Crocoblock: leve seu WordPress para outro nível com estes plugins (review)

Crocoblock Elementor e WordPress plugins

Sabemos que o WordPress é uma das plataformas mais versáteis da atualidade para criação de sites, blogs, lojas virtuais e outras aplicações web. Uma infinidade de complementos, plugins e temas é lançada a cada dia, tornando as possibilidades de criação praticamente infinitas. Assim, é comum encontrar empresas que se especializaram em soluções para a plataforma.

Dentre as soluções para WordPress que merecem destaque temos a Crocoblock. Com experiência de mais de 10 anos e mais de 1 milhão de instalações ativas, a empresa desenvolve plugins para WordPress que expandem seus recursos de maneira surpreendente.

Neste artigo, vou apresentar os plugins disponíveis para WordPress na Crocoblock, seus principais recursos e como fazer para usá-los em qualquer site. Vamos lá?

O que é Crocoblock

Crocoblock é uma empresa especializada em plugins para WordPress, cujo foco é expandir (muito) as funcionalidades da plataforma. Recursos como a criação de layouts avançados, agendamento online e galeria de produtos são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelos plugins Crocoblock.

A Crocoblock é uma empresa especializada em plugins para WordPress (imagem: Crocoblock)
A Crocoblock é uma empresa especializada em plugins para WordPress (imagem: Crocoblock)

A maior parte dos plugins da Crocoblock foi criada com base no Elementor, que é um construtor de páginas (page builder) visual do WordPress. O Elementor facilita a criação de layouts no WordPress através de uma plataforma de arrastar e soltar (que não existe nativamente no WordPress). Este recurso é comum também nos criadores de sites.

Vale ressaltar, no entanto, que a Crocoblock também disponibiliza plugins que são compatíveis com o Gutenberg, ao invés do Elementor. O Gutenberg é o construtor de páginas padrão do WordPress e que já oferece uma experiência bastante amigável para o usuário, mesmo para os não técnicos.

A opção por uma ou outra plataforma acaba sendo uma escolha pessoal entre os usuários.

Para quem os plugins Crocoblock são indicados?

Os plugins da Crocoblock são indicados para qualquer usuário que queira criar sites com o WordPress de maneira intuitiva e sem ter que lidar com códigos ou programações avançadas. A maioria dos plugins Crocoblock foi desenvolvida para ser usada em conjunto com o Elementor, o que já facilita bastante a edição das páginas (mais informações sobre isso adiante). Os JetPlugins da Crocoblock acrescentam mais recursos a esta configuração e tornam as possibilidades de criação ainda mais diversas.

Para aqueles que preferem utilizar o editor nativo do WordPress, o Gutenberg, e que têm esta mesma intenção de criar sites de maneira intuitiva e sem o uso de códigos, os JetPlugins também são uma ótima opção. No caso do Gutenberg, a Crocoblock oferece uma variedade menor de opções, portanto cabe avaliar se as opções disponíveis se aplicam caso a caso.

E para aqueles que estão se perguntando se o uso de muitos plugins pode impactar no desempenho do site, de fato isso pode ocorrer. No entanto, o maior volume de códigos e scripts utilizado pelos plugins Crocoblock atuam no backend, isto é, no painel de administração do site (mais especificamente na área de edição de posts e páginas). Ao publicar determinada página/post que utiliza um dos JetPlugins, o código gerado no lado do usuário é leve e não afeta tanto o desempenho do site.

Vale lembrar que existem muitos outros aspectos que podem tornar o seu site mais ou menos pesado. Para saber mais sobre isso e aprender como manter o seu site leve e veloz, veja este artigo sobre otimização de sites.

Crocoblock Elementor e Gutenberg

Para aqueles que não estão familiarizados com o Elementor ou com o Gutenberg, uma breve explicação. Como mencionamos acima, Gutenberg é o nome do editor de páginas nativo do WordPress. Ao realizar a instalação do WordPress pela primeira vez, o conteúdo do site (páginas e posts) pode ser criado e editado através dele. O Gutenberg é uma evolução do editor de páginas do WordPress e apresenta o conceito de blocos que podem ser adicionados a qualquer página. Estes blocos podem conter títulos, parágrafos, imagens, vídeos do YouTube, colunas de conteúdo, galerias de imagem, enfim, uma série de elementos que juntos formarão o conteúdo de determinada página ou post.

O editor Gutenberg é baseado no conceito de blocos e representa uma evolução para o WordPress
O editor Gutenberg é baseado no conceito de blocos e representa uma evolução para o WordPress

Apesar de ser bem versátil, a criação de layouts mais complexos no Gutenberg é limitada e depende bastante do tema que se está utilizando. Por isso, soluções como o Elementor foram criadas. O Elementor permite que os layouts de página e a inserção de novos recursos sejam feitos de maneira visual, arrastando e soltando elementos. Este processo é mais intuitivo e permite trabalhar visualizando algo bem mais próximo do resultado final da página em termos de layout.

O Elementor oferece uma experiência similar à de outros criadores de sites com sua interface de arrastar e soltar (imagem: Elementor)
O Elementor oferece uma experiência similar à de outros criadores de sites com sua interface de arrastar e soltar (imagem: Elementor)

O Crocoblock expande as possibilidades de ambos os criadores de página. Inicialmente, a empresa desenvolveu soluções apenas para o Elementor, mas vem apresentando cada vez mais soluções compatíveis com o Gutenberg.

A seguir, veremos quais plugins Crocoblock estão disponíveis para ambos os construtores de páginas do WordPress.

Plugins Crocoblock para Elementor

Confira agora os plugins da Crocoblock que podem ser usados com o criador de páginas Elementor.

JetElements

JetElements é um poderoso plugin que permite adicionar nada menos do que 44 recursos a qualquer site WordPress com Elementor. Recursos como gráficos animados, galeria de fotos animadas, parallax, seções de conteúdo complexas, sliders, mapas e players de áudio são apenas algumas amostras do que é possível inserir com o JetElements.

O JetElements oferece uma grande variedade de elementos para sites WordPress com Elementor (imagem: Crocoblock)
O JetElements oferece uma grande variedade de elementos para sites WordPress com Elementor (imagem: Crocoblock)

Assim como os demais plugins que veremos a seguir, o JetElements pode ser adquirido sozinho ou dentro do pacote All-inclusive. Mais detalhes sobre isso adiante.

JetTricks

O plugin JetTricks permite adicionar efeitos especiais e informações animadas de diversas formas em um site. Em uma imagem estática, é possível adicionar pontos destacados com informações adicionais visíveis ao passar do mouse ou toque (em tablets e smartphones).

Pontos com destaques interativos em uma imagem é um dos recursos do JetTricks (imagem: Crocoblock)
Pontos com destaques interativos em uma imagem é um dos recursos do JetTricks (imagem: Crocoblock)

Além disso, pode-se adicionar seções e colunas dinamicamente e sem a necessidade de carregar a página novamente. O efeito Parallax também está disponível no pacote de recursos. O JetTricks possui um total de 8 recursos planejados para enriquecer a experiência do usuário em um site. Ele é compatível com o Elementor e pode ser adquirido sozinho ou dentro do pacote com todos os plugins Crocoblock.

JetWooBuilder

O plugin JetWooBuilder foi criado com o objetivo de levar a sua loja com WooCommerce + Elementor para um alto nível de sofisticação. Ele permite a criação de páginas de venda com layouts únicos, criados por você. Começando pela vitrine da loja, o JetWooBuilder possibilita editar o layout de todas as interações que o seu cliente terá até a conclusão da venda, incluindo o carrinho de compras e a conclusão da mesma.

O JetWooBuilder viabiliza a personalização de lojas virtuais com WooCommerce e Elementor (imagem: Crocoblock)
O JetWooBuilder viabiliza a personalização de lojas virtuais com WooCommerce e Elementor (imagem: Crocoblock)

O JetWooBuilder também permite a criação de listas de produtos personalizadas através da função WC Product Query types. Organize seus produtos mais vendidos, mais bem avaliados, mais visualizados, entre outras classificações, com este plugin. Também é possível a criação de filtros para que o próprio usuário faça organizações personalizadas de produtos.

JetProductGallery

Este é mais um plugin para integração com o WooCommerce. Como o nome sugere, o JetProductGallery permite a criação de galerias de produtos sofisticadas, podendo ser usado tanto na lista de produtos quanto na página de um único produto (single product).

O JetProductGallery é voltado para a criação de galerias de imagem e vídeo (imagem: Crocoblock)
O JetProductGallery é voltado para a criação de galerias de imagem e vídeo (imagem: Crocoblock)

É possível criar paginação de produtos, efeitos de zoom, inserção de vídeos e diversos tipos de grid para exibição da galeria.

JetCompareWishlist

O JetCompareWishlist adiciona a funcionalidade de lista de desejos e de comparação de produtos às lojas virtuais com o WooCommerce. No recurso de comparação, o próprio usuário pode definir os parâmetros de comparação. Já na lista de desejos, é possível criar um layout personalizado para exibir os itens desejados selecionados pelo possível cliente.

O famoso recurso de lista de desejos está disponível no JetCompareWishlist (imagem: Crocoblock)
O famoso recurso de lista de desejos está disponível no JetCompareWishlist (imagem: Crocoblock)

Além disso, é possível exibir publicamente no site quantas vezes determinado produto foi adicionado em uma lista de desejos, o que pode aumentar a demanda pelos produtos mais populares.

JetPopup

A Crocoblock facilitou em muito a criação de popups com este plugin. O JetPopup permite criar pop-ups com layouts exclusivos em uma interface de arrastar e soltar. O disparo dos mesmos também pode ser completamente personalizado, permitindo escolher quando e como eles serão exibidos. Além disso, o plugin oferece uma variedade grande de animações para o seu pop-up não passar despercebido.

Popups de todos os tipos podem ser criados com o JetPopup (imagem: Crocoblock)
Popups de todos os tipos podem ser criados com o JetPopup (imagem: Crocoblock)

Pop-ups de ofertas, cadastro, uso de cookies e formulário de contato são apenas alguns dos exemplos de janelas possíveis. E para aqueles que querem economizar tempo na criação do pop-up, existem amplas opções de pop-ups prontos para serem customizados.

JetReviews

O plugin de avaliações de usuários da Crocoblock é o Jetreviews. Todas as funcionalidades clássicas da avaliação de experiências e produtos na internet estão presentes nele. Os itens a serem avaliados podem ser customizados à vontade, de acordo com o tipo de produto e com a necessidade do usuário.

O JetReviews permite disponibilizar em seu site diversos tipos de avaliação de usuários (imagem: Crocoblock)
O JetReviews permite disponibilizar em seu site diversos tipos de avaliação de usuários (imagem: Crocoblock)

No painel de administração, as avaliações podem ser moderadas e compiladas em um painel de controle limpo, que destaca as informações essenciais.

Painel de administração do JetReviews (imagem: Crocoblock)
Painel de administração do JetReviews (imagem: Crocoblock)

O plugin é compatível com sites WordPress com Elementor, com ou sem WooCommerce.

JetMenu

O plugin JetMenu permite criar menus simples ou complexos, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops. Se você está procurando um plugin WordPress para fazer mega menus, definitivamente o JetMenu é uma opção a se considerar. Ele permite inserir todo tipo de conteúdo diretamente no menu. Utiliza a filosofia mobile first, priorizando a navegação em dispositivos móveis. Aliás, é possível ter menus independentes de acordo com a plataforma.

As possibilidades de criação de menus são praticamente infinitas com o JetMenu (imagem: Crocoblock)
As possibilidades de criação de menus são praticamente infinitas com o JetMenu (imagem: Crocoblock)

Os menus criados com o plugin podem ser horizontais, verticais ou do tipo “hamburguer”, que é aquele ícone com três listras horizontais empilhadas, bastante usado em dispositivos móveis. A posição do menu, bem como o que será exibido ou ocultado em cada dispositivo, é customizável.

JetBlocks

O plugin JetBlocks permite adicionar elementos extras, mas importantes, ao cabeçalho ou ao rodapé do site. Através dele é possível inserir widgets de login, cadastro, carrinho de compras, pesquisa, navegação, logotipo, e até mesmo um breadcrumb, que é o caminho de navegação com links até a página atual. Alguns destes elementos estão presentes por padrão em muitos temas WordPress. No entanto, o JetBlocks promete facilitar a inserção e customização destes itens.

Estes são os elementos disponíveis no plugin JetBlocks (imagem: Crocoblock)
Estes são os elementos disponíveis no plugin JetBlocks (imagem: Crocoblock)

JetSearch

O plugin JetSearch promete turbinar o mecanismo de pesquisa de qualquer site WordPress. Utilizando a tecnologia Ajax, que permite adicionar conteúdo dinamicamente à página, os resultados de pesquisa são rápidos e podem ter a aparência e conteúdo completamente customizados.

O JetSearch incrementa o mecanismo de pesquisas padrão do WordPress com diversos recursos (imagem: Crocoblock)
O JetSearch incrementa o mecanismo de pesquisas padrão do WordPress com diversos recursos (imagem: Crocoblock)

É possível ainda inserir miniaturas das imagens dos posts, bem como definir o tamanho do snippet, que é o trecho de texto exibido logo abaixo do título, contendo o início do artigo em questão.

JetBlog

A funcionalidade de blog está presente no WordPress desde a sua criação. Na verdade, o sistema foi concebido para ser um gerenciador de blogs — e este é de fato um dos grandes pontos fortes do WordPress, se não o maior. Diante disso, qual é a necessidade de ter um plugin de blog para uma plataforma de blogs que já faz um ótimo trabalho?

Pois então, o plugin JetBlog preenche lacunas e oferece recursos que não estão presentes por padrão no WordPress. Com ele é possível criar, por exemplo, playlists de vídeo e organizar os posts em grid, tornando a aparência do blog atraente e profissional. Para os sites de notícia, uma chamada horizontal pode ser inserida em qualquer página com as últimas publicações.

O JetBlog adiciona recursos que não estão presentes por padrão no mecanismo de blog do WordPress (imagem: Crocoblock)
O JetBlog adiciona recursos que não estão presentes por padrão no mecanismo de blog do WordPress (imagem: Crocoblock)

É possível ainda criar paginação de posts em qualquer área, exibir os posts como slides e criar navegação inteligente sobre os artigos. Além disso, o JetBlog permite o uso de consultas customizadas (custom WP Query) para a exibição de posts com critérios personalizados.

JetTabs

O plugin JetTabs facilita a criação de áreas de conteúdo organizadas por abas e vai além. Pode-se estilizar facilmente a aparência das abas e da área de conteúdo. Além disso, outras formas de organização também estão presentes, como o acordeom clássico (onde o conteúdo clicado se expande e os demais se recolhem).

Diversos tipos de organização de conteúdo podem ser alcançados com o JetTabs (imagem: Crocoblock)
Diversos tipos de organização de conteúdo podem ser alcançados com o JetTabs (imagem: Crocoblock)

Outros elementos, como o switcher, que permite alternar conteúdos ao clicar sobre ele, e o acordeom de imagens também fazem parte do pacote.

JetThemeCore

O JetThemeCore é um plugin voltado para a criação de layouts. Através dele é possível editar a aparência do site como um todo, modificando inclusive o cabeçalho e o rodapé. Ele vem com uma biblioteca que inclui centenas de designs prontos para serem usados e modificados, sendo possível criar novos templates a partir das customizações do usuário.

O JetThemeCore possui centenas de templates prontos para serem editados (imagem: Crocoblock)
O JetThemeCore possui centenas de templates prontos para serem editados (imagem: Crocoblock)

Ao contrário dos demais plugins da família, o JetThemeCore não pode ser adquirido sozinho, mas ele é disponibilizado gratuitamente na aquisição de qualquer outro plugin Crocoblock ou do pacote que inclui todos os plugins.

Plugins Crocoblock para Gutenberg

A Crocoblock possui uma família de plugins voltados para o Gutenberg, que é o editor de páginas nativo do WordPress. Baseado na inserção de blocos, o Gutenberg substituiu o antigo editor do WordPress e representa um grande avanço para a plataforma, tornando a edição de conteúdos bem mais intuitiva e prática.

Vale mencionar que os plugins Crocoblock para Gutenberg também são compatíveis com sites que utilizam o Elementor como editor de páginas. Vamos conhecer agora os JetPlugins para Gutenberg.

JetEngine

O JetEngine é um plugin voltado para a criação e organização de conteúdos dinâmicos. Ele permite a criação de uma infinidade de tipos de conteúdo compatíveis com o WordPress, mas que não estão disponíveis em uma instalação padrão do sistema. Custom Post Types (tipos de posts customizados) e Custom Fields (meta-dados customizados) são exemplos do que o plugin pode criar, de maneira 100% integrada ao Gutenberg, o que adiciona bastante agilidade à sua administração.

É possível criar diversos tipos de conteúdo personalizado com o JetEngine (imagem: Crocoblock)
É possível criar diversos tipos de conteúdo personalizado com o JetEngine (imagem: Crocoblock)

Aliado ao mecanismo de criação de conteúdos diversos, está a capacidade de criar filtros complexos para a exibição de conteúdo. É possível cruzar diversos critérios para exibir conteúdos dinamicamente ao usuário, incluindo todos os tipos de posts existentes no site, taxonomias, usuários, produtos WooCommerce, entre outros. Além disso, o JetEngine ainda permite a criação de tabelas e gráficos utilizando dados extraídos do banco de dados do site.

Tabelas e gráficos visualmente atraentes também podem ser criados com o JetEngine (imagem: Crocoblock)
Tabelas e gráficos visualmente atraentes também podem ser criados com o JetEngine (imagem: Crocoblock)

O JetEngine é compatível tanto com o Gutenberg quanto com o Elementor.

JetSmartFilters

O JetSmartFilters é um plugin criado para o uso de filtros avançados em sites WordPress. Sites que possuem conteúdos com classificações complexas podem se beneficiar bastante dos recursos deste plugin.

A filtragem de conteúdos complexos é facilitada pelo JetSmartFilters (imagem: Crocoblock)
A filtragem de conteúdos complexos é facilitada pelo JetSmartFilters (imagem: Crocoblock)

O JetSmartFilters oferece ao usuário a capacidade de filtrar o conteúdo visível no site de acordo com seus interesses. Os filtros, por sua vez, podem ser planejados e criados previamente pelo administrador do site, de modo a facilitar a localização de seus conteúdos mais específicos. Em um site de carros, por exemplo, o usuário poderia filtrar os modelos disponíveis por marca, ano, cor etc.

JetBooking

Para qualquer tipo de reserva online em sites WordPress, o JetBooking foi criado. Aluguel de carros e reserva de hotéis são alguns dos usos mais populares do plugin.

Diversos tipos de reserva online podem ser feitas com o JetBooking (imagem: Crocoblock)
Diversos tipos de reserva online podem ser feitas com o JetBooking (imagem: Crocoblock)

A instalação do plugin é simples, feita através de um assistente. Basta fornecer algumas informações, como o tipo de post (post type) que será usado no sistema de reservas, e em poucos passos é possível publicar seu sistema de reservas online. O administrador ainda pode configurar os tipos de notificações que deseja receber a cada reserva criada.

O JetBooking é compatível tanto com o Gutenberg quanto com o Elementor.

JetAppointment

O JetAppointment funciona de maneira muito semelhante ao JetBooking, mas seu objetivo é permitir a realização de agendamentos online. Seja você um profissional liberal, uma clínica médica ou um pequeno comércio, este plugin pode viabilizar seus agendamentos online com a facilidade do gerenciamento oferecido pelo WordPress.

O JetAppointment permite criar agendamentos online (imagem: Crocoblock)
O JetAppointment permite criar agendamentos online (imagem: Crocoblock)

O JetAppointment também possui um assistente de instalação que te ajuda a configurar os tipos de agendamentos desejados em poucos passos. O painel de controle do plugin oferece uma visão geral dos agendamentos realizados, bem como a possibilidade de administrar qualquer item criado.

O JetAppointment pode ser usado com o Gutenberg ou com o Elementor.

JetStyleManager

O JetStyleManager foi criado para permitir a estilização de blocos no Gutenberg. Ele é compatível com todos os demais plugins da família, podendo ser usado em conjunto para criar layouts personalizados diretamente no Gutenberg.

O JetStyleManager permite a customização dos blocos do Gutenberg (imagem: Crocoblock)
O JetStyleManager permite a customização dos blocos do Gutenberg (imagem: Crocoblock)

É um plugin leve e que quase não acrescenta códigos ao WordPress. Além disso, ele é 100% gratuito e pode ser usado mesmo pelos não assinantes da Crocoblock.

O JetStyleManager é compatível apenas com o Gutenberg.

JetGridBuilder

O plugin JetGridBuilder dá aos usuários do WordPress ainda mais liberdade na criação de layouts e modelos de página. Este plugin permite a organização de qualquer conteúdo do site em grids inteligentes, que podem ser modificados simplesmente arrastando e soltando elementos na página.

O JetGridBuilder é fácil de operar e permite a criação de layouts complexos (imagem: Crocoblock)
O JetGridBuilder é fácil de operar e permite a criação de layouts complexos (imagem: Crocoblock)

Os grids podem carregar conteúdo dinâmico ou estático, sendo compatível com outros plugins de conteúdo, como o WooCommerce e o ACF (Advanced Custom Fields).

O JetGridBuilder é 100% gratuito e é compatível tanto com o Gutenberg quanto com o Elementor.

JetFormBuilder

O JetFormBuilder é um dos mais poderosos plugins de formulários que eu já tive contato. Há pouco tempo fiz um review deste plugin, que você pode conferir aqui. O fato dele utilizar o Gutenberg para edição dos campos o torna bastante intuitivo e versátil e o diferencia de alguns dos plugins de formulário mais populares do mercado.

Diversos campos de formulário estão disponíveis no JetFormBuilder (imagem: Crocoblock)
Diversos campos de formulário estão disponíveis no JetFormBuilder (imagem: Crocoblock)

Além dos campos tradicionais e esperados em um formulário, o JetFormBuilder traz recursos avançados, como a possibilidade de preenchimento em etapas, inserção dinâmica de campos, uso de condicionais, pré-preenchimento de campos, entre muitos outros. Para conhecê-lo em mais detalhes, recomendo fortemente que leia o nosso review do JetFormBuilder.

Vale mencionar que ele também é 100% gratuito e compatível apenas com o Gutenberg.

Quanto custa o Crocoblock? (planos e preços)

Os plugins Crocoblock podem ser adquiridos individualmente ou através de pacotes que incluem todos. Os preços dos plugins individuais vão de 15 a 39 dólares, sendo que alguns deles são gratuitos. Confira a seguir os preços individuais dos plugins Crocoblock:

Já os pacotes que incluem todos os plugins são divididos em All-inclusive (1 site, US$ 130/ano), All-inclusive Unlimited (sites ilimitados, US$ 265/ano) e Lifetime (sites ilimitados, pagamento único de US$ 750).

Todos os planos incluem atualizações de plugins durante toda a assinatura e suporte técnico via ticket, chat e vídeo (Zoom).

Ver planos

Afinal, os plugins Crocoblock valem a pena?

Sem dúvida alguma os plugins da Crocoblock valem a pena. Através da família Jet para Elementor e Gutenberg, a Crocoblock criou um arsenal de ferramentas valiosas para expandir os recursos do WordPress. E o melhor: não é necessário nenhum conhecimento técnico em design ou programação para usá-los.

Os plugins individuais oferecem um bom custo-benefício, visto que a licença é renovada apenas anualmente. Para a utilização de 3 ou mais plugins, talvez valha a pena considerar o pacote com tudo incluído. Os planos All-inclusive também podem ser especialmente interessantes para web designers e agências que fazem sites para clientes.

Para aqueles que têm algum receio de não saberem lidar com os plugins, a empresa disponibiliza tutoriais em vídeo, texto e imagens, além de suporte online por chat e vídeo.

Para saber mais, visite o site da Crocoblock e conheça todas as capacidades dos plugins da família Jet.

Tags: , ,

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉