Rio de Janeiro, Brasília e mais 7 cidades ganham categorias de domínios .br exclusivas

Categorias de domínios para cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro e Brasília

Nove cidades brasileiras, dentre elas Rio de Janeiro, Osasco, Uberlândia, Natal e Brasília, acabam de ganhar categorias de domínios personalizadas. A iniciativa é do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável pelo registro de domínios .br, em parceria com a comunidade da Internet.

Empreendedores, profissionais e cidadãos interessados em ter um nome de domínio associado à alguma dessas cidades poderão utilizar uma extensão exclusiva para esta finalidade. Por exemplo, os usuários poderão registrar domínios como meusite.rio, meunegocio.bsb.br, meunome.natal.br e muitos outros, para homenagear as suas cidades favoritas.

Datas e cidades

As nove cidades selecionadas são Osasco, Brasília, Maceió, Aracaju, Cuiabá, Uberlândia, Natal, Rio Branco e Rio de Janeiro e terão seus domínios liberados para registro no site do Registro.br conforme o seguinte calendário:

10/07 – osasco.br – Osasco
13/07 – bsb.br – Brasília
17/07 – maceio.br – Maceió
20/07 – aju.br – Aracaju
24/07 – cuiaba.br – Cuiabá
27/07 – udi.br – Uberlândia
31/07 – natal.br – Natal
03/08 – riobranco.br – Rio Branco
07/08 – rio.br – Rio de Janeiro

A campanha Cidades.br está no ar desde maio (como contamos aqui) e já recebeu mais de 7.600 sugestões para as 46 cidades participantes. Doze já permitem registros, sendo as mais populares até o momento: Porto Alegre (.poa.br), Florianópolis (floripa.br) e Vitória (vix.br).

Outras cidades com categorias de domínios personalizadas incluem João Pessoa (jampa.br), Belém (belem.br), Recife (recife.br), Macapá (macapa.br), ABC Paulista (abc.br) e São José dos Campos (sjc.br).

Ao todo, já foram registrados mais de 11.000 domínios nas categorias de cidades. As estatísticas de registro completas podem ser vistas neste endereço do Registro.br.

A votação continua

Outros 28 municípios, como Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo, continuam recebendo sugestões de nomes de domínios .br no site da campanha. Lá também é possível acessar o regulamento na íntegra.

Brasileiros com mais de 12 anos de idade podem enviar quantas sugestões quiserem. As cidades com maior número de sugestões poderão ter seus domínios criados mais cedo. A participação é voluntária e irá contribuir para a sua cidade.

Como registrar o seu domínio

É possível registrar domínios nacionais (.br) de duas maneiras: pelo Registro.br ou por uma empresa de hospedagem. Em geral, a primeira opção é a mais indicada (e mais barata), mas a segunda também possui vantagens.

Para entender as diferenças entre as duas opções, confira nosso artigo: Registro.br ou empresa de hospedagem: qual o melhor para registrar um domínio?

Um domínio .br custa em média R$ 40 por ano, podendo variar conforme a empresa que fornece o serviço. O processo de registro é bem simples e pode ser feito em poucos passos, bastando ter um CPF ou CNPJ em mãos. Caso o documento utilizado já esteja associado a algum domínio, é necessário registrar o novo domínio na mesma empresa onde o primeiro foi registrado.

Ficou interessado? Confira nosso artigo: Como registrar um domínio

, ,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário