Como contratar uma hospedagem na HostGator

Como contratar uma hospedagem na HostGator

Este artigo é para você que já decidiu hospedar seu site na HostGator, mas tem dúvidas sobre como fazer a contratação. Vamos apresentar um passo a passo que irá te ajudar a contratar uma hospedagem na HostGator de forma fácil e rápida.

Acesse a página de hospedagem de sites

O primeiro passo é acessar o site da HostGator e clicar na página do produto que irá contratar, neste caso, a hospedagem de sites. Se você estiver na home do site, basta clicar em “Hospedagem”. Se estiver indo diretamente para a página de hospedagem, verá uma tela como na imagem abaixo:

Página de planos de hospedagem de sites HostGator
Página dos planos de hospedagem da HostGator

Escolha o plano e o ciclo de pagamento para contratar uma hospedagem HostGator

Nesta etapa, é preciso escolher um dos planos (P, M ou Turbo). Os planos P e M são parecidos, exceto pelo número de domínios (sites) permitidos. Caso queira hospedar apenas um site, escolha o plano P, pois é tão bom quanto o M, e mais barato. Se tiver vários sites, escolha o plano M. O plano Turbo é recomendado para sites que precisam de mais capacidades e desempenho. Ele oferece armazenamento em discos SSD (mais rápidos) e maior quantidade (150 GB). O plano Turbo também possui menos clientes por servidor, o que disponibiliza mais memória RAM por cliente.

Agora vamos aos ciclos de pagamento, que se dividem em mensal, trimestral, semestral, anual, bienal e trienal. Isso funciona assim: quanto maior o ciclo escolhido, maior o desconto na compra. Por outro lado, é preciso pagar todo o valor antecipado. Ou seja, a sua escolha dependerá do valor que deseja pagar de uma vez. Se está começando e não quer se comprometer por um longo prazo, escolha a opção mensal. Se preferir economizar, contrate um ciclo mais longo, como o anual ou trienal.

Aqui vamos escolher o plano P (veja imagem abaixo) e prosseguir para a próxima etapa.

Planos disponíveis na página de hospedagem de sites da HostGator
Planos disponíveis na página de hospedagem de sites da HostGator

Na página seguinte, você deve escolher o ciclo de pagamento. Como mencionamos, quanto maior o ciclo de pagamento, maior será o desconto oferecido.

Passo de escolha do ciclo de pagamento. Quanto maior o ciclo, maior o desconto.
Passo de escolha do ciclo de pagamento. Quanto maior o ciclo, maior o desconto.

Após escolher o ciclo, clique em Contrate Agora para prosseguir para o carrinho de compras.

Escolha o domínio e serviços adicionais

Após escolher o plano e o ciclo de pagamento, você entrará no carrinho de compras da HostGator e precisará escolher o domínio (veja neste artigo O que é um domínio).

Caso já possua o domínio do seu site, escolha a opção “Vou usar um domínio que já tenho” e então digite o seu domínio no campo correspondente. Caso contrário, selecione “Vou registrar um novo domínio”. Vale mencionar que o domínio é gratuito no ciclo anual e trienal.

Área para escolha do domínio, fundamental para contratar uma hospedagem na HostGator
Área para escolha do domínio no carrinho de compras da HostGator

O passo de escolha do domínio é fundamental na contratação de uma hospedagem HostGator, pois é obrigatório usar um domínio junto com a hospedagem. Se você não possui um, registre um novo nesse momento.

Para isso, digite o domínio desejado no campo, seleciona a terminação e clique em Buscar. Se o domínio escolhido estiver disponível, ele será adicionado automaticamente, como ilustra a imagem abaixo:

Domínio adicionado para registro
Domínio adicionado para registro

Em domínios internacionais, isto é, todos que não terminam em .br, é possível adicionar proteção de privacidade. O serviço impede que os seus dados não sejam exibidos em consultas públicas na base de dados do Whois. O serviço pode ser contratado por R$ 9,99 por ano. Para contratá-lo, basta clicar em Adicionar, logo abaixo da caixa de seleção do domínio.

Outro item adicional disponível é o serviço SiteLock. Ele protege o seu site contra ataques e também realiza detecção de vírus regularmente. Este não é um serviço fundamental, portanto, se não for do seu interesse, basta não fazer nada e o serviço não será incluído.

Itens adicionais estão disponíveis durante a contratação de uma hospedagem HostGator
Itens adicionais estão disponíveis durante a contratação de uma hospedagem HostGator

Crie uma conta para contratar uma hospedagem na HostGator

No item de número 3 do carrinho de compras da HostGator, é necessário informar os dados de cadastro de quem está contratando o serviço. Podem ser usados dados de uma pessoa física ou de uma empresa (pessoa jurídica).

Etapa de cadastro na contratação de uma hospedagem HostGator
Etapa de cadastro na contratação de uma hospedagem HostGator

Para facilitar o preenchimento e a contratação de uma hospedagem na HostGator, observe as dicas abaixo. 

  • E-mail: você irá inserir o e-mail que ficará associado à sua conta na HostGator. Dê preferência para e-mails Gmail, Hotmail e outros, que não estejam vinculados ao seu domínio. Se este e-mail já possui uma conta na HostGator, automaticamente o sistema pedirá a sua senha, e não será preciso preencher os dados novamente.
  • Senha: procure registrar uma senha forte, que tenha pelo menos 6 a 8 caracteres e seja uma combinação de números, letras e símbolos (ex: $enhaF0rte).
  • Estrangeiro: marque esta opção se você não for brasileiro. Dessa forma, a validação de CPF ou CNPJ será desativada e você poderá informar um documento de seu país de origem.
  • CPF ou CNPJ: é obrigatório informar um documento válido no Brasil. CPF para pessoas físicas e CNPJ para empresas.
  • Nome completo / Razão social: insira o seu nome (para pessoas físicas) ou a razão social da empresas (para pessoas jurídicas).
  • Data de nascimento: informe a sua data de nascimento no formato dd/mm/aaaa.
  • Celular: Informe o número de seu celular. Esta informação será usada apenas para comunicações relevantes relativas à sua conta.
  • CEP: uma vez preenchido, carrega as informações de seu endereço automaticamente, sendo necessário apenas informar o número e o complemento (se houver).

Após preencher os campos de cadastro, podemos passar para a última etapa de contratar uma hospedagem HostGator.

Preencha as informações de pagamento

O último passo de contratação da hospedagem na HostGator é a escolha da forma de pagamento. Três opções estão disponíveis: cartão de crédito, boleto bancário ou PayPal. Escolha a opção que melhor te convém:

  • Pagamentos realizados no cartão de crédito são validados em alguns instantes e dão acesso quase que imediato ao serviço.
  • Pagamentos em boleto podem levar até 72 horas para serem identificados pelo sistema de cobrança da HostGator. Portanto, esta é a opção mais demorada para liberação do plano.
  • Pagamentos via PayPal também são identificados em alguns instantes e são uma opção tão boa quanto a opção pelo cartão de crédito. Ao escolher esta opção, você será direcionado para o site do PayPal, para conclusão do pagamento.
Área de pagamento no carrinho de compras da HostGator
Área de pagamento no carrinho de compras da HostGator

Repare que, ao lado dos campos de cadastro, o resumo de sua compra está visível durante todo o tempo. Ele exibe o plano escolhido, o ciclo de pagamento e se há algum serviço adicional incluído, como o registro de um domínio ou a proteção de dados. Se existe algum desconto promocional aplicado no preço, ele também é exibido neste momento.

Antes de encerrar, é necessário marcar a opção Eu li e concordo com os Termos de Serviço e Política de Privacidade. Para ler os termos e a política, basta clicar nos links correspondentes.

É obrigatório concordar com os termos de serviço e com a política de privacidade da empresa
É obrigatório concordar com os termos de serviço e com a política de privacidade da empresa

Ao final do preenchimento, basta clicar no botão Finalizar Compra. Você receberá uma confirmação da compra. Dependendo do método de pagamento escolhido, o serviço já estará disponível (cartão de crédito e PayPal). Caso contrário, você poderá visualizar o boleto para pagamento ou se logar no portal do cliente.

Tela de confirmação da compra na HostGator
Tela de confirmação da compra na HostGator

Conclusão

Espero que este artigo tenha ajudado você a contratar uma hospedagem na HostGator! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e ficaremos felizes em ajudá-lo. Até a próxima!

Crédito imagem topo: adaptação de vetor cedido por Freepik. 
 

Tags: ,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

6 Comentários

  1. Lais

    Olá, ja fiz alguns sites anos atrás, inclusive hospedando na hostgator, mas agora comecei com wordpress e inclusive decidi ja iniciar com hospedagem pra wordpress depois de ler os artigos daqui, foi de grande ajuda. Mas minha dúvida é outra, queria saber qual email seria o mais adequado para fazer esse cadastro na hostgator. Uso um email do próprio cliente ou crio um novo(tipo um gmail) exclusivo pra isso? Não pretendo colocar varios sites de diferentes clientes numa hospedagem e só e sim uma hospedagem pra cada um. Fico nessa duvida pois ao usar o email do cliente seria melhor e mais pratico tbm caso futuramente ele quisesse que outra pessoa cuidasse do site ou algo do tipo receberia tudo no proprio email… mas por outro lado ele pode entrar na hostgator e solicitar alteração de senha e mecher em algo que esta sob minha responsabilidade.Sei que no painel tem a opção de encaminhar emails de cobrança suporte e etc e que poderia fazer isso nos dois casos mas queria saber de alguem mais experiente qual opção é a mais utilizada. Agradeço se puder ajudar.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Oi, Lais,
      Seu questionamento é bastante relevante. Se você foi contratada para criar o site e o cliente vai arcar com os custos de hospedagem, então faz sentido que o cadastro na hospedagem seja feito em nome do cliente. Nesse caso, você poderia fazer a contratação pelo cliente, informando os dados pessoais do cliente, incluindo o e-mail. Nesse cenário, os boletos de pagamento seriam encaminhados diretamente para ele, você precisaria apenas combinar e avisar ao cliente sobre a contratação. Dessa forma, você poderia acessar o painel normalmente, seja com o login e senha do cliente ou criando uma subconta para você.

      Agora, se você teme que o cliente possa alterar a senha e modificar alguma configuração sem o seu conhecimento, então talvez essa ideia de criar um e-mail exclusivo para isso seja uma boa alternativa. Mas é muito importante que um e-mail utilizado com regularidade pelo cliente seja configurado para receber os avisos de cobrança. É bastante comum ter sites fora do ar porque a hospedagem ou o domínio não foram renovados. Se o cliente receber esses avisos, as chances disso ocorrer diminuem.

      A opção de fazer o cadastro em seu nome e enviar as cobranças para o cliente me parece ser a menos interessante, principalmente se você foi contratada apenas para desenvolver o site.

      No fundo, esta é uma escolha que envolve aspectos subjetivos e a melhor opção vai depender do seu relacionamento com o cliente e do que foi acordado entre vocês.

      Espero ter ajudado! 🙂
      Abraços.

      Responder
  2. Raimundo Nonato dos Santos

    Tô tentando a dois dias efetuar a compra e não consigo finalizar.
    Ponha a forma de pagamento, clico em Finalizar compra e não aparece a Tela de confirmação de pagamento.

    Responder
    • Bill Bordallo
      Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

      Olá, Raimundo,
      Os motivos para este problema na finalização da compra podem ser diversos. Talvez tenha ocorrido algum tipo de congestionamento virtual devido à Black Friday. A oferta de Black Friday ainda está no ar hoje, então, caso ainda não tenha conseguido finalizar a compra, talvez seja uma oportunidade de tentar novamente.
      Se ainda assim não conseguir, recomendo que entre em contato com a equipe de vendas da HostGator. Esse contato pode ser feito diretamente no site da empresa, clicando no link “vendas online”, na base da página.

      Responder
      • Bill Bordallo
        Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites

        Olá, Eliene,
        Você poderia fornecer mais informações sobre o seu problema e o que está tentando obter? Assim podemos tentar ajudá-la de maneira efetiva.

        Responder

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉