Tudo Sobre Hospedagem de Sites

O que é hospedagem de sites e como funciona

hospedagem de sites

Se você tem ou pretende ter um site publicado na internet, vai se deparar — caso ainda não tenha se deparado — com termos como domínio, hospedagem e outros. Estes termos compõem o básico necessário para publicar qualquer projeto na internet.

É comum encontrar plataformas que já oferecem tudo pronto para publicar um site ou projeto, como ocorre com os serviços de criadores de sites. No entanto, para aqueles que desejam ter liberdade total de customização e controle do site, uma hospedagem pode ser necessária.

Conheça e compare as melhores empresas de hospedagem de sites

Se você quer entender o que é hospedagem de sites e como funciona esse serviço, continue lendo e descubra!

O que é hospedagem de sites

Para que um site possa ser acessado na internet, ele precisa estar hospedado em um servidor. Um servidor é um computador especializado em armazenar arquivos e disponibilizá-los em uma rede. Mas o que é hospedagem de sites? Hospedagem de sites é o serviço de aluguel de servidores (ou espaço em um servidor) que permite publicar sites e aplicativos na internet.

Um site, por sua vez, é um conjunto de arquivos que pode ser acessado por usuários e computadores do mundo inteiro, através de navegadores ou browsers. Para que seja possível publicar sites de todos os tamanhos é que existem empresas de hospedagem de sites na internet. Essas empresas mantêm o que chamamos de parques de servidores ou data centers.

Agora que já vimos o conceito básico sobre o que é hospedagem de sites, vamos conhecer melhor os recursos presentes nesse tipo de serviço.

Recursos de uma Hospedagem de Sites

Uma hospedagem possui diversos recursos, que costumam variar conforme os tipos de hospedagem e os planos oferecidos por cada empresa. Vamos detalhar aqui os principais recursos que devem ser analisados ao contratar uma hospedagem de sites.

Espaço em disco (ou armazenamento)

O espaço em disco está relacionado à quantidade de espaço que um site pode utilizar no servidor e é medido em Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB). Algumas hospedagens oferecem limites específicos, enquanto outras oferecem hospedagem ilimitada. O mais importante ao analisar um plano é entender:

As melhores hospedagens de sites costumam oferecer bons espaços em disco, mesmo em planos mais baratos. Fique atento, no entanto, pois empresas pequenas ou que oferecem hospedagem grátis limitam bastante este recurso.

Também é importante saber que não existe hospedagem ilimitada, ou pelo menos não no sentido de “infinita”, como costuma parecer. Quando uma empresa oferece uma hospedagem de sites com espaço em disco ilimitado, está informando que não há um espaço definido de armazenamento para o seu site, mas não que você tem todo o espaço do mundo para inserir arquivos. A propósito, a maioria das empresas não permite que o cliente utilize a hospedagem como repositório de arquivos, imagens e outros itens não relacionados ao site.

Esta regra se aplica principalmente à hospedagem compartilhada, que as empresas costumam chamar de hospedagem de sites. Ela é a mais popular e econômica de todas. Em hospedagens mais robustas, como servidores dedicados e VPS, o espaço em disco é sempre definido, pois é exclusivo para cada cliente, enquanto na hospedagem compartilhada centenas de clientes dividem os mesmos recursos.

Por último, mas não menos importante, em alguns casos pode ser fundamental avaliar a tecnologia utilizada no armazenamento. Basicamente, o mercado oferece o armazenamento em HDs tradicionais (HDD, de Hard Disc Drive) ou SSD (de Solid State Drive). Assim como em um computador pessoal, um servidor de hospedagem de sites também precisa armazenar diversas informações em um disco. Os discos SSD representam uma evolução frente ao HDD. Seu funcionamento é semelhando ao de um pen drive, onde as informações são gravadas em memória flash. Por não possuir partes móveis, ele pode ser diversas vezes mais rápido do que um HD tradicional.

Sempre que houver uma requisição para o seu site (ex.: o carregamento de uma página), as informações solicitadas serão buscadas no disco rígido. Portanto, um servidor que busca estas informações em um disco SSD responderá mais rápido do que aquele que utiliza o disco rígido tradicional (HDD). As empresas contornam esta questão utilizando outros recursos para aumentar a velocidade de carregamento das páginas, como cache e CDN. Por isso, em muitos casos a tecnologia de armazenamento pode ser irrelevante. No entanto, se a sua aplicação depende da rapidez no carregamento de novas informações, uma hospedagem de sites com a tecnologia SSD pode ser mais indicada.

Transferência (ou tráfego)

Já a transferência ou tráfego diz respeito à quantidade de dados que serão transferidos quando uma pessoa acessa e navega no seu site ou quando você o atualiza. Isso porque cada usuário, ao acessar o seu site, faz download desses arquivos no seu navegador (ex: Chrome). Quando você faz upload de imagens ou qualquer conteúdo no seu site, também está usando este recurso.

Assim como acontece com o espaço em disco, a transferência de dados por vezes é ilimitada. Neste caso, lembre que nada é infinito e que certamente há outra limitação imposta pela empresa de hospedagem. Uma possível restrição é o número de acessos simultâneos ao seu site. Sites pequenos não costumam ter problemas, mas se o seu tiver um tráfego crescente ou picos de tráfego, considere contratar um plano de hospedagem de sites mais robusto, como um dedicado ou Cloud, para que o seu site não saia do ar no momento mais importante. 🙂

Número de domínios

Domínio é o endereço eletrônico que utilizamos para acessar os sites na internet, como por exemplo: www.meusite.com.br. Os planos de hospedagem podem permitir apenas um domínio, uma quantidade definida de domínios ou domínios ilimitados.

Se você possui apenas um site, pode contratar o plano de um domínio, que costuma ser mais barato. Porém, se tiver vários domínios, então vale a pena contratar planos maiores, pois no total ele sai bem mais barato do que quando contratados separadamente. Um plano de hospedagem de sites que oferece a inclusão de muitos domínios permite que você hospede vários sites em um único plano de hospedagem.

Economize na contratação da sua hospedagem: aproveite esta oferta especial da HostGator para os nossos leitores

Quanto a ter domínios estacionados ou apontados para o domínio principal, onde está o site (exemplo: meusite.com redireciona para meusite.com.br), é muito comum que seja permitido e que não contabilize no limite de domínios, mas vale confirmar.

Contas de e-mail

Quando você registra um domínio, tem direito à criar contas de e-mail no domínio em questão. Ou seja, se você registrou o domínio fictício meuprimeirosite.com.br, você poderá criar qualquer e-mail contendo este domínio, como por exemplo pedro@meuprimeirosite.com.br.

Ao contratar um serviço de hospedagem de sites com este recurso, a empresa deverá lhe oferecer as ferramentas necessárias para você criar as contas de e-mail que deseja sob o domínio que irá utilizar. O acesso às novas contas de e-mails poderá ser realizado através de programas de e-mail, como o Outlook, Thunderbird ou até mesmo de seu smartphoneÉ comum que as empresas também ofereçam acesso através de um webmail, que é um programa que pode ser acessado pela internet. O tipo de webmail oferecido varia conforme a empresa, que pode utilizar um programa proprietário ou de terceiros.

O e-mail é oferecido gratuitamente pela maioria das empresas de hospedagem (confira aqui as melhores), mas às vezes é vendido como um item opcional, através de parcerias como Microsoft Outlook e Google Workspace. Ter o e-mail incluído na hospedagem pode ser uma grande economia, ainda mais se forem muitos endereços de e-mail, já que os demais serviços cobram por usuário. Para conhecer melhor as diferenças entre essas opções, confira este comparativo entre o Google Workspace e o e-mail das empresas de hospedagem.

Ao analisar um plano, verifique dois itens em relação ao e-mail: número de contas permitidas e capacidade de armazenamento. Você precisa se certificar que poderá criar os e-mails que precisa e, principalmente, que terá espaço para armazenar seus e-mails ao longo do tempo. Se pretende utilizar muito o e-mail, considere contratar um serviço de e-mail profissional dedicado.

Servidores e linguagens de programação

A linguagem padrão das páginas da internet é o HTML, que é uma linguagem de marcação de textos. No entanto, existem muitas outras linguagens que podem ser utilizadas na web, incluindo diversas linguagens de programação, como PHP, Python, ASP, .NET, entre diversas outras.

Antes de contratar um plano de hospedagem, é importante verificar se o servidor em questão é compatível com a linguagem que você pretende utilizar em seu site. Existem linguagens que funcionam apenas em servidores Linux, outras apenas em servidores Windows e algumas funcionam em ambos. Em linhas gerais, se não há uma demanda específica pelo Windows, a melhor opção é o Linux. É mais barato, possui uma variedade maior de hospedagens e é ideal para sites em WordPress. Se você ainda está em dúvida, veja nesse artigo como escolher o sistema operacional da sua hospedagem.

Bancos de dados

Além do tipo de servidor e da linguagem, há também o banco de dados. Eles servem para armazenar informações de maneira organizada, geralmente em formato de tabela. Os bancos de dados não são acessados diretamente pelos usuários. Ao invés disso, a linguagem de programação existente no site ou aplicação realiza uma consulta ao banco de dados. Como resultado da consulta ao banco de dados, as informações solicitadas são informadas e podem ser tratadas antes de serem exibidas ao usuário.

Os bancos de dados são usados para uma infinidade de propósitos. Para citar uma utilização corriqueira, sites como blogs ou portais de notícias, necessitam de um banco de dados para armazenar suas informações, como posts e páginas. Da mesma forma, qualquer aplicativo que armazene informações necessita de um banco de dados.

Um ponto importante sobre a escolha da hospedagem no tocante ao banco de dados é a tecnologia utilizada. É comum que determinada linguagem de programação funcione somente com este ou aquele banco de dados. É importante checar esta compatibilidade antes de contratar um serviço de hospedagem de sites.

Há ainda a questão do espaço disponível no banco de dados. Muitos planos oferecem bancos de dados ilimitados, porém limitam o espaço de cada banco. Verifique essa questão ao analisar os planos das empresas.

Painel de controle da hospedagem

Painel de Controle cPanel (versão em inglês)

Normalmente, a empresa de hospedagem fornece aos seus clientes um painel de controle, acessível através da internet. Nele é possível gerenciar os principais recursos de sua hospedagem, como criar e-mails, alterar senhas, configurar novos domínios e criar bancos de dados.

Alguns painéis de controle são bastante populares e utilizados por diversas empresas, como é o caso do cPanel — painel para gerenciamento de hospedagens Linux — e do Plesk — para gerenciamento de hospedagens Windows e Linux. Algumas empresas, no entanto, preferem desenvolver sua própria solução de painel de controle.

Certificado de segurança SSL

Um certificado de segurança SSL é um protocolo de comunicação entre computadores que permite a troca de informações de maneira criptografada. Isso protege as informações trafegadas na internet de diversas maneiras. O SSL é amplamente usado na internet atualmente e está presente em todo tipo de site, sendo mandatório para aqueles que realizam vendas ou transações comerciais. É possível identificar um site que possui um certificado de segurança SSL através do ícone de um cadeado fechado, geralmente próximo do endereço do site na barra de navegação. Além disso, o endereço das páginas com SSL começam com o protocolo HTTPS, como por exemplo https://www.meusite.com.br.

Já faz alguns anos que os navegadores de internet, como o Chrome e o Firefox, estão alertando os usuários quando estes acessam sites que não possuem a criptografia SSL. Por esse e por outros motivos, é muito importante considerar um certificado SSL ao contratar uma hospedagem de sites. Muitas empresas incluem um ou mais certificados SSL gratuitamente no pacote de hospedagem de sites. No entanto, quando este recurso não está presente, é necessário pagar pelo serviço, o que pode encarecer o seu projeto online.

→ Hospedagem com SSL grátis: 8 opções para ter HTTPS gratuito no seu site

Como escolher uma hospedagem de sites?

Agora que já vimos o que é uma hospedagem de sites e como funciona esse serviço, vamos ver o que levar em consideração ao escolher um. De maneira bem resumida, considere os seguintes aspectos ao escolher uma hospedagem de sites:

O universo de hospedagem de sites é vasto e não caberia aqui desenvolver todos os tópicos mencionados acima. No entanto, se você está considerando contratar um serviço dessa natureza, recomendo que visite o nosso ranking das melhores hospedagens de sites. Ele é atualizado mensalmente levando em consideração custo-benefício e os aspectos que mencionamos ao longo deste artigo.

Se você chegou até aqui, espero que tenha esclarecido todas as dúvidas sobre o que é hospedagem de sites e como funciona. Caso tenha ficado com alguma, deixe um comentário aqui no post, que farei o possível para ajudar você! 🙂

Ir para o topo
Sair da versão mobile