Mailchimp oferece 5 anos de domínio gratuito em campanha promocional

mailchimp oferece domínio grátis

Dona de uma das mais famosas ferramentas de e-mail marketing do mundo, a Mailchimp se transformou nos últimos anos, posicionando-se como uma plataforma de marketing para pequenos negócios. Atualmente, a empresa oferece uma série de serviços além do e-mail marketing, como registro de domínio e criador de sites.

Para atrair novos clientes em um ambiente já tão concorrido, a Mailchimp lançou recentemente uma campanha promocional um tanto ousada. Nada menos que 5 anos de domínio gratuito para os clientes que publicarem seus sites na ferramenta de criação de sites da empresa — que por sinal, também é gratuita. A oferta está disponível nesta página da Mailchimp.

Mas essa oferta da Mailchimp é mesmo boa ou seria uma pegadinha? Ao analisar os detalhes da promoção, ela me parece interessante, mas não para todo mundo. Se quer entender as condições da oferta e saber se é indicada para você, me acompanhe, que explicarei tudo neste artigo.

Como funciona a promoção da Mailchimp

Página promocional de domínios da Mailchimp
Página promocional de domínios da Mailchimp – Fonte: site Mailchimp

A mecânica da promoção da Mailchimp funciona da seguinte maneira: ao registrar um domínio e publicar um site no criador de sites gratuito da empresa, ela oferece ao cliente, em troca, um desconto anual de US$ 25 neste domínio, por um período de até 5 anos.

Nas extensões principais, como .com, .net e .org, o desconto de US$ 25 equivale ao valor do domínio, o que faz com que esse domínio seja gratuito. Extensões especiais, que custam mais do que esse valor, podem ser contratadas com esse desconto de US$ 25.

Tela de registro de domínio no site Mailchimp
Na promoção, as principais extensões de domínio são gratuitas – Fonte: site Mailchimp

Para que o desconto seja aplicado é preciso criar e publicar um site na Mailchimp dentro de um prazo de até 11 meses (a partir do registro do domínio) e mantê-lo ativo. O desconto é renovado a cada ano, por até 5 anos, desde que mantidas as condições — o site criado na ferramenta precisa estar ativo e funcionando no domínio contratado.

A oferta da Mailchimp é válida até 31/05/2020 e limitada a uma quantidade de clientes (não informada pela empresa).

Termos e condições da campanha promocional da Mailchimp

Podemos intuir que, ao oferecer 5 anos de domínio gratuito, o objetivo da Mailchimp é fazer com que esses usuários se tornem futuros clientes pagantes da empresa. Embora o criador de sites seja gratuito, há uma gama de serviços oferecidos nos planos pagos, como a criação e publicação de formulários, landing pages, anúncios e postagens em redes sociais.

Por conta disso, é importante ler os termos e condições da oferta da Mailchimp, para evitar possíveis problemas por falta de conhecimento sobre as regras da promoção. Preparei abaixo um resumo com as principais informações, mas recomendo que leia a versão completa, antes de participar. Acesse aqui os termos e condições da oferta (em inglês).

Em resumo, a oferta de domínio gratuita é feita através de um desconto de US$ 25 por ano, durante 5 anos, disponível ao usuário que publicar um site pela ferramenta da Mailchimp, dentro de 11 meses do registro do domínio, e mantê-lo ativo dentro da Mailchimp. Agora vamos aos detalhes.

Significado de publicar e manter o site ativo

  • O site precisa ser criado e publicado na raiz do domínio, através da ferramenta de criação de sites da Mailchimp. Portanto, não é permitido usar o domínio em outra ferramenta, nem criar o site em um subdomínio ou pasta. Ex: o site deve estar no endereço www.dominio.com e não em www.site.dominio.com ou www.dominio.com/site.
  • O site precisa estar publicado e ativo enquanto durar o período promocional, para que se obtenha o desconto no domínio, renovado anualmente por até 5 anos.
  • O MailChimp determinará o que atende os requerimentos de publicação e atividade. Usar a página padrão da MailChimp (para domínios que ainda não têm site), por exemplo, não será suficiente para atender aos requerimentos.

Sobre a aplicação do desconto

  • Se elegível, a Mailchimp irá aplicar US$ 25 de desconto no custo do domínio registrado, uma vez por ano, por até 5 anos. O máximo de desconto aplicado será de US$ 125 ao longo de 5 anos. Se em algum momento o usuário deixar de atender aos requerimentos da promoção, o desconto não será renovado.
  • Uma vez encerrado o prazo da promoção, a Mailchimp passará a cobrar o valor de renovação do domínio de forma automática, pelo cartão de crédito cadastrado na conta. O valor da renovação será o vigente na época, e cobrado a cada 12 meses (como em qualquer domínio).
  • Para não ser cobrado automaticamente, o usuário pode solicitar a desativação da cobrança automática, junto ao suporte ao cliente. Neste caso, todos os descontos do domínio cessarão e o usuário perderá a propriedade do seu domínio na data de sua expiração (achei esse trecho confuso, não ficando claro se em algum momento o cliente poderá transferir o domínio para outro lugar).

Requerimentos para resgate da oferta da Mailchimp

O resgate do cupom exige que o usuário:

  • Registre um domínio através do Mailchimp;
  • Crie uma conta no Mailchimp;
  • Atenda e mantenha os requerimentos de publicação e atividade.

Para realizar todas as ações acima, é necessário que o usuário aceite os termos de serviço gerais de uso do Mailchimp, de domínios e de websites.

É necessário ainda informar um cartão de crédito ou de débito para registro do domínio e contínua elegibilidade na promoção.

A oferta está limitada à uma utilização por “família”. Explicando melhor: se um usuário possui mais de uma conta no Mailchimp, mas com o mesmo e-mail, endereço, telefone ou método de pagamento, apenas uma das contas poderá participar da promoção. O desconto é cessado imediatamente em caso de descontinuação da propriedade do domínio ou término da conta no Mailchimp.

Essa promoção da Mailchimp vale a pena?

A resposta é depende. Faço aqui algumas ponderações que podem tornar (ou não) essa oferta interessante para você.

A oferta pode valer a pena se:

  • O site que irá criar é simples e não requer recursos avançados (em caso de dúvida, é possível testar o criador de sites da Mailchimp gratuitamente, antes de entrar na promoção);
  • Você quer criar um site gratuito e com domínio personalizado, mas no momento não possui recursos para investir em uma solução paga (aqui temos uma alternativa que indico ao final do artigo);
  • Já utiliza outros serviços de marketing do Mailchimp e gostaria de manter tudo na mesma ferramenta, sem a necessidade de fazer integrações;
  • Deseja também criar landing pages e fazer campanhas de e-mail marketing de maneira simplificada e gratuita, podendo evoluir para um plano pago se o negócio crescer;
  • Não se importa em usar uma ferramenta em inglês.
Exemplos de sites criados pela ferramenta da Mailchimp
Exemplos de sites criados pela ferramenta da Mailchimp – fonte: site Mailchimp

A oferta pode não valer a pena se:

  • O seu site necessita de mais funcionalidades, oferecidas em ferramentas de criação de sites mais robustas;
  • Você procura uma ferramenta em português e/ou com suporte nesse idioma;
  • O site for ficar publicado por um longo tempo, quando a cobrança do domínio após o período de 5 anos pode sair cara. Considerando que a renovação custará mais de R$ 125 por ano (dependendo da cotação do dólar), a economia inicial poderá se mostrar desvantajosa. Para que tenha uma ideia, há ótimas empresas que registram domínios internacionais por valores entre R$ 27 e R$ 40 anuais.

Alternativas para criar um site grátis (e com domínio próprio)

Como vimos, a promoção da Mailchimp, apesar de parecer sedutora, não é para todo mundo. Se o que deseja é criar um site gratuito e nele conectar um domínio personalizado, há pelo menos duas alternativas além do Mailchimp: o Google Sites e o Blogger. Isso sem contar todos os outros criadores de sites gratuitos disponíveis no mercado.

O Google Sites é uma ferramenta para criação de sites, enquanto o Blogger é indicado para a criação de blogs (embora não fique restrito a isso). Ambos são gratuitos e permitem o uso de domínio próprio (ex: www.site.com). Este recurso é comum a outras ferramentas, mas não na versão gratuita.

Caso tenha interesse em criar seu site gratuito com domínio personalizado, confira nossos tutoriais abaixo:

Como criar um site no Google Sites

Como criar um blog no Blogger

Espero que tenha gostado do artigo! Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião, deixe seu comentário aqui no blog. 🙂

Tags: ,

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉