Se você é empreendedor e está pensando em colocar sua empresa na internet, saiba que não faltam motivos para você dar esse passo. O ambiente online já faz parte do dia a dia das pessoas, e certamente, da maioria dos seus clientes e consumidores em potencial.
Um levantamento feito em 2022 pela Cetic.br mostrou que 80% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. Isso significa milhões de usuários visitando sites, interagindo nas redes sociais, fazendo compras online, lendo notícias, tudo através dos seus computadores, notebooks, tablets e celulares.
Se apesar desses argumentos, você continua em dúvida sobre a importância de investir na presença online do seu negócio, veja nossa lista com 7 razões para colocar sua empresa na internet agora mesmo!
1. Aproveite que seus clientes já estão online
A quantidade de usuários de internet no Brasil vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos. Enquanto em 2008 apenas 39% da população brasileira (acima de 10 anos) havia acessado a internet pelo menos uma vez, em 2022 esse índice já havia subido para 86%, conforme a pesquisa da Cetic.br.
Esse crescimento se deve, em parte, ao aumento do número de celulares com acesso à internet. E também de outros dispositivos portáteis, como notebooks e tablets, que facilitaram a conexão à web de qualquer lugar. Se antes o acesso era restrito ao trabalho ou à casa, agora ele está na palma da mão das pessoas. Pelo celular é possível estar conectado e informado todo o tempo, seja através de sites de notícias, redes sociais ou até mesmo WhatsApp. Vai me dizer que você também não usa a internet com frequência? 🙂
E se ter um site é importante, fazer com que ele funcione perfeitamente em celulares é primordial. Há alguns anos o celular é o principal meio de acesso à internet dos usuários brasileiros. Segundo as informações do TIC Domicílios 2022, 62% dos usuários acessam a internet somente pelo celular, enquanto 38% utilizam tanto o celular quanto o computador. Em outras palavras, atualmente mais da metade dos usuários brasileiros navegam exclusivamente pelo celular.
Então como tirar proveito dessa audiência crescente na internet? Além da presença em redes sociais, é preciso ter um site otimizado para celular ou responsivo, em que as páginas e o conteúdo do site se ajustem à tela do usuário. Isso melhora a experiência dos visitantes e ainda contribui para o ranqueamento do site nas pesquisas, como o próprio Google já afirmou.
Como vimos, a maioria dos seus clientes já está na internet lendo notícias, compartilhando experiências e se relacionando com pessoas e negócios. Por que deixar a sua empresa de fora?
2. Posicione sua empresa na internet (embora ela já esteja lá)
O famoso boca-a-boca continua em alta, mas cada vez mais essa conversa acontece na internet. Para contar sobre suas experiências, sejam elas positivas ou negativas, agora os usuários utilizam sites e redes sociais e assim alcançam centenas ou milhares de pessoas de uma só vez. Portanto, a realidade é que mesmo que uma empresa não esteja na internet, ela está presente nas conversas dos usuários. Pensando nisso, não seria melhor se a empresa estivesse online e se comunicando com o seu público?
Sites de avaliação e reclamação ganham cada vez mais força na web e ajudam a construir a reputação online das marcas. O site Reclame Aqui, por exemplo, recebe milhões de visitantes por mês à procura de informações sobre as empresas. O Google, por sua vez, é referência para pesquisa sobre lugares, hotéis e restaurantes. Redes sociais, como o Instagram e o Twitter, se tornaram canais de relacionamento com o cliente.
Embora possa parecer uma ameaça, há muitas oportunidades para quem deseja divulgar a sua empresa na internet e se relacionar melhor com os seus clientes. Construir uma boa reputação online é fundamental hoje em dia!
3. Mantenha o negócio disponível 24 horas por dia
Quantas vezes você acessou a internet para buscar um telefone ou endereço de uma empresa que já conhecia? Algumas vezes, imagino. Colocar a sua empresa na internet pode fazer com que ela seja facilmente encontrada. Muitas pessoas inclusive preferem pesquisar e realizar reservas ou agendamentos online, em vez de ligar. É menos trabalho para você e mais conveniência para os seus clientes. Já pensou nisso?
Por exemplo, imagine que seu negócio é um restaurante. Ao criar um site para ele, pode-se incluir fotos do ambiente, cardápio, endereço, telefone, entre outros conteúdos. Com essas informações disponíveis online, qualquer pessoa interessada no restaurante pode saber mais sobre ele através do site. E a qualquer dia e hora, sem a necessidade de que esteja aberto. É possível até mesmo receber pedidos pelo site durante o horário de expediente, complementando as feitas por aplicativos como o iFood.
Também é muito válido contar com outras ferramentas que geram visibilidade na internet, como as redes sociais e o Google Meu Negócio (gratuito e indispensável para a maioria das empresas). Juntos, eles se complementam.
Quem possui um negócio local e deseja expandir, encontra no e-commerce uma ótima oportunidade. Ao contrário de uma loja física, por exemplo, que funciona em horário definido, a loja virtual fica aberta 24 horas na internet. E não é obrigatório vender produtos. Vários serviços podem ser vendidos e oferecidos de forma online, como aulas e cursos, para citar alguns. Ter uma loja virtual requer planejamento e dedicação, mas é possível começar pequeno, usando plataformas de e-commerce prontas.
4. Expanda para novos mercados
Antigamente, um negócio ficava restrito aos clientes do bairro ou da cidade em que estava situado. Com a internet isso vem mudando e atualmente as barreiras geográficas praticamente não existem. Os maiores exemplos disso são os sites que vendem produtos da China e que são uma febre no Brasil. Hoje praticamente toda empresa pode vender para clientes de qualquer lugar do mundo.
Ao mesmo tempo que a internet fez a concorrência aumentar, também trouxe aos negócios a oportunidade de expandir a área de atuação para outros mercados. Além de um maior alcance, a presença online — seja através de um site, rede social ou marketplace — traz ainda comodidade para o cliente, ao facilitar o acesso a produtos e serviços e possibilitar a entrega ou a prestação de serviço à distância (virtual).
Isso é ainda mais importante se, por algum motivo, o estabelecimento físico precisar ficar fechado. Com a loja online, ele pode continuar funcionando. E mesmo que prefira atuar localmente, construir uma presença online para o seu negócio permite alcançar clientes em potencial, que estão próximos, mas que por algum motivo ainda não o conhecem.
Para se aprofundar no mundo digital, recomendo a leitura desse artigo com sugestões de ferramentas online para usar no dia a dia do negócio.
5. Estreite o relacionamento com seus clientes (e gere negócios)
A internet é um ótimo canal para empresas se relacionarem com clientes porque é barata, fácil e principalmente, porque os clientes já a utilizam diariamente, tanto no trabalho como no lazer. Basta que a sua empresa também esteja presente e interaja com eles. Além disso, a web tem gerado cada vez mais negócios, que não se concretizam somente na própria internet, mas também fora dela.
Para se ter uma ideia, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, ficando atrás apenas da Índia e da Indonésia, segundo este estudo recente da Comscore. Entre as redes sociais mais utilizadas estão Youtube, Facebook e Instagram. Ao todo são mais de 130 milhões de usuários conectados à internet e 46 horas por usuário no mês dedicados somente às redes sociais.
Seja através de um blog corporativo, de e-mail marketing ou de um perfil no Instagram, apenas para citar algumas opções, todo negócio precisa se relacionar com os seus consumidores. E o ambiente online é um ótimo lugar para começar a desenvolver esse relacionamento, pois é de baixo custo e fácil de experimentar.
Através de um site e do uso de redes sociais a empresa pode ficar muito mais próxima do seu público, mesmo investindo pouco. É possível, por exemplo, compartilhar conteúdos informativos, divulgar novidades e responder às dúvidas dos seguidores da marca. Com dedicação e tempo, essas estratégias podem dar bons resultados.
6. Divulgue a sua empresa na internet
A internet é um meio que possibilita anunciar praticamente qualquer produto ou negócio, mesmo investindo pouco. Ferramentas populares, como o Google Ads e o Facebook/Instagram Ads, permitem veicular anúncios e impulsionar publicações para segmentos específicos, a partir de um orçamento previamente definido pelo anunciante.
Apesar dessas ferramentas apresentarem muitos recursos, não é necessário ser um especialista para usá-la. Pelo contrário, elas foram criadas para atender desde os pequenos até os maiores anunciantes. Apesar disso, dependendo do volume de investimento, pode ser vantajoso contar com a gestão profissional de uma agência ou freelancer. Um especialista sabe otimizar a performance das campanhas, alocando os recursos de maneira mais eficiente.
Outra forma de divulgação é a publicação de um blog para a empresa. Esta opção demanda menos dinheiro, porém mais tempo. Com um blog é possível compartilhar dicas e informações úteis para o público, contar as novidades da marca, publicar tutoriais dos produtos e por aí vai. Requer dedicação, mas traz bons resultados no longo prazo. Dependendo do tempo disponível e do conhecimento técnico, é possível criar um blog por conta própria, mas contratar um profissional pode ser conveniente (o Fiverr é uma boa plataforma para freelas). Se quiser se aprofundar, confira nosso artigo com 4 ferramentas para criar um blog grátis ou veja nosso tutorial sobre como criar um blog no WordPress.
O tema é vasto, mas o mais importante é entender que há diversas formas de divulgar uma empresa na internet. E em todas elas, o investimento costuma ser menor do que em mídias tradicionais, como TV, rádio, jornal e revista. A internet ampliou as possibilidades e permite que empresas de todos os tamanhos possam divulgar a sua marca.
7. Porque nunca foi tão fácil (e tão barato) estar na internet
Foi-se o tempo em que era necessário investir uma quantia significativa para colocar uma empresa na internet. Felizmente, atualmente há muitas opções de ferramentas, e o melhor, para todos os bolsos. O mais importante é começar investindo o tempo e os recursos disponíveis.
Construir a presença online da sua empresa usando as redes sociais é um ótimo passo para quem está começando. Já o site é um caminho natural para o crescimento da marca, sendo muitas vezes criado antes mesmo de um perfil na rede social. Um site bem construído gera credibilidade e profissionalismo ao negócio.
Quem deseja criar um site por conta própria e investindo pouco, tem no criador de sites uma excelente opção. Aqueles que procuram uma solução mais flexível e escalável, podem utilizar o WordPress em uma hospedagem otimizada para esta plataforma. Se não for possível investir em uma ferramenta paga, é possível utilizar o Google Sites ou o Blogger de forma gratuita.
Todas as alternativas pagas acima possuem planos abaixo de R$ 20 mensais. O domínio personalizado, opcional nas ferramentas gratuitas, custa entre R$ 40 e R$ 50 por ano. Se a criação do site for terceirizada com um freelancer ou agência, é preciso considerar esse custo adicional. Para se aprofundar, recomendo a leitura do nosso artigo: Quanto custa um site?
Agora que você já sabe a importância de colocar sua empresa na internet, confira nosso artigo com todos os passos para criar um site. Se tiver alguma dúvida ou comentário, deixe um recado que teremos prazer em ajudar você! 😉
Atualizações do artigo: os dados da pesquisa Cetic.br foram atualizados com as informações mais recentes.
Artigo publicado originalmente em 30/08/2013 e atualizado em 26/06/2023.