E-mail profissional: o que é e por que usá-lo?

Ilustração e-mail profissional

Você já deve ter escutado ou até mesmo dito, em algum momento no trabalho, que determinada reunião poderia ter sido um e-mail, certo?

É verdade que algumas reuniões podem, sim, ser substituídas por e-mails. No entanto, no contexto dos negócios, o mais indicado é que esse e-mail seja profissional. Isso porque, ao utilizar um domínio personalizado, a empresa ou o profissional autônomo garante mais credibilidade e segurança na troca de informações, tanto para os clientes quanto para os fornecedores.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é um e-mail profissional, os motivos que o diferenciam de um e-mail gratuito e muito mais. Continue a leitura!

O que é e-mail profissional?

O e-mail corporativo, também conhecido como e-mail profissional, possui um domínio personalizado que inclui o nome do negócio após o símbolo @, como no exemplo: seunome@suaempresa.com. Dessa forma, quando um e-mail é recebido ou enviado a partir desse tipo de domínio, fica evidente de qual organização se trata aquele contato, transmitindo profissionalismo e credibilidade.

A utilização de endereços de e-mail que fazem referência a departamentos específicos também é uma característica importante de um e-mail profissional. Por exemplo, campanhas de marketing podem ser enviadas por meio de um domínio como marketing@suaempresa.com, enquanto o suporte ao cliente pode ser realizado por um endereço como atendimento@suaempresa.com. Essa prática facilita para o destinatário identificar o propósito da mensagem antes mesmo de abri-la.

Além disso, o uso de um e-mail corporativo não se restringe às grandes empresas, já que negócios de todos os tamanhos podem aproveitar os benefícios dessa ferramenta. Para pequenas e médias empresas, por exemplo, um e-mail profissional pode ser visto como um diferencial que demonstra preocupação com a credibilidade e reforça a confiança transmitida ao público.

Diferenças entre um e-mail profissional e um e-mail gratuito

Agora que você já entende o que é um e-mail profissional, pode estar se perguntando: qual é a diferença em relação a um e-mail gratuito? 

A primeira diferença considerável é que o e-mail profissional utiliza um domínio personalizado, como já mencionamos. Esse domínio pode ser o mesmo do seu site, por exemplo: se o endereço do seu site é www.nomedaempresa.com.br, o e-mail poderá ser seunome@nomedaempresa.com.br, ou qualquer outro, contendo o final @nomedaempresa.com.br, que é o seu domínio.

Entretanto, os e-mails gratuitos como Gmail ou Outlook, usam domínios genéricos, como seunome@gmail.com, o que pode ser considerado menos confiável pelo destinatário. A propósito, se você utiliza o Gmail e gostaria de saber mais sobre a versão profissional do serviço, recomendo a leitura deste comparativo entre Google Workspace e Gmail.

Outra diferença está nos recursos que cada um desses tipos oferece ao usuário. Os e-mails profissionais podem fortalecer a comunicação empresarial de diferentes maneiras com as suas funcionalidades que melhoram a eficiência e a segurança das operações digitais. 

Um exemplo disso são serviços como o Google Workspace e o Microsoft 365, que integram funcionalidades como o Google Drive e o OneDrive, melhorando o compartilhamento de arquivos e a colaboração entre os membros de uma equipe. Muitos desses serviços também oferecem capacidade de armazenamento ampliada, o que é essencial para empresas que lidam com grandes volumes de dados como imagens, documentos etc.

Comparativo: e-mail profissional x e-mail gratuito

Para ter uma visão ainda mais completa das diferenças, veja abaixo uma tabela comparativa:

CaracterísticaE-mail ProfissionalE-mail Gratuito
Domínio personalizadoSim (@suaempresa.com)Não (@gmail.com, @outlook.com etc.)
CredibilidadeAlta (transmite uma imagem mais profissional)Menor
Segurança e privacidadeAlta (mais recursos disponíveis)Menor
Suporte técnicoSim (dedicado)Limitado ou inexistente
Integração empresarialSim (Google Workspace, Microsoft 365, Zoho, entre outros)Limitada
PublicidadeNão exibe anúnciosPode exibir anúncios
PreçoPago*Grátis

*Os e-mails profissionais são serviços pagos, porém há empresas que oferecem contas profissionais gratuitas limitadas, como a Zoho e a Umbler, com o intuito de atrair novos clientes. Se você precisa de um e-mail gratuito com domínio personalizado, ainda que limitado, confira nosso tutorial sobre como criar uma conta gratuita com o Zoho Mail.

Benefícios do e-mail profissional

Além da credibilidade e maior capacidade de armazenamento, um e-mail corporativo oferece outros benefícios importantes, que vamos explorar a seguir. 

Maior segurança e controle 

Os e-mails trocados entre clientes, fornecedores e funcionários de uma empresa são frequentemente confidenciais, e o compartilhamento indevido dessas informações pode ter consequências negativas graves. Atualmente, existem ataques cibernéticos específicos no contexto corporativo, como o comprometimento de e-mail empresarial (BEC, na sigla em inglês), projetados para induzir funcionários a enviar dinheiro ou compartilhar dados sigilosos.

É por isso que optar por e-mails profissionais é uma alternativa mais segura por conta das camadas de proteção disponibilizadas por provedores corporativos. Essas medidas incluem: 

  • Criptografia de ponta a ponta, que protege informações sensíveis;
  • Dupla autenticação (2FA), que evita acessos não autorizados;
  • Filtros antiphishing e antispam, que protegem as contas de ameaças, por meio do alerta de recebimento de links suspeitos e verificação de anexos; e
  • Controles de acesso, que aumentam a segurança das informações ao oferecer diferentes níveis de permissão aos usuários.
Área de consultoria de segurança do Google Workspace
Área de consultoria de segurança do Google Workspace

Melhor organização

Separar assuntos pessoais dos profissionais é fundamental para manter uma rotina de trabalho mais organizada. Profissionais autônomos e pequenas empresas frequentemente usam seus endereços eletrônicos pessoais para fins de trabalho, o que pode ser um erro.

Portanto, utilizar um e-mail corporativo permite que sejam feitas categorizações nas mensagens recebidas, o que facilita a gestão do tempo e, consequentemente, aumenta a produtividade. Sem essa separação, é comum perder mensagens importantes com prazos que deveriam ter sido cumpridos.

Integração com ferramentas de produtividade

Embora o serviço de e-mail profissional funcione de forma independente, alguns provedores oferecem integração com outras ferramentas, próprias ou de terceiros, que melhoram a produtividade da equipe e otimizam os fluxos de trabalho.

Entre eles, os mais populares são o Google Workspace, o Microsoft 365 e o Zoho, que oferecem uma série de recursos adicionais, tais como:

  • Armazenamento de arquivos na nuvem (ex: Google Drive);
  • Editores de texto, planilhas e apresentações;
  • Agenda compartilhada;
  • Criador de sites;
  • Ferramenta para chat e chamada de vídeo; 
  • Assistentes de Inteligência Artificial (ex: NotebookLM e App Gemini); e
  • Integração com sistemas externos de gestão de clientes, de vendas e outros.
Os provedores de e-mail profissional mais usados oferecem integração entre ferramentas - imagem: site Google Workspace
Os provedores de e-mail profissional mais usados oferecem integração entre ferramentas – imagem: site Google Workspace
Pensando em contratar o Google Workspace? Pegue aqui um cupom promocional Google Workspace e ganhe 15% desconto por 3 meses. Teste grátis por 14 dias antes de contratar.

Suporte qualificado 

Os e-mails corporativos também asseguram o acesso a uma ampla gama de opções de suporte, incluindo telefone, chat, e-mail e help desk. Na prática, isso significa que sempre que surgir uma dúvida ou problema, você terá acesso imediato à assistência especializada e humanizada, o que não existe nos serviços gratuitos.

As garantias de serviço oferecidas (SLA), também asseguram um alto padrão de qualidade e disponibilidade, especialmente entre os melhores provedores de e-mail

Para quem o e-mail profissional é indicado?

Independentemente do setor, um endereço profissional ajuda a transmitir uma imagem mais sólida e confiável, sendo recomendado para:

  • Empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes corporações;
  • Freelancers e autônomos, como designers, advogados, consultores e coaches;
  • Lojas virtuais, para atendimento ao cliente, vendas e operação; e
  • Instituições educacionais e organizações do terceiro setor, para comunicação interna e com os seus públicos de interesse.

O uso de domínio personalizado também aumenta a probabilidade de que as mensagens enviadas pelo remetente sejam recebidas e respondidas, e não caiam diretamente na caixa de spam dos destinatários.

Quanto custa um e-mail profissional?

O valor da assinatura de um serviço de e-mail corporativo pode variar de acordo com o provedor e o plano escolhido, mas há boas opções a partir de R$5 por mês. Já quem considera contratar o pacote completo, incluindo a suíte de aplicativos, encontra alternativas a partir de R$12 mensais por usuário. 

No entanto, é importante lembrar que para usar um e-mail profissional, é necessário ter um domínio próprio, que também conta com um valor de assinatura. As extensões mais populares, como .com e .com.br geralmente custam entre R$40 e R$60 anuais, porém sempre há promoções nas empresas que registram domínios. Nestes casos, um domínio pode custar até menos de R$3 no primeiro ano ou ser fornecido de forma gratuita, na contratação do serviço de e-mail.

Sendo assim, para calcular o custo total de obter um e-mail profissional para o seu negócio, considere o tipo de serviço desejado, o número de contas necessárias e opcionalmente o domínio, caso não o tenha. E mais: lembre-se que esse é um investimento no seu negócio, e não apenas um custo. 🙂

Nesta listagem de provedores de e-mail profissional você compara os recursos e preços oferecidos por cada empresa.

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Se desejar, deixe sua mensagem nos comentários que teremos prazer em responder.

Tags:

Por:

É jornalista e atua na área do marketing há sete anos. Possui experiência em redação de textos para SEO, assessoria de imprensa e comunicação interna. Seu portfólio reúne clientes de diversos segmentos e portes. Com habilidade em criar conteúdo relevante, encanta o público e atrai clientes por meio de uma linguagem acessível e informativa.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉