Extensão de domínios .br completa 29 anos

Extensão de domínio .br completa 29 anos
A famosa extensão de domínios .br completa hoje 29 anos desde a sua criação. A terminação, amplamente utilizada por pessoas e empresas que possuem presença online no Brasil, é uma das mais populares no país e atualmente conta com quase 4 milhões de registros.

Sua história começou em 1989, quando a maioria de nós nem sonhava com a internet. Na ocasião, Jon Postel, o cientista responsável pela atribuição de domínios de topo (também chamadas de ccTLDs), delegou a administração da extensão .br à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), por lá existir uma equipe acadêmica pioneira no estudo de redes no Brasil. Nessa época, os domínios terminados em .br eram poucos e seus registros feitos manualmente.

De lá pra cá muita coisa mudou. Em 1995 foi criado o Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br) para integrar as iniciativas relacionadas à internet no país. Dez anos depois, em 2005, a administração da extensão .br foi transferida para o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), entidade sem fins lucrativos responsável por administrar os registros de domínios .br — através do Registro.br —, entre muitas outras atribuições.

Sobre os domínios .br

Os domínios terminados em .br são destinados a sites brasileiros e divididos em diversas categorias, que incluem desde extensões genéricas, como .com.br, até as destinadas à pessoas físicas, entidades e profissionais liberais, como por exemplo, .org.br para entidades sem fins lucrativos, e .adv.br, para advogados.

Há ainda as categorias de cidades, criadas recentemente pela entidade, após uma campanha que contou com a participação popular. Foram escolhidas extensões para mais de 50 cidades e capitais brasileiras, entre elas .sampa.br, .floripa.br e .rio.br.

Qualquer brasileiro ou empresa estabelecida no país pode registrar um domínio .br. Para fazê-lo, é necessário apenas possuir um CPF ou CNPJ válido e pagar uma anuidade a partir de R$ 40 por ano. O registro de um domínio .br pode ser feito no site Registro.br, que é mantido pelo NIC.br, ou em empresas de hospedagem.

O dinheiro arrecadado com o registro de domínios .br é destinado à manutenção no serviço e à melhorias no sistema como, por exemplo, a implementação recente do redirecionamento de páginas, que agora pode ser feito diretamente no painel do Registro.br. A entidade também utiliza parte desses recursos em diversas iniciativas que visam melhorar a internet brasileira. Dentre elas, podemos citar a criação de pontos de troca de tráfego (PTTs), a adoção de novas tecnologias, como o IPV6, e muitas outras.

Para conhecer todas as atividades do NIC.br, acesse este link.

Publicado originalmente em 18/04/2018 - Atualizado em 18/04/2018

Por:

Tudo Sobre Hospedagem de Sites é um site independente e que se propõe a ser exatamente o que sugere seu nome: uma fonte de conhecimento relevante sobre o universo de hospedagem de sites.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉