Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Blogger ou WordPress: qual a melhor ferramenta?

Blogger ou WordPress

Para quem está pensando em criar um novo blog ou site, uma das etapas mais importantes está na escolha da ferramenta. É comum ficar em dúvida, principalmente com tantas opções disponíveis por aí. Uma indecisão recorrente é sobre usar Blogger ou WordPress. Este questionamento é compreensível, afinal, as duas ferramentas são gratuitas e muito populares.

Para ajudá-lo nesta missão, mostrarei os pontos fortes e fracos do Blogger e do WordPress, através de um comparativo detalhado, como no artigo que escrevi sobre Wix e WordPress. Você verá que cada ferramenta é mais indicada para uma situação e um tipo de pessoa, mesmo que tecnicamente uma delas seja superior. Vamos lá?

Resumo da comparação: Blogger x WordPress

Se você prefere ver um resumo da nossa análise, confira a tabela abaixo com as pontuações do Blogger e do WordPress para cada item avaliado. Para se aprofundar, basta ler nosso artigo.

 BloggerWordPress
Facilidade de Uso44
Temas45
Flexibilidade35
Recursos35
SEO35
Segurança55
Suporte34
Custo100% gratuito, inclusive com uso de domínio próprio. O domínio deve ser comprado separadamente.Gratuito, com opções pagas. O WordPress.com tem plano pago a partir de R$ 10/mês. A versão instalada é gratuita.
Indicado paraQuem quer criar um site, blog ou loja virtual de forma fácil, rápida e totalmente gratuita.Quem quer criar um site, blog ou loja virtual desde o mais simples ao mais profissional.
Comece jáExperimente o BloggerCrie seu site no WordPress.org ou no WordPress.com

Apresentando: Blogger e WordPress

Antes de analisar os pontos de cada ferramenta, faremos uma breve apresentação de cada uma, para que possa conhecê-las melhor.

Blogger

O Blogger é uma ferramenta gratuita de publicação de blogs, mas hoje também é usada para criar sites e lojas virtuais. Criada em 1999 (e comprada pelo Google em 2003), o Blogger continua sendo uma das ferramentas mais populares da web. Ela está disponível em todo o mundo, em dezenas de idiomas, incluindo Português do Brasil.

Apesar de sua popularidade vir caindo ao longo dos anos, o Blogger ainda é utilizado por quase 1% de todos os sites publicados na internet. Entre os gerenciadores de conteúdo mais usados no mundo, está entre os dez primeiros (fonte: W3Techs).

WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito, voltado para a criação de blogs, sites e lojas virtuais. Criada em 2003, a ferramenta é open source (código-aberto) e conta com mais de 60 milhões de usuários. Mais de 30% de toda a internet utiliza o WordPress, o que o torna líder mundial entre os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMSs).

É importante destacar que o WordPress possui duas versões. Uma funciona como um criador de sites, é hospedada pela empresa e está disponível em WordPress.com. A outra versão é instalada, necessita de uma hospedagem e pode ser baixada em WordPress.org. Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo o artigo WordPress.com X WordPress.org.

Agora que apresentamos as ferramentas, vamos compará-las nos quesitos: facilidade de uso, temas, flexibilidade, recursos, SEO, segurança, suporte e custo. Desta forma, será mais fácil para você decidir qual é a mais indicada: Blogger ou WordPress. 🙂

#1 – Facilidade de uso

Blogger 4

O Blogger é uma ferramenta 100% gratuita, simples e fácil de usar. Para começar, basta ter uma conta gratuita do Google (ou criar uma na hora). O painel é em português e fácil de entender, mesmo para iniciantes no assunto. Neste tutorial ensinamos como criar um blog no Blogger.

Pelo menu, em poucos cliques você seleciona um nome e um tema para o seu blog, personaliza o layout e já pode começar a escrever seu primeiro post. Também é possível fazer upload de temas ou configurar um domínio próprio, gratuitamente e com facilidade. Para quem tem conhecimento técnico, é possível customizar ainda mais o tema, editando o HTML e o CSS.

Para quem quer ir além do que o básico, a simplicidade da ferramenta acaba atrapalhando. Recursos importantes ficam “escondidos” e algumas edições precisam ser feitas no HTML. Comparando com um criador de sites, o Blogger acaba sendo mais difícil. Por incrível que pareça.

Painel do Blogger é fácil de usar e vem em português

WordPress 4

O WordPress é uma ferramenta menos intuitiva que o Blogger, principalmente no começo. Mas com a prática se mostra uma ferramenta fácil de usar e com muitos recursos que facilitam a rotina do usuário. Começar é simples e parecido com o Blogger, se você for pelo WordPress.com. Já na versão instalada, como o próprio nome diz, é preciso instalar o WordPress em uma hospedagem, para então começar a usá-lo. O processo não chega a ser difícil, principalmente se você utilizar um instalador automático. Ainda assim, não dá para comparar com a facilidade das demais opções.

Uma vez que você acessa o WordPress, é fácil selecionar um tema para o seu blog ou site. Há muitas opções, gratuitas e pagas, acessíveis pelo próprio painel. Dependendo do tema que escolher, é possível personalizá-lo sem ver uma linha de código sequer. Ainda assim, a ferramenta também permite customizações avançadas, para quem tem conhecimento técnico. Neste ponto, as possibilidades do WordPress são quase infinitas (e quanto mais customizado, mais complexo pode se tornar).

WordPress.com e WordPress.org – painel de controle

A questão do domínio funciona um pouco diferente. Assim como no Blogger, no WordPress.com você pode usar um endereço gratuito, no subdomínio deles (ex: meusite.wordpress.com). A diferença está no uso de domínio próprio, que só é permitido no plano pago. Já na versão instalada do WordPress, o uso de domínio próprio é necessário para o site ficar disponível na internet.

O editor de texto difere entre as versões do WordPress, mas ambas são amigáveis e oferecem uma gama de opções maior do que o Blogger, inclusive nos aspectos de formatação de textos e inserção de imagens. No WordPress.com é possível ainda usar o painel padrão ou o do WordPress.org.

Veja também: Por que usar o WordPress para criar seu site: 15 motivos

#2 – Temas

Blogger 4

Por algum tempo, o Blogger ficou ultrapassado no quesito tema, mas isso mudou. Atualmente há centenas de temas profissionais, gratuitos e pagos, criados especialmente para o Blogger. Eles estão disponíveis em diversos sites, que você encontra fazendo uma rápida pesquisa. Basta fazer download do tema e subi-lo no Blogger, para ter o tema funcionando em minutos. Há bons temas gratuitos, mas os pagos oferecem mais recursos e têm suporte incluído. Os preços variam entre 10 e 29 dólares, e são oferecidos em sites especializados como o ThemeForest.

O próprio Blogger oferece mais de 50 temas gratuitos, que apesar de bem simples, são responsivos (adaptam-se conforme a tela do usuário). Uma vez com o tema instalado, é possível personalizá-lo. Nesse aspecto, a customização é limitada, se você for um usuário mais leigo ou iniciante. Para quem tem conhecimento técnico e entende de HTML e CSS, fica mais fácil editar o tema, já que essas opções são oferecidas no Blogger.

Exemplo de tema responsivo para o Blogger

WordPress 5

Neste aspecto, o WordPress está à frente do Blogger, tanto pela quantidade de temas quanto pela possibilidade de customização. Só o WordPress.org oferece mais de 4.000 temas gratuitos no seu diretório. Além disso, há milhares de temas pagos em sites especializados, como o Template Monster e o Themeforest, com preços que ficam entre 50 e 75 dólares. Mesmo quem opta pelo WordPress.com, versão hospedada pela própria empresa, tem disponíveis centenas de temas.

O nível de customização do WordPress é bem alto e há mais opções prontas de personalização do tema. Por outro lado, é verdade que isso também varia conforme o tema usado e a versão do WordPress. Assim como no Blogger, os temas pagos oferecem mais recursos e opções prontas de personalização. Veja nesse artigo as vantagens e desvantagens de optar por um tema pago no WordPress.

Quanto à versão, usuários com algum conhecimento técnico ou que buscam por mais flexibilidade costumam optar pelo WordPress.org, enquanto a versão .com é mais voltada para o público não técnico.

Diretório de temas do WordPress

#3 – Flexibilidade

Blogger 3

O Blogger é flexível, mas leva desvantagem frente ao WordPress. Um dos fatores é que, ainda que o Blogger permita criar sites, blogs e lojas virtuais, seus recursos são mais limitados. Outra restrição é na hospedagem, local onde ficam armazenados todos os arquivos do site. Todos os sites criados no Blogger ficam hospedados nos servidores da Google, então não se pode gerenciar, nem mudar a hospedagem. O lado bom disso é que os servidores são de excelente qualidade (e de graça)!

Mas o Blogger tem ainda mais um ponto a seu favor: é uma ferramenta 100% gratuita. Ao contrário de outras (como o próprio WordPress.com), o Blogger permite usar domínio próprio gratuitamente. Isso possibilita ter um site ou blog com endereço personalizado, pagando apenas pelo registro do domínio (algo em torno de R$ 40 por ano). Pode-se até registrar o domínio pela ferramenta, usando o Google Domains. Mesmo quem cria uma loja virtual não precisa pagar nenhuma assinatura para o Blogger, o que é um diferencial da ferramenta.

WordPress 5

O WordPress, por sua vez, é mais flexível em diversos aspectos. Um deles é em relação à hospedagem. No WordPress.com os sites ficam hospedados nos servidores próprios da empresa. Já na versão instalada (.org) há liberdade para usar qualquer serviço de hospedagem. Lembrando que neste último caso, é preciso pagar pela hospedagem. Outra característica interessante é a possibilidade de migrar da versão WordPress.com para a instalada.

A ferramenta oferece muitas possibilidades de customização, sendo adaptável para sites, blogs e lojas virtuais de diversos tamanhos. É possível fazer quase tudo com o WordPress, graças aos milhares de plugins gratuitos e pagos. Um bem popular e gratuito é o WooCommerce, que transforma o WordPress em uma loja virtual. Ele funciona nas duas versões da plataforma, sendo que no WordPress.com apenas no plano pago. Entre as versões, a instalada (WordPress.org) é a que oferece maior flexibilidade.

#4 – Recursos

Blogger 3

O Blogger vem com alguns recursos interessantes para quem está começando e não tem conhecimento técnico. Dentre eles, está a integração com o Google Adsense, que permite que você veicule anúncios da rede Google e ganhe dinheiro com os cliques originados no seu site. Como ambas as ferramentas são do Google, essa integração é bem fácil no Blogger.

O Google Analytics é outra ferramenta gratuita do Google que também está disponível para usuários do Blogger. A integração é muito simples, como você pode ver neste link de ajuda da própria empresa.

Além disso, o Blogger possui os recursos básicos de qualquer ferramenta de blog, como moderação de comentários, controle de acessos, inserção de autores, configuração de domínio e SEO (que vamos analisar adiante). Também é possível fazer backup de forma bem fácil, baixando um arquivo para o computador.

Blogger tem integração com Google Adsense

WordPress 5

Por ser uma ferramenta de código aberto e oferecida gratuitamente, o WordPress conta com muitos recursos, próprios e de terceiros, que podem ser adicionados através de mais de 47.000 plugins. Dentre os mais populares estão o W3 Total Cache, Yoast SEO, Jetpack, Contact Form 7 e WooCommerce, apenas para citar alguns. Também é possível integrar ferramentas externas, como o Google Analytics e o Google Adsense, citadas anteriormente, além de várias outras.

Aqui temos mais uma diferença significativa entre as versões do WordPress. A versão instalada (.org) permite que você instale qualquer plugin. Já no WordPress.com o acesso a plugins é mais restrito. O Jetpack, por exemplo, já vem instalado por padrão em todos os planos. No entanto, a maioria dos plugins, como o Google Analytics e o Yoast SEO, só estão disponíveis no plano pago. Esta restrição infelizmente acaba limitando os sites e blogs gratuitos construídos no WordPress.com.

Diretório de plugins do WordPress

#5 – Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Blogger 3

Apesar de ser uma ferramenta do Google, o SEO não é um dos pontos fortes do Blogger. A ferramenta até permite algumas configurações de SEO, mas de forma limitada. Como por exemplo, inserir uma descrição para o blog, ocultar páginas e links da pesquisa, fazer redirecionamentos e inserir atributos nas imagens (mais opções neste link de ajuda do Blogger).

O Blogger também tem dois pontos positivos, que são as URLs amigáveis (que podem ser compreendidas por usuários e por robôs, como www.meusite/minha-empresa) e o sitemap, que é um arquivo que fornece para os buscadores uma lista contendo todas as páginas do site ou blog, facilitando a sua indexação.

Um ponto negativo do Blogger em relação ao SEO é a marcação de títulos, configurada previamente pelo tema escolhido. Os títulos são aqueles Hs que ficam no HTML e ajudam os robôs a entender a hierarquia do conteúdo. Um “H1” identifica um título, e em seguida, com menor importância, vêm os títulos “H2”, “H3” e assim por diante. Em alguns temas que analisei, essas tags não estão otimizadas. Já em um tema profissional, vi que as tags estavam corretas. Sendo assim, é interessante analisar qualquer tema antes de aplicá-lo em seu blog.

WordPress 5

Umas das grandes vantagens do WordPress é que ele é amigável para os buscadores (ou SEO Friendly, como costumam chamar). Em outras palavras, você tem chances maiores de estar bem posicionado no Google se estiver usando um WordPress (e seguir as boas práticas, claro).

Para ter um site WordPress otimizado para os buscadores é preciso realizar algumas configurações importantes. Entre elas estão a configuração de URLs amigáveis e a instalação de plugins, como o Yoast SEO e o W3 Total Cache, que vão permitir que você faça as configurações necessárias e otimize pontos como a velocidade de carregamento, também relevante para o SEO.

WordPress.org – Detalhe do plugin Yoast SEO

Como este é um tema vasto, não seria possível descrever todas as possibilidades de SEO neste artigo. Vale apenas frisar que o WordPress tem uma estrutura amigável e permite configurações que o tornam a ferramenta ideal para quem procura um bom posicionamento orgânico nos sites de busca.

Infelizmente na versão do WordPress.com é preciso ter um plano pago para poder fazer algumas das configurações de SEO. Este é mais um dos aspectos que tornam a versão instalada do WordPress a melhor opção.

#6 – Segurança

Blogger 5

O Blogger está nos servidores do Google, que certamente estão entre os mais seguros do mundo. Sendo assim, ao ter um site nesta ferramenta, você não precisará se preocupar com segurança, pois ela é fornecida pelo próprio Google.

Além disso, o Blogger já utiliza o protocolo HTTPS, que oferece maior segurança nas conexões através da criptografia. Esta opção pode ser habilitada diretamente do painel. Vale lembrar que o uso do certificado de segurança SSL é cada vez mais comum e incentivado pelo próprio Google, como forma de tornar a internet mais segura.

WordPress 5

No WordPress.com você também conta com a segurança da empresa que fornece o serviço, a Automattic. Da mesma forma, todos os sites e blogs hospedados já utilizam o HTTPS gratuitamente. E os plugins de segurança, como Akismet e Jetpack, já vêm instalados automaticamente.

A versão instalada (.org), por sua vez, funciona de forma totalmente diferente. Como a hospedagem é de responsabilidade do dono do site, no WordPress instalado a segurança depende principalmente dele e do servidor onde o blog está hospedado. Para isso, é preciso manter o WordPress atualizado, instalar e atualizar plugins de segurança, configurar o SSL e escolher uma hospedagem segura, entre outras coisas.

#7 – Suporte

Blogger 3

Como na maioria das ferramentas gratuitas, o suporte do Blogger é limitado à Central de Ajuda e ao Blog. Por ser muito popular, certamente é possível encontrar bastante conteúdo na internet para questões comuns. Ainda assim, é preciso encontrar as respostas e resolver o problema por conta própria (ou com a ajuda de algum profissional).

WordPress 4

O WordPress.org, que também é gratuito, conta com uma comunidade grande e participativa, que ajuda a desenvolver e manter a ferramenta. Por isso, é possível encontrar bastante material de ajuda no fórum de suporte, além de milhares de sites na internet dedicados ao assunto. Por tratar-se de uma comunidade mundial, os fóruns de ajuda existem em dezenas de idiomas, além do português, é claro.

Não há telefone ou e-mail de suporte, então também é preciso resolver as questões por conta própria. Caso seja necessário obter ajuda profissional, pode-se contratar algum especialista. A vantagem de usar o WordPress é que há milhares de profissionais aptos a trabalhar nesta plataforma. No WordPress.com há suporte via chat e e-mail, porém somente em planos pagos.

#8 – Custo

Blogger 5

O Blogger é gratuito e permite até o uso de domínio personalizado, sem que seja necessário um plano pago. Por conta disso, podemos dizer que é a forma mais barata de entrar na internet.

WordPress 4

O WordPress.com também permite começar gratuitamente, mas é preciso pagar para usar um domínio personalizado e remover os anúncios do site. Atualmente os planos pagos começam em R$ 10 por mês, cobrados anualmente. A tabela abaixo mostra todos os planos atualmente em vigor:

Recursos Gratuito Pessoal Premium Negócios eCommerce
Preço/mês
(cobrado anualmente)
R$ 0 R$ 12 R$ 26 R$ 83 R$ 149
Domínio
Personalizado
não sim sim sim sim
Domínio
gratuito 1º ano
não sim sim sim sim
Suporte
via chat e e-mail
não sim sim sim sim
Armazenamento 1 GB 6 GB 13 GB 200 GB 200 GB
Personalização
de design
Básica Básica Avançada Avançada Avançada
Temas Premium
ilimitados
não não sim sim sim
Remoção de anúncios
do WordPress.com
não sim sim sim sim
Pagamentos simples não não sim sim sim
Monetização
do site
não não sim sim sim
Ferramentas
de SEO
não não não sim sim
Integração
Google Analytics
não não sim sim sim
Instalação
de Plugins
não não não sim sim
Envio de temas
personalizados
não não não sim sim
Funções de
e-commerce
não não não não sim
  Visitar Visitar Visitar Visitar Visitar

Já a versão instalada do WordPress é gratuita e está disponível no site WordPress.org. Neste caso, os custos básicos são do domínio e da hospedagem, ambos obrigatórios nesta versão do WordPress. O domínio custa a partir de R$ 40 por ano e a hospedagem custa a partir de R$ 3 mensais, dependendo do plano e da promoção. Para ver mais informações sobre preços e planos, acesse nosso comparativo com as melhores hospedagens. Caso opte por um tema pago, este custo também deve ser considerado.

Para quem o Blogger e o WordPress são indicados?

Blogger

O Blogger é ideal para pessoas que procuram uma ferramenta fácil e 100% gratuita, seja para criar um blog, site ou loja virtual. Podem ser usuários que querem criar algo simples, mas há também quem queira algo mais profissional. Ao mesmo tempo, entendem que por ser uma ferramenta gratuita, enfrentarão algumas limitações. Blogs pessoais são exemplos de uso desta ferramenta, embora o Blogger também seja a plataforma de muitos blogueiros profissionais.

WordPress

O WordPress é indicado para diversos tipos de pessoas e necessidades. Há os que querem apenas um site ou blog simples e têm na versão gratuita do WordPress.com a melhor solução. Há também quem queira um site ou blog profissional, porém sem complicações e questões técnicas, e por isso optam pela versão paga do WordPress.com. E finalmente o grupo que deseja ter um site ou blog profissional mais robusto e escalável, e portanto preferem uma ferramenta que oferece mais controle, flexibilidade e uma infinidade de recursos, como no WordPress.org. Para estas pessoas, design, SEO e todos os demais aspectos de um site são essenciais para alcançar os melhores resultados.

Conclusão: Blogger ou WordPress?

Como você pode ver, tanto o Blogger como o WordPress são ótimas opções, dependendo do seu objetivo. E mesmo dentro do WordPress há muitas possibilidades, como o WordPress.com e a versão instalada.

De forma resumida, eu diria que: se você quer economizar e aceita ter restrições, opte pelo WordPress.com gratuito (ou Blogger). Por outro lado, se está disposto a investir e quer ter flexibilidade, considere usar o WordPress.com pago ou o WordPress instalado. E principalmente, faça você a sua escolha, pois ninguém conhece melhor as suas necessidades.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, deixe um comentário que terei prazer em responder. Se já decidiu onde criar seu site, clique em um dos links abaixo e comece hoje mesmo:

Criar um site gratuito no Blogger

Criar um site no WordPress.com

Criar um site no WordPress.org (tutorial)

Ir para o topo
Sair da versão mobile