WordPress.com – conheça esta poderosa ferramenta gratuita de criação de sites

WordPress.com
  • Produto: WordPress.com
  • Preço: Gratuito, com opções pagas a partir de R$ 12/mês. Você pode economizar com cupons de desconto lançados periodicamente pela empresa.
  • Indicado para: Qualquer pessoa que queira criar um site, blog ou loja virtual, e não tem conhecimentos técnicos sobre design ou programação.
  • Avaliação geral: Muito bom e fácil de usar.
  • Resumo: O WordPress.com foi criado para quem quer a versatilidade e a robustez do WordPress, sem precisar lidar com os aspectos técnicos que envolvem a publicação e manutenção de um site, como hospedagem, segurança, backups e outros.

Crie uma conta grátis no WordPress.com

Prós e contras

Prós Contras
É o WordPress, a plataforma mais usada no mundo. Bons recursos restritos aos planos superiores, como instalação de plugins e temas de terceiros.
Fácil de usar e de configurar, mesmo sem conhecimento técnico. Loja virtual apenas nos planos Negócios e eCommerce.
Possui versão gratuita.  
Ferramenta em português.  
Milhares de temas gratuitos e premium.  
Versátil, permite criar blogs, sites e lojas virtuais.  
Permite criar e atualizar seu site de qualquer dispositivo, inclusive celular.  
Hospedagem, segurança, backup e atualizações estão incluídos.  
Certificado de segurança SSL incluído.  
Ferramenta continuamente atualizada e aperfeiçoada.  
Suporte 24h por email ou chat ao vivo, além de fóruns e outros.  
E-mail disponível com baixo custo adicional (R$ 8,75 por conta)  

Em dúvida sobre onde criar seu site? Compare e escolha o melhor criador de sites

Sobre o WordPress.com

WordPress.com

O WordPress foi criado em 2003 e é a plataforma de publicação online mais popular do mundo, estando presente em mais de 42% de todos os sites da internet (segundo a W3Tech). Gratuito e de código aberto (open source), o WordPress é a escolha de milhões de usuários, que buscam uma plataforma robusta e versátil.

Com o objetivo de tornar a criação de sites e blogs ainda mais fácil e acessível, em 2005 foi criado o WordPress.com, versão hospedada do software WordPress. Esta solução utiliza a mesma plataforma, porém integra recursos que permitem que qualquer pessoa crie e publique um site ou blog, mesmo sem possuir conhecimento técnico.

A hospedagem dos sites criados em WordPress.com é robusta e confiável, sendo capaz de suportar sem percalços picos de tráfego e períodos de alta demanda, como datas comemorativas. Grandes empresas utilizam o serviço WordPress.com para hospedar seus projetos online, como por exemplo Disney, Airbnb, Spotify, CBS, entre outras.

O WordPress.com é indicado para quem quer:

  • Criar um site WordPress, mas não tem conhecimento técnico.
  • Criar um site, blog, portfólio ou uma loja virtual.
  • Criar um site grátis, podendo migrar depois para um plano pago com mais recursos, se desejar.
  • Liberdade para criar e atualizar o seu site de qualquer lugar: um celular, tablet ou computador.
  • Uma hospedagem WordPress robusta, com manutenção zero por conta do cliente.

Se você prefere cuidar dos aspectos técnicos por conta própria ou deseja uma hospedagem mais em conta, talvez deva considerar o WordPress.org. Para saber a diferença entre as versões, confira este nosso artigo.

Veja também: 15 motivos para usar o WordPress no seu site

Recursos do WordPress.com

O WordPress.com oferece uma grande quantidade de recursos que tornam simples e rápido o processo de criação e publicação de um site. Para que você possa conhecer melhor a ferramenta, detalho abaixo os principais recursos oferecidos.

Temas profissionais e responsivos

Um tema é o layout de um site WordPress. Podemos compará-lo com uma roupa, que pode ser trocada para que sua aparência mude completamente. O tema é um dos aspectos mais importantes em um site, blog ou loja virtual. Ele tem influência nas primeiras impressões do visitante e em toda a sua experiência no site.

No WordPress.com você tem acesso à uma galeria com centenas de temas responsivos, ou seja, que se adaptam a qualquer dispositivo, seja celular, computador ou tablet. Além disso, há mais de 100 temas gratuitos e profissionais, que você pode escolher e personalizar para o seu site.

Se preferir um tema diferenciado, pode contar com outras centenas de temas premium disponíveis a partir do plano Premium. Outra opção é comprar um tema de um site especializado em temas para WordPress, como por exemplo o Template Monster. Temas de terceiros só podem ser instalados nos planos Negócios ou eCommerce.

Galeria de temas em WordPress.com
Galeria de temas em WordPress.com

Na seção de temas do WordPress.com, você ainda pode navegar entre as categorias e escolher temas que combinam mais com a sua área de atuação. As categorias estão divididas em: portfólio, magazine, blog, negócios, casamento, viagem, alimentação e música. Além disso, pode pesquisar por filtros, como layout, número de colunas, estilo, recursos e outros.

Uma das vantagens ao utilizar um tema é que você não precisa contratar um desenvolvedor ou designer para criar o seu site, pois isso já foi feito para você. A estrutura, a navegação e o design já foram criados por especialistas, então você só precisa modificar imagens, conteúdo e mais alguns elementos para tornar o seu site único.

Pré-visualização do tema Marl, gratuito para os usuários do WordPress.com
Pré-visualização do tema Marl, gratuito para os usuários do WordPress.com

Editor fácil, em português e com versão mobile

Uma vez selecionado o tema você pode começar a personalizá-lo imediatamente. O editor é bem simples de usar e permite mudar fontes, cores, imagens e diversos outros elementos do seu site. Neste vídeo mostramos um pouco de como funciona essa personalização, desde o momento da seleção do tema.

Além da área de atualização do tema, há o painel principal do WordPress, onde você cria e gerencia todos os aspectos do seu site. É nele que você insere páginas, posts, imagens e vídeos, por exemplo. Também configura e adiciona domínios, plugins e usuários, entre tantas outras funcionalidades.

Área de administração do WordPress.com
Área de administração do WordPress.com

No vídeo abaixo eu mostro como o painel do WordPress funciona. Dá uma olhada! 🙂

Quem está acostumado a usar o painel Admin clássico do WordPress também pode selecionar esta opção com facilidade. É mais fácil para quem costuma usar o WordPress instalado e já se habituou ao seu funcionamento.

Admin clássico do WordPress
Visual do painel clássico, também disponível na versão instalada (WordPress.org)

Editor mobile permite ter o seu site na palma da mão

Usar o editor mobile do WordPress.com foi uma experiência fantástica! Todos os recursos do painel funcionam perfeitamente no celular e com a mesma agilidade. Com o editor mobile é possível criar páginas, escrever posts e configurar o seu site de qualquer lugar.

E por que não criar um site direto pelo celular? Em um mundo onde cada vez mais pessoas usam apenas o celular, ter um editor que funcione neste dispositivo é fundamental.

Administração mobile WordPress.com
O painel de administração do WordPress funciona perfeitamente em celulares e tablets.

Plugins para levar seu site além

Os plugins são as funcionalidades extras que você pode adicionar ao seu WordPress, e que fazem dele uma plataforma tão completa e popular entre os usuários. No WordPress.com todos os planos vêm com dois plugins gratuitos bastante conhecidos e criados pela própria empresa (Automattic): o Akismet e o JetPack.

Akismet

Plugin Akismet

O Akismet é um plugin anti-spam que previne a publicação de conteúdo malicioso no seu site através de comentários e contatos via formulário. Para isso, ele compara esses conteúdos com o banco de dados global de spam e identifica para você se aquele conteúdo é um spam. Você então pode optar por aprovar ou excluir o conteúdo.

JetPack for WordPress

Já o Jetpack é literalmente um pacote de recursos que envolve soluções de segurança, aumento de tráfego e criação de conteúdo. Todos os planos, incluindo o gratuito, vêm com o Jetpack instalado. Para conhecer todos os recursos, leia nosso review sobre o Jetpack ou visite o site do plugin. Alguns dos recursos gratuitos:

  • Compartilhamento automático no Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp e outros
  • Estatísticas do site
  • Posts relacionados
  • Proteção contra ataques de força bruta
  • CDN para otimizar o carregamento das suas imagens
  • Carrosséis, slideshows e galerias em mosaico
  • Incorporações do YouTube, Google Documents e outros
  • Login para comentar via Facebook, Twitter e Google
  • Formulários de contato totalmente personalizáveis

Outros plugins

Área de plugins do WordPress.com
Tela de plugins disponíveis no WordPress.com

Além de Akismet e Jetpack, há uma infinidade de plugins disponíveis para os usuários do WordPress.com a partir do plano Negócios. Dentre eles estão plugins fantásticos como o Yoast SEO, o Site Kit do Google e o WooCommerce. Para quem não conhece, o WooCommerce permite transformar um site WordPress em um e-commerce (leia aqui nosso review do WooCommerce).

Se você quer ter um site, blog ou e-commerce profissional, que gere receita e tenha grande audiência, precisará de plugins como os que acabei de citar. Para isso, você pode contratar o plano Negócios, do WordPress.com, ou utilizar a versão instalada do WordPress, que é gratuita, mas que necessita de uma hospedagem para funcionar.

Certificado SSL Gratuito

https icone

Este é mais um dos diferenciais do WordPress.com. Todos os sites criados nesta plataforma possuem o certificado de segurança SSL, de forma automática e sem custo, mesmo no plano gratuito.

O SSL é fundamental para dar segurança à troca de informações entre o site e seus visitantes e um fator importante de ranqueamento no Google. Ou seja, se você quer que o seu site ou blog esteja bem posicionado nas pesquisas, ter um certificado SSL é obrigatório. Para entender mais sobre este certificado, leia nosso artigo: O que é SSL e por que seu site precisa de um.

AMP (Accelerated Mobile Pages)

O WordPress.com oferece a possibilidade de usar o AMP, de forma automática. Este recurso melhora a velocidade de carregamento do site em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isto é possível porque ele gera páginas mais simples e leves do seu site, mantendo ao mesmo tempo, o seu visual e conteúdo. A ideia aqui é permitir que o usuário acesse e consuma o conteúdo que ele procura, com a melhor experiência possível.

Sendo assim, quando um usuário faz uma pesquisa no Google e encontra o seu site entre os resultados, ao clicar no link ele vê a versão AMP da sua página, que abre com muita rapidez, quase como se já estivesse carregada. A versão AMP só é exibida através dessas pesquisas, ou seja, os visitantes que acessam o seu site por outros meios vêem a versão normal das suas páginas.

Esta iniciativa é do Google e uma prática recomendada a todos os sites. Enquanto em outras plataformas isso poderia ser mais complicado de ativar, aqui ele já vem habilitado por padrão. Você ainda pode fazer ajustes específicos no seu tema para este tipo de página. Para mais detalhes sobre o AMP no WordPress.com, visite esta página deles.

A aparência dos posts AMP pode ser customizada
Área de personalização do site na versão AMP

Outros recursos interessantes

Como comentei, o WordPress.com possui muitos recursos e é difícil conseguir explicar tudo em apenas um post. Por isso, vou deixar aqui uma lista com outros recursos que também considero importantes.

  • Adicionar usuários – você pode convidar outros usuários para ajudá-lo na administração do seu site e determinar uma função específica para cada um deles. As funções têm níveis de acesso diferentes e se dividem em Administrador, Editor, Autor, Colaborador e Seguidor.
  • Domínio personalizado – no plano gratuito, o endereço do seu site fica em um subdomínio do WordPress (ex: meusite.wordpress.com). Para dar um ar mais profissional ao seu site você pode optar por usar um domínio próprio (ex: meusite.com), fazendo um upgrade para um plano pago da ferramenta. Nos planos pagos, o WordPress.com oferece 1 ano de domínio gratuito para o cliente. Se preferir, também pode usar um domínio registrado em qualquer outra empresa.
  • Controle de privacidade – aqui você define a visibilidade do seu site para o público e para os mecanismos de busca, como o Google. Esta função é muito útil, principalmente quando estamos criando um site, mas ainda não queremos que ele seja encontrado em pesquisas. Neste caso, basta selecionar a opção adequada e pronto. Não precisa alterar nenhuma linha de código sequer.
  • Importar e exportar conteúdo – este recurso é muito bom, pois oferece liberdade para o dono do site levar seu conteúdo para onde quiser. Uma vantagem frente aos demais criadores de sites, que não oferecem este tipo de solução. Importante: a importação funciona apenas para o Medium ou para outro site WordPress.

Planos do WordPress.com

O WordPress.com possui 5 planos, sendo um deles gratuito e os restantes pagos. Na tabela abaixo você pode ver todos os detalhes de cada plano, mas listo abaixo as diferenças mais importantes entre eles. Se preferir, compare os planos diretamente na página do WordPress.com.

Recursos Gratuito Pessoal Premium Negócios eCommerce
Preço/mês
(cobrado anualmente)
R$ 0 R$ 12 R$ 26 R$ 83 R$ 149
Domínio
Personalizado
não sim sim sim sim
Domínio
gratuito 1º ano
não sim sim sim sim
Suporte
via chat e e-mail
não sim sim sim sim
Armazenamento 1 GB 6 GB 13 GB 200 GB 200 GB
Personalização
de design
Básica Básica Avançada Avançada Avançada
Temas Premium
ilimitados
não não sim sim sim
Remoção de anúncios
do WordPress.com
não sim sim sim sim
Pagamentos simples não não sim sim sim
Monetização
do site
não não sim sim sim
Ferramentas
de SEO
não não não sim sim
Integração
Google Analytics
não não sim sim sim
Instalação
de Plugins
não não não sim sim
Envio de temas
personalizados
não não não sim sim
Funções de
e-commerce
não não não não sim
  Visitar Visitar Visitar Visitar Visitar
  • O plano gratuito é bom, mas oferece restrições, como não permitir domínio personalizado e exibir anúncio do WordPress.com.
  • Os planos têm capacidades de armazenamento diferentes, que é basicamente o espaço que você tem para os arquivos do seu site. Você pode acompanhar esse uso direto do painel do WordPress.
  • Todos os planos pagos contam com suporte técnico via e-mail, no entanto, apenas a partir do plano Premium o suporte é feito via chat.
  • Apenas o plano WordPress Pro inclui temas premium ilimitados e personalização de design avançado. Esse plano também permite a instalação de plugins e temas externos.
  • Para gerar receita com o site através de anúncios é preciso ter o plano Pro.
  • Os planos gratuito e Básico exibem anúncios do WordPress no rodapé do site.
  • Para ter acesso a todos os recursos oferecidos pelo WordPress, como instalar plugins e temas personalizados, é preciso contratar o plano WordPress Pro. Se você quer ter um site, blog ou loja virtual super profissional, vale o investimento.

Caso queira se aprofundar, confira nosso artigo e descubra qual plano do WordPress.com é ideal para você.

Avaliação final

Sem dúvidas, o WordPress.com é uma plataforma confiável, fácil de usar e que traz todos os recursos tão conhecidos e queridos do WordPress, incluindo ser gratuito. 🙂

Apesar de ter opções pagas que podem ser mais caras do que a versão instalada em outras hospedagens, o WordPress.com ganha pontos pela sua conveniência e por tornar simples o ato de ter um WordPress, algo até então restrito aos usuários mais avançados.

Colocando na ponta do lápis, o custo de manter um site no WordPress.com talvez se equipare aos custos de utilizar outra plataforma deste porte ou até mesmo o próprio WordPress instalado, onde é preciso contratar hospedagem e fazer a manutenção e atualização constante da plataforma. Isso sem contar o tempo investido em cada uma dessas tarefas.

Espero tê-lo ajudado a conhecer a ferramenta WordPress.com. Se você acha que ela é indicada para você e está pronto para colocar a mão na massa, crie sua conta gratuita clicando no botão abaixo e comece hoje!

Visitar WordPress.com

Review WordPress.com por : nota 4.6 - 4.6

Por:

Profissional de marketing com especialização em digital e experiência em diferentes empresas, incluindo a sua própria. Está envolvida com a Internet desde os seus primórdios, seja nos seus projetos ou nos de clientes e empresas com as quais trabalhou. É cofundadora e autora do Tudo sobre Hospedagem de Sites e considera incrível o poder da web para compartilhar conhecimento.

4 Comentários

  1. DOMINGOS DA SILVA CHAGAS

    Olá, gostaria de saber se tem algum criador de sites que seja possível gerenciar os endereços de IP´s dos visitantes do site para fins de bloqueio na campanha do google ads por exemplo ?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Domingos,

      Se você está publicando anúncios via Google Ads e deseja bloquear IPs que estão gerando tráfego inválido ou indesejado, isso está disponível na própria plataforma do Google Ads. Veja como fazê-lo aqui.

      Até onde sei, os criadores de sites não possuem recursos para bloquear IPs de visitantes. Esta funcionalidade geralmente está presente em servidores de hospedagem e existem várias formas de se fazer isso em um servidor.
      Se, ao invés de um criador de sites, você optar por um site instalado em um serviço de hospedagem de sites, você provavelmente conseguirá bloquear IP’s no nível da sua hospedagem. A versão instalada do WordPress, por exemplo, poderia se beneficiar deste recurso. Antes de contratar uma hospedagem, no entanto, vale a pena verificar se este bloqueio pode ser feito na hospedagem em questão. Hospedagens Linux, que estão entre as mais utilizadas no mundo, têm o bloqueio de IPs disponível via cPanel ou arquivo .htaccess.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder
  2. Mariana Paiva de Lima

    Prezados, tenho que pagar todo ano o pacote do meu site ? ou pago uma vez e não preciso pagar mais ?

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Mariana,
      A assinatura de um serviço como o WordPress.com é recorrente. Se você optou por um ciclo de pagamento anual, então sim, terá que pagar anualmente um valor para poder usar o serviço por mais um ano. Lembrando que, além do aluguel da ferramenta, há ainda um valor referente ao registro do domínio. No caso do registro do domínio, a renovação é sempre anual, independentemente da empresa escolhida. Algumas empresas oferecem o registro gratuitamente (por um ano ou mais), dependendo do plano escolhido.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉