Processo de liberação de domínios no Registro.br: entenda como funciona

Processo de liberação de domínios Registro.br

O Brasil possui 3.889.296 domínios registrados. São 18 domínios por habitante. E estamos falando só de registros nacionais, aqueles que possuem a terminação “.br”. São muitos! Logicamente, nem todos viram sites. Alguns são registrados com o objetivo de fazer redirecionamento, outros representam projetos que ainda não saíram do papel e por aí vai.

Assim como novos domínios nascem no mercado, outros morrem e vão saindo de cena. Isso porque algumas pessoas não fazem a renovação, outras pedem o cancelamento ou então perdem o domínio por problemas no cadastro. A pergunta que fica é: para onde vão esses domínios?

Bem, eles não morrem. No caso dos domínios “.br”, por exemplo, eles vão para uma espécie de purgatório. Um lugar transitório onde as pessoas podem ressuscitar esses domínios  e dar uma vida nova pra eles. O nome desse lugar é “processo de liberação de domínios no Registro.br”. Vamos entender como funciona?

Como funciona o processo de liberação

O Registro.br é o órgão responsável pelo registro e manutenção de todos os domínios com terminação “.br”. Ele abre o processo de liberação de domínios todos os meses. Cada processo tem a duração de uma semana. Agora em janeiro, o processo de liberação começou às 15h do dia 10 e segue até o dia 17, às 15h.

Veja as listas de domínios liberados no Registro.br

Existe uma página do Registro.br que concentra as informações do processo em andamento e dos seguintes. Dois dias antes do início do processo de liberação, são divulgadas 3 listas com os domínios que estarão disponíveis. Elas possuem os seguintes nomes:

  • Domínios em processo de liberação;
  • Domínios elegíveis para processo competitivo;
  • Domínios participando de um processo competitivo.

A primeira lista compreende todos os domínios que estão em processo de liberação. A segunda é de domínios que podem participar de um processo competitivo, caso mais de uma pessoa esteja interessada nele. Já a terceira lista é composta por domínios que estão participando de processos competitivos em andamento (nós vamos detalhar esse processo competitivo mais adiante).

Cada lista é organizada em ordem alfabética e possui milhares e milhares de domínios. Eu contabilizei a quantidade da lista dos domínios em processo de liberação de janeiro: 114.592 domínios. Se existisse um cemitério virtual, ele estaria superlotado, hein?

Os domínios estão nessas listas pelos seguintes motivos:

  • Não foram renovados pelo titular;
  • Foram cancelados pelo titular;
  • Foram cancelados pelo Registro.br por causa de irregularidades no cadastro do titular.

Encontre o seu domínio na lista

Chegou a hora de você procurar o seu domínio. Se você tentou registrar um domínio no passado e não conseguiu, esse é um bom momento para conferir na lista se o domínio que você estava tentando registrar está disponível. Você pode usar  o comando de pesquisa  com as palavras que você procura. Basta clicar em qualquer parte da tela e digitar Ctrl+F (se estiver usando Windows) ou Command+F (se estiver usando Mac). Assim, você poderá encontrar com facilidade as palavras que você busca num domínio. A menos que você esteja olhando a lista em busca de inspiração, não há porque visualizar todos os nomes, pois são muitos. Veja na figura abaixo como a lista aparece na tela e o campo que aparece quando é dado o comando de pesquisa:

Busca na lista de domínios

Depois de encontrar o nome de domínio desejado, é hora de proceder para a candidatura.

Siga para o processo de candidatura

Você já registrou algum domínio no site do Registro.br? A candidatura funciona da mesma forma! Basta colocar o endereço desejado no campo de busca de domínio. Se você fizer a pesquisa fora do período de liberação, receberá a mensagem de que é necessário esperar. Veja a busca que fiz fora do prazo com o primeiro domínio da lista.

Aviso de domínio indisponível

Agora, quando a pesquisa é feita no período de liberação, aparece a mensagem de disponibilidade, veja abaixo:

Domínio disponível dentro do processo de liberação

O passo seguinte é clicar em “registrar” e preencher com o seu CPF ou CNPJ:

Campo para informar documento para registro do domínio

Depois você precisa fazer o login. Se não tiver uma conta, será necessário criar uma preenchendo os campos que aparecem abaixo.

Campos para criação da conta no Registro.br

Logo após, aparecerá uma tela com os termos de uso:

É necessário aceitar os termos de uso do Registro.br

E depois de aceitar os termos é só clicar em “registrar” e aguardar o e-mail de confirmação da candidatura. Veja a mensagem que aparece no sistema do Registro.br.

Mensagem de confirmação da candidatura ao registro do domínio

Antes de se empolgar lançando várias candidaturas, veja bem, elas são limitadas a um número que varia entre 3 até 200, depende do perfil do solicitante. Os critérios para análise são baseados no número de registros que o titular possui e o histórico de pagamentos. Veja mais detalhes nas regras do domínio no site do Registro.br.

Confira o resultado do processo

Você fica sabendo se a sua candidatura foi efetivada através de um e-mail que é enviado dentro do período do processo de liberação do Registro.br. Se mais ninguém fizer a candidatura, o domínio é seu. Se você não receber o e-mail de confirmação até o final do processo, não se preocupe. O Registro.br indica que a resposta também pode ocorrer, em alguns casos, momentos depois da hora final do último dia do processo. Assim que receber a confirmação, já faça o pagamento para garantir o seu domínio. Nesse caso, basta pagar via boleto ou cartão de crédito e o domínio já será seu! O valor será de R$ 40 por ano, caso você não entre num processo competitivo.

Como funciona o processo competitivo

Bem, mas nem tudo são flores na vida de um usuário da internet. Pode ser que outra pessoa também esteja interessada no mesmo domínio e tenha feito a candidatura. Duas ou mais pessoas interessadas na mesma coisa, temos os pressupostos para que comecem os jogos! Chegou a hora de ingressar num processo competitivo. Vamos ver como funciona.

Quando a pessoa se candidata para um domínio que já possui candidato, encontra a seguinte mensagem já na parte de pesquisa:

Mensagem de aviso do processo competitivo existente para o domínio

E todos os candidatos recebem um e-mail com a seguinte mensagem:

Mensagem de informação do processo competitivo

Você deve ter visto ali no final do e-mail a informação sobre o pagamento de boleto. É, o processo competitivo é uma espécie de leilão. Ganha quem estiver disposto a pagar mais pelo domínio.

Chegou a hora de fazer o lance!

Você sabia que o valor de um domínio pode custar mais de 500 mil reais? Mas calma, depende da faixa que o domínio pertence. Veja os valores com os lances máximos e mínimos possíveis, respectivamente:

Lances e valores disponíveis

Felizmente, o domínio que eu cadastrei para mostrar o procedimento pede um lance mínimo de R$ 50. Ufa! Bem, o passo seguinte é fazer o login no site do Registro.br e acessar o painel de usuário. Ali, é possível fazer o lance. Conforme abaixo:

Tela para lance do domínio

Leva o domínio quem pagar mais. Cada faixa tem um limite de oferta. O domínio que coloquei aqui de exemplo tem o limite de mil reais.

Leva o domínio quem pagar mais. Cada faixa tem um limite de oferta. O domínio que coloquei aqui de exemplo tem o limite de mil reais.

E finalmente, o resultado do processo competitivo

O sistema não avisa quando outras pessoas fazem lances, então não espere e-mails. Monitore o andamento do processo diretamente no site do Registro.br, no seu perfil de usuário. O Registro.br recomenda que os competidores façam o login no site 15 minutos antes do final do processo para checar o andamento.

Veja que o prazo final para fazer lances é diferente do prazo de liberação de domínios. O prazo de liberação de domínio é o período de uma semana que você tem para fazer a candidatura. Já o prazo do processo competitivo se estende por mais tempo. A regra geral é que ele termine 24 horas depois do prazo final do processo de liberação, mas pode se alongar mais. Se o domínio for muito disputado e ocorrerem ofertas nos últimos dez minutos do prazo do processo competitivo, o processo será automaticamente estendido em mais 10 minutos.

Finalmente, se o seu lance for o vencedor, você receberá uma mensagem por e-mail com as instruções para o pagamento. Uma vez feita a oferta, você precisa honrar o lance. Se você vencer e não pagar o boleto bancário no final do processo, será penalizado e não poderá participar dos próximos processos de liberação de domínio.

Uma última consideração sobre o processo competitivo: ele não vai ocorrer com todos os domínios, pelo menos não nesse primeiro momento. As regras mudaram recentemente. Antes, os domínios que participavam de mais de 6 processos de liberação ficavam indisponíveis. A partir do processo iniciado em 10/11/2017, estes domínios estão sendo gradualmente disponibilizados, ficando elegíveis ao processo competitivo. Lembra que no início do texto eu especifiquei as listas? Pois bem, esses domínios estão na segunda lista, que é renovada a cada processo.

Conclusão

Participar de um processo de liberação de domínios no Registro.br é mais fácil do que parece. Não é mesmo? Bem, se você identificou que esse processo não é para você e segue na busca por um domínio, vale lembrar que você também pode registrar domínios com diversas empresas de hospedagem. Além do “.br”, elas oferecem terminações internacionais.

Para se aprofundar nesse tema, vale ler o artigo que mostra as diferenças entre o registro de domínio no Registro.br e empresas de hospedagem. Com essa leitura, você conseguirá identificar qual é a melhor opção para o seu caso.

Ficou com alguma dúvida? Poste nos comentários! Pode ter certeza que iremos atrás da resposta para você. 😉

Por:

Jornalista com experiência em TV, rádio, revista e jornal. Tem artigos publicados em veículos de imprensa do Brasil e do exterior. Acredita que cada texto produzido tem o poder de transformar vidas e por isso zela pela qualidade e relevância de todos os conteúdos que tem em mãos.

Deixe um comentário