Blog para e-commerce: vale a pena ter um?

Blog para e-commerce

Se você possui ou pretende montar uma loja virtual, certamente essa pergunta já passou pela sua cabeça. Vale a pena criar um blog para e-commerce? Ou seja, além da minha loja virtual, devo também criar um blog para complementar minha estratégia de marketing digital?

Na maioria dos casos, a resposta é sim! Seja qual for a sua estratégia, estar presente em diversos canais digitais pode ser uma abordagem importante e necessária para vender online.

Neste artigo, pretendo apresentar para você não apenas as vantagens de ter um blog para e-commerce, mas também te ajudar a tomar decisões importantes, como a escolha do domínio, da plataforma de blog e, se for o caso, da hospedagem  do mesmo.

Por que ter um blog para e-commerce?

A resposta é simples: toda loja virtual precisa de tráfego para realizar vendas e gerar receita e o blog é um dos meios mais utilizados por empreendedores e profissionais para aumentar os acessos em seus sites e e-commerces. 

Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível atrair visitantes para o blog, que poderão se tornar futuros clientes da loja virtual e seguidores da marca.

Podemos citar ainda outras vantagens de ter um blog para loja virtual, tais como:

  • Fortalecer sua autoridade no segmento, através de artigos que complementam e explicam seus produtos ou serviços.
  • Gerar tráfego para a sua loja online, fazendo links para ela a partir dos artigos do seu blog, e também de terceiros, desde que relevantes.
  • Engajar sua audiência, publicando conteúdos relevantes e que despertem o interesse dos leitores.
  • Atrair visitantes e potenciais clientes para a sua loja online, através da indexação do blog em mecanismos de pesquisa, como o Google, ou na divulgação em redes sociais, como o Instagram.
  • Aumentar a credibilidade e a reputação da sua marca na internet, algo importante até mesmo para marcas conhecidas no mundo off-line.
  • Manter um canal de comunicação aberto com seus clientes, considerando que o seu blog pode ser um espaço para interação e troca de informações entre sua empresa e os próprios leitores.
  • Reforçar a estratégia da sua marca nas redes sociais, uma vez que os próprios artigos podem ser usados como conteúdos originais para suas redes.

Além dos pontos listados acima, que já são bem explicativos, vale a pena mencionar que o maior investimento em um blog costuma ser o tempo necessário para a criação dos conteúdos. O custo monetário para a manutenção de um blog geralmente é baixo, podendo ser até mesmo gratuito, como veremos um pouco mais adiante no texto.

Veja também: Como criar artigos originais para blog no WordPress usando o gerador de conteúdo da Infinity Copy

Também é importante ter em mente que os resultados de uma estratégia de conteúdo costumam ser mais demorados, ainda mais se compararmos a iniciativas de resultado quase imediato, como anúncios online. Manter um blog é como manter um jardim ou uma horta, é preciso regar, cuidar e ter paciência até que as primeiras flores ou frutos comecem a aparecer.

Como começar a criar um blog para e-commerce

Agora que já falei sobre a importância de ter um blog para e-commerce, e considerando que você optou por montar um para a sua loja virtual, vamos abordar o assunto de maneira um pouco mais prática. Ao final do artigo, espero ter te ajudado a montar o seu próprio blog para loja virtual.

Antes de colocar efetivamente a mão na massa, é importante levantar algumas questões que vão certamente te ajudar a montar o seu próprio blog. Vou listar algumas dessas perguntas a seguir.

Devo usar o mesmo domínio do e-commerce para o blog?

Devo usar o mesmo domínio do e-commerce para o blog?

A primeira pergunta diz respeito ao domínio, isto é, o endereço do blog na internet. Supondo que você já possui uma loja virtual, faz sentido questionar se o domínio já existente para o e-commerce pode ser usado para o blog.

Vamos supor que eu tenha uma loja virtual rodando e em pleno funcionamento. Vou batizá-la de lojadobill.com.br. Eu provavelmente optaria por utilizar o mesmo domínio para a criação do blog. Preferencialmente, eu optaria por um subdiretório dentro do domínio, como por exemplo lojadobill.com.br/blog. Essa escolha se deve principalmente porque os conteúdos publicados dentro do blog — e que estarão dentro do mesmo domínio — fortalecerão a relevância do endereço nos resultados de busca.

No entanto, essa configuração pode não ser possível, dependendo da plataforma que você estiver usando no seu e-commerce. Muitas plataformas prontas de loja virtual não permitem acesso ao servidor de hospedagem, o que inviabilizaria a configuração do blog em um subdiretório (a não ser que a própria ferramenta tenha um recurso de blog e faça isso automaticamente). Caso contrário, essa configuração só é possível em uma loja virtual instalada em uma hospedagem externa, como por exemplo, e-commerces criados com o Magento ou com o WordPress (usando o plugin WooCommerce).

Como alternativa, pode-se usar um subdomínio para fazer o seu blog para loja virtual. Nesse caso, o endereço do meu blog poderia ser blog.lojadobill.com.br. A diferença de configuração entre um subdomínio e um subdiretório é que o primeiro pode ser apontado para qualquer servidor de hospedagem, incluindo servidores externos, independente da plataforma utilizada para o e-commerce. A configuração, nesse caso, é feita no nível do domínio, com a inserção de registros na zona de DNS do mesmo. O apontamento para o subdomínio deve ser feito no local onde o domínio foi registrado. Já no caso de um subdiretório, ele precisa estar necessariamente dentro do mesmo servidor de hospedagem.

Saiba mais sobre a edição de registros na zona de DNS aqui.

Usar um subdomínio para o blog da sua loja virtual pode ser interessante sob alguns aspectos. Por exemplo, se você optar por uma plataforma de blog gratuita, como o Blogger, pode configurar gratuitamente um subdomínio para o mesmo sem pagar nada por isso! Veja neste tutorial como fazê-lo. Em outras palavras, você pode rodar seu e-commerce na plataforma que desejar e ter seu blog em outra ferramenta. É verdade que o usuário irá para outro ambiente ao navegar no blog, mas muitas empresas optam por essa “separação”, pois oferece mais liberdade.

Veja também: DLoja Virtual: o que é e como funciona essa plataforma de e-commerce

Há ainda uma terceira opção: usar um domínio completamente diferente para criar seu blog. Essa pode ser uma alternativa interessante dependendo da sua estratégia de marketing digital. Vamos supor, por exemplo, que a lojadobill.com.br seja especializada em vender peças e dispositivos para computadores gamers. Nesse caso, seria possível criar o blog tudosobrepcsgamers.com.br como um canal de apoio à loja virtual. O blog poderia ter como objetivo se tornar uma autoridade no assunto e indicar a loja virtual para a compra de peças e acessórios. A desvantagem, no entanto, é que seria necessário trabalhar duas marcas distintas na internet. Além disso, a autoridade do domínio principal (e-commerce) seria reforçada apenas através de eventuais links do blog para a loja virtual.

Recapitulando as opções de domínio para loja virtual:

  1. Subdiretório dentro do domínio do e-commerce: dominiodaloja.com/blog.
  2. Subdomínio dentro do domínio do e-commerce: blog.dominiodaloja.com.
  3. Novo domínio: dominiodoblog.com.

Qual plataforma devo escolher para o meu blog de e-commerce?

Qual plataforma devo escolher para o meu blog de e-commerce?

Essa é uma pergunta tão importante quanto a escolha do domínio. A plataforma do blog pode influenciar de diversas maneiras o sucesso do seu projeto. Para citar um ponto, se o seu objetivo é ranquear bem seus posts nos resultados de busca do Google, serviços como o WordPress e o Blogger são especialmente bons nessa tarefa, sendo amigáveis aos buscadores mesmo com configurações básicas. Mas vale reforçar que o uso de uma plataforma externa fica condicionada à compatibilidade que mencionamos acima quanto à escolha do endereço. Nada que seja impeditivo, mas com certeza deve ser levado em consideração.

Por outro lado, dependendo da forma como você pretende gerar tráfego para o seu blog, a plataforma pode não fazer tanta diferença. Por exemplo, vamos supor que eu seja um influenciador digital com um grande número de seguidores e use meus canais sociais para gerar tráfego para o blog. Neste cenário, a plataforma em si pode não ter tanto peso. Ela não precisa, necessariamente, ser tão amigável aos mecanismos de busca, já que a maior parte do tráfego virá das redes sociais. Apesar disso, se eu fosse você, não hesitaria em escolher uma plataforma que seja amigável aos buscadores, em qualquer cenário. Dessa forma, você abre mais uma frente para captação de clientes em potencial. 😉

Diante disso, recomendo que você avalie se a sua plataforma de e-commerce possui a funcionalidade de blog — ou se ela permite a instalação ou o apontamento para uma ferramenta que não seja a loja virtual em si. Ciente das possibilidades, recomendo que você faça a escolha mais alinhada com a sua estratégia de marketing digital.

Veja também: Como criar um blog no WordPress

É necessário contratar uma hospedagem?

É necessário contratar uma hospedagem?

Talvez você já tenha respondido esta pergunta durante a avaliação das questões anteriores. Ainda assim, vale a pena levantar alguns pontos sobre a escolha da hospedagem em um blog para e-commerce.

Se a plataforma de e-commerce que você usa atualmente (ou pretende usar) possui a funcionalidade de blog, verifique se ela está alinhada com a sua estratégia de marketing e se ela permite que todos os recursos que você deseja sejam adicionados. É comum que plataformas de lojas virtuais prontas (por aluguel) tenham recursos de blog restritos ou inexistentes.

Optando por uma plataforma de blog externa, avalie sobre a necessidade de uma hospedagem gratuita ou paga. Serviços gratuitos como o Blogger, por exemplo, podem satisfazer as necessidades básicas de um blog para e-commerce a custo zero. Para customizações mais avançadas, no entanto, pode ser interessante utilizar o WordPress em um serviço de hospedagem de sites. Esse cenário é um dos que oferecem mais liberdade para criação de um blog e pode incluir diversas comodidades, como instalação e atualizações automáticas.

Agora que você já está familiarizado com os principais conceitos que envolvem a criação de um blog para loja virtual, veja aqui 4 ferramentas incríveis e gratuitas para usar.

E caso tenha ficado com alguma dúvida, não pense duas vezes: deixe um comentário, será um prazer ajudar!

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Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

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