Dona de uma das mais famosas ferramentas de e-mail marketing do mundo, a Mailchimp se transformou nos últimos anos, posicionando-se como uma plataforma de marketing para pequenos negócios. Atualmente, a empresa oferece uma série de serviços além do e-mail marketing, como registro de domínio e criador de sites.
Para atrair novos clientes em um ambiente já tão concorrido, a Mailchimp lançou recentemente uma campanha promocional um tanto ousada. Nada menos que 5 anos de domínio gratuito para os clientes que publicarem seus sites na ferramenta de criação de sites da empresa — que por sinal, também é gratuita. A oferta está disponível nesta página da Mailchimp.
Mas essa oferta da Mailchimp é mesmo boa ou seria uma pegadinha? Ao analisar os detalhes da promoção, ela me parece interessante, mas não para todo mundo. Se quer entender as condições da oferta e saber se é indicada para você, me acompanhe, que explicarei tudo neste artigo.
Como funciona a promoção da Mailchimp
A mecânica da promoção da Mailchimp funciona da seguinte maneira: ao registrar um domínio e publicar um site no criador de sites gratuito da empresa, ela oferece ao cliente, em troca, um desconto anual de US$ 25 neste domínio, por um período de até 5 anos.
Nas extensões principais, como .com, .net e .org, o desconto de US$ 25 equivale ao valor do domínio, o que faz com que esse domínio seja gratuito. Extensões especiais, que custam mais do que esse valor, podem ser contratadas com esse desconto de US$ 25.
Para que o desconto seja aplicado é preciso criar e publicar um site na Mailchimp dentro de um prazo de até 11 meses (a partir do registro do domínio) e mantê-lo ativo. O desconto é renovado a cada ano, por até 5 anos, desde que mantidas as condições — o site criado na ferramenta precisa estar ativo e funcionando no domínio contratado.
A oferta da Mailchimp é válida até 31/05/2020 e limitada a uma quantidade de clientes (não informada pela empresa).
Termos e condições da campanha promocional da Mailchimp
Podemos intuir que, ao oferecer 5 anos de domínio gratuito, o objetivo da Mailchimp é fazer com que esses usuários se tornem futuros clientes pagantes da empresa. Embora o criador de sites seja gratuito, há uma gama de serviços oferecidos nos planos pagos, como a criação e publicação de formulários, landing pages, anúncios e postagens em redes sociais.
Por conta disso, é importante ler os termos e condições da oferta da Mailchimp, para evitar possíveis problemas por falta de conhecimento sobre as regras da promoção. Preparei abaixo um resumo com as principais informações, mas recomendo que leia a versão completa, antes de participar. Acesse aqui os termos e condições da oferta (em inglês).
Em resumo, a oferta de domínio gratuita é feita através de um desconto de US$ 25 por ano, durante 5 anos, disponível ao usuário que publicar um site pela ferramenta da Mailchimp, dentro de 11 meses do registro do domínio, e mantê-lo ativo dentro da Mailchimp. Agora vamos aos detalhes.
Significado de publicar e manter o site ativo
- O site precisa ser criado e publicado na raiz do domínio, através da ferramenta de criação de sites da Mailchimp. Portanto, não é permitido usar o domínio em outra ferramenta, nem criar o site em um subdomínio ou pasta. Ex: o site deve estar no endereço www.dominio.com e não em www.site.dominio.com ou www.dominio.com/site.
- O site precisa estar publicado e ativo enquanto durar o período promocional, para que se obtenha o desconto no domínio, renovado anualmente por até 5 anos.
- O MailChimp determinará o que atende os requerimentos de publicação e atividade. Usar a página padrão da MailChimp (para domínios que ainda não têm site), por exemplo, não será suficiente para atender aos requerimentos.
Sobre a aplicação do desconto
- Se elegível, a Mailchimp irá aplicar US$ 25 de desconto no custo do domínio registrado, uma vez por ano, por até 5 anos. O máximo de desconto aplicado será de US$ 125 ao longo de 5 anos. Se em algum momento o usuário deixar de atender aos requerimentos da promoção, o desconto não será renovado.
- Uma vez encerrado o prazo da promoção, a Mailchimp passará a cobrar o valor de renovação do domínio de forma automática, pelo cartão de crédito cadastrado na conta. O valor da renovação será o vigente na época, e cobrado a cada 12 meses (como em qualquer domínio).
- Para não ser cobrado automaticamente, o usuário pode solicitar a desativação da cobrança automática, junto ao suporte ao cliente. Neste caso, todos os descontos do domínio cessarão e o usuário perderá a propriedade do seu domínio na data de sua expiração (achei esse trecho confuso, não ficando claro se em algum momento o cliente poderá transferir o domínio para outro lugar).
Requerimentos para resgate da oferta da Mailchimp
O resgate do cupom exige que o usuário:
- Registre um domínio através do Mailchimp;
- Crie uma conta no Mailchimp;
- Atenda e mantenha os requerimentos de publicação e atividade.
Para realizar todas as ações acima, é necessário que o usuário aceite os termos de serviço gerais de uso do Mailchimp, de domínios e de websites.
É necessário ainda informar um cartão de crédito ou de débito para registro do domínio e contínua elegibilidade na promoção.
A oferta está limitada à uma utilização por “família”. Explicando melhor: se um usuário possui mais de uma conta no Mailchimp, mas com o mesmo e-mail, endereço, telefone ou método de pagamento, apenas uma das contas poderá participar da promoção. O desconto é cessado imediatamente em caso de descontinuação da propriedade do domínio ou término da conta no Mailchimp.
Essa promoção da Mailchimp vale a pena?
A resposta é depende. Faço aqui algumas ponderações que podem tornar (ou não) essa oferta interessante para você.
A oferta pode valer a pena se:
- O site que irá criar é simples e não requer recursos avançados (em caso de dúvida, é possível testar o criador de sites da Mailchimp gratuitamente, antes de entrar na promoção);
- Você quer criar um site gratuito e com domínio personalizado, mas no momento não possui recursos para investir em uma solução paga (aqui temos uma alternativa que indico ao final do artigo);
- Já utiliza outros serviços de marketing do Mailchimp e gostaria de manter tudo na mesma ferramenta, sem a necessidade de fazer integrações;
- Deseja também criar landing pages e fazer campanhas de e-mail marketing de maneira simplificada e gratuita, podendo evoluir para um plano pago se o negócio crescer;
- Não se importa em usar uma ferramenta em inglês.
A oferta pode não valer a pena se:
- O seu site necessita de mais funcionalidades, oferecidas em ferramentas de criação de sites mais robustas;
- Você procura uma ferramenta em português e/ou com suporte nesse idioma;
- O site for ficar publicado por um longo tempo, quando a cobrança do domínio após o período de 5 anos pode sair cara. Considerando que a renovação custará mais de R$ 125 por ano (dependendo da cotação do dólar), a economia inicial poderá se mostrar desvantajosa. Para que tenha uma ideia, há ótimas empresas que registram domínios internacionais por valores entre R$ 27 e R$ 40 anuais.
Alternativas para criar um site grátis (e com domínio próprio)
Como vimos, a promoção da Mailchimp, apesar de parecer sedutora, não é para todo mundo. Se o que deseja é criar um site gratuito e nele conectar um domínio personalizado, há pelo menos duas alternativas além do Mailchimp: o Google Sites e o Blogger. Isso sem contar todos os outros criadores de sites gratuitos disponíveis no mercado.
O Google Sites é uma ferramenta para criação de sites, enquanto o Blogger é indicado para a criação de blogs (embora não fique restrito a isso). Ambos são gratuitos e permitem o uso de domínio próprio (ex: www.site.com). Este recurso é comum a outras ferramentas, mas não na versão gratuita.
Caso tenha interesse em criar seu site gratuito com domínio personalizado, confira nossos tutoriais abaixo:
Como criar um site no Google Sites
Espero que tenha gostado do artigo! Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião, deixe seu comentário aqui no blog. 🙂