O e-commerce brasileiro vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos e as perspectivas seguem positivas, tornando o segmento de vendas online um dos mais promissores para quem deseja empreender no país.
Como resultado, temos o desenvolvimento de um ecossistema robusto para atender às necessidades dos lojistas brasileiros. São diversas as formas de atuar no comércio eletrônico, sendo a loja virtual uma das mais populares.
Neste artigo abordaremos a DLoja Virtual, que como o próprio nome indica, é uma plataforma de loja online. Conhecida anteriormente como Simplo7, a ferramenta foi adquirida em 2023 pela HostGator, uma das maiores empresas de hospedagem de sites do Brasil.
Como funciona a DLoja Virtual
Esse tipo de plataforma é similar a um criador de sites, só que voltado especificamente para a construção de lojas virtuais. Por ser online, ela pode ser acessada e gerenciada em qualquer navegador, sem que seja necessário instalar um programa no computador.
Para usar a ferramenta é preciso pagar um aluguel, que dá direito ao uso pelo tempo contratado e pode ser renovado indefinidamente. Em outras palavras, funciona como uma assinatura, que pagamos periodicamente para usar determinado bem ou serviço.
Ao contratar a DLoja, o usuário tem acesso a um painel que possui os recursos necessários para criar uma loja virtual por conta própria, sem a necessidade de conhecimento técnico em programação. Por outro lado, se desejar fazer personalizações mais avançadas, principalmente de aparência, tem flexibilidade para fazê-las.
A interface é clean, fácil de usar e está inteiramente em português. Há ainda instruções detalhadas no painel e um passo a passo para configurar a loja, que auxiliam desde os iniciantes até aqueles que têm familiaridade com o assunto. Afinal, cada plataforma tem suas particularidades.
Agora vamos conhecer a ferramenta por dentro? Acompanhe-me e saiba tudo sobre a plataforma de e-commerce DLoja Virtual! 😉
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Temas da DLoja Virtual
Como acontece em diversas plataformas de e-commerce, na DLoja Virtual o usuário inicia com um tema básico e pode customizá-lo inteiramente. Ou ainda, pode partir de um tema premium, que já possui várias customizações e pode ser adaptado para a sua loja. No momento em que escrevo este artigo, há 33 temas premium à venda, de diversos segmentos.
O preço de um tema na DLoja Virtual é de R$ 397, valor que pode ser parcelado em até 12 vezes, com desconto de 10% no pagamento com Pix. O tema pago inclui todas as páginas personalizadas tanto para desktop como para mobile, além de um pacote de banners editáveis e suporte exclusivo. Também é possível editar cores e fontes, e todo o tema via CSS (útil para quem tem conhecimento em web design).
Comprar temas premium é muito comum, inclusive em ferramentas de código aberto, como o WordPress. E traz muitas vantagens, entre elas a economia de tempo e investimento, comparado a fazer por conta própria ou contratar um especialista ou agência.
Configurações Gerais da Loja
O primeiro passo na criação de um e-commerce na DLoja Virtual é a configuração geral da loja. Esta etapa é fundamental para que a loja funcione adequadamente e inclui as seguintes seções.
- Dados da loja: é onde se preenche os dados da empresa, como nome, CNPJ, endereço, telefone e outros. Esses dados são automaticamente inseridos na loja virtual, nos campos a ele destinados. Um exemplo é no rodapé do site e também nas comunicações por e-mail com os clientes.
- Domínio (www): é possível registrar um novo domínio direto da ferramenta ou inserir um domínio já registrado. O domínio é o endereço da sua loja na internet. Caso ainda não tenha um, leia nosso artigo e veja qual domínio usar na sua loja virtual.
- Usuários / Grupos de usuários: recurso que permite criar usuários e definir suas permissões de edição na loja virtual. Útil para dar mais segurança à loja, já que cada usuário tem acesso restrito às seções selecionadas. Isso também pode ser feito no nível do grupo, caso haja mais de um usuário com as mesmas permissões.
- Configuração de e-mails / Personalização de e-mails: é o local para configurar, ativar ou desativar as comunicações por e-mail com os clientes, em relação a pedidos, pagamento e outros.
- E-mail profissional Titan: caso não tenha um endereço de e-mail profissional, é possível contratar o e-mail Titan, da empresa HostGator. Isso não é obrigatório. Pode-se usar qualquer outro serviço de e-mail profissional.
- Auditoria de usuários: possibilita acompanhar o login dos usuários que acessam o painel, dando mais segurança na administração da loja virtual.
Aparência da loja
Após configurar a loja, é o momento de editar a sua aparência. Isso é feito através de aplicativos, o que facilita o dia a dia do lojista e reduz bastante a necessidade de editar códigos. Cada aplicativo possui uma função, que detalharei a seguir.
Aparência visual
Esta seção começa pela inserção do logotipo e do ícone da página, este também chamado de favicon. O logotipo inserido é exibido no cabeçalho, que fica no topo da loja virtual. Já o ícone aparece na aba do navegador e ajuda o usuário a identificar o site.
Para testar essa funcionalidade, eu criei um logotipo gratuito no Canva, ferramenta muito versátil para a criação de layouts para redes sociais, impressos e tudo mais o que você imaginar. Para mais opções, veja aqui outras opções de criação de logo gratuitas.
Na etapa seguinte, é definida a estrutura da loja virtual. Por exemplo, se a marca deve ficar alinhada à esquerda ou centralizada, quantos produtos exibir por linha na home e nas páginas internas, quais elementos inserir na vitrine e como os itens devem ser exibidos.
Posteriormente, temos a área de personalização das cores, fontes e background da loja virtual. Tudo de forma bem detalhada e fácil, como podemos ver na imagem abaixo, do painel da loja.
Outras customizações de layouts e estilos
São diversas as opções de personalização do layout da loja, então listo abaixo mais algumas de forma resumida.
- Área de edição do CSS (opcional): permite alterar as principais cores de texto, backgrounds, cores e tamanhos dos botões, formato de tabelas etc.
- Configurações layout: possibilita definir quantos produtos exibir na vitrine e em cada página, como ordená-los, quais regras se aplicam no mobile etc.
- Textos: área de edição dos textos padronizados do site, como de botões (comprar, avise-me), tarjas, newsletter e outros.
- Banners: seção onde se pode adicionar, excluir e editar todos os banners do site, além de escolher a posição, o link de destino, a imagem e outras opções. Este recurso facilita muito a atualização de banners na loja, por ser amigável.
- Depoimentos: permite incluir depoimentos reais dos clientes e exibi-los no site. Essa é uma ótima maneira de gerar credibilidade para a loja.
- Menus: área de edição de todos os menus da loja virtual, como menu topo, principal, rodapé, inferior e lateral. A quantidade e os tipos de menu variam conforme o layout selecionado.
- Scripts: permite a inserção de scripts em 3 locais diferentes das páginas: dentro da tag header, início da tag body e final da tag body. Além de scripts em javascript, também é possível inserir trechos de código em HTML ou CSS dentro desta área. Para dar um exemplo de utilização, é possível usar este campo para inserir a tag de verificação de propriedade do domínio exigida pelo Google Search Console ou o script de traqueamento do novo Google Analytics (GA4).
Arquivos e Mídias
Ainda na seção geral de aparência, existe uma galeria para upload de arquivos para uso no site. São permitidas extensões variadas, como JPG, PNG, GIF, CSS, JS e PDF.
Também há a opção de remover o logotipo da plataforma DLoja Virtual do rodapé ou substituí-lo por outro, como da agência responsável pela customização da loja, por exemplo. Esta opção está disponível apenas no plano Completo (o mais robusto).
Seja como for, não penso que seja fundamental remover o logo. É comum ver grandes e-commerces exibindo o logotipo da plataforma no rodapé. Em alguns casos pode até passar uma maior credibilidade para o usuário. De todo modo, é uma escolha pessoal. 🙂
Alertas e páginas adicionais
Por fim, temos mais duas customizações de página de alerta: de maioridade e de privacidade.
O alerta de maioridade é indicado para e-commerces com conteúdo para maiores de 18 anos. O visitante, ao entrar no site, precisa responder que tem mais de 18 anos para então poder acessar. Ex: loja de bebidas alcóolicas.
O alerta de privacidade, padrão em todas as lojas, exibe uma mensagem ao usuário informando que o site utiliza cookies para melhorar a experiência, e que, ao continuar navegando, ele concorda com a política de privacidade da loja.
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Gestão e inclusão de produtos na DLoja Virtual
Após editar a aparência, é preciso cadastrar os produtos. O cadastro de um novo produto na DLoja Virtual é bem detalhado e isso é uma mão na roda para quem administra um e-commerce. Veja abaixo alguns dos principais campos disponíveis para preenchimento.
- Categoria do produto, Nome, SKU (código de identificação do produto).
- Números: valor de venda, preço de custo, medidas, estoque, quantidade mínima e máxima por pedido etc.
- Imagens: área para upload de imagens do produto.
- Textos: descrição resumida e detalhada do produto e SEO (a inclusão de textos informativos e a personalização do título e da descrição da página auxiliam no ranqueamento da loja no Google). Aqui também é possível incluir imagens, como uma tabela de medidas, ou qualquer outra informação relevante.
- Informações adicionais (algumas opcionais): marca, fornecedor, vídeo, situação do produto (novo ou usado), faixa etária, gênero, tempo de fabricação, data de validade, código de barras, ISBN (para quem comercializa livros, apostilas e afins) e outros.
- Produto físico ou virtual: ao marcar a opção “virtual”, o sistema desabilita o frete. Além dessa diferenciação, não notei outros recursos específicos para quem vende serviços ou infoprodutos. A plataforma parece mais voltada para a venda de produtos físicos.
- Variações: inclusão de tamanhos, numeração, cores etc. É possível criar e editar as variações conforme a necessidade do lojista.
Além das opções acima, quero destacar alguns recursos que me chamaram a atenção.
Perguntas customizadas
O recurso de perguntas customizadas é especialmente útil para lojas virtuais que vendem itens personalizados. Como, por exemplo, uma loja de artesanato que vende peças com a gravação do nome que o cliente desejar. Com esse recurso, é possível inserir uma pergunta na página do produto, como: “Qual é o nome que deseja gravar na peça?”.
Um outro exemplo seria uma loja que vende produtos a granel e que deseja permitir ao cliente decidir livremente quantos gramas quer comprar. Uma forma de fazer isso seria exibir o preço de 1 grama e perguntar qual a quantidade o cliente quer. Ao preencher a quantidade, por ser um número, o sistema multiplica e já exibe o valor total. Para evitar quantidades muito reduzidas, bastaria cadastrar uma quantidade mínima para compra.
Outras funcionalidades interessantes de produtos
- Kits de produtos: permite criar kits com produtos selecionados de forma customizada, incluindo combinações de tamanhos e quantidades. Muito útil para datas comemorativas ou para reduzir o estoque de peças que vendem menos, oferecendo kits a preços mais atrativos.
- Promoção: permite criar promoção para um ou mais produtos, com inclusão de percentual de desconto e datas de início e término.
- Avise-me: caso um produto não esteja disponível em estoque, o cliente pode clicar em avise-me e ser avisado automaticamente quando o item for reposto na loja.
- Lista de desejo: recurso em que o cliente pode colocar um ou mais itens em sua lista de desejos.
- Comentários: é possível exibir os comentários de clientes nas páginas de produtos.
- Orçamentos: ideal para situações em que é necessário fazer um orçamento antes do fechamento da venda. A função pode ser habilitada para apenas um produto, que passa a ter um botão “cotar”, no lugar de “comprar”. Outra opção é disponibilizar um formulário de contato contendo os campos necessários para fazer o orçamento. A partir do painel, o lojista pode acompanhar todos os pedidos de orçamento.
Formas de pagamento
Para realizar vendas em um e-commerce é necessário oferecer um ou mais meios de pagamento para o cliente, e isso é viabilizado através da integração com fornecedores diretos ou intermediários, que facilitam esse processo para o lojista.
A DLoja Virtual fornece uma boa variedade de meios de recebimento para utilizar na loja. No momento em que escrevo este review são 13 opções, entre elas PayPal, pagar.me, PagSeguro, Mercado Pago, Cielo, Rede e Asaas (que eles afirmam ter as menores taxas).
Formas de envio
Outra etapa fundamental na hora de criar uma loja virtual é configurar o sistema de envio das mercadorias. Como a venda é feita pela internet, é preciso enviar o produto para o endereço físico do cliente, à exceção das lojas que vendem produtos digitais.
São mais de 10 opções de plataformas e empresas de frete e transporte integradas à DLoja Virtual, incluindo algumas das mais populares, como Correios, Melhor Envio, Kangu, Jamef, Jadlog e Mandaê.
Além das opções acima, é possível configurar formas de entrega personalizadas. Entre elas estão: retirada na loja, frete offline, motoboy, frete por região etc. Também é possível criar um cupom de frete grátis ou criar outras regras de frete gratuito.
Marketing
Os aplicativos presentes na seção de marketing são variados, mas têm em comum a finalidade de auxiliar o usuário a inserir recursos na loja virtual de forma fácil, sem necessidade de editar códigos ou lidar com questões muito técnicas. Cada aplicativo tem uma utilidade, como veremos a seguir.
Recursos de SEO
O primeiro recurso de SEO é o de páginas extras, que permite criar ou editar páginas, e também customizar informações para melhorar o ranqueamento da loja no site, como título (H1), meta description e URL amigável (ex: loja.com/feminino/baby-look).
Em seguida está o aplicativo para criação de redirecionamentos de URL, tanto permanente (301) quanto temporário (302). Este recurso é útil para quem tem uma loja publicada, mas está trocando para a DLoja Virtual. Assim é possível manter as mesmas URLs e não perder o ranqueamento já conquistado no Google, além de evitar que os usuários visualizem as páginas antigas com erro (404). Também pode ser usado em situações específicas, como uma página anteriormente publicada, mas que deve ser removida (ex: uma campanha que encerrou). É possível redirecionar essa página para a home ou para outra página que possa substituí-la.
Já o aplicativo SEO é o local onde o lojista pode personalizar os textos que serão exibidos nos resultados de pesquisa do Google. O mais interessante é que isso é feito de uma forma simples, pois a ferramenta já organiza as informações por tipo de página, com variáveis que tornam cada resultado único. Por exemplo, a página “produto” tem uma variável que faz com que cada página desta categoria traga o nome do produto no título, na meta description e na URL, como:
Nome do Produto – Nome da Loja Virtual
https://dominiodaloja.com/categoria/nome-do-produto
Seu próximo “nome do produto” está aqui! Aproveite essa oportunidade na “nome da loja virtual”, onde você encontra diversos produtos em um só local. Conheça agora!
O item Sitemap permite a configuração e geração de um sitemap em XML. Trata-se de um arquivo, no formato XML, que permite aos mecanismos de busca a leitura de todas as páginas do site. Nesta área, é possível definir a frequência de atualização do sitemap e também a prioridade que os diferentes tipos de página do site devem ter.
No aplicativo Newsletter, todos os usuários que cadastrarem o e-mail na loja virtual ficam registrados nessa seção, com as informações de nome, e-mail e data de cadastro. É possível exportar a lista para utilizar em uma ferramenta de e-mail marketing externa.
Além disso, algumas ferramentas populares de e-mail marketing já estão prontas para integração na plataforma DLoja Virtual, como MailChimp e RD Station. Essa integração facilita a configuração e automatiza o envio dos cadastros para a ferramenta de disparo de e-mails.
Engajamento
O recurso On exit pop-up padrão é útil para engajar visitantes antes que eles saiam do site sem realizar compras. Quando um novo usuário tenta sair de uma página do site (home, categoria ou produto), é exibida uma janela com uma oferta especial, para incentivá-lo a fazer uma compra no site. Pode ser um cupom de desconto, por exemplo. Esse recurso também permite enviar um e-mail com uma oferta customizada.
Já o On exit pop-up carrinho funciona da mesma forma que o padrão, porém é ativado apenas nos casos em que o novo usuário está prestes a abandonar o carrinho antes de efetuar a compra.
Além dos recursos incluídos acima, é possível integrar a loja virtual com ferramentas especializadas na recuperação de vendas e aumento de conversões, como Shopback, Criteo, Smart Hint, GoTarget e Ovni.
Selos e Certificados
O certificado de segurança SSL é gratuito em todos os planos da DLoja Virtual e já vem instalado no site. O selo é exibido no rodapé, indicando que a troca de informações é criptografada, ou seja, protegida do acesso de terceiros. Atualmente, ter um SSL instalado é imprescindível, ainda mais em lojas virtuais.
Há ainda a possibilidade de configurar outros selos de e-commerce, como o popular Ebit, ou quaisquer outros que o lojista desejar, de forma manual.
Remarketing
Lojistas que fazem remarketing via Google podem fazer a configuração com facilidade pelo painel da loja. Essa estratégia permite que a loja continue divulgando ofertas para os seus visitantes através de publicidade em sites da rede Google. Pode ser muito eficaz para gerar tráfego qualificado para a loja e recuperar clientes em potencial.
O recurso de cupom de desconto é um grande aliado para gerar vendas em lojas virtuais. A DLoja Virtual possui esse recurso e oferece diversas opções para personalizar os cupons, aumentando as chances de sucesso da campanha. Entre elas estão: data de expiração, valor mínimo, frete grátis, limite de uso por cliente, quantidade e valor/percentual, como mostra a imagem do painel abaixo.
Também disponível na ferramenta, o recurso de contagem regressiva é frequentemente usado por e-commerces para aumentar as vendas, já que cria um senso de urgência e estimula os visitantes a comprar naquele momento. Ela é indicada em promoções por tempo limitado, ofertas e lançamento de produtos.
É possível aplicar o temporizador tanto na vitrine como em páginas específicas. E também exibi-lo ou ocultá-lo em desktops ou celulares, além de definir o tempo para a contagem regressiva, entre outras funcionalidades.
Redes Sociais e Mídias Pagas
Uma das funcionalidades desta seção é inserir os links das redes sociais da loja virtual, para que sejam exibidas na plataforma. Mas o principal aqui são as configurações para mídia paga e venda de produtos em redes sociais.
É possível gerar automaticamente arquivos XML com as informações dos produtos da loja e utilizar em plataformas de venda como Google Shopping, Buscapé, Facebook, Zoom e Pinterest. E ativar o Pixel do Facebook/Instagram, assim como a API de conversões do Facebook, entre outras funcionalidades.
Vendas
Na seção de vendas estão todos os aplicativos relacionados ao carrinho de compras, pedidos, atendimento, operação e outros. Saiba mais sobre cada um deles abaixo.
Configurações de Venda
- Carrinhos
- Permite visualizar a lista de carrinhos e filtrar por tipo (expirados, em recuperação e ativos).
- Possibilita definir o tempo de duração do carrinho e as ações para links e botões relacionados, como “continuar comprando” e “comprar”. Por exemplo, ao clicar no botão “comprar”, é possível “inserir no carrinho” ou “inserir e direcionar para o carrinho”, entre outras opções.
- Checkout
- Apresenta uma lista de campos disponíveis para exibir no checkout, com a opção de marcar como obrigatório.
- Permite exibir ou não os parcelamentos conforme o pagamento escolhido.
- Pedido
- Possibilita visualizar e editar os status de pedido existentes (criado, pago, enviado, entregue e cancelado). A mudança de status de um pedido notifica o cliente por e-mail, mas é possível criar um evento personalizado para cada status. Também é possível criar status personalizados e editar conforme necessário.
- Em configurações, é possível estabelecer um valor mínimo para pedidos, um estoque mínimo, o tipo de cadastro de clientes permitido (pessoa física e jurídica ou apenas pessoa física) e até mesmo os estados permitidos, em caso de venda para pessoa jurídica.
Atendimento e operação
- Aplicativos de chat: Chat online, Chat Whatsapp e Chat Facebook Messenger.
- Ferramenta GPS do E-commerce: através do Google Analytics, o lojista habilita essa função e tem acesso a métricas específicas da loja virtual, como faturamento, ticket médio, número de pedidos, pedidos pagos, taxa de conversão e diferença entre pedidos pagos x não pagos.
- Pesquisa de Satisfação: permite enviar um email para o cliente convidando-o para avaliar o produto comprado. Esse e-mail é disparado após um tempo determinado pelo lojista, a partir do momento em que o status do produto é marcado como entregue.
- Cobrança automática: envio de e-mail automático quando o cliente faz o pedido, mas não efetua o pagamento. É possível editar o prazo para envio do e-mail, personalizar o texto do e-mail e também notificar ou não o cliente e o próprio lojista.
Atacado – B2B
O recurso de desconto progressivo permite criar regras de desconto para compras em maior quantidade. Por exemplo, um produto custa R$ 10, mas se o cliente comprar 2 unidades, recebe um desconto de 20%. O desconto pode ser aplicado por produto, categoria ou pelo total do carrinho.
É possível ainda criar regras específicas para uma determinada característica (ex: tamanho), sendo útil para reduzir o estoque de alguma mercadoria que não está vendendo como esperado.
Integrações
Nesta seção ficam as demais integrações, que não estão presentes nas categorias que vimos anteriormente. Algumas são gratuitas e da própria DLoja Virtual, enquanto outras são de terceiros e pagas separadamente. Vejamos abaixo quais são.
Ferramentas Google
- Google Analytics: aplicativo criado para facilitar a ativação da ferramenta de monitoramento e análise Google Analytics (gratuita). Para configurar, basta inserir o ID de rastreamento do Analytics. No momento em que escrevo este artigo, a DLoja Virtual não oferece integração nativa com o novo Google Analytics (GA4). No entanto, é possível usá-lo através do aplicativo Scripts, como descrito nesta página de ajuda.
Marketplaces e ERP’s
- Marketplaces: permite conectar a loja a uma grande variedade de marketplaces, usando uma das integradoras disponíveis (Skyhub, Ideris e Lexos Hub). Através delas é possível vender produtos da loja virtual no Mercado Livre, Magalu, Shopee, Amazon, B2W e outros.
- Sistemas de gestão (ERPs): possibilita integrar a loja virtual com sistemas de gestão bastante populares, como Bling e Tiny.
Sistemas de recuperação de venda
- Recuperação de carrinho: permite criar e editar regras para recuperação de vendas perdidas no carrinho. Por exemplo, um e-mail pode ser enviado ao cliente 30 minutos depois dele abandonar o carrinho sem finalizar a compra. É possível editar as regras, o tempo para envio e os textos.
- Notificações inteligentes: este aplicativo permite enviar mensagens automáticas via whatsapp para o cliente, desde a recuperação do carrinho até a entrega do produto. Notificações inteligentes é um aplicativo externo, então é preciso ter uma conta criada para fazer a integração na loja.
- E-Vendas: assim como o aplicativo Notificações Inteligentes, o E-vendas é uma plataforma de notificações automáticas via WhatsApp, SMS e e-mail, em que o lojista utiliza o seu próprio número.
Sistemas externos
- API Pública: o aplicativo de API pública serve para integrar e conectar diferentes sistemas à DLoja Virtual. Eles então passam a ter acesso a alguns dados e funcionalidades da loja, através de uma chave de acesso de API, gerada pelo aplicativo.
- Webhooks: um webhook funciona como uma espécie de gatilho para a comunicação com sistemas externos que pode ser configurado para disparar dependendo de algumas ações, como por exemplo a inserção de um produto no carrinho. O recurso depende da configuração de uma API com o serviço externo que se deseja usar.
Dropshipping
O dropshipping é uma modalidade de vendas onde o lojista vende sem estoque, utilizando fornecedores que ficam responsáveis por estocar, embalar e enviar o produto ao cliente. A DLoja Virtual vem com a opção de integração com Dropshipping nacional e também com a AliExpress (Dsers).
Outros
- Sistema de incentivo de compras: permite integrar a loja com a ferramenta externa Fidelizar Mais, plataforma de fidelidade e cashback para e-commerces.
- Antifraude: os lojistas que desejam reforçar a segurança nas aprovações dos pedidos, podem contratar e integrar a solução antifraude da Clearsale, uma das líderes de mercado.
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Painel da DLoja virtual
Agora que conhecemos os recursos para a criação e configuração da loja online, é hora de ver como funciona o painel de administração da DLoja Virtual.
Sim, a administração de uma loja virtual é feita a partir de um painel, que contém os recursos necessários para gerenciar o dia a dia do negócio. O painel da DLoja Virtual é bem intuitivo e simples de usar, se levarmos em consideração a vasta quantidade de recursos disponíveis.
No topo do painel temos acesso à área de cliente (onde estão os dados do lojista, o plano contratado, forma de pagamento e outros). Também podemos acessar facilmente a loja de temas, os aplicativos e visualizar a loja publicada, com apenas um clique.
Mas é a área principal do painel que quero mencionar aqui. Ela fornece uma visão geral sobre a loja, permitindo visualizar as principais informações e a performance, de forma rápida e resumida. Como a loja em teste não está funcionamento, os dados aparecem zerados, mas é possível ter uma ideia de como funciona.
Pedidos
Na seção de pedidos é possível visualizar todos os pedidos feitos na loja ou filtrar por status (criado, pago, enviado, entregue, cancelado). Algo que achei muito interessante é a possibilidade de imprimir o pedido, a etiqueta e a declaração de conteúdo, com apenas com um clique e de forma personalizada. O relatório de separação de produtos também é uma mão na roda para quem administra uma loja virtual.
Relatórios
Na seção de relatórios é possível ter acesso a informações variadas, que auxiliam na gestão da loja, tais como:
- Vendas
- Pedidos x produtos
- Estoque de produtos
- Auditoria de estoque, incluindo produtos com reserva
- Relatório gerencial de pedidos
- Inventário de produtos
- Relatório de buscas (palavras mais buscadas na loja)
- Relatório de páginas não encontradas
- Relatório de marketing
- GPS do E-commerce
- Diagnóstico de Funil de Vendas
- Lifetime Value de Clientes
- Relatório de Persona (por sexo e faixa etária, região, meios de pagamento e parcelamento)
Produtos
Nesta seção podemos visualizar e editar informações cadastradas sobre todos os produtos, categorias, marcas, variações, fornecedores etc. A partir da lista é possível editar um único produto ou um grupo e também importar arquivos para a atualização em lote de informações como estoque e preço.
Clientes
Esta área mostra a lista de clientes cadastrados na loja. Se necessário, é possível incluir um cliente de forma manual ou exportar os dados de clientes dentro de um período. Um dos recursos disponíveis, inclusive, permite exportar uma lista de aniversariantes de determinado mês, muito útil para fazer campanhas promocionais.
Planos e preços da DLoja Virtual
Os planos da DLoja Virtual se dividem em Básico, Essencial e Completo. Todos oferecem visitas, usuários e produtos cadastrados ilimitados, um diferencial em relação a outras plataformas de loja virtual. As formas de pagamento e envio também são iguais entre os planos, assim como a grande maioria dos recursos apresentados no artigo.
As diferenças principais entre os planos estão no percentual de comissão sobre as transações (que variam de 1,5% a 0,5%) e alguns recursos, como podemos ver na tabela abaixo.
Planos DLoja Virtual | ||
---|---|---|
Básico | Essencial | Completo |
Visitas ilimitadas | Tudo do plano Básico + | Tudo do plano Essencial + |
Produtos cadastrados ilimitados | Facebook Store | API’s Customizadas |
Domínios e subdomínios ilimitados | Instagram Store | Gerenciamento avançado de produtos |
Certificado SSL grátis | Google Shopping | Remoção da marca DLoja Virtual |
Comissão por transação 1,5% | Comissão por transação 1% | Comissão por transação 0,5% |
A partir de R$ 28,91/mês | A partir de R$ 54,45/mês | A partir de R$ 99,50/mês |
Ver mais | Ver mais | Ver mais |
É possível contratar qualquer plano no ciclo mensal ou anual. O ciclo mais longo fica mais barato, pois tem um desconto de 50%, mas o valor total é pago antecipadamente. Para quem pretende criar um e-commerce na DLoja Virtual, certamente essa promoção é uma ótima oportunidade para dar o pontapé inicial.
Suporte
O suporte ao lojista na DLoja Virtual pode ser feito através de vários canais. Vamos conhecê-los a seguir.
- Base de conhecimento: a DLoja Virtual oferece uma extensa base de conhecimento, com tutoriais e artigos que ensinam a realizar desde as configurações mais simples até as mais avançadas. Acesse aqui.
- Suporte por e-mail: a resolução de questões que exigem mais detalhamento pode ser solicitada via e-mail, no endereço suporte@dlojavirtual.com. Junto com a descrição do problema, o lojista deve informar o código da loja.
- Suporte telefônico: para problemas mais urgentes, como dificuldades na finalização das vendas, há um central telefônica com números em 4 capitais brasileiras. São eles:
- Belo Horizonte (MG): (31) 3181-1070
- Porto Alegre (RS): (51) 3181-1040
- Rio de Janeiro (RJ): (21) 2018-3168
- São Paulo (SP): (11) 4118-9290
Afinal, a DLoja Virtual é boa?
A DLoja Virtual reúne uma extensa variedade de recursos a preços competitivos. Como um dos seus diferenciais, temos o número ilimitado de visitantes em qualquer plano, assim como de usuários e produtos cadastrados. Ao contrário de outras plataformas, o lojista não precisa se preocupar em fazer um upgrade de plano por conta do crescimento do seu e-commerce.
A ferramenta é fácil de usar e permite fazer muitas customizações. Há uma ótima variedade de integrações disponíveis em todos os planos, ainda que não seja a mais completa nesse quesito quando comparada aos líderes do segmento. Acredito que seja uma questão de tempo para ela alcançar as demais, já que foi adquirida por uma grande empresa de tecnologia (HostGator).
Os temas da loja estão adaptados para desktops e celulares e a ferramenta está otimizada para SEO. É possível criar uma loja virtual a partir do template básico que vem na loja, mas isso requer algum tempo de dedicação e conhecimento técnico. A opção mais rápida é adquirir um tema premium, pago separadamente. Neste sentido, senti falta de temas profissionais gratuitos.
Apesar de permitir a venda de produtos físicos e digitais, dá para perceber que a DLoja Virtual está bastante focada nos e-commerces de produtos físicos, pois o sistema limita-se a remover o cálculo de frete na venda de infoprodutos.
Todos os planos oferecem relatórios bem completos e que com certeza ajudam o lojista a ter uma visão detalhada das vendas e do comportamento dos usuários. Vale ficar atento, no entanto, para a taxa cobrada por transação, que possui um valor diferente em cada plano, sendo reduzido a 0,5% no plano Completo.
Espero que tenha gostado deste review. Para saber mais sobre os planos e serviços, visite o site da DLoja Virtual ou deixe um comentário. 🙂