Internautas escolhem Jampa.br, Floripa.br e Poa.br como os domínios que representarão as suas cidades

Internautas escolhem domínios para as suas cidades

Novas extensões de domínio personalizadas estão sendo disponibilizadas para as cidades de João Pessoa, Florianópolis e Porto Alegre. As extensões .jampa.br, .floripa.br e .poa.br estão disponíveis a partir dos dias 08, 12 e 14 de junho, respectivamente, sempre às 12h.

O registro dos domínios pode ser feito através do site do Registro.br e das empresas de hospedagem de sites. Agora, empresários, profissionais das mais diversas áreas e a população em geral terão a oportunidade de reforçar o seu elo com cada uma das capitais através da internet.

As três cidades foram as primeiras contempladas com extensões de domínio exclusivas no país, resultado de uma votação aberta que mostrou uma grande preferência pelos nomes selecionados. Segundo Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br, entidade responsável pela administração dos domínios .br no Brasil, os nomes escolhidos possuem características válidas para a criação de um novo DPN, de acordo com o regulamento da chamada.

A votação continua acontecendo e não tem previsão de término, permitindo que você ainda possa ajudar na escolha dos domínios das demais cidades! Clique aqui para acessar o regulamento e participar.

Como usar uma extensão de cidade no seu domínio?

O uso destas extensões pode ser uma opção para evidenciar a ligação de uma ação ou empresa à cidade, ou até mesmo para atingir outros públicos.

É interessante lembrar que esse novo serviço colabora para a construção de uma identidade acessível ao mundo inteiro. Florianópolis, João Pessoa e Porto Alegre agradecem a sua adesão! Veja agora algumas ideias fictícias que podem ser tomadas como exemplo de uso:

  • Entidades locais com viés social: www.adoteumcao.floripa.br
  • Grandes empresas com sede na cidade: www.harleydavidson.poa.br
  • Pequenas e médias empresas nascidas na cidade: www.choppdogus.floripa.br
  • Serviços relacionados ao turismo: www.verdegreenhotel.jampa.br
  • Iniciativas públicas ou privadas de apoio à cidade: www.euamo.floripa.br
  • Eventos realizados na cidade: www.startupweekend.poa.br

E como registrar um domínio com uma destas extensões?

Veja abaixo como registrar um domínio .jampa.br, .floripa.br ou .poa.br no Registro.br e nas empresas de hospedagem.

No Registro.br:

  1. Tenha em mãos um número de CPF ou CNPJ.
  2. Acesse o site do Registro.br: https://registro.br/.
  3. Digite o domínio de seu interesse de forma completa na área indicada. Exemplo: euamo.floripa.br. Clique em Pesquisar.
  4. Verifique no próximo passo se o domínio escolhido está disponível. Se estiver, clique em Registrar. Caso não esteja, verifique outras possibilidades de domínio.
  5. A partir daí, o site irá guiar você por etapas como: preenchimento do número de CPF ou CNPJ, criação de usuário e senha, concordância com os termos de uso e demais fases cadastrais. Se você já tiver uma conta no Registro.br, o processo é ainda mais ágil.
  6. Por fim, após a escolha da forma de pagamento, instruções serão passadas pelo próprio Registro.br através de e-mail.

Nas empresas de hospedagem:

Se você já possui um dominio .br sob administração de alguma empresa de hospedagem de sites, o mais indicado é que você registre novos sempre no mesmo local. Nesse caso, o procedimento é bem semelhante ao do Registro.br.

Em outros casos, o processo de registro de domínio varia de acordo com a empresa de hospedagem. Cada uma possui um procedimento diferente, mas em geral são bastante intuitivos.

Importante: Se você já possui um domínio .br, no Registro.br ou em uma empresa de hospedagem, precisará registrar seu próximo domínio .br na mesma entidade. Isso porque ao usar um CPF ou CNPJ no registro, este documento foi vinculado à entidade. Para mudar isso, você pode transferir os seus domínios para outra entidade ou usar um CPF ou CNPJ diferente no novo registro.

Em relação ao valor, o registro de um domínio .br no Registro.br custa R$40 por ano. Nas demais empresas, o custo varia.

Saiba mais sobre as cidades contempladas

Impulsionada pelo turismo e pelo setor industrial, João Pessoa abriga um Polo Tecnológico com cerca de 200 empresas de tecnologia, segundo o CINEP (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba). Neste cenário, a extensão de domínio .jampa.br surge como uma forma de exaltar os negócios locais e mostrar o potencial da cidade para o mundo.

O .floripa.br já era aguardado pelos habitantes da capital catarinense. Chamada pela revista Exame de Ilha do Silício, Florianópolis vive um período inédito de expansão tecnológica, aquecida pelo notável aumento de empresas voltadas à tecnologia e inovação. O uso da nova extensão de domínio é vista como uma oportunidade de promover ainda mais iniciativas locais e o turismo.

Em Porto Alegre, a novidade virou notícia entre a população e os espaços que fomentam a inovação e o empreendedorismo na cidade, referência no assunto. A capital gaúcha é detentora dos postos de 2º maior PIB da Região Sul e de 10ª cidade mais populosa do país. Agora, poderá usufruir da extensão de domínio .poa.br para reforçar sua importância nacional no âmbito dos negócios, eventos e muito mais.

, ,

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário