Já vimos anteriormente que registrar mais de um domínio para o seu site pode ser interessante por diversos motivos. Entre eles, podemos citar aumentar as chances de ser encontrado na internet e, principalmente, proteger sua marca de qualquer pessoa que queira usar um domínio similar ao seu. Afinal, ele foi escolhido com tanto cuidado e planejamento que pode ser terrível ter um site de um concorrente com um domínio praticamente igual ou muito parecido com o seu, não é mesmo?
Imagine como seria difícil explicar para os seus clientes que os sites minhasuperloja.com e minhasuperloja.com.br não pertencem à mesma empresa. Sem falar nos prejuízos financeiros que isso pode trazer. Para evitar situações como essa, nada mais fácil e barato do que registrar variações do seu domínio.
Mas o que fazer com os domínios adicionais depois de registrá-los? Uma boa opção é configurá-los como domínios estacionados. Descubra a seguir o que é um domínio estacionado e como usá-lo em seu site. Veja também os cuidados que você deve tomar ao configurá-lo.
O que é um domínio estacionado
Um domínio estacionado é um domínio adicional apontado para o site principal. Diferente de um redirecionamento, o domínio estacionado permite que o usuário navegue pelo mesmo conteúdo tanto no domínio A quanto no B.
Suponha que o seu site tenha como domínio o endereço meusite.com.br. Para proteger sua marca, você decidiu registrar também o domínio meusite.com, meusite.net ou qualquer outro domínio diferente do principal. Ao configurar os domínios adicionais como estacionados, o usuário verá o mesmo conteúdo, ou seja, o mesmo site, em qualquer um dos domínios que acessar, seja o principal ou o(s) estacionado(s).
Por que usar domínios estacionados em meu site
Dentre os principais motivos para se usar um domínio estacionado podemos citar a proteção da marca e a facilidade de acesso ao site pelos usuários.
Do ponto de vista da proteção da marca, pode ser interessante registrar domínios semelhantes ou iguais ao seu, mas com terminações diferentes. A Coca-Cola, por exemplo, possui diversas variações de seu domínio principal (cocacola.com.br) registrados. Entre eles estão variações na própria terminação .com.br, como coca-cola.com.br, assim como outras terminações, como cocacola.com e coca-cola.com (com hífen), entre muitas outras.
Quanto à facilitar o acesso dos usuários ao seu site, isso vale principalmente para erros de digitação. Imagine que, por descuido, o usuário pressione uma letra incorreta ao digitar o domínio do seu site. Se você possuir esta variação, poderá direcionar o usuário para o seu site normalmente, apesar do erro de digitação. Essa situação acaba sendo útil também para proteger a marca, já que impede que pessoas mal intencionadas possam registrar variações de um domínio com o intuito de enganar os usuários.
Bancos e instituições financeiras são, frequentemente, alvos da ação de malfeitores quando o assunto é domínios muito próximos dos reais, usados pelos bancos. Só para citar alguns exemplos, endereços como bancobradescoo.com.br, bradescoinvest.com.br, bradescojuridica.com.br, bradescobl.com.br, e muitos outros, são exemplos reais de domínios que já foram registrados por terceiros.
Portanto, usar um ou mais domínios estacionados em seu site pode ser útil para proteger a sua marca e também para facilitar o acesso dos usuários ao cobrir situações onde é possível ocorrer erros de digitação.
No entanto, vale ressaltar que, na maior parte dos casos, o mais recomendado é fazer um redirecionamento no domínio adicional apontando para o domínio principal — ao invés de usar um domínio estacionado. Um redirecionamento de domínio pode ser feito de diversas maneiras, como explicamos neste artigo. Um recurso muito útil e gratuito para redirecionar domínios é usar o CloudFlare (veja aqui como fazer).
Qual a diferença entre um subdomínio e um domínio estacionado
Um subdomínio é uma subparte de um domínio, ou seja, está contido em um domínio. O subdomínio é separado do domínio por um ponto e todo o texto que vem antes deste ponto é o que dá nome ao subdomínio. Por exemplo: loja.meusite.com.br é um subdomínio de meusite.com.br. As possibilidades de criação de subdomínios são vastas, já que podemos usar qualquer combinação de letras e números para criar subdomínios. Assim, poderíamos ter os subdomínios abc.meusite.com.br, xyz.meusite.com.br, e muitos outros! Mas repare que, independentemente da combinação, um subdomínio sempre pertencerá a um domínio.
Já o domínio estacionado está completamente desvinculado do domínio principal. Assim, pode-se usar qualquer endereço de sua propriedade como um domínio estacionado, sem que haja necessidade de existir uma relação entre os endereços, como é o caso do subdomínio. Os domínios abc.com e xyz.net poderiam tranquilamente ser domínios estacionados do mesmo site. O vínculo, nesse caso, existirá apenas no conteúdo, que será o mesmo nos dois domínios, como vimos anteriormente neste artigo.
Como configurar um domínio estacionado
A configuração de um domínio estacionado dependerá da hospedagem de sites utilizada. Em hospedagens que utilizam o painel de controle cPanel, pode-se estacionar um domínio através da opção Aliases ou Parked Domains. Para isso, basta acessar a área em questão. Você então vai se deparar com uma tela parecida com essa:
Nesta tela, insira o domínio que deseja estacionar no campo Domínio e em seguida clique em Adicionar domínio. Você receberá uma mensagem de confirmação que o domínio estacionado foi criado.
Isto é tudo o que precisa ser feito para criar um domínio estacionado no cPanel. O sistema vai se encarregar de espelhar o conteúdo do seu site principal com este que acabou de criar.
Ao voltar para a área de criação de domínios estacionados, você verá que o domínio que você acabou de adicionar está listado nesta seção. Se você usa o cPanel, você poderá criar um redirecionamento neste domínio e redirecionar seus usuários para outro endereço, diferente do domínio principal.
Domínios estacionados e SEO: cuidado com conteúdo duplicado
Existe uma questão muito importante quando falamos de domínios estacionados, relacionada à visibilidade do site nos buscadores, processo também conhecido pela sigla SEO. Este é o acrônimo para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. Entre os buscadores, podemos incluir o Bing, o Yahoo e, principalmente, o Google, que é o mais usado mundialmente.
Quem é da área sabe que o Google e outros buscadores penalizam sites que exibem conteúdo duplicado, ou seja, que foi publicado anteriormente em outro lugar. Este procedimento existe para valorizar sites que produzem conteúdo original em detrimento de outros sites que apenas reproduzem conteúdos de terceiros.
Por isso, ao configurar um domínio estacionado em seu site, existem chances dos buscadores interpretarem isso como conteúdo duplicado, já que os sites A e B serão exatamente iguais. E isso pode trazer consequências negativas para a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca.
Felizmente, existem maneiras de evitar isso e informar ao Google e à outros buscadores que o(s) domínio(s) estacionado(s) no seu site pertencem à você e não são conteúdo duplicado. Veremos a seguir, duas maneiras de contornar esta questão e configurar seu site corretamente do ponto de vista de SEO.
Opção 1: Faça um redirecionamento do domínio adicional para o principal
Esta é a maneira mais simples de evitar que domínios estacionados sejam considerados como conteúdo duplicado. Ao invés de simplesmente adicionar o domínio estacionado e permitir que a navegação aconteça em mais de uma URL, insira um redirecionamento no domínio adicional para o domínio principal.
Dessa forma, qualquer pessoa que tentar acessar o segundo domínio será direcionada para o principal e a navegação não será possível por qualquer outro domínio que não seja o principal. Para exemplificar esta situação, tente acessar o endereço tudosobrehospedagem.com. Repare que você será redirecionado para tudosobrehospedagemdesites.com.br, que é o domínio principal deste site.
Existem muitas maneiras de fazer um redirecionamento desse tipo. Em geral, é bem simples fazer redirecionamentos através do painel de controle da hospedagem. Outras opções envolvem editar o arquivo de configuração do servidor, como é o caso do .htaccess para o servidor Apache. Se você não sabe como proceder ou está inseguro, entre em contato com o suporte de sua hospedagem e eles certamente poderão lhe ajudar.
Opção 2: Informe a URL original usando um link com o atributo rel=canonical
O Google encoraja os donos de websites a utilizar um link especial para informar ao buscador a URL original de cada conteúdo. O objetivo é justamente evitar que uma página seja considerada duplicada pelo buscador.
Para conseguir isto, basta inserir uma tag do tipo link dentro do cabeçalho HTML da página (entre as tags <head> e </head>). Este link deve conter dois atributos: rel=canonical, para indicar a natureza do link, e o href, que deve conter a URL original. O resultado será uma tag com o seguinte formato:
<link rel="canonical" href="http://dominioprincipal.com.br/pagina-exemplo" />
Assim, mesmo que o buscador encontre esta página usando o endereço dominioestacionado.com.br/pagina-exemplo, ele saberá que não se trata de conteúdo duplicado, mas sim que esta página é na verdade um reflexo de dominioprincipal.com.br/pagina-exemplo.
Todas as páginas do site devem ter uma tag desse tipo, apontando para a URL original. Em CMSs como o WordPress é possível conseguir isso facilmente através do uso de plugins como o Yoast SEO. Em geral, os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais usados oferecem esta possibilidade. Se este não for o caso, entre em contato com a pessoa que desenvolveu o seu site e verifique a viabilidade desta implementação.
Esta é uma prática muito comum (e recomendada) em outros cenários, como por exemplo quando temos sites que aceitam navegação com e sem www, via http e https e em qualquer situação cujo mesmo conteúdo possa ser acessado por mais de uma URL, além da original. Para saber mais sobre isso, veja esta página do Google sobre URLs canônicas.
Conclusão
Neste artigo, vimos o que é um domínio estacionado, para que serve e como usá-lo em um site. Vimos também as implicações de usar tal recurso, do ponto de vista de otimização para os buscadores. Como mencionamos, existem maneiras bem simples de configurar domínios adicionais e evitar possíveis problemas de SEO.
Na maioria das vezes pode ser mais interessante configurar um redirecionamento no domínio adicional, apontando-o para o principal. Para conhecer diversas formas de fazer isso, veja este artigo sobre como redirecionar domínios ou páginas.
Se você ficou com alguma dúvida ou possui algo a acrescentar, deixe um comentário e terei prazer em ajudá-lo!
Olá!
1-Gostaria de saber se ao criar domínios estacionarios,estarei pagando o preço por cada um como se fosse um dominio novo,ou dá pra configurar pra que eles não sejam contados como um dominio exclusivo?
2-Penso em criar uma empresa de desenvolvimento futuramente com as extensões .dev e.com.No Google Domais permite a criação da extensão .dev.A minha dúvida é se no Google também aceita criar dominios estacionarios.
Grato!!
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Jonatas!
1) É necessário pagar pelo registro de um novo domínio, independentemente do mesmo ser um domínio estacionado ou não. Ao registrar o domínio, garante-se o direito de usá-lo, da forma que for mais conveniente para você. Algumas empresas registram domínios com pequenas diferenças do domínio principal (por exemplo com erros de digitação) apenas para proteger a marca e evitar que alguém use o endereço incorreto para se passar pela marca em questão.
2) O Google Domains permite a configuração de um redirecionamento para seu domínio. Na prática, o funcionamento é um pouco diferente de um domínio estacionado, que cria um “site espelho” ao existente no domínio principal. No entanto, redirecionar um domínio pode ser mais interessante do que ter um domínio estacionado, pois os mecanismos de busca vão entender que o endereço principal do site é o destino final, e não o domínio adicional.
Espero ter ajudado! 🙂
Abraços.
Olá Bill.
Você sabe como estacionar domínio sem ser pelo cpanel?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Maico.
Eu recomendo que você use redirecionamentos para domínios adicionais. Você pode usar serviços como o CloudFlare para isso. Ele permite inclusive fazer redirecionamentos avançados, que mantêm a porção final da URL e redireciona apenas o domínio. É parecido com o que faz um domínio estacionado, mas nesse caso o domínio principal será sempre o destino final do usuário.
Aqui há um artigo bem completo sobre o assunto: Como redirecionar um domínio no CloudFlare (gratuitamente e sem precisar de hospedagem).
Abraços!
Olá, Bill!
Boa tarde!
Novamente por aqui, para lhe pedir ajuda!
Vamos adqurir o plano M de hospedagem do HostGator. Ocorre que temos um domínio (.com.br) adquirido na Locaweb e que está hospedado na KlickPages.
Então, como fazer a transferência da hospedagem e administração desse domínio para a HostGator?
O passo a passo seria:1> Adicionar o domínio no HostGator e, a seguir, 2> Transferir a administração do domínio?
A ordem é essa?
Daí, como proceder em relação à hospedagem que está no KlickPages? O que fazer?
Outra observação importante é a de que escolhemos o citado plano M da HostGator por permitir a hospedagem de diferentes domínios, independentes entre si. Cada domínio, com nomes diferentes, atenderá a um projeto específico. Ainda vamos comprar o domínio principal e, seguindo sua orientação, adquiriremos o .com e o .com.br.
Desse modo, deverei primeiramente contratar o plano M e a seguir os domínios de mesmo nome (dos quais um deles será o principal, o admin do CPanel) para somente depois trazer o domínio já existente supramencionado?
Muito obrigado desde já por sua sempre prestimosa atenção!
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Walter,
Você pode manter apenas o registro do domínio na Locaweb, se desejar, ou transferi-lo para a empresa que for mais conveniente para você. Para saber como funciona o processo de transferência de domínios, recomendo a leitura do artigo Como transferir um domínio: tudo o que você precisa saber.
Do ponto de vista comercial, para domínios terminados em .br, o Registro.br — que é a entidade brasileira responsável pela terminação — possui os melhores preços (veja este comparativo). Para domínios internacionais, vale a pena pesquisar, pois a concorrência é grande.
Sobre como fazer a transferência de um domínio para a HostGator, o artigo que linquei acima pode ajudar, mas consulte também esta página de ajuda da HostGator.
Quanto ao serviço que contratou na Klickpages, acredito que a pessoa mais adequada para dizer o que fazer é você mesmo, pois está dentro do seu negócio e conhece bem os objetivos e o que deseja conquistar no mercado digital. 😉
Quanto à última pergunta, no momento da contratação do plano, informe o domínio que deseja ter como principal na hospedagem. Posteriormente, faça a inclusão dos domínios adicionais que deseja. A eventual transferência de um domínio pode ocorrer em paralelo ao registro de outros domínios adicionais.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
Abraços!
Caro BIll, bom dia!
Muito obrigado por sua ajuda!
Houve apenas um mal entendido quanto à hospedagem de um domínio nosso no KlickPages. Já decidimos transferir a administração e a hospedagem para o HostGAtor. A dúvida é de como proceder (o passo a passo) para transferir essa hospedagem do KP para o HG.
De novo, atento aos seus artigos e respostas, muito gratos!!!!!
Olá, consigo redirecionar um dominio para meu anuncio no mercado livre?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Miro,
Sim, com certeza é possível! Para conhecer as possibilidades, recomendo a leitura do artigo Como redirecionar um domínio ou página.
Se por acaso o seu domínio foi registrado no Registro.br, há uma maneira bem simples de fazer isso. Saiba mais neste artigo.
Qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
Abraços.
Caro Bill,
Sou novato nesse mundo de “sites”. tecnologia não é a minha área. entendo quase nada…rs
Se possível, gostaria de sua ajuda.
Tenho um domínio principal e um secundário pra proteger a marca etc.., .com.br , ambos registrados na Registro.br.
Também tenho outros 2 com nomes semelhantes .com registrados na Hostagtor.
Quero hospedar os 4 na Hostgator :
principal – com.br e
direcionar os outros 3 (1 com.br e 2 .com) para o principal.
Por favor, como faço para apontar os 3 domínios alternativos para o principal? como faço esses registros na hospedagem HOSTGATOR?
Obrigado
Marcelo
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Marcelo,
Obrigado pelo comentário. Vou tentar ajudá-lo.
Se você já contratou a hospedagem na HostGator, provavelmente definiu o domínio .com.br que deseja ter o site como o principal da conta, certo? Quanto a esse domínio, você precisa apenas apontá-lo para seu servidor na HostGator (se ainda não o fez). O apontamento no Registro.br é bem simples (veja este tutorial). No caso, os valores de DNS que você deve usar no Registro.br são fornecidos pela HostGator no momento da ativação do plano. Eles se parecem com os exemplos abaixo:
Feita a alteração no Registro.br, basta aguardar algumas horas e o domínio estará exibindo o conteúdo presente na hospedagem da HostGator.
Quanto aos demais domínios, como eles são apenas alternativos e não serão usados para nenhuma finalidade específica, recomendo que aponte-os para a HostGator e faça um redirecionamento 301 para o domínio principal. Dessa forma, se alguém eventualmente acessar um desses domínios adicionais, será direcionado para o domínio principal. O redirecionamento do tipo 301 também informa aos mecanismos de busca que o domínio está sendo usado para esse fim, que é o de redirecionar para outro lugar.
O procedimento para configurar estes domínios adicionais é o seguinte:
Repita este procedimento para todos os domínios adicionais.
Os domínios .com, que foram registrados na HostGator, também possuem um painel para gerenciamento de DNS (veja as instruções aqui).
Qualquer dúvida, basta entrar em contato!
Abraços.
Caro Bill,
Muito obrigado pela atenção, rapidez e precisão da sua resposta.
Fiz como você falou. Só tem uma coisa que não entendi bem o que está acontecendo.
Apontei os dois domínios .COM que foram registrados na própria hostgator para o domínio PRINCIPAL como você orientou, na área de gerenciamento dns da hostgator, e o procedimento foi considerado sucesso, só que até o momento quando digito qualquer um dos dois endereços .com no browser, elEs estão retornando a seguinte msg:
Não é possível acessar esse site Não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de xxxxxxxxxxxxx.COM.
Tente executar o Diagnóstico de Rede do Windows.
DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN
Quando digito os dois endereços COM.BR (PRINCIPAL E ALTERNATIVO) eles estão indo para página da hostgator para começar criar o site. Parece que estão apontados corretamente.
Mas e os outros dois .COM?
(detalhe: o procedimento que você me orientou (apontamento) foi feito ontem 21/05 às 20:00 hrs)
O que pode estar havendo?
att
Marcelo
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Marcelo,
Este erro indica que o navegador não encontrou o IP do servidor de hospedagem, por algum motivo. Pode ser apenas um erro de cache do seu navegador (este artigo ensina alguns métodos para limpar o cache de DNS do navegador e do computador).
Antes disso, no entanto, você pode verificar se o DNS do domínio que alterou está propagado. Para isso, acesse a ferramenta DNS Checker e insira o domínio que deseja verificar. Na caixa de seleção, escolha a opção “NS” e clique em “Search”. O mapa vai exibir diversos servidores DNS espalhados pelo mundo e o name server associado ao domínio em questão. Se os name servers estiverem corretos e propagados pelo mundo, então é possível que seja apenas um erro de cache, que você pode corrigir usando o link acima.
Espero que consiga resolver. Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
Abraços!
Olá Bill!
Descobri seu site hoje procurando algumas soluções!
Fiquei com uma dúvida em relação a este artigo.
Eu achei que o redirecionamento seria feito através do CNAME no domínio estacionado, apontando para o domínio principal. Achei que isso seria suficiente. Só que talvez haja o problema do SEO, certo?
Bem, eu tenho um blog pelo Blogger, e tudo fica um pouco mais complicado de se fazer isso. Não tenho acesso ao cPanel, ou o similar deles. Vc teria ideia do que posso fazer?
abraços!
Carlos Correia
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Carlos,
Uma entrada do tipo CNAME não deve ser usada para redirecionamentos, porque ela suporta apenas outro nome (ex.: dominio.com) e não permite a inclusão de URLs completas, que incluam o protocolo (ex.: HTTP e HTTPS), subdiretórios (ex.: dominio.com/pagina) ou qualquer outro tipo de parâmetro. Alguns registradores de domínio desenvolveram recursos que permitem configurar redirecionamentos sem a necessidade de um servidor de hospedagem (o Registro.br, por exemplo). No entanto, por padrão, o simples ato de registrar um domínio e ter acesso às suas entradas de DNS não possibilita configurar redirecionamentos.
Se você deseja apenas configurar um domínio para o seu blog no Blogger, então isso é perfeitamente possível (veja aqui como fazer). Agora, se você deseja apenas redirecionar um segundo domínio para um blog no Blogger, então pode tentar fazer isso usando o recurso de redirecionamento do local onde registrou o domínio (se estiver disponível) ou usando um servidor de hospedagem (apontando o domínio para este servidor e fazendo o redirecionamento nele).
Se puder dar mais detalhes sobre o seu cenário e o que está tentando configurar, posso tentar te ajudar de maneira mais objetiva.
Fico à disposição para ajudar!
Abraços.
Uma dúvida! Domínios estacionados o Cpanel permite criar e-mails para todos esse domínios estacionados, mas suponha que eu queira tirar um destes domínios e usar como uma conta separada. Vou perder os e-mails que estavam estacionados na conta principal? Terei que criar as contas de e-mail novamente?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Paulo,
Ótima pergunta! Se você remover um domínio estacionado no cPanel e existirem contas de e-mail sob este domínio, as contas não serão mais listadas no cPanel (como se não existissem). No entanto, os e-mails continuam existindo no servidor, na pasta
home/username/mail
.Se você criar uma nova conta cPanel, tendo como domínio principal o domínio antes estacionado, pode migrar os e-mails para a nova conta. Mas as contas de e-mails devem ser recriadas antes da migração. Veja mais detalhes sobre isso aqui.
Se puder ajudar com mais alguma coisa, basta entrar em contato.
Abraços.
Olá Bill,
Agradeço pelo esclarecimento. Eu também imaginava a mesma coisa, mas não pensei na migração das contas. Valeu pela dica.
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Disponha, Paulo!
Um abraço.
Boa tarde, Bill.
Excelente artigo! Ajudou muito a sanar algumas dúvidas que tinha. Tenho ainda uma outra questão que não ficou muito clara para mim:
Supondo que eu tenha um hipotético e-commerce de venda de laranjas (www.laranjas.com.br). Seria válido, para fins e busca orgânica, eu criar vários domínios, como por exemplo www.comprarlaranja.com.br, www.comprarlaranjaatacado.com.br etc e redirecionar todos para o site principal? Dessa forma, usando domínios com as palavras-chave mais buscadas o site poderia aparecer mais vezes nas buscas orgânicas. Isso ajudaria ou Google e outros buscadores acabariam penalizando o meu site?
Muito obrigado.
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, David,
Muito interessante o seu questionamento. O redirecionamento de domínios adicionais não acrescenta nenhum ganho ou prejuízo para o domínio principal. O Google e outros buscadores consideram apenas o domínio final na indexação. Acredito que não vale a pena utilizar esta técnica para este fim. Geralmente usamos domínios adicionais redirecionando para o principal por razões diferentes de ranqueamento. Como por exemplor proteger a marca (registrando variações do domínio da sua empresa), cobrir possíveis erros de digitação de seus clientes (ex.: meusite.com e mesite.com), entre outros. Portanto, se quiser ranquear bem o seu site nos buscadores, sugiro considere outras técnicas.
Espero ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
Abraços!
Obrigado, Bill!
Caro Bill, excelente esse artigo, sua pedagogia e visual, traz luz e segurança ao conhecimento. Muito obrigado. Esclarecedor. Abraços e boa sorte…
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Di Leu,
Obrigado, fico feliz que tenha gostado. 🙂
Abraços.
Boa noite, esse POST vai ser de grande ajuda pois estava buscando essas explicações..e essa explicou tudo oque eu precisava saber…agora vou por em prática.
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Charles,
Obrigado pelo comentário! 🙂
Qualquer dúvida, basta entrar em contato.
Abraços.