Registro de Domínio – Ranking das melhores empresas

Procurando uma empresa para registrar seu domínio? Listamos aqui as empresas mais conhecidas no mercado e com os melhores preços, para registro de domínio nacional e internacional. Compare as empresas e escolha a melhor opção para você!

# Empresa Diferencial Domínio nacional
(.com.br)
Domínio internacional
(.com)
Link
1 Registro.br Entidade que gerencia o .br
Menor preço na renovação (.br)
Redirecionamento de domínio
40 Não vende Visitar site
2 HostGator Menor preço no 1º ano (.br)
Ótimos preços na renovação
26,99
40% OFF
26,99
40% OFF
Visitar site
3 Superdomínios Conta de Email gratuita
Redirecionamento de domínio
35,99 33,99 Visitar site
4 Menor preço na renovação (.com)
1 ano de domínio grátis
junto com hospedagem anual
36,99 28,99 Visitar site
5 Hostinger Menor preço na renovação (.com)
1 ano de domínio grátis
junto com hospedagem anual
36,99 28,99 Visitar site
6 Locaweb 1 ano de domínio grátis
na contratação
da hospedagem anual
36,90
40% OFF
36,90
40% OFF
Visitar site
7 UOL Host Preço se mantém na renovação
1 ano de domínio grátis na
hospedagem ou criador de sites anual
49,90 44,99 Visitar site
8 GoDaddy Menor preço no 1º ano (.com)
Maior registrador do mundo
Maior variedade de extensões
44,99 6,99
86% OFF
Visitar site
9 Google Domains Preço se mantém na renovação
Privacidade de domínio gratuita
Redirecionamento de e-mail
Não vende 50 Visitar site
10 DreamHost Privacidade de domínio gratuita
1 ano de domínio grátis
junto com a hospedagem anual
11,95 13,95 Visitar site

*Os preços e as promoções apresentados nesta tabela podem variar conforme as empresas, sem aviso prévio.
**Parte das vendas realizadas com origem em nosso site gera uma comissão. Isso não influencia o posicionamento das empresas nem os preços praticados. Pelo contrário, algumas ofertas são oferecidas com exclusividade pelo nosso site. Esta é apenas uma forma de manter o nosso site e conteúdo gratuito para os nossos leitores.

Entenda a classificação de empresas

Esta tabela traz as empresas mais conhecidas no mercado e que apresentam os melhores preços para registro de domínio nacional e/ou internacional. Para facilitar a comparação entre as empresas, elegemos as extensões mais populares, que são a .COM e .COM.BR. Os preços de outras extensões, como .NET, .ORG e outros, podem ser consultados nos sites das empresas.

A ordem das empresas está de acordo com os valores de registro do domínio e renovação, além de serviços adicionais.

Nós atualizamos os valores e informações com frequência, mas é importante ressaltar que esses preços podem variar conforme as empresas, sem aviso prévio. Sendo assim, confirme o valor e as condições no site da empresa, antes de contratar o seu domínio.

O mesmo vale para as promoções anunciadas pelas empresas, que possuem condições específicas. Verifique no site da empresa os tipos de extensões gratuitas e/ou o período mínimo de contratação para ter direito ao domínio gratuito. Além disso, as ofertas podem expirar a qualquer momento, sem aviso prévio. Sendo assim, recomendamos que consulte as promoções disponíveis no momento que for registrar o seu domínio, assim você garante os melhores preços e condições.

Onde registrar domínio? Como escolher?

Há alguns fatores que você deve considerar ao escolher onde registrar um domínio. Em nossa opinião, os principais pontos que devem ser analisados são o preço, a empresa e os serviços agregados ao registro de domínio. Abaixo explicaremos cada um desses itens, para que você possa entender e fazer a sua escolha.

Preço

preço domínioAo comprar um domínio, é importante considerar o preço, mas com o cuidado para não cair em armadilhas. Para isso, fique atento ao valor do primeiro ano de registro e também da renovação. Muitas empresas oferecem registro de domínio a preços atraentes, mas na renovação cobram acima da média de mercado.

Outro fator que torna a questão do preço importante é que o domínio, propriamente dito, é igual em qualquer empresa que você comprar. É como dizer que há um estoque de domínios disponíveis no mundo e as empresas vendem a partir deste mesmo estoque. Sendo assim, todas vendem o mesmo produto, porém o valor agregado ao serviço de cada empresa é que faz com que ela se diferencie em relação às demais.

Ao consultar o preço de cada registro de domínio, não deixe de verificar a extensão que deseja usar, pois elas costumam ter preços diferentes. Um domínio .com, por exemplo, tem um valor diferente de um .org, .site ou .com.br. E este valor varia também de acordo com cada empresa.

Empresa

empresa registro de domínioApesar do domínio ser igual, independentemente de onde você comprá-lo, a escolha da empresa pode fazer grande diferença. Sua experiência com a empresa começará na contratação do domínio e continuará durante todo o período em que você estiver com ela. Portanto, é importante que esteja satisfeito.

Ao escolher uma empresa, leve em consideração a sua reputação, seu suporte técnico e a variedade de extensões que ela oferece. Extensões populares são oferecidas por todas as empresas, mas extensões novas (ex: .design) costumam estar restritas a poucas.

Nesta hora, ter um ótimo preço pode não ser suficiente, se a empresa não for confiável. Ou ainda, se não oferecer um suporte de qualidade. Uma ótima maneira de avaliar a empresa de registro de domínio é através do site Reclame Aqui e das redes sociais. Por esses canais você consegue ter uma ideia do tamanho da empresa, sua popularidade e como é a interação entre os clientes e a empresa.

Serviços agregados ao domínio

Proteção de dados pessoais - domain privacyAlém do preço e da empresa, vale a pena considerar outros serviços relacionados ao domínio. Dentre eles estão, por exemplo, a renovação automática e o serviço de privacidade de domínio (domain privacy).

Ao registrar um domínio, certifique-se que a empresa possui renovação automática do domínio. Esta é uma comodidade, principalmente para quem possui muitos domínios registrados. O processo funciona da seguinte maneira: próximo à data de vencimento do domínio, a empresa envia um e-mail para o cliente informando que o domínio irá vencer. Normalmente, se você configurar o pagamento em cartão de crédito recorrente, este pagamento será feito automaticamente na data de vencimento. Caso sua forma de pagamento seja o boleto, então você receberá um boleto para renovação do seu domínio.

Outra questão interessante, desta vez para domínios internacionais, é a proteção de privacidade. Ao registrar um domínio nacional, por exemplo, seus dados ficam disponíveis na internet para quem quiser ver, através da consulta Whois. Dentre os dados estão nome, e-mail e CPF/CNPJ. Para proteger seus dados, você pode contar com um serviço chamado proteção de privacidade (ou domain privacy). Este serviço é oferecido pelas empresas, por vezes de forma gratuita. Infelizmente este serviço não está disponível para os domínios nacionais, com final .br.

Além desses serviços, há empresas que também oferecem e-mail gratuito, o que pode ser um diferencial para quem está começando. Ao analisar as opções, procure saber o que mais está sendo oferecido pela empresa, no registro de domínio.

Como funciona o registro de domínio

Para registrar um domínio você precisa escolher um nome, verificar se ele está disponível e então iniciar o processo de registro em seu nome.

  1. Acesse o site de uma empresa de registro de domínio (ex: Registro.br ou uma das empresas listadas acima)
  2. Consulte o domínio desejado e verifique se está disponível
  3. Se estiver disponível, clique em contratar e siga os passos até a finalização da contratação

Para ver um passo a passo detalhado, leia nosso artigo sobre Como registrar um domínio.

Dicas importantes

Como você pode ver, o registro de domínio é relativamente simples. Agora mais algumas dicas sobre o assunto:

  • O registro de domínio é como um aluguel. Você pode usá-lo pelo tempo que pagar por ele. Sendo assim, será preciso renovar seu domínio periodicamente, para que ele continue sendo seu.
  • Caso tenha um domínio com final .br no Registro.br ou em uma empresa de hospedagem, saiba que está vinculado à esta empresa para os próximos registros deste tipo de domínio. Para registrar um domínio .br em outra entidade, precisará utilizar outro documento (CPF ou CNPJ), ou transferir todos os seus domínios .br para a nova empresa. Esta é uma restrição para os domínios nacionais apenas e não tem relação com a política comercial das empresas.

Como escolher um nome de domínio?

Escolher um nome de domínio pode parecer difícil, mas seguindo algumas regras fica mais fácil. Veja só as dicas que separamos:

  • Escolha o nome da sua empresa ou marca – se você já possui um negócio, o melhor domínio é o nome da própria empresa. Caso este nome esteja ocupado, tente alguma variação ou insira alguma palavra-chave, como: www.dentistajoaopaulo.com.br ou www.biaalmeidaeventos.com.
  • Escolha um nome curto – evite domínios longos e com muitas palavras. Quanto maior o domínio, mais difícil de lembrá-lo e mais fácil de errar a digitação. Neste caso, menos é mais.
  • Evite acentos, números e nomes complicados – os acentos, apesar de permitidos no domínio nacional, podem causar confusão, já que nos acostumamos a escrever domínios sem acentos. Também deve-se evitar nomes complicados de se pronunciar e erros de grafia. Imagine que difícil seria divulgar um domínio como esse: www.ninhodemafagafos.com ou www.amopluseiras.com.br (ao invés de “pulseiras”). Se o nome da sua empresa é complicado, aí tudo bem, considerando que seus clientes já conhecem a marca.
  • Registre pelo menos o .com e o .com.br para proteger a sua marca – caso você registre apenas o .com.br, ou somente o .com, poderá ter um terceiro registrando o mesmo domínio que o seu na outra extensão. E por mais que você use essa marca, dificilmente conseguirá recuperar este endereço, a não ser que tenha sua marca registrada e gaste algum tempo e dinheiro para entrar na justiça. Por isso, recomendamos que garanta ao menos as duas principais extensões. Melhor prevenir, do que remediar.
  • Cuidado com a propriedade intelectual – apesar da simplicidade em se registrar um domínio, isto não dá o direito de registrar qualquer nome na internet. Sendo assim, cuidado com o registro de nomes de marcas famosas, sem a devida permissão. Caso faça isso, você corre o risco de ficar sem domínio e ainda ganhar um processo judicial.
Para mais dicas sobre este assunto, acesse nosso artigo sobre Como escolher um domínio para o seu site.

Conclusão

Como você pôde ver, é preciso avaliar diversos aspectos antes de escolher onde fazer o registro de domínio. Dentre eles, está o preço, a empresa e os serviços agregados, oferecidos em conjunto com o domínio. Esperamos ter ajudado você a registrar o seu domínio. Caso tenha alguma dúvida, escreva uma mensagem para nós e teremos prazer em retorná-lo. Sucesso com o seu projeto online! 🙂

Atualizado em 19 de junho de 2018