Ajude a escolher o domínio da sua cidade na internet

escolha o domínio da sua cidade

Uma iniciativa de caráter colaborativo é a notícia da semana para a internet brasileira. Desde segunda-feira (15), é possível participar de uma votação aberta para a escolha de domínios “.br” para cada uma das 27 capitais estaduais e outras 19 cidades brasileiras acima de 500 mil habitantes. Ao total, 46 cidades ganharão seu próprio domínio. Confira a lista completa aqui!

Isso significa, por exemplo, que você pode sugerir a criação do .floripa.br ou, ainda, ilhadamagia.br como domínio oficial da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Outras cidades como São Paulo e Belo Horizonte, que também tem seus “apelidos” bem resolvidos e populares em todo país, poderão receber sugestões como sampa.br ou beaga.br.

Saiba mais: O que é domínio

Isso porque a votação permite tanto palpites de nomes próprios das cidades quanto apelidos informais, criados pela população de forma espontânea ao longo do tempo. Para isso, basta que representem de forma clara e popular a cidade em questão.

Sim, a ideia é que a própria comunidade de usuários ajude na escolha de novos Domínios de Primeiro Nível (DPNs) para as suas cidades. Não é ótimo? 🙂 Lembrando que DPN é a parte do endereço localizada após o ponto (exemplo: www.tudosobrehospedagem.com.br).

Essa é uma iniciativa do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), entidade privada e sem fins lucrativos responsável pelo registro de domínio “.br”. Segundo release publicado no site da organização, “a proposta é criar uma nova categoria de DPN, que englobe inicialmente todas as capitais das Unidades Federativas do Brasil, mais municípios com mais de 500 mil habitantes segundo o IBGE/2016”.

Uma ação semelhante aconteceu na capital carioca em 2015, precedendo as Olimpíadas de 2016. No mês de agosto daquele ano, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o domínio .rio, a fim de reforçar a imagem da cidade e sua identidade virtual. A diferença é que agora a proposta consiste em domínios genuinamente brasileiros, possuindo o “.br” no final.

Ficou a fim de participar? A gente também!

A boa notícia é que não foi estipulada uma data para essa votação terminar e qualquer pessoa acima de 12 anos pode sugerir DPNs quantas vezes quiser. Para participar, basta preencher o formulário disponível na página da iniciativa. Clique aqui para dar a sua sugestão!

É importante lembrar que as ideias devem respeitar duas regrinhas: os nomes precisam ter no mínimo 3 caracteres e ser formados apenas por letras, números ou hifens. Todas passarão, é claro, por uma prévia aprovação e os nomes vencedores serão divulgados ao longo do ano no site do NIC.br.

A premiação fica por conta da sensação de dever cumprido. Não há nenhuma forma de remuneração, visto que a ideia beneficiará a todas as pessoas que tiverem algum vínculo com a cidade. Uma dica: quanto maior a repercussão e/ou o número de sugestões para determinado DPN, mais cedo o domínio poderá ser criado.

Vamos votar? ?

Tags:

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Então, seu comentário não será exibido imediatamente após o envio.
Mas fique tranquilo(a), porque ele será respondido em breve. 😉