Como configurar um domínio na DreamHost

Configurar domínio DreamHost
Para um domínio funcionar corretamente, em qualquer empresa de hospedagem de sites, é necessário realizar dois procedimentos de configuração com o objetivo de apontar o endereço eletrônico para o seu website. Neste artigo, vamos ver como configurar um domínio na DreamHost. O procedimento é rápido e simples. Vamos lá!

Importante: para este tutorial, estamos considerando que o domínio já foi registrado por você. Para saber mais informações, confira no link a seguir, tudo sobre registro de domínios.

Acesse a área de domínios no painel do cliente DreamHost

Acesse o painel do cliente e procure pelo link Manage Domains, no menu lateral.

Ao abrir a página, procure pelo link AddHosting to a Domain / Sub-Domain.

configurar um domínio na DreamHost

Informe o domínio que deseja adicionar

Em seguida, dois campos vão aparecer na página. No campo Domain to host, informe o domínio que deseja adicionar. Por exemplo, se você registrou um domínio chamado advogadosassociados.com.br, informe o domínio neste campo exatamente desta maneira, sem www.

Escolha se quer ou não o www no endereço

No campo Do you want the www in your URL (Você deseja o www na sua URL?) você precisará escolher entre uma das três opções, sendo:

  • Leave it alone (algo como deixe isso pra lá) – Nessa opção, o endereço vai funcionar com ou sem o www. (ex: advogadosassociados.com.br e www.advogadosassociados.com.br)
  • Add www (adicione www) – Nessa opção, sempre que alguém digitar advogadosassociados.com.br será redirecionado para www.advogadosassociados.com.br)
  • Remove www (remova o www) – Escolhendo essa opção, sempre que alguém digitar www.advogadosassociados.com.br será redirecionado para advogadosassociados.com.br)
configurar-dominio-dreamhost
Dica: Para que você não tenha problemas com conteúdo duplicado no Google, nunca escolha a primeira opção. Configure o domínio com ou sem o www, mas não permita que as duas opções funcionem simultaneamente. Desse modo, o Google não vai pensar que as páginas advogadosassociados.com.br/pagina1 e www.advogadosassociados.com.br/pagina1 são diferentes.

Escolha um usuário e um diretório para o novo domínio

Na seção Users, Files, and Paths, você precisará escolher um usuário para acessar o domínio e informar o diretório em que ele será instalado. No campo Run this domain under the user você verá as seguintes opções:

  • Create a New User (Criar um novo usuário) – Escolha esta opção caso queira criar um novo usuário para o domínio. Este novo usuário poderá ser utilizado para acessar o domínio via FTP.
  • [Seu nome de usuário] – Escolha esta opção caso deseje acessar o domínio (via FTP ou painel) com o seu próprio usuário.
Dica: Se você precisar dar acesso FTP a terceiros (ex: para um web designer publicar o seu site), escolha a primeira opção e crie um novo usuário. Assim, você não precisará dar a sua senha para outra pessoa acessar o painel.

No campo Web Directory você deverá informar o diretório (pasta) no qual o novo domínio será configurado no seu servidor de hospedagem. Se você não alterar nada, ele será preenchido automaticamente com o endereço do domínio e uma pasta com o mesmo nome será criada para o domínio. Você não precisa alterar essa configuração automática, pois ele facilitará a identificação do diretório em que o seu site está publicado. Você poderá visualizar essa pasta no gerenciador de arquivos da hospedagem ou acessando o servidor com um programa de FTP.

Defina as configurações do servidor

Na seção Web Options, você poderá alterar algumas configurações relacionadas ao servidor, como a versão do PHP e o upgrade automático (do PHP). Se não houver necessidades específicas de configuração, você pode deixar estes campos do jeito que estão.

configurações php, domínio dreamhost

Extras: CloudFlare e Serviços do Google

Caso você tenha contratado o serviço de CloudFlare ou o serviço G Suite para o seu domínio, habilite-os nesta área. Caso contrário, deixe os campos desmarcados.

Salve as alterações e publique o domínio

Após seguir os passos acima e preencher as informações relacionadas ao seu domínio, é necessário salvar as alterações. Para isso, clique no botão Fully Host This Domain, mostrado na figura abaixo:

publicar domínio na dreamhost

Pronto! Esta última etapa é tudo o que precisa ser feito no painel da DreamHost.

Último passo: alterar os valores de DNS do domínio

O próximo e último passo é alterar o DNS do domínio para que aponte para os servidores da DreamHost. Para isso, é necessário acessar a empresa na qual o seu domínio foi registrado e apontar o domínio para a DreamHost. Os valores de DNS a serem utilizados devem ser:

  • ns1.dreamhost.com
  • ns2.dreamhost.com
  • ns3.dreamhost.com

Se você registrou o domínio no Registro.br, aprenda no artigo a seguir como alterar o DNS do seu domínio no Registro.br.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário e teremos prazer em ajudá-lo!

, ,

Publicado originalmente em 4/07/2015 - Atualizado em 13/07/2018

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉