Ao publicar um site, a última coisa que se espera é que ele fique fora do ar ou inacessível. Afinal, a internet foi feita para funcionar 24 horas por dia, não é mesmo? A verdade é que problemas acontecem e de vez em quando podemos esbarrar com um site fora do ar. Se o site em questão for um provedor de serviços, como o site de um banco, ou uma rede social, as consequências podem ser muito ruins.
Pior ainda é quando se trata do seu próprio site. Se você possui um site para divulgar seu trabalho ou vender online, encontrá-lo fora do ar pode ser sinônimo de prejuízos para o seu negócio. Neste artigo, vou levantar os principais motivos para um site ficar fora do ar, maneiras de identificar onde está o problema e também elencar meios para evitar que isso aconteça.
Se você possui um site e quer garantir que ele estará sempre disponível, me acompanhe neste artigo e saiba como se prevenir!
Motivos pelos quais um site pode ficar fora do ar
Um site pode ficar fora do ar por tantos motivos, que seria quase impossível listar todos eles aqui. Mas vou listar a seguir as razões mais comuns pelas quais um site pode ficar off line.
Domínio expirado
Alguns sites podem ficar fora do ar porque o domínio não foi renovado. A renovação de um registro de domínio ocorre em ciclos anuais, o que tende a facilitar o esquecimento, devido ao grande espaço de tempo. Em geral, as empresas de registro enviam e-mails lembrando o proprietário da renovação. No entanto, caso o e-mail não seja mais utilizado, a renovação pode passar em branco. Isto faz com que o domínio seja congelado, o que deixa o site fora do ar. Os domínios terminados em .br ficam congelados por 30 dias após a expiração, podendo ser renovados neste período. Caso isso não ocorra, o domínio será disponibilizado para o público e poderá ser registrado por outra pessoa.
Falta de pagamento do serviço de hospedagem de sites
Todo site precisa estar hospedado em um servidor web para ser disponibilizado na internet. Inúmeras empresas, portanto, oferecem serviços de hospedagem de sites, permitindo que qualquer pessoa ou empresa possa publicar um site sem ter que lidar com a configuração do próprio servidor.
Assim como ocorre com o domínio, o serviço de hospedagem de sites também precisa estar com o pagamento em dia para que o site se mantenha disponível na internet. Diferente do registro do domínio, cuja renovação se dá em ciclos anuais, o serviço de hospedagem de sites pode ser pago em ciclos diversos, como mensal, trimestral, semestral, etc. Se por algum motivo a renovação da hospedagem não for realizada dentro do prazo estabelecido pelo provedor, o serviço pode ser interrompido, o que deixa o site fora do ar.
Muitos são os motivos que podem deixar um site fora do ar por falta de pagamento da hospedagem. Dentre os principais podemos citar erros na cobrança do cartão de crédito (cartão expirado, bloqueado ou com o limite estourado) e o não pagamento do boleto de cobrança.
Erros na programação do site
Se você possui um site escrito com uma linguagem dinâmica, como o PHP, por exemplo, determinados erros de programação podem fazer com que as páginas não carreguem e o site aparente estar fora do ar. Mas esse tipo de erro não acontece “do nada”. É necessário que alguma modificação tenha sido feita no código-fonte do site para que o erro seja deflagrado.
Em sistemas de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, por exemplo, atualizações de plugins e temas podem causar conflitos e deixar um site fora do ar. Isso não significa que não devemos atualizar plugins e temas. Pelo contrário: é importante manter tudo atualizado por questões de segurança e desempenho. Ainda assim, é importante estar ciente de que isso pode acontecer.
Erro de configuração do servidor
Servidores web são computadores dedicados a hospedar e disponibilizar sites e aplicações na internet. A configuração destes dispositivos é complexa e exige conhecimento técnico. Eventualmente, mudanças na configuração de um servidor podem ser necessárias com o objetivo de alterar determinados comportamentos do servidor. A configuração de redirecionamentos e reescrita de URLs são alguns exemplos de configurações que podem ser feitas em um servidor de hospedagem.
Se determinada configuração do servidor for feita de maneira incorreta, isso pode fazer com que o site inteiro fique fora do ar. Em casos assim, de erros de configuração no servidor, geralmente uma página de erro é exibida com o código de erro 500 ou similar.
Loops de redirecionamento
Um loop de redirecionamento ocorre quando temos mais de um redirecionamento de URL em determinada(s) página(s) e ele pode ocorrer por diversas razões. É importante dizer que o loop de redirecionamento pode não ser um problema do site. Ao invés disso, pode ser causado pelo navegador de quem está tentando acessar determinado site. Para tirar a dúvida sobre o site fora do ar, tente acessar o mesmo endereço usando outro navegador.
Excesso de uso dos recursos do servidor
Os servidores de hospedagem possuem limites de utilização, principalmente se o site estiver em uma hospedagem compartilhada. Sites que passam por picos de tráfego ou sistemas não otimizados podem sobrecarregar o servidor, que poderá ficar congelado, como ocorre em um computador pessoal quando trava. Ao tentar acessar um site que esteja passando por uma sobrecarga, o navegador ficará algum tempo aguardando uma resposta do servidor e exibirá uma página de erro com o status “sem resposta do servidor”. Em alguns casos, a empresa de hospedagem poderá, por segurança, bloquear o site em questão para evitar que outros clientes que estejam hospedados no mesmo servidor sejam prejudicados. Nessa situação, uma página de erro da empresa de hospedagem será exibida informando que o site está indisponível.
Problemas no data center
Apesar de ser um ambiente altamente controlado e que conta com tecnologia de ponta para garantir que tudo está funcionando bem, as empresas de hospedagem podem passar por problemas em seu próprio data center. Nas empresas de hospedagem mais conhecidas isso raramente ocorre, mas quando acontece, milhares de sites ficam indisponíveis, causando sobrecarga nos canais de suporte da empresa.
Bloqueio de rotas internacionais
Ao acessar sites hospedados fora do Brasil, o pedido sai do computador do usuário e passa pela rede de algumas operadoras de comunicação para chegar ao seu destino. Caso haja algum problema no sistema de uma dessas operadoras, o site ficará indisponível para os usuários que utilizam aquela rota. Tecnicamente, o site não fica fora do ar, pois poderá ser acessado por qualquer pessoa fora daquela rota, mas na prática, milhares de pessoas podem ficar sem acesso a determinado site, o que seria o mesmo que deixar o site fora do ar para esse público.
Ataque DDoS
De maneira simplificada, um ataque DDoS ocorre quando diversos computadores “zumbis” tentam acessar determinado site em um curtíssimo espaço de tempo. Essa ação, causada com o objetivo de prejudicar determinado site, acaba por sobrecarregar o servidor que, sem conseguir dar conta de tantas requisições, acaba ficando indisponível.
As consequências de ter um site fora do ar
Como vimos, muitos são os motivos pelos quais um site pode ficar indisponível. E na maioria das vezes, é uma situação que pega de surpresa os administradores do site em questão. É importante saber também que ficar com o seu site fora do ar pode trazer algumas consequências bastante ruins, dependendo das proporções que o problema tome. Vamos conhecer algumas dessas consequências.
- Perda de posicionamento no Google – Desde 2010 que o Google considera a velocidade de carregamento do site como um fator de rankeamento. Essa medição também leva em conta a estabilidade do servidor. Um site que fica constantemente fora de serviço pode ter suas posições no Google prejudicadas por esse motivo.
- Reputação prejudicada perante seus visitantes – Sejam novos visitantes ou clientes habituais, ter um site fora do ar pode deixar uma péssima impressão perante seu público, fazendo com que muitos desistam de visitá-lo no futuro.
- Perda de receita – Caso o seu negócio seja uma loja virtual, um site indisponível pode impactar diretamente na receita das vendas diárias. Junto com o item mencionado anteriormente, isso pode prejudicar seriamente o seu negócio.
- Funcionários ou serviços inoperantes – Se o seu negócio depende de sistemas online, tê-los indisponíveis pode deixar grande parte de sua equipe sem poder trabalhar. Esse cenário pode ser encontrado em empresas que possuem plataforma de suporte a clientes online ou que utilizam a nuvem como infraestrutura.
Como saber se o seu site está fora do ar
Por mais estranho que isso possa parecer, o fato de você não conseguir acessar o seu site não significa necessariamente que ele está fora do ar. Outras variáveis, como por exemplo, problemas em sua conexão de internet, podem estar impedindo-o de acessá-lo. Para acabar com suas dúvidas, separamos algumas maneiras de verificar se o seu site está mesmo fora do ar:
Verifique sua conexão com a internet
Como primeiro passo, é importante descartar a possibilidade de você estar com algum problema com a internet. Tente acessar outros sites para verificar se eles também estão fora do ar. Se o problema for mesmo em sua conexão, tente acessar o site através de outra rede, como por exemplo, através de um celular com conexão de dados (e que não esteja ligado na mesma rede wi-fi que utiliza normalmente).
Utilize uma ferramenta de verificação externa
Existem diversas ferramentas online para verificar se o seu site está no ar. Uma bem simples é a Down For Everyone Or Just Me, que, em português seria algo como “Fora do ar para todos ou apenas para mim?“. Outros sites que desempenham as mesmas funções são o CurrentlyDown.com e o Is It Down Right Now.
Acesse o painel de controle de sua hospedagem
A maioria das empresas de hospedagem oferece um monitoramento básico dos “sinais vitais” do site dentro do painel de controle. Se o painel for do tipo cPanel, por exemplo, será possível visualizar informações como processos em execução, uso de CPU e memória, que podem indicar se algo está errado com o site.
Utilize uma ferramenta para monitoramento contínuo
Essa talvez seja a maneira mais rápida de descobrir se o seu site está fora do ar. Existem serviços – gratuitos e pagos – que se propõe a monitorar constantemente seu website e alertá-lo imediatamente caso o mesmo encontre-se indisponível. O monitoramento se dá em um intervalo de tempo, que geralmente pode ser escolhido.
Soluções gratuitas nem sempre funcionam corretamente, portanto vale a pena verificar a reputação da ferramenta antes de confiar cegamente nela. Entre as soluções gratuitas, destaco a UptimeRobot, onde é possível cadastrar até 50 sites, que serão monitorados em um intervalo mínimo de 5 minutos. É possível reduzir esse intervalo de monitoramento contratando um plano pago. Veja aqui como configurar o UptimeRobot para monitorar seu site.
Outra opção é o Pingdom. Apesar de não ser gratuito, a ferramenta monitora não apenas se o site está no ar, mas também a velocidade de carregamento do site, e os alertas de “site fora do ar” podem ser enviados por e-mail e SMS. Os planos custam a partir de US$ 13,95.
O que fazer ao perceber seu site fora do ar
A primeira coisa a fazer é não se desesperar. 🙂 Enquanto tenta manter a calma, siga os passos abaixo para tentar resolver o problema o mais rápido possível.
Identifique onde está o problema
É importante ter certeza de que o site está realmente fora do ar. Para isso, faça uma checagem para descartar todas as possíveis causas do problema. Como sugestão, siga o checklist abaixo:
- Descarte um problema com a sua conexão de internet;
- Use uma ferramenta externa de verificação status de sites (ex.: CurrentlyDown.com);
- Verifique se o pagamento do registro de domínio está em dia;
- Verifique se o pagamento do serviço de hospedagem está em dia;
- Acesse o painel de controle de sua hospedagem;
- Entre em contato com o suporte do seu serviço de hospedagem de sites.
Por fim, se você tem certeza de que o seu site está fora do ar e não sabe como resolver, entre em contato com o suporte da empresa que hospeda o seu site (ou com um profissional da área) e peça ajuda.
Corrija o problema para que não volte a acontecer
Muitos são os motivos pelos quais pode-se ter um site fora do ar. Por isso, é importante identificar o que realmente houve para que se possa tratar e evitar o problema no futuro. E o suporte da sua hospedagem terá um papel fundamental nessa hora, pois eles poderão apontar o que causou a queda. Caso se trate de um ataque DDoS, por exemplo, o suporte poderá bloquear os IPs de origem do ataque. Da mesma forma, se o seu site estiver sobrecarregado por um pico de audiência, o suporte também poderá ajudá-lo com orientações sobre como otimizá-lo ou até mesmo recomendando um plano diferente do que você tem atualmente.
É importante ter a sensibilidade de identificar quais são as chances do problema voltar a acontecer e qual a segurança que a sua hospedagem te oferece em relação a isso. Na pior das hipóteses, vale considerar mudar de empresa de hospedagem para uma que ofereça um serviço mais estável ou mais potente.
Como evitar que seu site fique fora do ar
Como você já percebeu, muitas são as possíveis razões para que um site fique indisponível, e o pior é que nem sempre estas variáveis estão sob o nosso controle. No entanto, algumas ações podem ser realizadas de forma preventiva, para evitar problemas já conhecidos e que poderiam deixar o seu site indisponível. Vamos a elas:
- Manter o site e a hospedagem otimizados – um site pesado e que demora a carregar pode estar sobrecarregando o servidor de hospedagem. Em cenários como esse, um pequeno incremento na visitação do site poderia sobre carregar o servidor e tirar o site do ar. Por isso, é importante utilizar boas práticas para manter o site e a hospedagem otimizados. Para saber como anda o desempenho do seu site, existem ferramentas como o Page Speed Insights, da Google, e o Website Speed Test, da Pingdom.
- Monitorar o uso de recursos – Para se antecipar a possíveis problemas com o uso excessivo de recursos da sua hospedagem, é importante criar uma rotina para monitorar o desempenho do seu site. Visitar o painel de controle da sua hospedagem com frequência já poderá lhe dar indícios de como os recursos estão sendo utilizados. Praticamente todas as empresas de hospedagem oferecem algum tipo de indicador em seu painel de controle.
- Monitorar a disponibilidade do site (para ser avisado se ele estiver fora do ar) – Existem diversos serviços de monitoramento de sites, como mencionamos anteriormente. Para saber como monitorar o seu site e ser avisado em caso de indisponibilidade, veja este tutorial.
- Invista na segurança do seu site – É importante cuidar dos aspectos de segurança do seu site. Se você utiliza um CMS, como o WordPress, use senhas fortes e tome outras medidas de segurança recomendadas.
- Escolha uma hospedagem de qualidade – Contrate uma hospedagem reconhecidamente estável e com uma boa reputação. Além disso, identificar o tipo de hospedagem de sites ideal para cada caso é importante porque assegura que você poderá ficar por muito tempo sem aborrecimentos e preocupações com o assunto.
A importância de ter um backup atualizado
Dependendo do problema que ocorra em seu site, é possível que alguns dados se percam. Se o seu site for invadido por um hacker, por exemplo, e o seu conteúdo apagado, você precisará ter à mão um backup atualizado de todos os elementos que compõem o seu site. Muitas hospedagens oferecem o backup como um serviço adicional à hospedagem de sites. No entanto, a frequência de atualização desse backup pode não refletir o último estado em que o seu site se encontrava. Se isso ocorrer, você terá que se conformar em publicar uma versão desatualizada de seu conteúdo.
Para evitar situações como a descrita acima, é importante ter uma rotina de backups para o seu site, principalmente se ele for atualizado com frequência, o que é bem comum em blogs e sites de notícias. Para entender melhor a importância do backup e descobrir maneiras de fazê-lo, preparamos um artigo sobre o assunto, que você pode conferir no link abaixo.
Saiba mais: Backup de site: qual a importância e como fazer
Uptime (ou disponibilidade): o que esperar
Ter o site fora do ar por alguns minutos por mês costuma ser mais comum do que se imagina. Isso porque o servidor onde seu site está hospedado pode passar por manutenções esporádicas e precisar ser reiniciado. Mas essas manutenções geralmente ocorrem em horários com menos movimento, como de madrugada ou em finais de semana.
É importante dizer que, ao contratar um plano de hospedagem, nos termos do serviço provavelmente existirá uma cláusula referente ao uptime, ou seja, o tempo que eles garantem que o servidor de hospedagem ficará disponível na internet (às vezes é usado o termo SLA). Esse tempo de uptime costuma estar entre 99,5% e 99,9% e quase nunca será de 100%. Na verdade, são poucas as empresas que garantem 100% de uptime. Isso ocorre por conta das eventuais manutenções, como mencionado anteriormente.
O problema começa quando essa indisponibilidade é frequente e começa a atrapalhar o seu negócio. Se esse for o caso, é importante investigaras causas do problema para descobrir se está relacionado ao seu site ou se tem origem no serviço de hospedagem. Se for a hospedagem, talvez você deva considerar trocar de empresa.
Veja também: Garantia de uptime: saiba o que é
Conclusão
Neste artigo, vimos os motivos pelos quais o seu site pode ficar fora do ar e as consequências desta situação. Também conhecemos algumas ferramentas para verificar e monitorar a “saúde” de seu website. Isto pode evitar muita dor de cabeça, à medida que os problemas são logo identificados e combatidos, evitando ter um site fora do ar em plena campanha de divulgação de um novo produto.
Possui alguma dúvida ou tem alguma informação a acrescentar? Deixe um comentário, será um prazer ajudá-lo!