Novas terminações para domínio estão disponíveis para registro

Novas terminações para domínio

Há anos, o ICANN, entidade sem fins lucrativos que regulamenta a internet no mundo, vem recebendo pedidos para ampliar a gama de terminações de domínio disponíveis na internet. Conhecidas no meio tecnológico como TLDs (top level domains), as terminações genéricas mais populares envolvem a extensão .com e .net e também a sigla de países, como o .br, no caso de ccTLDs (country code top level domains). Durante cerca de incríveis 8 anos, o ICANN vem estudando a possibilidade de ampliar a variedade de TLDs, e, recentemente,  o órgão finalmente liberou uma nova leva de TLDs para que empresas e entidades interessadas possam utilizá-las livremente.

Entre elas está a terminação .rio, para pessoas ou empresas localizadas no Rio de Janeiro (saiba mais aqui), e também algumas extensões que serão utilizadas exclusivamente por empresas, como a .vivo e .globo. No último caso, naturalmente, novos domínios com essas terminações não poderão ser registradas pelo público comum. Apesar disso, existem muitas outras extensões, diferentes do trivial, que podem ser registradas por nós e por qualquer cidadão comum.

Já imaginou que interessante seria para um site especializado em café, ter o domínio euamo.cafe?

Apesar de existir um caminho longo entre o pedido de uma terminação e sua disponibilização ao público, a novidade poderá transformar o modo como acessamos os sites daqui a alguns anos. Segundo Rodrigo de la Parra, vice-presidente do ICANN para América Latina e Caribe, cerca de 1300 novas terminações estão em processo de liberação. Dessas, mais de 300 já estão disponíveis para registro imediato.

Saiba como registrar um domínio com uma nova terminação

Para registrar um domínio com uma dessas novas terminações, você deve utilizar uma empresa autorizada a fazer a operação. A GoDaddy, que iniciou operação no Brasil em 2013, disponibiliza diversas dessas extensões em sua página de registro de domínios. Lá, é possível verificar todas as extensões que estão em processo de liberação e se cadastrar para ser avisado quando determinada terminação for disponibilizada.

No momento, a maioria das terminações é em inglês, como .club e .company, entretanto, algumas terminações poderiam se encaixar perfeitamente em negócios no Brasil, como por exemplo .site e .global. Na página da GoDaddy é possível filtrar as terminações por categoria e verificar quais estão disponíveis para registro imediato.

Novas terminações de domínio

Faça a reserva e tenha prioridade no registro

Se a terminação que você deseja não estiver disponível, é possível fazer o pré-registro do nome. O pré-registro, no entanto, não garante que o domínio será seu. Caso outra pessoa ou empresa faça o pedido para o mesmo domínio, haverá um leilão privado e o vencedor terá direito ao registro do domínio. Se você possuir um domínio pré-registrado, o pedido de registro é enviado automaticamente pelo sistema assim que o registro for disponibilizado para todos.

No ato do pré-registro, há valor a ser pago que, segundo a GoDaddy, é devolvido caso o domínio não seja registrado por você (depois de deduzidas as taxas e impostos). O pré-registro de domínios com a terminação .miami, por exemplo, custa R$ 58,99.

pré-registro domínio .miami

Os domínios que ainda não estão disponíveis para registro podem ser seguidos. Assim, você será avisado quando o mesmo estiver disponível para registro ou pré-registro.

Leia mais informações na página de registro.

Registro de domínios godaddy

Fontes: Prefeitura do Rio de Janeiro, IDG Now e Info Exame.

Publicado originalmente em 18/09/2015 - Atualizado em 22/10/2017

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉