Criado nos primórdios da internet, o e-mail continua sendo um dos mais importantes meios de comunicação, especialmente para aqueles que o utilizam como ferramenta de trabalho. Sendo assim, ter um serviço de e-mail ativo é uma necessidade, tanto para uso pessoal ou profissional. E, dentre os inúmeros serviços disponíveis, o Gmail, do Google, é uma das plataformas de e-mail mais usadas em todo o mundo. Sua fama não é à toa, já que o serviço possui recursos poderosos e é gratuito.
Para aqueles que desejam usar o e-mail e as outras ferramentas do Google de modo profissional, a empresa criou o Google Workspace. Trata-se de uma plataforma de serviços voltada para empresas e profissionais que desejam levar seu dia a dia para outro nível. Afinal, o Google Workspace vai além do serviço de e-mail, que nesse caso é apenas uma parte do pacote.
Mas então quais são as diferenças entre as plataformas? E qual escolher como ferramenta de trabalho: Google Workspace ou Gmail? Se você está confuso sobre a decisão, acompanhe este artigo e esclareça todas as suas dúvidas!
O que é o Google Workspace?
Se você tem uma conta Google e usa os diversos serviços incluídos nela, como por exemplo o Gmail, Drive, Agenda, Documentos, Planilhas (e muitos outros), então você já tem uma ideia do que é o Google Workspace. Trata-se de um pacote de serviços e ferramentas — como esse que a conta Google oferece gratuitamente — mas voltado para empresas e profissionais. Como é de se esperar de um serviço pago, os recursos no Google Workspace são mais abrangentes e mais poderosos do que os presentes em uma conta Google gratuita.
Dentre as ferramentas mais conhecidas podemos citar o Gmail na versão comercial (mais espaço e sem anúncios), programas para criação de documentos, planilhas e apresentações, armazenamento em nuvem com o Google Drive, agenda compartilhada e um sistema de videoconferência e chat (Google Meet e Google Chat), para citar apenas alguns dos recursos.
Ao contratar o Google Workspace, o administrador pode utilizar todas as ferramentas disponíveis na suíte e criar usuários dentro de sua organização. Os usuários da organização/empresa podem ter acesso a todos os recursos incluídos na plataforma.
A cobrança do Google Workspace pode ser feita em uma periodicidade mensal ou anual, de acordo com o uso. Na modalidade mensal, o sistema calcula o quanto foi utilizado no período de um mês e gera a cobrança equivalente. O serviço tem um preço definido por usuário. Atualmente, o plano Starter custa R$ 28 por usuário, por mês (veja aqui as diferenças entre os planos Google Workspace). Se um usuário for incluído ou removido no meio de um período, uma cobrança proporcional é feita, referente aos dias utilizados por aquela conta.
Caso queira se aprofundar em todos os recursos oferecidos pela plataforma, leia nossa análise detalhada do Google Workspace.
O que é o Gmail?
O termo Gmail refere-se única e exclusivamente ao serviço de e-mail criado e oferecido pelo Google. Ele está disponível nas modalidades básica (gratuita) e profissional (paga), sendo a última integrante do Google Workspace. O Gmail gratuito oferece vários recursos semelhantes aos da versão paga. Para citar alguns: uma caixa de entrada organizada, o melhor filtro de spam da internet, entre outros. No entanto, existem algumas diferenças significativas entre o Gmail gratuito e o pago, como veremos a seguir. Esperamos que esta comparação te ajude a decidir entre Google Workspace ou Gmail.
A primeira delas diz respeito ao endereço. Enquanto na versão gratuita do Gmail é preciso usar um endereço @gmail.com, na versão profissional (oferecida no Google Workspace) é possível utilizar um endereço de e-mail com um domínio personalizado. Portanto, se você tem uma empresa cujo domínio é abcdesign.com.br, poderia criar uma conta de e-mail com o endereço joana@abcdesign.com.br. Soa bem mais profissional, não é mesmo?
Precisa de um domínio para usar com o Google Workspace? Veja aqui as melhores empresas para registrar seu domínio!
Outra diferença entre Google Workspace e Gmail gratuito está no espaço de armazenamento. O Gmail gratuito oferece 15 GB de espaço de armazenamento, enquanto o Gmail incluído no Google Workspace começa em 30 GB. Em ambos os casos, este espaço é compartilhado com o Drive, para armazenamento de arquivos. Vale lembrar que o espaço é contabilizado apenas para documentos e arquivos em formatos diferentes dos existentes na plataforma do Google. Como, por exemplo, arquivos em .pdf ou criados nas ferramentas da Microsoft (Excel, Word etc.). Os documentos criados dentro dos formatos de arquivo do Google Workspace (ex.: documentos, planilhas e apresentações do Google Drive) não consomem espaço de armazenamento.
Outra diferença importante diz respeito à exibição de anúncios. Enquanto a versão gratuita exibe anúncios dentro do Gmail, nenhuma propaganda é inserida no Google Workspace.
Veja também: Duet AI: como ativar e usar a inteligência artificial do Google Workspace
Principais diferenças entre Gmail gratuito e Gmail pago (Google Workspace)
Como vimos, o Gmail é apenas uma parte dos serviços incluídos no Google Workspace e seria impossível comparar ambos os serviços dessa maneira. No entanto, falando estritamente do serviço de e-mail, vamos ver a seguir uma tabela comparativa entre as modalidades gratuita e paga do Gmail.
Recurso | Gmail gratuito | Gmail Google Workspace |
Serviço de e-mail | Sim | Sim |
---|---|---|
Filtro de spam | Sim | Sim |
Antivírus para anexos | Sim | Sim |
Organização de e-mails automática (abas) | Sim | Sim |
Sugestões de escrita | Sim | Sim |
Webmail | Sim | Sim |
Sincronização c/ programas de e-mail (ex.: Outlook) | Sim | Sim |
Aplicativos mobile/tablet | Sim | Sim |
Espaço para armazenamento | 15 GB | 30 GB |
Domínio personalizado | Não | Sim |
Livre de anúncios | Não | Sim |
Envio de mala direta (e-mail marketing) | Não | Sim |
Layout de e-mails em HTML (e-mail marketing) | Não | Sim |
Preço (mês, por usuário) | Gratuito | R$ 28/mês (plano Starter) |
Visitar | Visitar |
Vantagens do Google Workspace versus Gmail gratuito
As diferenças listadas na tabela acima dizem respeito apenas ao serviço de e-mail, enquanto o pacote de recursos oferecidos pelo Google Workspace é muito maior do que apenas o Gmail profissional. Vamos conhecer agora alguns dos recursos que não estão presentes no Gmail gratuito, ou seja, que são oferecidos apenas no pacote de serviços pago.
Veja também: 10 recursos do Gmail Profissional para aumentar sua produtividade
Controle das informações da empresa
O Google Workspace permite que o administrador do serviço possua controle total sobre as informações da empresas que passam pela plataforma. Assim, na eventualidade do desligamento de um funcionário, todos os e-mails trocados, documentos criados, compromissos, e tudo mais, podem permanecer na empresa. Este conteúdo pode, a partir de agora, ser entregue para qualquer pessoa que se desejar, para que o trabalho seja continuado, ou até mesmo para fins de auditoria.
Infelizmente, é comum ouvir histórias de funcionários ou colaboradores que foram desligados de suas funções e levaram consigo todo o material produzido no período. Se a pessoa estiver usando uma conta Gmail gratuita, o risco disso acontecer é muito grande. Já com o Google Workspace, esta é uma possibilidade remota.
Além do controle mencionado acima, disponível desde o plano Starter, os usuários dos planos Plus e Enterprise podem usar o Vault. Ele permite configurar regras de retenção para arquivos, e-mails e conversas. Dessa forma, mesmo que alguém manualmente apague um e-mail, um documento ou uma conversa de chat, a recuperação pode ser feita pelo Vault.
Trabalha em uma ONG? Veja como obter acesso ao Google Workspace gratuito para ONGs
Agendas compartilhadas e integradas com o Google Meet
O Google Agenda é um serviço que está integrado com qualquer conta Google gratuitamente. No entanto, a versão da Agenda presente no Google Workspace traz algumas vantagens especialmente interessantes para a organização de equipes e empresas.
Para marcar um compromisso com sua equipe ou membros de sua empresa, o Google Agenda permite visualizar os horários ocupados de outros membros da equipe para encontrar um que todos tenham disponibilidade. Por padrão, os eventos em si não são visíveis, apenas o bloco de horário ocupado. Esta configuração pode ser alterada pelo dono da agenda ou pelo administrador, caso exista a necessidade de compartilhar completamente uma agenda com outra pessoa.
Outro recurso interessante é que novos compromissos na agenda ganham um link para uma chamada em vídeo. Dessa forma, todos os convidados da reunião podem participar remotamente, sem que haja qualquer complicação ou necessidade de inserção em um grupo de call. A videoconferência é feita pelo Google Meet.
Durante a reunião, qualquer participante pode compartilhar a tela de seu computador para que os presentes possam acompanhar o que está sendo apresentado.
Colaboração em documentos em tempo real
Assim como a Agenda, a Suíte de aplicativos Google (Documentos, Planilhas e Apresentações) também está presente em contas gratuitas, mas contém recursos bastante interessantes para os usuários do Google Workspace.
Os documentos criados dentro do Google Drive podem ser editados simultaneamente pelos membros de uma equipe ou qualquer pessoa convidada para tal. Comentários e sugestões também podem ser inseridos pontualmente no documento, o que pode ser de grande ajuda para a conclusão de uma tarefa e/ou projetos.
Para manter a segurança dos dados, o administrador pode definir regras para o compartilhamento e a edição de documentos. É possível definir, por exemplo, que apenas membros da empresa possam ser convidados para editar documentos criados ou armazenados dentro da organização.
Regras para recuperação de senhas e uso de apps
Por padrão, o Google Workspace permite que apenas os administradores do serviço recuperem uma senha esquecida. Este funcionamento aumenta a segurança das informações, já que não é permitido ao funcionário recuperar a senha de uma conta. Essa configuração pode ser alterada pelo administrador para todos os usuários — ou pontualmente, para alguns selecionados.
Além disso, também é possível definir uma política de senhas, para aumentar a segurança, e restringir o uso de aplicativos de terceiros vinculados à conta do usuário, como um programa de e-mail, por exemplo.
Também é possível realizar o gerenciamento de dispositivos móveis (celulares e tablets) usados pelos colaboradores. Assim, se a sua empresa cede aparelhos móveis para seus funcionários, é possível realizar ações como apagar as informações do aparelho remotamente. Este é apenas mais um exemplo dos inúmeros recursos de segurança da versão paga que ilustra as vantagens do Google Workspace versus Gmail.
Videoconferências e chats em grupo
O sistema de chat e ligações em vídeo presentes no Google Workspace foi criado com a proposta de levar a integração de sua equipe para outro nível.
No Google Chat, é possível iniciar conversas por texto (chat) em grupo ou individuais integradas às demais ferramentas da plataforma. Assim, você pode facilmente localizar e inserir em uma conversa documentos, planilhas, apresentações, e até mesmo inserir convites para compromissos carregados diretamente do Google Agenda. Essa é uma ótima maneira de manter atualizados todos os envolvidos no projeto.
Google Meet é a plataforma para videoconferências e ligações do Google. Ela também está integrada ao Google Chat, o que permite realizar reuniões ou fazer ligações com os participantes de um grupo ou individualmente. O Google Meet também “fala” com os outros serviços da plataforma. Assim, ao criar um compromisso na agenda, por exemplo, é possível criar um link para uma reunião no Google Meet, facilitando a participação de todos os que forem convidados para o evento.
Tanto o Google Chat quanto o Meet são compatíveis com os diversos dispositivos usados atualmente, o que inclui computadores, tablets e smartphones.
Quando comparamos as plataformas para escolher entre Google Workspace ou Gmail, devemos lembrar que o Chat e o Meet também estão presentes para os usuários do Gmail gratuito. No entanto, a integração com as demais ferramentas e os recursos de compatibilidade do Google Chat/Meet fazem do Google Workspace uma opção muito superior no quesito comunicação e integração com os membros de uma equipe.
Outros recursos presentes apenas no Google Workspace
Na hora de escolher entre Gmail ou Google Workspace, também é interessante estar atento aos recursos que estão presentes apenas na modalidade paga. Por se tratar de um serviço voltado para empresas de todos os tamanhos, o Google Workspace oferece algumas soluções realmente interessantes para uso profissional.
Alguns destes recursos já foram mencionados, como o Vault, que retém e protege as informações da empresa criadas dentro da plataforma. Mas existem muitos outros.
Confira abaixo a lista resumida com alguns dos recursos presentes apenas no Google Workspace (e que usuários gratuitos do Gmail não têm acesso):
- Suporte técnico – Os administradores do Google Workspace têm acesso ao suporte técnico por telefone, chat ou e-mail, 24 horas por dia, sete dias por semana.
- Pesquisa inteligente com o Google Cloud Search – os assinantes dos planos Standard e Plus contam com um mecanismo de busca centralizado que pode localizar e-mails, documentos e diversos tipos de arquivos facilmente.
- Central para gerenciamento de usuários – Os administradores do Google Workspace conseguem gerenciar diversos aspectos dos usuários do serviço, incluindo o nível de permissões. Também é possível acompanhar o tipo de uso que cada usuário faz da plataforma.
Veja também: 10 motivos para usar o Google Workspace (para profissionais e empresas)
Google Workspace ou Gmail: afinal, qual escolher?
Se você chegou até aqui, é bem provável que já tenha feito a sua escolha entre Google Workspace ou Gmail. Mas se você ainda tem dúvidas, talvez o resumo a seguir possa lhe ajudar.
De maneira resumida, se você trabalha sozinho, deseja manter seus custos baixos e não vê problema em utilizar um e-mail genérico (sem domínio personalizado), então provavelmente o Gmail vai lhe atender. Apesar de gratuita e com restrições, uma conta Google possui diversas das funcionalidades que um profissional moderno precisa: e-mail confiável, armazenamento em nuvem, software para criação de documentos, planilhas, apresentações e muito mais. Tudo isso a custo zero.
Agora, se você quer levar sua apresentação profissional para outro nível e/ou trabalha em equipe, talvez deva considerar o Google Workspace. Mesmo no plano inicial (Starter), a plataforma corporativa do Google oferece recursos incríveis para aumentar a sua produtividade e a eficiência do seu dia a dia.
Caso ainda esteja em dúvida, você pode fazer um teste gratuito de 14 dias através deste link. A experimentação é completamente sem compromissos e você pode voltar atrás sem nenhum tipo de cobrança dentro do período de teste.
Se você já está seguro da contratação da plataforma, pegue aqui um código promocional Google Workspace para obter 10% de desconto para qualquer plano no primeiro ano de uso. Esse link também contém as instruções de uso do cupom.
É possível ainda obter o desconto e realizar o teste de 14 dias gratuitos, desde que o cadastro tenha sido feito através do nosso site. Para isso, clique em um dos links acima e siga as instruções. 🙂
E se você ainda tem alguma dúvida não esclarecida aqui, deixe um comentário e terei prazer em ajudar!
Artigo publicado originalmente em 09/11/2019 e revisado em 04/07/2023
Uma dúvida sobre domínio.
Se eu contratar a workspace, eu consigo personalizar depois do @(nomeempresa). A parte que citam de compra de domínio a parte, seria referente a ter um site, correto?
Comprando a worspace apenas, já consigo um e-mail personalizado, não precisando de mais nenhum serviço paralelo, correto?
Abraço, excelente artigo.
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, José,
Para ter um e-mail com o nome da sua empresa (@nomeempresa) é necessário, além do serviço de e-mail, registrar um domínio. Mesmo que não seja a sua intenção ter um site, é necessário o registro de um domínio para ter direito de uso do endereço que vem depois do “@”.
Se você optar por registrar o domínio no carrinho de compras do Google Workspace, o custo é de R$ 50 por ano na maioria das terminações (ex.: .com). No entanto, o Google Domains não registra a terminação .com.br. Para isso, seria necessário registrar o domínio em outra empresa e depois contratar o serviço de e-mail (veja boas opções para registro de domínio aqui). Nas terminações mais comuns, como a .com.br, por exemplo, o custo fica abaixo de R$ 50 por ano.
Espero ter ajudado!
Abraços.
Certo. Muito obrigado pela informação.
Excelente artigo! Obrigado!
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Obrigado pelo comentário, Henrique! 🙂
Olá! Eu contratei pensando que eu poderia migrar os e-mails que eu tenho em domínios @ com Sites criados, para mim e mais interessante desta forma, do que criar alias.
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Marcelo,
Você pode migrar todas as suas contas para o Google Workspace, mesmo que existam sites criados. Tenha em mente, porém, que a cobrança do Google Workspace é calculada por usuário existente na conta. Dessa forma, cada novo e-mail representa um acréscimo na mensalidade.
Se eu puder ajudar com alguma informação, basta comentar novamente.
Abraços.
na contratação do workspace
BUSINESS STANDARD JA VEM INCLUSO UM EMAIL PERSONALIZADO OU PAGO OS 48.60 MAIS 12 DOLARES.?
E-mail personalizado com o Google Workspace
Preço:
Business Starter: US$ 6 por usuário/mês
Business Standard: US$ 12 por usuário/mês
Business Plus: US$ 18 por usuário/mês
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Júnior,
Aqui no Brasil o Google Workspace pode ser faturado em Real e os planos já incluem ao menos uma conta de e-mail. Portanto, no plano Business Standard, paga-se R$ 48,60 por usuário e esse valor já inclui o serviço de e-mail profissional, com um domínio personalizado (que deve ser registrado à parte).
Para saber mais, veja o nosso review do Google Workspace.
Abraços!
no plano Business Standard, cada e-mail adicional vai ser cobrado. também?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Júnior,
Sim, todos os planos do Google Workspace são cobrados por usuário. O preço exibido na tabela deve ser multiplicado pelo número de usuários que você pretende ter para chegar ao valor final da mensalidade.
Criei o e-mail gratuito da gmail consigo migrar esse endereço de e-mail que é gratuito para o e-mail pago da gmail, no caso o Workspace?
Outra pergunta. Tenho e-Mail na LocaWeb (lwmail), se eu contratar o workspace, vocês migram todo o conteúdo do meu e-mail que está na LocaWeb ou seja do lwmail?
Nao quero perder meus conteúdos que tenho nesse e-Mail. Entende?
Obrigada
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Ola, Elizabeth,
Sim, o Google Workspace permite migrar e-mails de contas Gmail ou de outros provedores, como a Locaweb. Saiba como fazer a importação nesta página de ajuda do Google Workspace.
Se ainda não contratou o Google Workspace, pegue aqui um cupom de desconto para o primeiro ano do serviço.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
Abraços!
O G suíte permite gravar a reunião do meet?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Marcia,
O Google Meet permite gravar reuniões apenas no plano Enterprise, do G Suite. Nesta modalidade, é possível fazer chamadas com até 250 pessoas simultaneamente e fazer transmissões ao vivo para qualquer usuário dentro do seu domínio. As gravações ficam gravadas automaticamente no Google Drive do criador da reunião.
Nos planos G Suite Basic e Business não é possível gravar reuniões e as salas permitem até 150 usuários simultâneos.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
Abraços.
Não entendi! Se eu assinar um pacote básico, para cada email personalizado que eu criar vou ter que pagar R$ 24,30 por mês?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Oi, Leandro,
Exatamente. Se você assinar o G Suite Basic, para cada e-mail que criar, pagará uma mensalidade de R$ 24,30 para cada usuário. Por exemplo, se você criar 3 contas de e-mail, então o preço da sua mensalidade será de R$ 72,90 (= 3 x 24,30).
Se estiver interessado em contratar o serviço, dê uma olhada na nossa página de cupons do G Suite. Nela é possível pegar um cupom de 20% de desconto para o 1º ano de uso do G Suite. O desconto é aplicado sobre o preço total das mensalidades.
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Abraços.
Excelente artigo, me tirou várias dúvidas.
Mas há uma que não consigo entender por completo é a questão da capacidade de criação de usuários bem como sua utilização…
poderia fazer um comparativo sobre isso?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Dino,
Acredito que é possível explicar esse ponto de maneira resumida.
O Gmail gratuito permite a criação apenas de contas individuais. Você pode, se desejar, criar múltiplas contas gratuitas no Gmail. No entanto, não há qualquer tipo de gerenciamento centralizado dessas contas. Do ponto de vista da gestão de uma equipe, esse funcionamento traz uma série de desvantagens. Se algum funcionário que possui uma conta Gmail criada por você se desligar da empresa, ele poderia levar consigo esta conta, incluindo tudo o que foi criado através dela, como e-mails, documentos no Drive etc.
O Gmail gratuito funciona dessa maneira porque sua proposta é ser um serviço individual e pessoal. Ele não é indicado para uso profissional.
Já o G Suite possui um painel de administração centralizado, onde é possível controlar diversos aspectos de todas as contas de usuário criadas dentro de sua empresa. Também é possível ativar, desativar ou restringir recursos de acordo com as suas necessidades. Você pode, por exemplo, não habilitar o recurso de recuperação de senha pelo usuário. Assim, em caso de desligamento, o usuário não tem como solicitar a recuperação de sua senha, a não ser entrando em contato com o administrador. Existem ainda recursos avançados. O plano Business, por exemplo, inclui o Vault, que é uma ferramenta de retenção de dados. Ela permite armazenar todos os documentos, e-mails e conversas realizadas pelas contas G Suite de sua organização. Mesmo que um documento ou e-mail seja removido da conta do usuário, é possível recuperá-lo posteriormente com o Vault.
Também não posso deixar de mencionar o fato de que apenas o G Suite permite a criação de contas de e-mail com um domínio personalizado (ex.: fabio@suaempresa.com). O Gmail permite apenas a criação de contas dentro do domínio gmail.com (ex.: fabiodossantos1234@gmail.com).
Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, basta entrar em contato novamente.
Abraços!
Olá,
Estou com dúvida sobre a criação dos usuários. Existe custo para cada funcionário da empresa acessar o G Suite?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Marina,
A cobrança do G Suite é calculada por usuário. Sendo assim, se você criar um usuário para cada funcionário da empresa, o valor total da mensalidade será a soma de todos os funcionários que possuem uma conta de usuário na plataforma.
Por exemplo: o preço atual do G Suite no plano Basic é R$ 24,30 por usuário. Se você criar 5 contas de usuário, a mensalidade do seu plano será de R$ 121,50 (= 5 x 24,30).
Nós disponibilizamos aqui no site um cupom de desconto de 20% por 1 ano sobre o valor total das mensalidades. Para saber mais e solicitar um, acesse a página de cupom de desconto do G Suite.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato novamente.
Eu gostaria de assinar G+
Mais preciso fazer um site tem alguém pra me ajudar
Cofundadora - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Oi, Edna!
Você pode usar o serviço G Suite (ou Gmail) de forma independente do site. Para criar o site, você tem algumas opções:
1. Google Sites – a ferramenta está disponível gratuitamente aos usuários do Google e permite criar um site básico. Caso tenha interesse, confira nosso tutorial sobre como criar um site no Google Sites.
2. Criadores de sites – caso queira uma ferramenta com mais recursos, nós temos essa lista de criadores de sites que recomendamos. São ferramentas ideais para quem deseja criar um site por conta própria e não tem conhecimento técnico.
3. Você pode contratar uma agência ou profissional para criar um site para você. Os preços variam, mas acredito que a partir de R$ 500 você consiga um site básico.
Caso queira saber todas as etapas para criar um site, temos este artigo mais abrangente sobre o assunto: Como criar um site: da escolha do domínio à publicação.
Boa sorte e sucesso! 🙂
Olá,
Tenho interesse em contratar o G Suite, mas a minha necessidade é de que eu possa enviar “e-mails em massa” e ele não se torne spam.
Isso é possivel?
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Marley,
Não recomento o G Suite para o envio de e-mails em massa. Ao invés disso, sugiro que utilize um serviço de e-mail marketing. Esse tipo de serviço foi criado justamente para esse fim e existem inúmeras opções no mercado, incluindo gratuitas.
Vale comentar que uma ferramenta de e-mail marketing pode ser usada em conjunto com o serviço de e-mail profissional, sem prejuízos, desde que você configure corretamente ambas as ferramentas.
O serviço de e-mail marketing que usamos por aqui é o Mailchimp. Ele pode ser usado gratuitamente para uma base de até 2 mil destinatários (sem limite de envios). Para bases maiores, o Mailchimp oferece planos pagos.
Lembrando que, além do Mailchimp, existem muitas outras opções no mercado.
Se puder ajudar com mais alguma informação, basta entrar em contato.
Abraços.
Excelente artigo, parabéns.
Era o que faltava para eu contratar o Gsuite.
Muito agradecido!
Cofundador - Tudo Sobre Hospedagem de Sites
Olá, Cássio,
Obrigado pelo comentário. Fico feliz em saber que pude ajudar. 🙂
Abraços!