Hospedagem WordPress ou compartilhada: qual escolher?

Hospedagem WordPress ou compartilhada

Se você possui um site WordPress, ou pretende construir um, em algum momento passará pelo processo de contratar uma hospedagem para o seu site. Nessa hora, provavelmente será inevitável passar pelo dilema de escolher entre uma hospedagem WordPress ou uma hospedagem compartilhada tradicional.

Em ambos os serviços, a variedade de recursos e de empresas disponíveis pode deixar qualquer especialista confuso sobre qual escolher. Afinal, já que o meu site é/será feito nessa plataforma, devo escolher uma hospedagem WordPress ou compartilhada?

Neste artigo, vamos mostrar as principais diferenças entre estes dois tipos de hospedagem e tentar ajudá-lo a escolher a melhor opção para você. Continue conosco e descubra!

O que é Hospedagem Compartilhada

hospedagem compartilhada

Como o próprio nome já diz, uma hospedagem de sites compartilhada armazena sites de diversos clientes no mesmo servidor. Assim, os clientes compartilham os recursos do servidor de hospedagem em questão.

Este é o serviço de hospedagem mais utilizado no mundo e existe praticamente desde que a internet foi criada. Sua popularidade se deve ao fato de ser um serviço extremamente barato. A razão é que um único servidor de hospedagem pode ser compartilhado por muitos clientes.

Como pode-se imaginar, dependendo da quantidade de clientes utilizando um servidor compartilhado, ele poderá ficar sobrecarregado. Por isso, é necessário que as empresas de hospedagem imponham limites e condições de uso. Caso contrário, muitos clientes poderiam ser prejudicados. Imagine, por exemplo, se um único site consumisse todos os recursos disponíveis naquele servidor. É aí que mora o grande “porém” da hospedagem compartilhada: dependendo do consumo de recursos do site, uma hospedagem compartilhada pode não dar conta do recado, fazendo com que o site fique fora do ar.

Isso não quer dizer que a hospedagem compartilhada é ruim e deve ser evitada. Pelo contrário, a hospedagem compartilhada pode ser indicada para uma grande variedade de tipos de sites, incluindo sites feitos utilizando o WordPress. Se a hospedagem oferecer os recursos necessários para a plataforma e o gestor do site se preocupar com aspectos básicos de desempenho e otimização, um site WordPress poderá ficar hospedado por muitos anos em uma hospedagem compartilhada.

O que é Hospedagem WordPress

hospedagem WordPress

O gerenciador de conteúdo WordPress vem ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas que desejam construir seu próprio site. Talvez pela facilidade de uso e quantidade de recursos disponíveis, sua popularidade vem aumentando. Atualmente, 27% de todos os sites da internet utilizam o WordPress. Um número impressionante, não é mesmo?

Algumas empresas de hospedagem, conscientes desta crescente demanda, criaram serviços específicos para atender sites feitos na plataforma WordPress. Esse tipo de hospedagem, geralmente é identificado por hospedagem WordPress ou WordPress Hosting. Cada empresa, no entanto, procura desenvolver uma solução exclusiva.

Assim, é possível encontrar serviços de hospedagem WordPress com características distintas, como veremos a seguir.

Diferenciais da Hospedagem WordPress

Antes de mais nada, é importante relembrar que as hospedagens compartilhadas mais populares do mercado são totalmente compatíveis com o WordPress. Para oferecer diferenciais de verdade, as empresas foram além do feijão com arroz e montaram soluções efetivas para o perfil de usuário típico do WordPress.

O primeiro ponto a saber, é que o WordPress já vem instalado por padrão em uma hospedagem WordPress. Se esse não for o caso, a instalação automática estará disponível no painel de controle do serviço. Da mesma forma, as atualizações de versão do WordPress também são feitas automaticamente. Em uma instalação comum do WordPress, apenas atualizações de segurança são realizadas automaticamente. Atualizações de versão da plataforma (upgrades) devem ser feitas manualmente. Esse aspecto da hospedagem WordPress pode ser um grande diferencial para aqueles que não desejam se preocupar com nenhum tipo de manutenção do sistema.

Em geral, a hospedagem WordPress também se diferencia pela infraestrutura oferecida. Enquanto muitas hospedagens compartilhadas oferecem armazenamento de arquivos em HDs tradicionais, é comum encontrar armazenamento em discos SSD nas hospedagens dedicadas à plataforma. Esse tipo de armazenamento proporciona acesso mais rápido aos arquivos do site (como imagens, por exemplo), uma vez que o disco rígido não possui partes móveis.

Ainda nesse quesito, é possível encontrar servidores com outros recursos de desempenho. Cache ativado por padrão, servidor de proxy reverso NGINX e PHP 7 são alguns exemplos. Vale lembrar que a versão 7 do PHP passou a ser recomendada oficialmente pelo WordPress.org no final de 2016. WordPress.org é a organização oficial que mantêm a plataforma WordPress, libera atualizações e concentra a documentação oficial do WordPress.

Outro item importante que vem sendo adotado por padrão nas hospedagens exclusivas para o WordPress é a adoção do SSL / HTTPS. Este item de segurança, cujo objetivo é criptografar a troca de dados entre o servidor e o navegador do visitante, se tornou praticamente obrigatório para qualquer site. Principalmente depois que o Google anunciou que o SSL está entre os fatores de ranqueamento de uma página. No final de 2016, o próprio Matt Mullenweg, criador do WordPress, também divulgou que novos recursos serão implementados e dependerão deste tipo de tecnologia.

No Brasil, a KingHost já adotou essa item de segurança como padrão em novas instalações, como mencionamos recentemente na análise da hospedagem WordPress da KingHost.

Mas as diferenças não param por aí.

Entre os recursos oferecidos em hospedagens dedicadas ao WordPress, podemos encontrar backups diários, controle de versão, o que permite desfazer alterações feitas no site (e que não ficaram satisfatórias), e recursos para desenvolvedores, como WP-CLI, Git e outros.

Afinal, hospedagem WordPress ou compartilhada?

A resposta para essa pergunta é: depende. Apesar da hospedagem WordPress oferecer recursos extras, o que a torna bastante atrativa para os usuários da plataforma, é possível manter sites WordPress em uma hospedagem compartilhada e ainda assim obter um ótimo desempenho. Para isso, o responsável pelo website deverá se preocupar com diversas questões relacionadas ao desempenho e segurança do site, coisas que já vêm prontas na hospedagem WordPress.

Outro aspecto muito importante e que deve pesar na decisão é o aspecto financeiro. A hospedagem compartilhada pode ser muito barata, com preços a partir de R$ 10 mensais. A hospedagem WordPress, em geral, é um pouco mais cara, e o preço pode ficar bem mais salgado. Portanto, essa é uma questão que definitivamente deve ser pesada, juntamente com outros aspectos.

Em resumo:

Contrate uma hospedagem WordPress se você:

  • Não quer se preocupar com a instalação do WordPress;
  • Não quer se preocupar com atualizações de versão do WordPress;
  • Deseja contar com backups frequentes (sem ter que configurar nada);
  • Deseja ter recursos de segurança, como proteção à malware (sem ter que configurar nada);
  • Está disposto a pagar um pouco mais por um serviço diferenciado.

Contrate uma hospedagem compartilhada se você:

  • Não vê problemas em instalar e atualizar o WordPress por conta própria;
  • Está disposto a configurar manualmente recursos de desempenho, como um plugin de cache;
  • Está disposto a configurar/contratar recursos de segurança, como SSL / HTTPS;
  • Quer pagar pouco pela hospedagem (e ainda assim ter um serviço de qualidade).

Conclusão

O dilema hospedagem WordPress ou compartilhada é atual e atinge um número cada vez maior de usuários, à medida que a popularidade do sistema cresce.

hospedagem WordPress traz, por padrão, diversos destes recursos, o que pode ser de grande ajuda sob diversos aspectos. Isso beneficia tanto leigos, que não desejam se preocupar com atualizações e outras configurações, como também experts, que terão à sua disposição ferramentas avançadas de desenvolvimento.

Por outro lado, paga-se um pouco mais caro por esse serviço, o que pode desencorajar alguns e estimular a realização de configurações e otimizações por conta própria. Para aqueles que desejam se preocupar apenas com a escrita e deixar o restante para os especialistas, não há dúvidas de que a hospedagem WordPress pode ser uma boa opção.

,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário