commerce.

O plano Comércio Eletrônico é o mais completo e abrange todas as funcionalidades da plataforma. Aqueles que desejam apenas vender cursos e outros serviços online já têm no plano Premium o recurso de agendamento online.

Uma vantagem da loja online da GoDaddy — e de todos os planos do criador de sites — é a  possibilidade de testar a ferramenta gratuitamente por 30 dias, sem a necessidade de inserir um cartão de crédito. Para começar gratuitamente, acesse esta página da GoDaddy, ou confira abaixo a tabela detalhada com os planos. Lembrando que a loja online está disponível somente no plano Comércio Eletrônico.

Criador de Sites e Loja Online GoDaddy
Planos Basic Padrão Premium Comércio
Eletrônico
RECURSOS
Certificado SSL Sim Sim Sim Sim
Conectar domínio
personalizado
Sim Sim Sim Sim
Layout responsivo Sim Sim Sim Sim
Edição em
qualquer lugar
Sim Sim Sim Sim
Botão do PayPal Sim Sim Sim Sim
SEO Não Sim Sim Sim
Blog Sim Sim Sim Sim
ORIENTAÇÃO E ANÁLISE
GoDaddy InSight™ Sim Sim Sim Sim
MÍDIA SOCIAL E EMAIL MARKETING
Mídia social
e plataformas de listagem
1 3 Ilimitado Ilimitado
Publicações em mídias
sociais e respostas por mês
5 20 Ilimitado Ilimitado
E-mail marketing
(envios/mês)
100 500 25.000 25.000
Criador de conteúdo
de marca
Sim Sim Sim Sim
COMPROMISSOS ONLINE
Compromissos esporádicos
online
Sim Sim Sim Sim
Eventos de grupo
e aulas recorrentes
Não Não Sim Sim
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Loja online Não Não Não Sim
Preço/mês
(teste grátis 30 dias)
R$ 14,99
Testar
de R$ 34,99 por
R$ 24,99
Testar
de R$ 49,99 por
R$ 36,99
Testar
de R$ 64,99 por
R$ 39,99
Testar

Como criar uma loja virtual na GoDaddy

Se você se interessou em experimentar a loja online da GoDaddy, mas precisa de ajuda para começar, o vídeo abaixo pode ser um ótimo guia. Feito pela própria empresa, o vídeo mostra como criar uma loja virtual, seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página da GoDaddy e comece gratuitamente
  2. Defina o nome e a categoria da loja virtual
  3. Configure o domínio
  4. Selecione o tema da loja
  5. Adicione os produtos
  6. Ative as formas de pagamento
  7. Configure os métodos e preços para envio
  8. Pré-visualize e publique a loja virtual
  9. Confira dicas extras para o sucesso da loja
  10. Monitore a performance

Afinal, a loja online da GoDaddy é boa?

Para o tipo de ferramenta que ela se propõe a ser — um criador de sites com e-commerce —, a loja online da GoDaddy faz um bom trabalho. Ainda mais se considerarmos a quantidade de recursos gratuitos que ela oferece, como e-mail marketing e integração com redes sociais. 

Além disso, ao contrário das lojas virtuais exclusivas, ela tem a vantagem de permitir ter um site e loja virtual no mesmo lugar. E ainda conta com diferenciais, como a venda de serviços e produtos digitais, algo que muitas ferramentas não oferecem.

Algumas integrações e customizações podem fazer falta para lojistas que demandam mais recursos ou procuram uma ferramenta inteiramente dedicada ao e-commerce. No entanto, para pequenos empreendedores e profissionais que querem criar sua própria loja virtual de forma rápida e fácil, e a um preço acessível, a loja online GoDaddy é um boa opção.

A loja online da GoDaddy faz parte do criador de sites e pode ser testada gratuitamente por 30 dias, sem cartão de crédito, nesta página da GoDaddy.

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

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