3 maneiras de encontrar um domínio no WordPress.com

Como encontrar um domínio no WordPress.com

Criar um blog hoje em dia é muito fácil e barato, graças à ferramentas gratuitas como o WordPress.com. Basta criar uma conta, escolher um template e pronto, está dado o primeiro passo para ter um blog na internet! Se você ainda não conhece essa ferramenta, confira aqui nossa análise.

Apesar de toda essa facilidade, existe uma etapa que costuma gerar dúvidas: a escolha do endereço do blog. Por mais simples que pareça, esta pode ser uma tarefa difícil. Afinal, o domínio precisa representar bem o tema do blog, ser curto, fácil de lembrar e principalmente, estar disponível.

Nessa hora não basta ter criatividade, se o endereço desejado já estiver ocupado. A propósito, isso tem sido cada vez mais comum. Ainda mais quando se trata de uma ferramenta tão popular, como o WordPress.com. Segundo dados da empresa proprietária do WordPress — a Automattic —, o Brasil é o quarto país que mais utiliza a ferramenta no mundo. Ou seja, vários endereços já foram registrados por outros usuários, diminuindo as chances de encontrar o domínio ideal.

O que fazer então para conseguir um domínio no WordPress.com que combine com o seu blog? Bem, a boa notícia é que existem pelo menos 3 soluções, que eu vou mostrar neste artigo. Acompanhe e encontre o domínio que está procurando. 🙂

1. Crie um domínio gratuito com final .wordpress.com

Esta primeira opção é a mais popular e, portanto, a mais concorrida. É que todo blog gratuito criado no WordPress.com usa como padrão de endereço o final .wordpress.com. Nada menos que milhões de sites e blogs em todo o mundo.

Para exemplificar, vamos supor que você esteja criando um blog sobre sustentabilidade. Você então dá ao blog o nome “Criando um mundo melhor”. Ao usar o final .wordpress.com, o seu blog ficaria assim: criandoummundomelhor.wordpress.com. Repare que, na prática, o seu endereço é um subdomínio dentro do WordPress.com.

Se a sua ideia é ter um blog gratuito, tudo bem usar o .wordpress.com. Ele é de longe o mais utilizado pelos blogs gratuitos na plataforma. Contudo, se você ainda tem essa dúvida, confira este post e descubra qual escolher: um plano gratuito ou pago do WordPress.com.

Agora, e se você procurou, mas não encontrou o seu domínio com final .wordpress.com? Calma, você ainda tem outros dois caminhos. Vamos à segunda opção.

2. Crie um domínio gratuito com final .blog

Essa opção foi lançada especialmente para os blogueiros. Como noticiado no blog em português do WordPress.com, desde o final de 2018 os usuários da plataforma têm a opção de usar um endereço gratuito com final .blog, em vez de .wordpress.com.

Essa necessidade surgiu por conta dos milhões de blogs criados anualmente no WordPress.com, que diminuíram a quantidade de endereços livres. Com os novos subdomínios disponíveis em .blog, foi criada uma infinidade de opções de endereços gratuitos dentro do WordPress.com.

Confira abaixo a lista de subdomínios em .blog, disponíveis no WordPress.com:

  • art.blog
  • business.blog
  • car.blog
  • code.blog
  • data.blog
  • design.blog
  • family.blog
  • fashion.blog
  • finance.blog
  • fitness.blog
  • food.blog
  • game.blog
  • health.blog
  • home.blog
  • law.blog
  • movie.blog
  • music.blog
  • news.blog
  • photo.blog
  • poetry.blog
  • politics.blog
  • school.blog
  • science.blog
  • sport.blog
  • tech.blog
  • travel.blog
  • video.blog
  • water.blog

Tá, mas o que isso significa na prática? Isso significa que é preciso optar por um dos subdomínios da lista acima, caso queira criar um endereço gratuito com final .blog, dentro do WordPress.com.

É verdade que há uma limitação pelos termos serem em inglês, mas diversos funcionam bem no Brasil. É o caso de “design.blog”, “art.blog”, “news.blog” e “video.blog”, entre outros. Seria ótimo poder usar apenas o .blog, mas essa opção não está disponível gratuitamente, já que é um domínio, como o .com e o .com.br, por exemplo.

Usando nosso exemplo anterior, poderíamos registrar um endereço gratuito como criandoummundomelhor.news.blog. Ficou até mais curtinho, né? Assim como em .wordpress.com, os subdomínios .blog são gratuitos e não expiram.

Como criar um endereço em um subdomínio .blog

Os subdomínios em .blog, apesar de estarem disponíveis gratuitamente aos usuários do WordPress.com, podem não ser tão fáceis assim de encontrar. Por terem sido criados especialmente para blogs, é preciso seguir um passo a passo para encontrá-los.

Primeiro, acesse WordPress.com e inicie a criação de um novo site. Então, siga as etapas a seguir:

Na etapa 1, selecione a opção “Compartilhe ideias, experiências, novidades, resenhas, histórias, vídeos ou fotos” como objetivo principal do site. Veja que esta é a opção que melhor descreve um blog. Então, clique em Continuar.

Formulário para inserir informações do blog que você está criando.
Etapa 1 – selecione a opção que melhor descreve um blog

Na etapa 2, insira o nome do seu site no campo de pesquisa (junto ou separado). Você então verá uma lista de opções, sendo a primeira gratuita e as demais pagas. Repare que neste exemplo, foi sugerido um endereço .home.blog, com base no que eu inseri.

Sugestões de domínio são apresentadas na tela, baseadas no nome que você informou no formulário.
Etapa 2 – veja a opção .blog disponível gratuitamente

Se você não quiser a sugestão oferecida pelo WordPress.com, aqui vai uma dica! Para ver o subdomínio .blog que você quer, basta inserir o endereço completo desejado na pesquisa, removendo o final .blog. Lembrando que o subdomínio precisa constar naquela lista que passei.

No meu exemplo, veja que o WordPress sugeriu um endereço .home.blog, que não combina com o assunto que escolhi (sustentabilidade). O mais próximo que eu achei na lista foi o .news.blog, mas ele não apareceu como opção.

O que eu fiz para resolver o problema foi inserir o termo criandoummundomelhor.news. Aí ele trouxe essa opção (.news.blog) gratuita. Veja na imagem abaixo. Você pode colocar o nome separado, como “criando um mundo melhor news” que também funciona!

Sugestões de domínio são apresentadas na tela, baseadas no nome que você informou no formulário.
Para ver a opção .blog preferida, preencha a primeira parte do subdomínio no campo

Selecione a opção gratuita .blog que deseja e prossiga para a última etapa de criação do seu site ou blog, que é da escolha de um plano (gratuito ou pago).

Então, encontrou o domínio que procurava para o seu WordPress.com? Se ainda não, você tem uma terceira opção. Veja a seguir!

3. Utilize um domínio personalizado no WordPress.com

Se você não conseguiu encontrar o endereço gratuito que queria com final .wordpress.com e tampouco em umas das opções com final .blog, você tem mais uma opção: usar um domínio próprio no WordPress.com.

O domínio próprio nada mais é do que um endereço personalizado, escolhido por você, e que não vem acompanhado do nome de nenhuma plataforma, como .wordpress.com, por exemplo. Sua estrutura básica é composta do nome que você desejar — desde que disponível — e na extensão que você escolher, como .com, .com.br e outras centenas de opções. Seguindo o exemplo do blog de sustentabilidade, poderia ser criandoummundomelhor.com.

O domínio personalizado possui diversos pontos positivos, que vão além da grande disponibilidade de endereços. Entre as vantagens de ter um domínio personalizado, podemos dizer que as principais são o ganho em credibilidade e o melhor ranqueamento no Google.

Você pode registrar um domínio no WordPress.com ou em qualquer outra empresa apta a registrar domínios (nesta lista você conhece as melhores). No entanto, recomendo que opte pelo WordPress.com, caso já não tenha um domínio registrado, pois a empresa oferece o 1º ano de domínio gratuito na contratação de um dos planos pagos.

Falando nisso, para usar um domínio personalizado no WordPress.com, você precisa contratar um plano pago. Seria maravilhoso se fosse gratuito, mas esse é o modelo de negócio da ferramenta. Assim como outras, ela se sustenta através dos planos pagos, que oferecem uma gama maior de recursos para seus usuários.

Planos do WordPress.com

Os planos pagos do WordPress se dividem em 3: Pessoal, Premium e Negócios. A partir do plano mais básico (Pessoal) já é possível utilizar o domínio personalizado. O valor deste plano é de R$ 12 por mês, cobrados anualmente ou a cada dois anos. Ao contratar qualquer um dos planos, o usuário ganha o 1º ano de domínio.

Clique aqui para ver os planos no site do WordPress.com

Tabela de planos disponíveis em WordPress.com
Apresentação dos planos disponíveis em WordPress.com

Caso você já tenha um domínio registrado em outro provedor, poderá transferir seu domínio para o WordPress.com, usando o bônus do domínio oferecido na contratação do plano, ou fazer um apontamento do domínio, que eles chamam de “mapear domínio”. Em ambas as opções, é preciso ter um dos planos pagos.

A primeira opção é a mais conveniente, pois você não precisa lidar com as questões técnicas, como configuração dos registros de DNS no outro provedor. Por outro lado, mapear o domínio pode ser a melhor opção para quem gerencia diversos domínios e/ou tem preferência por um ou outro provedor.

Para saber mais informações sobre mapeamento e/ou transferência de domínio, recomendo esse artigo de ajuda do WordPress.com. É bem completo e mostra o passo a passo para realizar qualquer um dos procedimentos.

Conclusão

Como vimos, encontrar o endereço ideal para um blog ou site pode ser uma tarefa árdua. Principalmente quando buscamos um endereço gratuito em uma ferramenta popular como o WordPress.com.

Apesar disso, não devemos desistir na primeira tentativa. Existem, pelo menos, três formas de encontrar o domínio desejado. Duas delas de forma gratuita, através dos subdomínios oferecidos pela plataforma: o .wordpress.com e o .blog.

Quem não encontrou o domínio gratuito que desejava e quer dar um ar mais profissional ao blog, tem a opção de usar um domínio personalizado. Ao contratar um plano pago do WordPress.com, o usuário ganha o primeiro ano de domínio, o que é uma economia para quem está começando.

Então, que tal garantir o endereço do seu blog? Acesse o site do WordPress.com e crie sua conta gratuita. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui e terei prazer em ajudar. 🙂

Tags:

Por:

Profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência na área digital, já liderou e participou da criação de dezenas de sites e blogs, desde pessoais até de grandes empresas. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉