Dicas para criar um endereço de e-mail profissional

endereço de e-mail

No mundo conectado em que vivemos, novas tecnologias e dispositivos surgem a cada dia, enquanto outras ficam obsoletas e desaparecem. Apesar da velocidade das transformações, algumas tecnologias se mantêm firmes e fortes desde que surgiram, como é o caso do e-mail. Criado em 1971, muitos anos antes da internet atual existir, o e-mail vem se adaptando às transformações de sua era e resistindo bravamente.

Praticamente todos os tipos dispositivos com acesso à internet atualmente oferecem uma ferramenta para a leitura de e-mails, e essa lista inclui desde os mais tradicionais, como computadores desktops e notebooks, quanto os lançamentos mais recentes entre smartphones, tablets, smartwatches e muitos outros.

O e-mail está entre os veículos de comunicação direta mais utilizados atualmente, principalmente em situações de trabalho. É importante, portanto, escolher com cuidado o endereço de e-mail que você irá utilizar para se comunicar profissionalmente, afinal, seu e-mail causará uma impressão antes mesmo da mensagem ser aberta e isso pode ser a diferença entre receber ou não a resposta de um possível cliente ou empregador. Fique certo de que profissionalizar o uso do e-mail será um diferencial em sua comunicação.

Vamos abordar neste artigo:

  • Boas práticas para a escolha do endereço de e-mail
  • Utilização do nome e do sobrenome no e-mail
  • Para empresas: e-mails por departamento
  • O que evitar ao escolher seu endereço
  • Dica extra para causar uma boa impressão

Boas práticas para a escolha do endereço de e-mail

Se tivéssemos que dar apenas um conselho para alguém que vai criar um endereço de e-mail provavelmente ele seria: quanto mais fácil de entender, melhor. Imagine a situação de ter que informar o seu e-mail para alguém por telefone: você seria entendido de primeira ou teria que soletrar o endereço? Se você tem um sobrenome ou um nome incomum, já deve estar acostumado com a situação de ter que soletrá-lo, pois nesse caso, não há muito como fugir disso. Mas algumas boas práticas poderão ajudá-lo a facilitar esse entendimento e ainda causar uma boa impressão.

Opção 1: Use apenas o primeiro nome

Em muitos casos, principalmente se você possui um domínio próprio (ex.: meudominio.com.br), será possível utilizar apenas o seu primeiro nome no e-mail. A vantagem dessa opção é a maior facilidade no entendimento do e-mail, pois o formato seguirá a regra nome@meudominio.com.br, e provavelmente produzirá um e-mail curto e fácil de gravar. Vale a pena apostar nessa opção, principalmente se o domínio for utilizado apenas por você ou por um grupo pequeno de pessoas. Se você estiver usando um serviço de e-mail gratuito ou se sua organização possui muita gente, tente a opção 2.

Opção 2: Use o formato nome e sobrenome

Se o e-mail fizer parte de uma empresa ou organização que conta com muitos colaboradores, dê preferência à combinação clássica nome + sobrenome (ex.: carlosroberto@dominio.com). Essa combinação evitará que, com o aumento das contas de e-mail, duas pessoas com o mesmo nome tenham problemas ao criar suas contas. A inserção do sobrenome no e-mail eliminará esse problema, pois seria bem improvável que duas pessoas tenham o mesmo nome e o mesmo sobrenome dentro da mesma empresa ou organização.

Essa regra também vale para quem está usando um serviço de e-mail gratuito, como o Gmail ou Hotmail. Se ainda assim o formato nome e sobrenome não estiver disponível, vá para a opção 3.

Opção 3: Procure variações do formato nome e sobrenome

Se você utiliza um serviço de e-mail gratuito, como o Gmail, nem sempre a combinação nome + sobrenome estará disponível. Nesse caso, será necessário acrescentar alguma informação para conseguir um endereço de e-mail disponível. Uma possível saída para essa situação seria a inserção do nome do meio inteiro ou abreviado no e-mail. Por exemplo: João Roberto da Silva poderia ter o e-mail joaorsilva@gmail.com ou joaorobertosilva@gmail.com.

Existe ainda a possibilidade de inserir a sua profissão ou ocupação junto ao nome, como por exemplo: joao.roberto.dentista@gmail.com. Essa alternativa mantém o ar profissional do seu endereço de e-mail, mesmo utilizando um serviço gratuito, como o Gmail ou o Outlook.com.

Você sabia? O Gmail ignora pontos (.) em um endereço de e-mail, ou seja, mensagens enviadas para carlos.roberto@gmail.com e carlosroberto@gmail.com chegarão sem problemas no mesmo destinatário.

Para empresas: crie e-mails por departamento

Essa prática é comum em diversas empresas, no entanto, muitas ainda não a utilizam: crie e-mails para departamentos específicos da empresa, além dos e-mails individuais dos funcionários. Isso facilitará o direcionamento dos e-mails, pois a mensagem para um e-mail de departamento poderá ser distribuída automaticamente para mais de um destinatário, e ainda evitará problemas se um colaborador for demitido ou deixar de fazer parte da equipe por alguma razão. Assim, um novo funcionário poderá assumir a conta antiga e, principalmente, as pessoas que se comunicam com a empresa através desta conta de e-mail não precisarão ser comunicadas de que determinado e-mail mudou (pois ele continuará o mesmo, naturalmente).

Então, se você possui um site, por exemplo, crie um e-mail com o formato contato@seudominio.com. Se você possui uma empresa, por menor que seja, crie e-mails para os demais departamentos, como financeiro@suaempresa.com ou suporte@suaempresa.com, para citar alguns.

Se você não possui um domínio próprio, mas precisa criar um e-mail para a sua empresa, tente utilizar o próprio nome da empresa no endereço de e-mail, como por exemplo petshopcaesegatos@gmail.com.

O que evitar ao escolher o seu endereço de e-mail

Como vimos acima, nem sempre o endereço que desejamos está disponível e pode ser necessário buscar alternativas para conseguir um endereço de e-mail que esteja disponível para registro, principalmente quando utilizamos serviços gratuitos de e-mail. Além das dicas acima, é igualmente importante evitar algumas práticas ruins, que poderiam contribuir não apenas com a impressão que o seu endereço de e-mail terá, mas também com possíveis problemas de compatibilidade do seu endereço nos diversos serviços de envio e recebimento de mensagens.

Vejamos então o que evitar na criação do seu endereço de e-mail:

  • Evite sequências numéricas, a não ser que façam parte do nome – Em algumas situações será necessário utilizar números no endereço de e-mail, como por exemplo, se o negócio possui um número no nome (ex.: rota66@dominio.com). Se esse não for o seu caso, evite números no endereço de e-mail, mesmo que se trate da sua data de nascimento (ex.: anagomes1985@dominio.com). Uma das razões é a de que existe a possibilidade do seu e-mail ser filtrado como spam ou tentativa de fraude em algumas empresas. Isso porque é comum que scripts criem e-mails falsos com sequências numéricas para fazer spam.
  • Não use acentuação – Muitos serviços de e-mail têm problemas ao processar endereços de e-mail com acento, portanto, evite-os a qualquer custo. Não altere a palavra em si, simplesmente utilize o correspondente não acentuado (por exemplo: joão.silva@dominio.com vira joao.silva@dominio.com).
  • Não use símbolos ou caracteres especiais – alguns provedores de e-mail não chegam a permitir que se utilize nada além de letras e números.
  • Evite utilizar bairros ou cidades no e-mail – evite padrões como joaocopacabana@gmail.com, porque esse tipo de e-mail poderá não fazer sentido caso você saia da região mencionada no e-mail. Além disso, este formato transmite uma imagem pouco profissional para o seu e-mail.

Dica extra: um domínio próprio causa boa impressão

Para finalizar, uma dica especial: se você é um profissional autônomo ou possui um pequeno negócio, considere contratar um domínio próprio, mesmo que seja apenas para ter o serviço de e-mail. Um endereço do tipo paulo.silva@ssadvogados.com parecerá mais profissional do que paulo.advogado.copacabana@gmail.com.

Existem diversas empresas no Brasil que fazem o registro de um domínio e que também oferecem o serviço de e-mail profissional. E o melhor: o custo é mais baixo do que se imagina: um domínio nacional poderá custar cerca de R$ 30 por ano e o serviço de e-mail profissional poderá sair por menos de R$ 6 mensais, para conta de e-mail.

Conclusão

Como vimos, um endereço de e-mail bem escolhido poderá fazer muita diferença em sua comunicação profissional, portanto vale a penas investir algum tempo na hora de criar o endereço.

Sentiu falta de alguma dica ou tem algo para nos perguntar? Deixe um comentário e teremos prazer em ajudar! 🙂

,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

35 Comentários

  1. Gabriel Vailati Fernandes

    Olá,
    Estou tentando criar um e-mail com meu nome no gmail porém tudo o que pensei já está registrado, teria alguma ideia de como eu poderia fazê-lo?

    Responder
    • Redação

      Olá, Gabriel. Testei algumas opções para você e realmente as principais já foram registradas. Encontrei alternativas combinando partes do seu nome, mas aí vai depender da sua preferência. Veja o que acha:
      gabrielvailatif
      gabrielvafernandes
      gabrielvailatifernandes
      Essas são as opções sem número, que acredito serem melhores. Espero ter ajudado! 🙂

      Responder
    • Redação

      Olá, Lucas. Sim, você pode usar esse e-mail no seu currículo tranquilamente! 🙂

      Responder
  2. Roger Elbert

    Oi gostaria de criar um email que possa fazer como uma propaganda trabalho com construção civil o email fica aberto para isso e as pessoas possam ver e si enteressado possa entrar em contato com migo

    Responder
    • Redação

      Olá, Roger!
      Pelo que descreveu, acredito que você precisa de um site. Assim, você terá uma página na internet, visível para todas as pessoas que acessarem o endereço do seu site. Você poderá fazer propaganda dos seus serviços e os interessados poderão entrar em contato com você, se desejarem.
      Existem muitas formas de criar um site, mas sugiro que considere usar um criador de sites. É uma ferramenta bem intuitiva, que permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico, possa criar o seu próprio site.
      Uma das melhores e mais fáceis de usar é o Wix. Ele é gratuito, mas alguns recursos extras são pagos. Se quiser conhecer o Wix e outros criadores, dê uma olhada nos links a seguir:
      Wix Criador de Sites
      Criar um site Wix – passo a passo
      Melhores criadores de sites de 2017

      Quanto ao e-mail, você pode criar uma conta gratuitamente em ferramentas como o Gmail ou o Outlook.
      Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato!
      Um abraço e boa sorte.

      Responder
    • Redação

      Oi, Junior! Se deseja usar um único e-mail para atuar em vários segmentos, penso que o mais indicado seria usar uma variação do seu nome. Os e-mails que citou não ajudam a criar uma identidade sua, pois são mais genéricos. Mas essa é uma questão pessoal, então acho que deve escolher um e-mail que se identifique e que sirva aos seus objetivos, como os que você citou. Boa sorte! 🙂

      Responder
  3. roberson

    bom dia, gostaria de uma ajuda, na empresa gerencio centenas de endereços de emails, mas sempre se fica com “a pulga atrás da orelha” na questão de “será que escolhi o endereço certo?”rsrs temos várias secretárias na empresa, por exemplo secretária do direto da empresa, sercretária do presidente da empresa, secretária telefonista e em alguns casos há mais de uma secretária por departamento, sempre era criado email no nome do utilizador, porém a rotatividade de funcionários complica por isto estou alterando os padrões de contas de email na empresa.

    Responder
    • Redação

      Olá, Roberson!
      Em uma empresa com muitos funcionários, o formato nome.sobrenome@dominio.com é uma boa regra para não ter problemas com a sobreposição de contas. No entanto, como citou, a alta rotatividade de funcionários pode causar alguma confusão, com pessoas enviando e-mails para contas que já não existem mais. Uma possível solução para o seu caso seria o uso de listas de e-mail. Nesse caso, a configuração das contas seria a seguinte:
      – Criação de contas de e-mail individuais, no formato nome.sobrenome@dominio.com.
      – Criação de listas de endereçamento de e-mails por departamento. Com esse recurso, você poderia ter e-mails por setor. Esses endereços não conteriam uma caixa de e-mail, mas somente fariam a distribuição das mensagens para as contas dos responsáveis. Para facilitar o entendimento, imagine que o diretor da empresa possui dois assistentes. Assim, cada assistente teria a sua própria conta de e-mail, e também haveria uma conta que enviaria e-mail para os dois. Por exemplo:
      – Assistente 1: nome.sobrenome@dominio.com
      – Assistente 2: nome.sobrenome@dominio.com
      – Departamento: diretoria@dominio.com – não existirá uma conta de e-mail neste endereço. Ao invés disso, ele encaminhará todas as mensagens para os dois assistentes listados acima (ou quem mais precisar receber a comunicação deste departamento).

      Esta função está presente nos principais serviços de e-mail profissional, mas sua nomenclatura pode variar. Em hospedagens com cPanel, ela é chamada de Mailing Lists ou Listas de endereçamento. No G Suite (antigo Google Apps), a função é chamada de Groups ou Grupos, em português.

      Esperamos ter ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte!

      Responder
  4. José Pedro António

    Sou estudante de curso de economia, gosto bastante deste correio e quero usar para facilitar os trabalho científico.

    Responder
    • Redação

      Legal, José Pedro! O seu e-mail parece ótimo para esta finalidade. 🙂

      Responder
  5. Vinicius Aguiar Viana

    Bom dia, tudo joia?
    Gostaria de saber se viniciusaguiarvianna@gmailcom ficaria ruim.
    eu não consigo outro nome para colocar.

    Responder
    • Redação

      Olá, Vinicius! Bom dia!
      A sua sugestão de e-mail parece ótima. Testei algumas versões mais curtas, mas as principais variações parecem já ter dono. 🙂
      Minha única observação seria em relação ao sobrenome “Vianna”, que no e-mail possui um duplo “N” e no seu nome está com apenas 1 “N”. Não sei qual deles é o seu sobrenome, mas seria importante que o seu e-mail usasse o sobrenome como é escrito, para evitar que as pessoas se confundam e enviem e-mails para a conta errada. Espero ter ajudado!

      Responder
  6. Douglas Silveira

    Olá, boa noite!
    Quero criar um email, mas não sei se ficará adequado para uso particular. Tenho um email mas quero trocar -lo, o mais rápido possível RS. . Esse que eu gostaria de criar : douglassilveira@gmail.com, esse tá no padrão? Eu consigo criar um email assim: Douglas@silveira.com.br, esse é pago e está no padrão ? Me ajudá .

    Responder
    • Redação

      Olá, Douglas!
      O e-mail que você sugeriu, douglassilveira@gmail.com está bem adequado tanto para uso pessoal quanto profissional. No entanto, pode ser que você não encontre ele disponível no Gmail. Nesse caso, você teria que acrescentar algo ao endereço de e-mail, como exemplificamos na opção 3 deste artigo.
      Se quiser passar uma impressão mais profissional ainda, sua sugestão, douglas@silveira.com.br, me parece ótima. Nesse caso, você teria que registrar o domínio silveira.com.br, que infelizmente vejo que já foi registrado por outra pessoa. Apesar disso, você pode procurar variações da terminação, como silveira.me, silveira.info, e outras.
      Após o registro do domínio, você deverá contratar um serviço de e-mail profissional ou uma hospedagem de sites que ofereça e-mails no plano. Existem muitas empresas que oferecem esse serviço.
      Para saber mais sobre o assunto, recomendo que leia o artigo Vantagens de usar um e-mail profissional.
      Qualquer dúvida, basta entrar em contato!
      Abraços e boa sorte.

      Responder
  7. Letícia

    Bom dia! Vou mudar meu e-mail, pois como lido na matéria, ele está com números. Gostaria de saber se é profissional colocar como exemplo: la(de Larissa) + o sobrenome: la.silvasouza@email.com

    Responder
    • Redação

      Olá, Letícia!
      Obrigado pelo comentário. O ideal seria que você tivesse o primeiro nome sem abreviação, como por exemplo larissasilvasouza@email.com. Mas sabemos que às vezes pode ser difícil encontrar o formato nome + sobrenome disponível em uma plataforma de e-mail gratuita. Nesse caso, acredito ser totalmente ok criar um e-mail como o que sugeriu.

      Você pode tentar, ainda, variações no formato nome + sobrenome, com algum nome do meio abreviado, por exemplo larissassouza@gmail.com. Lembrando que o Gmail desconsidera pontos no e-mail, ou seja, enviar um e-mail para la.silvasouza@gmail.com é o que mesmo que enviá-lo para lasilvasouza@gmail.com.

      Se você tentar de tudo, e ainda assim não conseguir escapar de ter um número no e-mail, não se preocupe. No final das contas, um bom e-mail é aquele no qual você vai ficar mais à vontade em usar e informar para os outros 🙂
      Precisando de mais alguma ajuda, basta entrar em contato!
      Abraços.

      Responder
  8. Sergio

    Ola super interessante as dicas, mas fiquei com mais duvidas.
    Por exemplo não tenho dominio e nem hospedagem mas gostaria de ter um email mais profissional tipo: contato@sergioalgumacoisa.com
    Existe alguma possibilidade de se criar esse tipo de email ou teria que criar um dominio+hospedagem+emailprofissional.
    Ficarei grato pela ajuda

    Responder
    • Redação

      Olá, Sergio!
      Sim, existe a possibilidade de criar esse tipo de e-mail e você não precisa necessariamente contratar uma hospedagem para isso.
      Obrigatoriamente você precisará registrar um domínio. Assim você garante o uso do sergioalgumacoisa.com, para citar seu exemplo.
      Além de registrar o domínio, você precisará contratar um serviço de e-mail, para que possa configurar seu domínio e criar as contas de e-mail. Nesse caso, suas opções são um serviço de e-mail profissional ou uma hospedagem de sites que ofereça junto o serviço de e-mail. Pelo que você escreveu, acredito que o serviço de e-mail profissional é o mais adequado. Várias empresas oferecem esse serviço. Recentemente publicamos um artigo sobre as opções de e-mail da GoDaddy, que é apenas uma possibilidade, entre várias outras.
      Também pode ser interessante dar uma olhada no G Suite, que é o serviço do Google para empresas. Antes conhecido como Google Apps, ele oferece, além do e-mail, outras ferramentas, como agenda e armazenamento na nuvem.
      Para saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo que leia o artigo Vantagens de usar um e-mail profissional.
      Esperamos ter ajudado! Se tiver outras dúvidas, basta entrar em contato.
      Um abraço.

      Responder
  9. Déborah

    Oi! As dicas foram super claras! Mas no meu caso, sou estudante de contabilidade e queria um email em que eu pudesse utilizar da profissão, mas preciso escolher entre gmail, hotmail ou yahoo, que são gratuitos. Qual deles vocês me indicariam? Preciso de um mais profissional possível, já que este email ficará apenas para o meu currículo e demais emails na área. Grata!

    Responder
    • Redação

      Olá, Déborah!
      Somos suspeitos para falar. Aqui na equipe, todo mundo tem o Google tatuado no braço, então nossa voz é unânime em indicar o Gmail. Mas garanto que não é coisa de fã! Entre os três que citou, o Gmail é o mais fácil de usar e o mais completo. Ao criar uma conta Google, você leva de brinde uma série de outras ferramentas, como o Google Drive, o Google Agenda, Docs, e muitos outros! Por isso, recomendo que tente o Gmail primeiro. Se não gostar, fique à vontade para escolher outro provedor.
      E se quiser levar o seu e-mail para um nível profissional de verdade, você pode registrar um domínio próprio e usar o G Suite, que é a plataforma do Google para empresas. Nela, você poderá usar as mesmas ferramentas que citei anteriormente, mas com o seu próprio domínio. O seu e-mail, por exemplo, poderia ter o formato nome@dominio.com.br. Claro, você teria um custo mensal para manter a ferramenta. Nesse caso, cabe a você avaliar se vale a pena ou não.
      Esperamos ter ajudado. Se tiver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato.
      Um abraço e boa sorte! 🙂

      Responder
  10. joyce avelar

    desculpe suas dicas foram super boas!!! mais nao consegui criar um email

    mesmo assim obrigado pela dica!!!!

    Responder
    • Redação

      Olá,
      Poxa, que pena! Compartilhe sua dificuldade conosco e teremos prazer em ajudar!

      Responder
  11. Daniel

    Tenho só um nome e um sobrenome bastante difícil de ser compreendido. Sempre tenho que soletrar. Que sugestão vocês me dão, já que, se não incluo o sobrenome, resta apenas o nome “daniel” que é bastante comum. Obrigado.

    Responder
    • Redação

      Olá, Daniel!
      Apesar de ter que soletrar, o formato nome e sobrenome (nomesobrenome@dominio.com) te dá boas chances de você conseguir um e-mail em qualquer domínio, por ser um sobrenome incomum. Por isso, se não se importar de ter que soletrar sempre, acho que essa é uma boa escolha.
      Um ponto positivo de ter um sobrenome incomum é a facilidade de ser encontrado na internet e em redes sociais/profissionais em uma busca pelo seu nome e sobrenome.
      Se desejar algo mais fácil, sugiro que compre um domínio qualquer (relacionado à sua profissão ou algo do tipo) e utilize apenas o primeiro nome no e-mail (ex.: nome@dominio.com.br). Temos um artigo que poderá te ajudar na escolha do domínio, veja só: Como escolher um domínio para o seu site.
      Esperamos ter ajudado!
      Qualquer outra dúvida, entre em contato!
      Abraços.

      Responder
  12. Braian

    Obrigado, me ajudou na escolha do meu email.
    Ficou grande o nome mas melhor do que soletrar rsrs.

    Responder
  13. Fernando

    muito obrigado, fiquei em duvida se podia usar o meu nome completo que ficou um email bem grande, mas o texto me instruiu bastante e me forneceu informação suficiente para criar o email adequado. Muito obrigado mesmo!

    Responder
    • Tathiana Sobroza

      Obrigada, Fernando! Ficamos felizes em saber que o artigo foi útil para você. 🙂

      Responder

Deixe um comentário