Categorias de domínio: conheça as principais e suas diferenças

Categorias de domínio pelo mundo

Ter um domínio personalizado é fundamental para construir presença online, e sua importância se estende a várias áreas. O domínio é parte importante da identidade de uma marca e pode ajudar a dar credibilidade e aumentar a sua reputação na internet.

Um site, blog ou loja virtual com um domínio bem escolhido pode representar um grande diferencial sob diversos aspectos. Considerando o momento tecnológico no qual nos encontramos, onde muitas pessoas começam a construir sua reputação apenas nas redes sociais, ter o seu próprio endereço virtual pode ser um grande divisor de águas e abrir diversas possibilidades para uma ampla gama de tipos de negócios.

Dentro deste contexto, é importante saber o que é um domínio, em quais categorias eles se organizam e também conhecer as regras para registrar um.

Neste artigo, vamos conhecer as principais categorias de domínio e suas diferenças. Ter conhecimento sobre o assunto pode ser especialmente importante para aqueles que estão escolhendo um domínio para a sua empresa ou projeto online. Continue a leitura e confira!

O que é um domínio

Antes de falar sobre as principais categorias de domínio, vamos começar pelo básico. Um domínio é um endereço único que identifica e localiza um site ou aplicação na internet. É como o endereço de uma casa. Mas os domínios não são todos iguais. Eles se enquadram em várias categorias, cada uma com seu próprio propósito e características.

A estrutura de um domínio é geralmente composta por duas partes principais:

  • O nome do domínio, que é a parte que você normalmente escolhe ao registrar um domínio. Por exemplo, no domínio “exemplo.com”, “exemplo” é o nome de domínio.
  • E a extensão do domínio, chamada tecnicamente de Top-Level Domain — ou apenas TLD. A extensão do domínio é a parte que segue o nome de domínio. No exemplo “exemplo.com”, “.com” é a extensão do domínio. Ela pode indicar várias informações sobre o site, como sua finalidade, localização geográfica ou tipo de organização.

As partes de um domínio são separadas por pontos e vale saber que é possível ter uma segunda TLD, à direita da TLD de categoria, indicando o país de origem do domínio. Também é possível ter nomes de domínios complementares, à esquerda do nome principal — estes são chamados de subdomínios. Para entender melhor, confira o gráfico abaixo.

Partes de um domínio
Estrutura básica de um domínio. O subdomínio e o ccTLD não são obrigatórios para registro

Para saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo o que é um domínio.

E é nas TLDs que se encontram as principais categorias de domínio. Vamos saber mais sobre isso agora.

Veja também: Melhores sites para registrar domínios

O que é categoria de domínio?

Como mencionamos brevemente acima, a categoria de um domínio vem logo após o nome e o seu objetivo é ajudar o usuário a identificar o tipo de conteúdo ou serviço que é disponibilizado no endereço em questão — mas nem sempre este é o caso.

As categorias de domínio mais comuns são as TLDs (Top-Level Domains) e os ccTLDs (Country Code Top-Level Domains), sendo:

TLDs (Top-Level Domains) – São os tipos de domínio mais genéricos, como .com, .org, .net, .info, entre outros. Eles são usados ​​por sites de todo o mundo e não estão vinculados a nenhum país específico. Por exemplo, um site com o domínio .com é geralmente usado para fins comerciais.

ccTLDs (Country Code Top-Level Domains): Esses são domínios específicos de países, como .br (Brasil), .uk (Reino Unido), .ca (Canadá) e assim por diante. Eles são usados principalmente por sites que representam uma localização geográfica ou negócios em um país específico. Mas há exceções!

Algumas terminações do domínio do tipo ccTLD, que deveriam ser usadas apenas para identificar países, na prática acabam sendo registradas para outras finalidades. Veja alguns exemplos:

A ccTLD .ai, que foi criada para identificar o território Britânico de Anguila, está sendo amplamente usada para identificar sites e serviços de inteligência artificial (do inglês artificial integilence), como por exemplo microsoft.ai, resumaker.ai, entre muitos outros. As ccTLDs .am e .fm, criadas para identificar, respectivamente, os países Armênia e Estados Federados da Micronésia, são frequentemente usadas por rádios AM e FM, e até mesmo por sites de programas de podcast.

Apesar desses usos atípicos, é importante mencionar que cada TLD possui regras para registro e nem sempre é possível usar uma categoria de domínio aleatoriamente, como nos exemplos mencionados acima. No Brasil, por exemplo, não é possível registrar um domínio com o formato nome.br — a não se por algumas entidades específicas, como é o caso por exemplo do site registro.br, que faz parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e é a entidade que define as regras de uso de todos os domínios terminados em .br.

Portanto, antes de registrar um domínio, é fundamental pensar na categoria que melhor se adequa ao seu conteúdo e público-alvo. É como escolher o endereço certo para a sua loja na cidade da internet.

Aqui, deixo mais uma recomendação de leitura para aqueles que gostaria de se aprofundar nas nomenclaturas e aspectos técnicos de um domínio: o que é TLD, gTLD e ccTLD – entenda os domínios de topo.

Principais categorias de domínio

Existe uma grande variedade de categorias de domínio usadas na internet, mas as principais e mais amplamente utilizadas são os TLDs genéricos e os ccTLDs (de países). Vamos conhecer agora algumas das categorias de domínio mais populares em cada um desses grupos:

Principais categorias de domínio para o Brasil

No Brasil, como mencionamos acima, não é possível registrar diretamente um domínio no formato nome.br — a não ser por entidades especiais. Ao invés disso, o padrão para domínios que querem ter um endereço explicitamente declarado como brasileiro, é exemplo.cat.br, onde “cat” é a categoria (TLD) do domínio em questão.

Antes de mencionar as categorias, é interessante saber que o Registro.br exige que sejam fornecidos alguns dados antes do registro, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Informações como nome, CPF (ou CNPJ), endereço e e-mail de contato são obrigatórios, no Brasil, para que se possa registrar um domínio .br. As informações fornecidas durante o registro ficam disponíveis para consultas públicas em ferramentas do tipo Whois (saiba mais sobre o Whois neste artigo). Ao contrário do que ocorre com domínios internacionais, não é possível ocultar as principais informações de contato em consultas Whois para domínios terminados em .br.

Vamos conhecer agora algumas das principais categorias de domínio usadas por sites brasileiros.

.com.br: É a categoria mais popular e a mais usada em sites .br. Primariamente, foi criada para empresas e organizações comerciais no Brasil. No entanto, é frequentemente usada para sites genéricos, que não têm necessariamente uma finalidade comercial.

.org.br: É uma categoria indicada para organizações sem fins lucrativos no Brasil, como instituições de caridade, ONGs e outras entidades que buscam promover causas sociais. Para registrar e usar essa categoria, é necessário provar ao Registro.br que se trata de uma organização desta natureza, o que é feito através do envio de documentações.

.net.br: Originalmente destinado a empresas de tecnologia e provedores de internet, a categoria de domínios .net.br é usado de forma mais ampla atualmente.

.edu.br: Categoria usada por instituições educacionais no Brasil, como escolas, faculdades e universidades.

.gov.br: Categoria reservada para órgãos e entidades governamentais do Brasil.

Nos últimos anos, novas categorias de domínio foram adicionadas ao ecossistema de extensões .br, como por exemplo:

.app.br: Categoria destinada a aplicativos (apps).

.dev.br: Para desenvolvedores e plataformas de desenvolvimento.

.blog.br: Categoria de domínio para blogs.

Também não podemos deixar de mencionar as categorias de domínio específicas para cidades. Na ocasião da implementação, o NIC.br fez uma campanha com o público para definir categorias de domínio específicas para cidades. Assim, cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes puderam escolher suas próprias TLDs, em uma votação popular, realizada através do site Registro.br. Conheça algumas das categorias de domínio para cidades brasileiras mais populares:

.rio.br: Cidade do Rio de Janeiro.

.sampa.br: Cidade de São Paulo.

.poa.br: Cidade de Porto Alegre.

.floripa.br: Cidade de Florianópolis.

.fortal.br: Cidade de Fortaleza.

.abc.br: Região do ABC paulista.

.vix.br: Cidade de Vitória.

Além das cidades, ainda existem diversas categorias de domínio voltadas para profissionais liberais, como .adv.br, para advogados, .eng.br, para engenheiros, .vet.br, para veterinários, e muitas outras.

Você pode conferir a lista completa de categorias de domínio .br neste link.

Principais categorias de domínio internacionais

As regras para registro de domínios internacionais podem ser bem diferentes das implementadas para registrar domínios nacionais (terminados em .br). Em muitos casos, é possível registrar qualquer terminação sem se preocupar com o envio de documentações específicas.

O ICANN, que é o órgão internacional que regulamenta o registro de domínios pelo mundo, exige que a pessoa ou empresa mantenha os dados de contato atualizados. Esses dados deveriam ficam disponíveis para consultas públicas em ferramentas do tipo Whois, assim como ocorre nos domínios terminados em .br. Mas, na prática, é possível ocultar as informações de contato de um domínio utilizando um serviço chamado de “privacidade de domínio” ou “domain privacy“, que é oferecido por diversas empresas de registro de domínio.

Vamos conhecer agora algumas das principais categorias de domínio usadas no mundo.

.com: É uma das extensões mais comuns e genéricas. Geralmente está associada a sites comerciais ou de negócios, mas desde os primórdios da internet vem sendo usada por sites de diversos segmentos e áreas de atuação.

.org: Originalmente destinada a organizações sem fins lucrativos, atualmente é usada por uma variedade de sites.

.net: Inicialmente concebida para empresas de tecnologia e redes, também é usada amplamente por organizações e empresas de diversos segmentos.

.info: Usada frequentemente por sites que fornecem informações gerais ou de notícias.

.gov: TLD Exclusiva para entidades governamentais dos Estados Unidos.

.tech: Categoria de domínio usada por empresas e sites ligados à tecnologia.

Assim como ocorreu com as categorias de domínio para o Brasil, algumas extensões de domínio foram criadas para fins específicos, como .app, para aplicativos, .dev, para desenvolvedores, .store, para lojas online, entre outras. Essas extensões podem ser um indicador claro, para o usuário, sobre a natureza do site que vão encontrar.

Além disso, como mencionamos no início do artigo, algumas das extensões de domínio criadas para países (ccTLDs), são frequentemente usadas para outros fins. Outro exemplo disso é a terminação .io, que originalmente foi criada para sites e organizações do Território Britânico do Oceano Índico, mas que atualmente é amplamente usada por empresas de tecnologia (a sigla IO, em tecnologia, é o acrônimo de Input/Output).

Estes são apenas alguns exemplos das principais categorias de domínio. Para ver a lista completa de terminações de domínio internacionais, acesse esta página da Wikipedia ou este arquivo de texto fornecido e atualizado constantemente pelo ICANN.

Qual categoria de domínio devo escolher para o meu site?

O registro de um domínio envolve escolher tanto o nome quanto a categoria do domínio, e os critérios para a escolha podem variar bastante. Primeiramente, é importante ter em mente seus objetivos com o projeto. Trata-se de um blog pessoal? Uma loja online? Um site institucional? A resposta para perguntas desse tipo pode influenciar a escolha do nome e da categoria do domínio.

Além disso, é importante considerar também o seu público-alvo, pois a extensão do domínio pode transmitir informações importantes aos visitantes. Por exemplo, um site de comércio eletrônico pode preferir .store, enquanto um blog pessoal pode optar por .blog. Portanto, a escolha da categoria de domínio deve ser feita com base na sua estratégia e objetivos online.

Outro ponto que eventualmente pode afetar a escolha da extensão é a disponibilidade do nome em questão dentro da categoria desejada. Se o nome que você deseja usar já estiver sendo usado, ou seja, não estiver disponível para registro, você pode considerar registrar o mesmo nome, mas em uma categoria diferente. Por exemplo, se o domínio desejado lojadobebe.com.br já estiver sendo usado, você pode tentar alternativas como lojadobebe.store. Mas tenha cuidado ao registrar um domínio muito similar a um já existente, pois isso pode ser ruim sob o ponto de vista da construção de uma marca.

Apesar do ponto levantado acima, em muitos casos é recomendado registrar mais de um domínio para o mesmo site ou projeto. Saiba mais sobre isso no artigo motivos para registrar vários domínios para o seu site.

Para saber mais sobre o assunto, recomendo também a leitura do artigo como escolher um domínio para o seu site.

Conclusão

Neste artigo, conhecemos algumas das principais categorias de domínio, tanto nacionais quanto internacionais. A escolha do domínio é uma etapa crucial na construção de qualquer projeto online e espero que, ao longo deste artigo, você tenha compreendido as principais categorias de domínio e suas diferenças.

Antes de registrar um domínio, pesquise bastante sobre o assunto e, se necessário, busque conselhos de profissionais de marketing digital. Um domínio escolhido com cuidado e alinhado com a estratégia do negócio, não apenas ajuda a construir sua identidade na internet, mas também facilita a lembrança e a localização de seu site por parte dos visitantes. Boa sorte em sua jornada online e que seu domínio seja o primeiro passo para o sucesso!

E se você já estiver pronto para escolher o seu, veja aqui uma seleção dos melhores sites para registrar domínios.

Tags:

Por:

Designer, desenvolvedor web, músico — e um dos fundadores do Tudo Sobre Hospedagem de Sites. Desde 2010 vem atuando na área de hospedagem de sites, tendo ajudado centenas de pessoas a encontrarem as melhores soluções para seus projetos online. É um entusiasta do WordPress e acredita que a Internet pode transformar a vida das pessoas através do conhecimento. Desde 2013 compartilha sua experiência sobre hospedagem e criação de sites no TSHS. É responsável pela área de infraestrutura e desenvolvimento do site e autor dos artigos e tutoriais técnicos do blog.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉