Empresas de hospedagem oferecem apoio e ferramentas gratuitas em tempos de isolamento

Ilustração de um casal na sala de estar com computadores no colo

Durante a pandemia do coronavírus no Brasil, muitos empreendedores e profissionais enfrentam dificuldades para manter seus negócios funcionando. A maioria está com as suas operações prejudicadas pelo isolamento social adotado no país.

Para apoiar os pequenos e médios negócios, que agora precisam se reinventar, algumas empresas de hospedagem lançaram campanhas onde compartilham conteúdos, oferecem mentoria, divulgam negócios e disponibilizam ferramentas gratuitas de presença online.

Se você precisa de apoio para divulgar o seu negócio ou melhorar sua presença na internet, conheça abaixo algumas dessas iniciativas. Nelas também há oportunidades para quem deseja contribuir. Veja também nosso artigo com 17 ferramentas gratuitas para você criar o seu site. 🙂

Campanha Open We Stand – GoDaddy 

Para apoiar os pequenos negócios, a GoDaddy lançou a campanha global #OpenWeStand. A iniciativa está disponível no endereço br.godaddy.com/open-we-stand e conta com materiais de ajuda, kit de divulgação e ofertas exclusivas, detalhadas a seguir.

#OpenWeStand

Sites + Marketing (Grátis)

Quem deseja criar um site para o seu negócio, mas não pode arcar com os custos de uma ferramenta, agora pode usar o criador de sites da GoDaddy gratuitamente, pelo tempo que necessitar. Para resgatar a oferta, basta acessar esta página da campanha.

A ferramenta é fácil de usar e mesmo a versão básica permite criar um site bonito e funcional. Para usar mais recursos, como conectar um domínio personalizado, há a opção de fazer upgrade para um plano pago. O criador de sites da GoDaddy é um dos selecionados em nosso ranking de criadores de sites.

Edição do site no painel Sites + Marketing da GoDaddy
Edição do site no painel Sites + Marketing da GoDaddy

Ferramentas de Marketing (3 meses grátis)

Outro recurso disponibilizado pela GoDaddy é a ferramenta de e-mail marketing, oferecida de forma gratuita por três meses. Com ela é possível criar campanhas personalizadas e enviar para assinantes, de forma bastante fácil. Também pode-se atualizar os clientes pelo Facebook e Google Meu Negócio, diretamente da plataforma.

Após o período de teste, o plano é automaticamente cancelado ou pode ser contratado pelo valor de R$ 39,99 mensais. A ferramenta pode ser ativada nesta página da campanha.

Seção de email marketing - Imagem: painel GoDaddy
Seção de email marketing – Imagem: painel GoDaddy

Design de Mídia Social (3 meses grátis)

Com foco em design para redes sociais, a Over é a terceira ferramenta disponibilizada gratuitamente pela GoDaddy. Com ela, os usuários recebem três meses gratuitos da assinatura premium, que inclui uma ampla biblioteca de design e de modelos de posts para as redes sociais.

A oferta está disponível nesta página da GoDaddy. Ao clicar nela, é preciso criar uma conta na Over (em inglês). A ferramenta está disponível para smartphones Android e iOS. Para quem não a conhece, a Over é uma startup e foi adquirida pela GoDaddy, segundo informado pelo TechCrunch.

Ferramenta Over - Imagem: site Over
Ferramenta Over – Imagem: site Over

Saiba mais sobre a GoDaddy em nossa análise detalhada

Movimento #DistantesMasJuntos – KingHost

#distantesmasjuntos - Um movimento coletivo em apoio as pessoas que estão no trabalho remoto e de empatia com quem não pode

O #distantesmasjuntos é um movimento coletivo criado pela KingHost, em apoio a quem precisa de ajuda e também aberto a quem quer ajudar. O site da campanha (distantesmasjuntos.com.br) conta com diversos recursos, como:

  • Listas de ferramentas para trabalhar de forma remota (inclusive gratuitas);
  • Grupo no Telegram e mentoria de voluntários;
  • Diretório com mais de 1400 negócios locais, que você pode ajudar contratando ou compartilhando os contatos. Quem possui um negócio, pode cadastrá-lo gratuitamente.
  • Acesso gratuito à ferramenta SEO Certo por 60 dias.
  • Acesso gratuito ao criador de sites por 60 dias.

Ferramenta SEO Certo (60 dias grátis)

Para que um site possa ter uma boa visibilidade nos mecanismos de busca, como o Google, é preciso que ele esteja otimizado. Esse processo de otimização é chamado de SEO (do inglês, Search Engine Optimization).

Existem muitas maneiras de otimizar um site com SEO e várias ferramentas que auxiliam nessa função. Uma dessas ferramentas é o SEO Certo, oferecido pela KingHost e atualmente liberado para uso gratuito pelo período de 60 dias a partir da data de ativação.

Ferramenta SEO Certo - Imagem: site KingHost
Ferramenta SEO Certo – Imagem: site KingHost

Os recursos oferecidos no SEO Certo incluem análise detalhada do site, avaliação mobile, monitoramento da concorrência e recomendações de SEO, entre muitos outros.

O plano liberado para uso gratuito é o SEO Certo II, indicado para quem já possui um site. Com ele você recebe um diagnóstico detalhado da performance do site nas buscas e um plano de ação personalizado.

O serviço está disponível para uso gratuito por 60 dias, para ativações feitas até 27/05. Para ativar o serviço gratuitamente, basta acessar esta página da KingHost e preencher um cadastro. Não é necessário colocar o cartão de crédito para usar o serviço. 

Veja todos os recursos do plano na tabela abaixo.

Planos SEO Certo - Imagem: site KingHost
Planos SEO Certo – Imagem: site KingHost

Criador de Sites II (60 dias grátis)

Após a publicação desse artigo, a KingHost liberou mais um serviço. Desta vez é o criador de sites, que está sendo oferecido gratuitamente por 60 dias a partir da data de ativação. O prazo para ativá-lo é até o dia 30/06/2020, através desta página da KingHost.

O criador de sites II da KingHost oferece 5 GB de espaço para o site e uma interface de edição simples e intuitiva. Os modelos de sites são responsivos — funcionam em computadores, tablets e celulares — e há recursos para inserir formulários, agenda, mapas, blogs e outros. O certificado SSL Let’s Encrypt também está incluído, o que confere maior segurança ao site e melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Se quiser saber mais, leia nosso artigo Certificado SSL: o que é e por que seu site precisa de um.

Se você ainda não tem um site e está procurando uma ferramenta, esta é a chance de experimentar o criador de sites da KingHost gratuitamente. Se gostar, basta solicitar a renovação do plano depois do período gratuito. A propósito, não é preciso inserir cartão de crédito para experimentar a ferramenta. 🙂

Editor com modelo de site - Fonte: Criador de sites KingHost
Editor com modelo de site – Fonte: Criador de sites KingHost

Saiba mais sobre a KingHost em nossa análise detalhada

Iniciativa Juntos no Digital – Locaweb

#juntosnodigital

A Locaweb também lançou uma iniciativa em apoio aos empreendedores. Chamada de #JuntosNoDigital, ela conta com conteúdos, mentoria, parceria e apoio a projetos sociais. O site é o juntosnodigital.com.br.

Apesar de não oferecer descontos ou gratuidade em seus produtos durante esse período, a Locaweb está ajudando de outras maneiras, inclusive apoiando projetos sociais que merecem ser divulgados. Conheça as ações da Locaweb a seguir.

Mentoria Locaweb

A mentoria da Locaweb é feita pelos próprios especialistas da empresa, que auxiliam em diversas áreas, como planejamento, empreendedorismo, marketing, questões jurídicas e financeiras. Para participar, é preciso agendar a mentoria neste link.

Time de especialistas Locaweb - Imagem: site JuntosNoDigital
Time de especialistas Locaweb – Imagem: site JuntosNoDigital

Projetos sociais apoiados pela Locaweb

Outra iniciativa da empresa tem sido o apoio e a divulgação de projetos sociais que atuam diretamente com aqueles que mais precisam. A Locaweb apoia o Protegendo Anjos (protegendoanjos.com), que doa aventais para hospitais públicos e privados, e o Instituto Resgatando Vidas (institutoresgatandovidas.org.br), que faz parte da Rede Gerando Falcões, ONG que atua em periferias e favelas.

O Instituto Resgatando Vidas e a iniciativa Protegendo Anjos são apoiadas pela Locaweb
O Instituto Resgatando Vidas e a iniciativa Protegendo Anjos são apoiadas pela Locaweb

Cursos com a ComSchool (grátis)

Na área de parcerias, a Locaweb, em conjunto com a ComSchool, oferece cursos gratuitos de marketing digital e e-commerce na plataforma da escola. Para conhecer e se cadastrar, acesse essa página exclusiva da parceria.

Ferramenta de gestão de atendimento online (2 meses grátis)

Em parceria com a Desk360, a Locaweb está oferecendo 2 meses gratuitos de acesso à ferramenta de gestão de atendimento a clientes. A plataforma permite centralizar e-mail, formulário de contato e o cliente conta com um painel exclusivo com chat e uma central de autoatendimento. O cadastro para ativação do Desk360 deve ser feito através desta página.

Saiba mais sobre a Locaweb em nossa análise detalhada

Essas são apenas algumas das iniciativas lançadas pelas empresas para ajudar empreendedores e profissionais a enfrentar as dificuldades impostas pela Covid-19. Além delas, há diversas empresas que já oferecem soluções gratuitas de presença online. Entre elas podemos citar o Google Sites, o Wix e o Zoho Mail, entre tantas outras.

Caso queira conhecer mais ferramentas gratuitas, confira os artigos Criar site grátis: 17 ferramentas gratuitas para você criar seu site e Como configurar um e-mail profissional gratuito no Zoho Mail. O mais bacana é que várias permitem o uso de domínio personalizado

Aproveito para desejar sucesso no seu projeto online e dizer que também estamos aqui para ajudar no que precisar. 🙂

Crédito imagem topo: adaptação de vetor cedido por Freepik. 
 

Tags: , ,

Por:

Trabalha com Internet desde 2002, época em que os sites ainda engatinhavam no Brasil. Formada em marketing há quase 20 anos e com especialização em gestão empresarial pela FGV, sempre esteve envolvida em projetos digitais, nas pequenas e grandes empresas onde trabalhou. É apaixonada pelas possibilidades que a Internet oferece e adora experimentar novas ferramentas que auxiliem pessoas a criar sites por conta própria. Empreendedora digital desde 2015, se dedica a compartilhar conhecimento sobre criação e hospedagem de sites, como cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉