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Como criar um site: guia completo passo a passo

Como criar um site - guia completo

Atualmente, estar na internet é indispensável, não importa o tamanho do seu negócio. Por meio da web realizamos pesquisas, compras, transações e uma série de outras atividades cotidianas. Tudo isso ampliou a necessidade de empresas e profissionais existirem digitalmente, seja para comunicar-se com o seu público-alvo ou para vender produtos e serviços.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dificuldades na hora de criar um site, e frequentemente acabam optando por estar presentes apenas nas redes sociais. Sabemos que é importante, e em alguns casos até mesmo fundamental, a presença nas redes sociais. No entanto, um site, blog ou loja virtual pode significar um aumento significativo de receita para muitos negócios. 

A ideia de que montar um site é caro e complicado também acaba adiando muitos projetos. Mas a boa notícia é que não precisa ser assim. Criar um site é para todos e pode ser mais fácil e barato do que se imagina. Neste artigo, mostrarei como criar um site em 7 passos fundamentais:

  1. Registre um domínio
  2. Defina qual tipo de site criar
  3. Escolha o construtor de sites
  4. Hospede o seu site
  5. Escolha um tema
  6. Produza o conteúdo do site
  7. Publique o site

1. Registre um domínio

Todo site precisa de um endereço, chamado de domínio (exemplo: www.meusite.com.br). A escolha do domínio é de extrema importância para o seu projeto. Ele deve ser fácil de ser lembrado, simples e curto. Além disso, deve-se evitar ambiguidades e nomes parecidos com os da concorrência.

Uma vez que você tenha escolhido um nome para o seu site, é preciso verificar se o domínio está disponível na internet. Para fazer isso, você pode efetuar uma pesquisa em uma empresa de registro de domínios.

Exemplo de pesquisa de domínio no site da GoDaddy

Um domínio geralmente custa entre R$ 30 e R$ 60 por ano, mas algumas terminações especiais podem ter preços bem diferentes, para mais ou menos. Também é comum ganhar 1 ano de domínio grátis em uma oferta de hospedagem.

Caso o domínio desejado esteja disponível, faça o registro e prossiga para o próximo passo. Para mais detalhes sobre esta etapa, veja aqui nosso artigo sobre como registrar um domínio.

2. Defina qual tipo de site criar

Existem diferentes tipos de sites e é fundamental saber qual é o mais adequado às necessidades atuais do seu negócio. Essa escolha determinará o tipo de ferramenta ideal para você construir o seu site, a hospedagem necessária, entre outras coisas.

Os três tipos mais comuns são: site (institucional), blog e loja virtual. Cada um possui características e finalidades específicas, que serão úteis de acordo com o momento e o objetivo do seu negócio. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles abaixo.

Site

Podemos dizer que o site é uma das principais identidades da marca na internet. Por isso, criar um site é o primeiro passo para negócios que não têm presença online ou que possuem apenas perfis nas redes sociais. O site é o local onde os seus consumidores e clientes em potencial encontram informações sobre a sua empresa.

De modo geral, um site institucional possui as seguintes páginas (no mínimo): 

Exemplo de site de restaurante no Wix

Além disso, o site pode possuir outras páginas, conforme a necessidade do negócio. Por exemplo, um restaurante pode ter ainda uma página de reservas e um cardápio online.

Blog

O blog é uma plataforma dinâmica que permite a publicação regular de conteúdos com o objetivo de atrair e fidelizar consumidores e ainda ajudar na divulgação da marca na internet. Com uma estrutura normalmente organizada em ordem cronológica, o blog é uma ferramenta de marketing que complementa muito bem um site institucional.

Exemplo de blog no WordPress.com

Loja virtual

Loja virtual é um tipo de site criado exclusivamente para a venda de produtos ou serviços pela internet. Ainda que seja possível realizar vendas em um site, a loja virtual tem a sua estrutura voltada para essa atividade, o que a torna mais adequada.

Uma das diferenças da loja virtual para um site comum é que ela possui um sistema de gerenciamento de estoque, vendas, pedidos, clientes e outros. Além disso, a loja virtual geralmente é organizada em categorias e vitrines de produtos (ou serviços) e a venda é finalizada em um carrinho de compras.

Exemplo de tema premium para loja virtual da Tray

Como vimos, há diferenças significativas entre site, blog e loja virtual e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade do negócio. Ela também irá influenciar na escolha da ferramenta, como veremos a seguir.

3. Escolha o construtor de sites

O próximo passo para criar um site é definir a ferramenta que será utilizada. Hoje, há uma infinidade de opções para criação de um site, desde plataformas de gerenciamento como o WordPress até ferramentas automatizadas, como os criadores de sites e as lojas virtuais prontas. Cada solução possui a sua aplicação ideal, assim como os seus prós e contras. A seguir apresento as ferramentas mais conhecidas e utilizadas.

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e o mais popular do mundo. A plataforma é flexível, escalável e pode ser recomendada tanto para blogs e sites quanto para lojas virtuais. Por ser uma ferramenta de código aberto, o WordPress pode ser instalado gratuitamente em qualquer servidor de hospedagem. Ele também pode ser utilizado no próprio WordPress.com, cujos pacotes já contam com hospedagem incluída, entre outros recursos, que variam conforme o plano (veja aqui os planos e preços do WordPress.com).

Esta é uma alternativa interessante para aqueles que vão criar o site por conta própria e não desejam lidar com nenhum aspecto técnico, como configurações de hospedagem e atualizações do sistema. Para entender melhor as diferenças, leia nosso artigo que compara o WordPress.org e o WordPress.com.

A sua alta flexibilidade foi uma das principais razões para a sua popularização. Com apenas alguns cliques, é possível personalizar um tema ou instalar plugins que tornam o seu site mais rico e dinâmico. É uma plataforma acessível e permite que pessoas leigas construam o seu site com apenas um pouco de dedicação. Por outro lado, se você é do tipo que prefere contratar alguém para criar o seu site, há muitos profissionais aptos a criar um site no WordPress. Não é à toa que ele é a principal escolha entre designers e desenvolvedores em todo o mundo.

Ficou interessado? Aprenda a construir um site no WordPress neste tutorial gratuito.

Criador de Sites

Se criar um site pelo WordPress parece um pouco difícil para você, uma boa opção é experimentar um criador de sites, que é uma ferramenta fácil de usar e voltada para pessoas que não possuem conhecimento técnico na área de criação de sites.

Os construtores de sites, como também são chamados, ganharam popularidade por sua facilidade de uso e baixo custo. Como você mesmo cria e mantém o seu site, os custos se resumem à ferramenta, que varia desde R$ 5 até cerca de R$ 70 por mês, mais o domínio (pago anualmente).

Para quem não pode investir nada, é possível começar com a versão gratuita da ferramenta, oferecida por algumas empresas. Um bom exemplo de criador de sites é o Wix. Com ele é possível experimentar e publicar seu site de forma gratuita, pagando somente ao habilitar novos recursos como domínio, e-commerce e outros.

Como o próprio nome diz, os criadores de sites são mais voltados para a criação de sites. Pequenas lojas virtuais e blogs até funcionam em algumas dessas ferramentas, mas o foco central é mesmo o site. Se esta é a opção ideal para você, veja nossa seleção com os melhores criadores de sites.

Lojas virtuais prontas

Há muitas maneiras de criar uma loja virtual, desde a mais simples até a mais complexa. Entre as formas mais simples e econômicas estão as lojas virtuais prontas, ou plataformas de e-commerce, como também são chamadas.

Neste modelo, você tem acesso à estrutura de e-commerce fornecida pela empresa e pode personalizar a aparência, o conteúdo e as configurações da sua loja virtual. Esta opção pode ser econômica inicialmente, pois exige um investimento menor na construção e na manutenção da loja. O custo está no aluguel da ferramenta, a partir de R$ 30 mensais, e no registro do domínio. Essa modalidade também é muito usada por sites de e-commerce robustos, porém em planos mais sofisticados e caros.

Outra forma de criar uma loja virtual é através de ferramentas gratuitas e de código aberto, como Magento, Prestashop e OpenCart. Ou ainda, plugins de e-commerce, como o WooCommerce, feito para usar com o WordPress (veja aqui como criar uma loja virtual com o WooCommerce). Apesar de demandar um investimento inicial maior na criação da loja, ela oferece maior liberdade e flexibilidade para o dono do e-commerce.

4. Hospede o seu site

Para que um site possa estar disponível na internet é necessário que ele esteja hospedado em um servidor. Muitas empresas prestam este serviço, que é conhecido popularmente como hospedagem de sites. Apesar de todo site precisar de uma hospedagem, nem sempre será preciso contratá-lo. Em alguns casos, ela vem incluída na ferramenta que você escolheu para criar o seu site.

Ferramentas como o WordPress.com, o criador de sites e a loja virtual pronta já vêm com a hospedagem incluída. Portanto, se você optar por uma dessas ferramentas, considere esta etapa concluída. Se este não é o seu caso, então será preciso contratar uma hospedagem para o seu site.

Há diversos tipos de hospedagem no mercado, com recursos e preços variados. O mais popular e econômico é a hospedagem de sites, que atende a maioria dos sites e pode custar menos de R$ 10 mensais. Veja aqui as hospedagens com melhor custo-benefício.

Em geral, esta hospedagem costuma atender a maioria dos sites e blogs pessoais ou de pequenos negócios. Por serem sites menores em tamanho e em número de visitantes, dificilmente ultrapassam os recursos oferecidos por este tipo de hospedagem. Aqui vale ressaltar que é preciso manter o site atualizado e otimizado, caso contrário, ele pode consumir mais recursos do servidor, mesmo com poucos visitantes.

Planos de hospedagem no site da HostGator

Já sites com picos de tráfego, como alguns blogs populares e lojas virtuais, encontram na hospedagem Cloud uma ótima opção, enquanto o VPS e o dedicado são soluções para quem procura um volume maior de recursos e possibilidade de gerenciamento do servidor. Em todos esses casos, é preciso ter conhecimento técnico para administrar a hospedagem. Há ainda a revenda, indicada para quem deseja fornecer hospedagem aos seus clientes.

Para identificar qual hospedagem é mais adequada para seu site, tente estimar a quantidade de recursos que irá precisar. Em geral, os principais itens a avaliar são o espaço de armazenamento e o tráfego. Neste caso, a regra é clara: quanto maior o número de acessos e maior a quantidade de conteúdo sendo exibida, maior será a quantidade de recursos utilizados. Outros recursos, como e-mail profissional e certificado de segurança SSL, também devem ser considerados por quem planeja contratar uma hospedagem.

5. Escolha um tema

Agora que você já escolheu a ferramenta e o tipo de site que precisa, é hora de colocar a mão na massa. A maneira mais fácil e rápida de criar um site é utilizando um tema (ou template, como também é chamado). Um tema nada mais é do que um modelo de site que você escolhe e personaliza. Ele já vem com tudo pronto, incluindo menus, imagens e textos de acordo com a categoria escolhida. Há temas para todos os tipos de negócios e necessidades, e na maioria dos casos, eles são oferecidos gratuitamente.

Temas gratuitos disponíveis no Wix

A qualidade e variedade dos temas dependerá da ferramenta que escolher, mas em todas você verá ótimas opções. Certifique-se de escolher um tema responsivo, ou seja, que se adapta às telas dos usuários, ou que tenha pelo menos uma versão para celular. Esta funcionalidade é imprescindível em um site, pois o celular já é o principal meio de acesso à Internet no Brasil. Além disso, ter uma versão mobile do site ajuda no ranqueamento do Google, para as buscas feitas por esse dispositivo.

Veja também: Vantagens de usar um tema pago no WordPress

Uma vez escolhido o tema do seu site é preciso personalizá-lo. Utilize cores e fontes que estejam alinhadas com a sua marca ou com o que deseja transmitir no site. Produza imagens próprias, sempre que possível, ou escolha imagens profissionais (veja nossa lista de bancos de imagens gratuitos). O mais importante é garantir que o seu site tenha uma imagem profissional e transmita a impressão certa aos seus visitantes.

6. Produza o conteúdo do site

A criação do conteúdo é um dos passos mais importantes quando falamos sobre como criar um site. Publicar regularmente conteúdos de qualidade é uma forma de atrair mais visitantes para o seu site. Os mecanismos de busca, como o Google, classificam os sites com base em uma série de fatores, sendo uma delas o conteúdo. Sendo assim, aposte em conteúdo relevante, original e bem estruturado. As chances do seu site ficar bem posicionado serão maiores.

Outra vantagem do conteúdo de qualidade é o engajamento dos usuários. Ao oferecer um conteúdo útil, interessante e envolvente, as pessoas ficam mais propensas a passar mais tempo no site, a interagir com o conteúdo (compartilhando, comentando, etc.) e a retornar no futuro. Isso pode gerar um relacionamento duradouro com os visitantes, aumentando as chances de conversões, como vendas ou assinaturas.

Conteúdos de qualidade podem incluir textos, imagens, áudios (como podcasts) e vídeos. Dependendo dos tópicos que você pretende abordar no seu site, é possível optar por apenas um tipo de conteúdo ou vários. Um blog sobre literatura, por exemplo, pode ter um conteúdo primordialmente em texto. No entanto, para diversos outros setores, combinar textos e imagens torna o conjunto mais interessante.

Em resumo, é importante ter em mente que um site com conteúdo de qualidade pode se tornar uma autoridade em seu nicho. Ao fornecer informações valiosas, insights exclusivos e soluções para problemas comuns, um site pode se destacar como uma referência confiável em determinado assunto. Isso pode atrair mais parceiros de negócios, oportunidades de colaboração e fortalecer a reputação da marca no mercado.

7. Publique o seu site

Uma vez que tenha criado o seu site e inserido o conteúdo, é hora de publicá-lo na internet. Nos criadores de sites esse processo é bem fácil, bastando clicar no botão “Publicar”.

Nos casos em que o site está em uma hospedagem e o domínio, em outro lugar, é preciso seguir alguns passos para garantir que o site funcionará corretamente. Atualmente, as melhores empresas de hospedagem facilitam bastante todos os aspectos técnicos necessários para a publicação de um site. Portanto, se você registrou o domínio e a hospedagem na mesma empresa, não precisará se preocupar com a parte técnica, pois provavelmente a empresa realizará as configurações necessárias.

Conclusão sobre como criar um site

Estar presente na internet é cada vez mais importante, por ser o principal canal de comunicação da atualidade. Por meio de celulares, tablets e computadores, diariamente bilhões de usuários acessam páginas para ler notícias, consumir produtos e serviços,  compartilhar conteúdos e se comunicar. Atualmente, a importância da web é tão grande que não ter um site pode ser crítico, dependendo do negócio.

Felizmente, criar um site nunca foi tão fácil e barato. Atualmente há ferramentas gratuitas e pagas que permitem que pessoas criem seus sites por conta própria, mesmo sem conhecimento técnico. Também existem profissionais aptos a desenvolver sites de todo o tipo, desde os mais simples até os complexos. Podemos dizer ainda que existem sites para todos os bolsos, conforme a necessidade e os recursos de cada empresa.

Agora que já sabe como criar um site, comece hoje mesmo! Esperamos que este artigo seja útil para você iniciar este projeto. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário para a gente!


Artigo publicado originalmente em 06/06/2016 e atualizado em 07/07/2023

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