Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Wix ou WordPress: qual é a melhor?

wix ou wordpress

Escolher a ferramenta certa para criar um site pode parecer difícil, ainda mais quando você tem opções tão boas. Por isso, neste artigo vou comparar e mostrar qual ferramenta é melhor: Wix ou WordPress.

Já posso adiantar que ambas são ferramentas excelentes para a criação de sites. No entanto, cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos, que a tornam mais indicada para um tipo de perfil e necessidade. Ao terminar essa análise, espero que você se sinta seguro para escolher a melhor plataforma para o seu site.

Resumo da comparação

A tabela abaixo traz um resumo de cada item analisado do Wix e do WordPress. Para saber mais detalhes e entender melhor as avaliações, basta me acompanhar neste artigo.

  Wix WordPress
Facilidade de Uso 5 4
Flexibilidade 4 5
Recursos 4 5
Suporte 4 4
Preço Desde gratuito até R$ 57,29/mês Custo variável, iniciando no gratuito
Indicado para Quem procura uma ferramenta fácil e não possui conhecimento técnico Quem procura flexibilidade e escalabilidade, tendo ou não conhecimento técnico
Comece já Experimente grátis Experimente grátis

Apresentando: Wix e WordPress

Tanto o Wix como o WordPress são ótimas plataformas para criação de sites, porém muito diferentes entre si. Cada uma é mais adequada a um tipo de perfil e necessidade e é isso que vamos detalhar a seguir. Para começar, vamos explicar rapidamente o que é cada ferramenta e em seguida comparar as diferenças. Se você já conhece as duas ferramentas, pode pular para o próximo tópico. 😉

Wix

O Wix é um criador de sites moderno e cada vez mais popular, com milhões de usuários no Brasil e no mundo. A ferramenta, oferecida gratuitamente e com versões superiores pagas, é intuitiva e fácil de usar. Graças a esta interface amigável, é possível criar e publicar um site de maneira simples e rápida, sem nenhum conhecimento técnico.

WordPress

O WordPress é uma ferramenta gratuita e de código aberto, utilizada por mais de 60 milhões de pessoas no mundo. É uma plataforma robusta, flexível, e ao mesmo tempo, fácil de utilizar. Nela é possível criar sites, blogs, apps, fóruns e lojas virtuais.

É importante saber que há duas versões de WordPress. Eu citarei ambas neste post, pois cada uma é ideal para um tipo de necessidade. A primeira versão é o WordPress.com, que é bem fácil de usar e já vem com tudo integrado, não sendo necessário ter nenhum conhecimento técnico. Ele funciona quase como um criador de sites, porém do WordPress. Há uma versão gratuita e outras opções pagas, com mais recursos. Para visitar o site do WordPress.com, clique aqui.

A outra versão é o WordPress.org, que pode ser baixado gratuitamente e instalado em qualquer hospedagem. Esta versão oferece maior flexibilidade e customização, mas também requer um pouco de conhecimento técnico. Para ajudar as pessoas que querem criar um site na versão instalada do WordPress, nós criamos este tutorial bem detalhado.

Espero que tenha conseguido explicar as diferenças entre as duas versões do WordPress. Caso queira se aprofundar no assunto, recomendo a leitura do artigo WordPress.com X WordPress.org.

Agora que apresentamos cada uma das ferramentas, vamos analisá-las nos aspectos relacionados à facilidade de uso, flexibilidade, recursos, suporte e preço, para que você descubra o que é melhor para o seu site: Wix ou WordPress.

#1 – Facilidade de uso

Wix 5

O criador de sites Wix é, sem dúvidas, a ferramenta mais fácil de usar no mercado. Após criar uma conta gratuita, em poucos cliques você escolhe a categoria do site, o template e já começa a usar a ferramenta. É muito simples e rápido. Não precisa instalar nada. Você ainda conta com duas opções de ferramenta: o Editor Wix e o ADI Wix. A primeira é mais completa, já a segunda é mais fácil — graças à um assistente virtual que cria o site para você.

A interface do editor foi feita para que qualquer pessoa possa criar o seu site, sem necessidade de conhecimento técnico. As edições de texto, imagens e design são feitas com facilidade, bastando clicar no item desejado. No Editor Wix também é possível arrastar e soltar os elementos na página. Tudo muito intuitivo e visível no editor, como na imagem abaixo (clique para ampliar). O editor do ADI consegue ser ainda mais simples.

Editando um site no Editor Wix

WordPress 4

O WordPress também é uma ferramenta amigável, mas um pouco menos que o Wix. A interface é fácil de utilizar, mas menos óbvia que no Wix. A edição de imagens, textos e design das páginas é feita por um painel que não mostra exatamente como a página vai ficar, a não ser que você clique em “visualizar”. Além disso, em alguns casos é preciso ter noções básicas de HTML para fazer edições avançadas, ou seja, o WordPress tende a se tornar mais complexo, dependendo do nível de customização.

Agora analisando as duas versões, no WordPress.com a ferramenta é bem mais fácil de usar que na versão .org, pois possui um painel simplificado, como mostra a imagem abaixo. Ainda assim, ela não é de arrastar e soltar, função que o Wix possui e que funciona muito bem.

Área de administração do WordPress.com

A versão instalada do WordPress (.org) possui algumas etapas até você começar a customizar o seu site. É preciso instalar a ferramenta (algumas empresas de hospedagem oferecem instalação automática do WordPress) e então fazer algumas configurações básicas para começar a usá-la. A pesquisa e escolha do tema para o site é fácil e pode ser feita pelo próprio painel do WordPress.

O ponto positivo do WordPress é que ele tem se tornado cada vez mais fácil de usar. Ainda mais depois do lançamento do novo editor, chamado Gutenberg. Além disso, as empresas de hospedagem têm feito de tudo para tornar o processo de criação do site em WordPress mais fácil para pessoas sem conhecimento técnico.

Editor de texto do WordPress
Resumo – Facilidade de Uso (Wix é vencedora)
Ambas as ferramentas são fáceis de usar, mas na comparação a Wix leva vantagem, sendo mais amigável e intuitiva. Como o WordPress é uma ferramenta mais complexa, sua curva de aprendizado é mais demorada e ela pode se tornar mais difícil, dependendo do nível de customização do site.

#2 – Flexibilidade

Wix 4

O Wix é bem flexível quando comparado aos demais criadores de sites. Por exemplo, com ele é possível construir um site, um blog e até mesmo uma loja virtual. A maioria das ferramentas deste tipo deixam a desejar em um ou outro quesito.

Ainda assim, o Wix possui algumas restrições. A mais importante é que uma vez que você construa seu site no Wix, não poderá levá-lo para outra empresa. Ele só funciona enquanto você estiver lá. Para mudar de plataforma, você precisa reconstruir o seu site. Também não é possível trocar de tema, uma vez que ele já tenha sido escolhido.

Além disso, só é possível utilizar temas e plugins oferecidos pelo Wix. É verdade que há mais de 500 temas e 250 plugins, o que é ótimo, mas esse número é inferior aos milhares de temas e plugins disponíveis no WordPress.

WordPress 5

O WordPress, por outro lado, é muito flexível, em ambas as versões. Além de ser a melhor plataforma para blogs, o WordPress possibilita a criação de sites diversos, de simples a robustos, e também de lojas virtuais, através do plugin WooCommerce.

Além disso, ao criar um site em WordPress (seja qual for a versão), você fica livre para levá-lo para onde quiser. Até mesmo migrar do WordPress.com para o WordPress.org. Neste caso, você só precisa escolher onde seu site ficará hospedado. Quem já usa o WordPress.org e quer migrar seu WordPress de hospedagem, também pode levar seu site para qualquer empresa.

E por fim, no WordPress é possível customizar praticamente tudo, utilizando HTML, CSS e outros recursos avançados. Também estão disponíveis mais de 3.000 de temas e 40.000 plugins, gratuitos e pagos, oferecidos pelo WordPress e por centenas de desenvolvedores em todo o mundo. Vale a pena comentar que a versão WordPress.com possui limitações de customização nos planos gratuito e mais baratos.

Resumo – Flexibilidade (WordPress é vencedor)
Em termos de flexibilidade, o WordPress ganha do Wix. Primeiramente, pelo número de temas e plugins, que é muito superior. Em segundo, pelo grande nível de customização oferecido pelo WordPress. E finalmente, pela liberdade que o WordPress oferece, ao permitir que você leve seu site para onde quiser, uma vez que ele pertence a você.

#3 – Recursos

Wix 4

O Wix é bem completo e possui uma série de recursos, como: temas modernos, aplicativos variados, versão do site para celulares, imagens gratuitas para usar no  site, integração com redes sociais, SEO, estatísticas e todos os recursos para você montar a sua loja virtual, além da hospedagem gratuita. É o tipo de ferramenta para quem prefere ter tudo à mão, ao invés de ter que pesquisar e fazer as customizações manualmente. Você também tem a garantia de que tudo que é oferecido no Wix foi criado ou aprovado pela própria empresa.

Um recurso que falta no Wix é o serviço de e-mail, que precisa ser contratado à parte. A empresa oferece o Google Workspace, mas você pode optar por manter seu e-mail em qualquer outra empresa, deixando apenas o domínio no Wix. Se quiser conhecer o Google Workspace, clique aqui e teste gratuitamente.

WordPress 5

Já o WordPress possui todos os recursos acima e muitos outros que você precisar, afinal são centenas de desenvolvedores aperfeiçoando o WordPress, e milhares criando plugins e temas. Na versão WordPress.com a quantidade de recursos disponíveis irá variar conforme o plano escolhido. Já na versão instalada (.org) você tem acesso a todos os plugins e temas criados para esta plataforma.

Quanto ao e-mail, o WordPress.com também não possui, mas no WordPress.org isso é bem fácil de conseguir. Como é necessário ter uma hospedagem nesta versão, basta contar com o serviço de e-mail incluído na empresa que hospeda o seu site. Há muitas empresas de hospedagem de sites que oferecem e-mail gratuito, o que certamente fará você economizar no final do mês. Vale ressaltar também que é possível aumentar ou diminuir os recursos, de acordo com a hospedagem. No Wix (e no WordPress.com) os recursos de espaço, por exemplo, estão limitados pela ferramenta.

Opções de temas para WordPress
Resumo – Recursos (WordPress é vencedor)
Ambas as ferramentas possuem recursos para você publicar o seu site de forma profissional, mas o WordPress ganha por ter maior variedade e escalabilidade. O Wix tem ao seu favor a conveniência. No WordPress, você precisa pesquisar para encontrar os melhores temas e plugins, enquanto no Wix isso já foi filtrado e escolhido para você.

#4 – Suporte

Wix 4

No Wix você tem à disposição uma série de tutoriais e materiais de ajuda, além de uma equipe dedicada para esclarecer dúvidas e solucionar problemas (por email). Por ser uma equipe do Wix, eles têm um grande conhecimento técnico sobre a ferramenta, e portanto, podem te ajudar com praticamente qualquer coisa.

Outro ponto positivo do Wix é que as atualizações da ferramenta são feitas automaticamente pela empresa, ou seja, você não precisa fazer nada. Tudo é feito pelo Wix.

WordPress 4

No WordPress, o suporte funciona de forma diferente em cada versão. No WordPress.com há suporte 24 horas via chat ao vivo e e-mail, porém apenas nos planos pagos. No plano gratuito não há suporte e o funcionamento é parecido com o WordPress.org, que detalho abaixo.

No WordPress.org a ajuda se dá através de uma comunidade de usuários que compartilha questões e problemas em um fórum do WordPress. Também há uma vasta documentação disponível no site do WordPress. Caso você compre um tema ou um plugin, o fornecedor lhe dará suporte sobre o que você adquiriu. Se precisar de suporte para a sua hospedagem, como alguma configuração ou instalação do WordPress, você poderá contar com o suporte da empresa que hospedou seu site.

Em relação às atualizações, o WordPress costuma lançar algumas por ano. No WordPress.com elas são automáticas, enquanto na versão instalada elas devem ser feitas pelo dono do site. Na versão instalada (.org) é possível contratar uma hospedagem WordPress, que oferece a atualização automática, mas ainda assim você precisará acompanhar as atualizações de plugins e temas, que são feitos por quem os desenvolveu. Note que o WordPress instalado demanda manutenção por parte do usuário, enquanto o Wix e o WordPress.com não.

Repositório com a documentação oficial do WordPress.org
Resumo – Suporte (Wix e WordPress empatam)
Tanto o Wix como o WordPress possuem equipes de suporte, ainda que com restrições. Além disso, as duas empresas possuem atualizações automáticas da ferramenta. Apenas a versão instalada do WordPress é diferente nos dois aspectos. Nesta versão as atualizações costumam ser feitas manualmente pelo usuário e o suporte é via fóruns e documentação, ou por especialistas, se contratá-los.

#5 – Preço

Wix 5

O Wix possui diversos planos, que vão desde o gratuito, que é o mais simples e inclui anúncios do Wix, até R$ 57,29 por mês no plano anual VIP, que é o mais completo.

Caso você construa seu site com o Wix, seu custo será basicamente o valor da assinatura, do domínio (anual) e algum adicional de plugin premium, já que os temas e a maioria dos plugins são oferecidos pela empresa. Se desejar ter um e-mail profissional, poderá contratar o Google Workspace à parte ou qualquer outro serviço de e-mail profissional disponível no mercado. Veja na tabela abaixo todos os detalhes dos planos e seus preços.

Planos Pessoais Wix
Planos iniciais Grátis Conectar domínio Básico Ilimitado VIP
Aceite pagamentos online Não Não Não Não Não
Largura de banda 500 MB 1 GB 2 GB Ilimitada Ilimitada
Armazenamento 500 MB 500 MB 3 GB 10 GB 35 GB
Domínio grátis (1 ano) Não Não Sim Sim Sim
Conecte o seu domínio Não Sim Sim Sim Sim
Remova anúncios Wix Não Não Sim Sim Sim
Agendamento de aulas e cursos Não Não Não Não Não
Tempo de vídeo (horas) Não Não 30 minutos 1 hora 5 horas
Site Booster
(1º ano grátis)
Não Não Não Sim Sim
Análise de visitantes
(1º ano grátis)
Não Não Não Sim Sim
Logo profissional grátis Não Não Não Não Sim
Logo para redes sociais Não Não Não Não Sim
Suporte Básico Premium
(resposta prioritária)
Premium
(resposta prioritária)
Premium
(resposta prioritária)
VIP
(resposta prioritária e telefone)
Google Analytics Não Sim Sim Sim Sim
Preço (por mês) Grátis R$ 6 R$ 13 R$ 19 R$ 39
  Visitar Visitar Visitar Visitar Visitar

Criar um site no Wix.com

WordPress 5

O custo do WordPress pode variar muito e dependerá também da versão escolhida.

No WordPress.com os planos vão desde gratuito até R$ 149 por mês, no plano mais caro. Este plano é o mais completo e permite acesso ilimitado a temas premium, plugins, além de personalização avançada e funcionalidades de e-commerce. Os detalhes dos planos podem ser vistos na tabela abaixo. Além deste custo é preciso incluir o domínio (gratuito no plano anual) e um serviço de e-mail, caso opte por um pago.

Recursos Gratuito Pessoal Premium Negócios eCommerce
Preço/mês
(cobrado anualmente)
R$ 0 R$ 12 R$ 26 R$ 83 R$ 149
Domínio
Personalizado
não sim sim sim sim
Domínio
gratuito 1º ano
não sim sim sim sim
Suporte
via chat e e-mail
não sim sim sim sim
Armazenamento 1 GB 6 GB 13 GB 200 GB 200 GB
Personalização
de design
Básica Básica Avançada Avançada Avançada
Temas Premium
ilimitados
não não sim sim sim
Remoção de anúncios
do WordPress.com
não sim sim sim sim
Pagamentos simples não não sim sim sim
Monetização
do site
não não sim sim sim
Ferramentas
de SEO
não não não sim sim
Integração
Google Analytics
não não sim sim sim
Instalação
de Plugins
não não não sim sim
Envio de temas
personalizados
não não não sim sim
Funções de
e-commerce
não não não não sim
  Visitar Visitar Visitar Visitar Visitar

Já no WordPress.org a ferramenta é gratuita, então seu custo vai variar de acordo com o tema, plugins e hospedagem que escolher para o seu site. Se você instalar tema e plugins gratuitos, pagará apenas pelo domínio (anual) e pela hospedagem, que custa a partir de R$ 3 por mês (conheça aqui as melhores hospedagens com ofertas especiais). Se comprar um tema, gastará entre US$ 50 e US$ 100 (apenas uma vez). Plugins pagos costumam ser baratos, exceto os mais robustos, como o de e-commerce. Se for contratar alguém para desenvolver seu site, leve em conta o custo deste profissional também.

Resumo – Preço (Wix e WordPress empatam)
Tanto o Wix como o WordPress.com possuem opções gratuitas e pagas, de acordo com os recursos. O investimento inicial é baixo, pois não é preciso pagar para criar o site (é opcional). Já o WordPress.org possui um custo inicial mais alto, mas pode ser mais barato no longo prazo, se for um site mais simples. Isso porque o pagamento recorrente será apenas da hospedagem, do domínio (anual) e de alguma manutenção periódica.

Para quem o Wix e o WordPress são indicados?

Wix WordPress
O Wix é indicado para quem quer criar um site por conta própria, mas não tem conhecimento técnico. Por isso, procura uma ferramenta intuitiva, que necessite de poucas configurações para funcionar.
Também pretende atualizar o site por conta própria e se sente mais segurança tendo um suporte para esclarecer qualquer dúvida. Não se importa em ficar “preso” a uma ferramenta, desde que goste dela.
Seja qual for a versão, o WordPress é indicado para quem valoriza a flexibilidade e o poder de customização da ferramenta e a ideia de poder levar seu site onde quiser.
Quanto ao conhecimento técnico, o WordPress.com é indicado para pessoas que não têm conhecimento técnico e querem poder contar com suporte.
Já o WordPress.org é indicado para quem possui algum conhecimento técnico ou planeja contratar um profissional.

Qual é melhor: Wix ou WordPress?

Nós vimos que ambas as ferramentas permitem criar um site com rapidez e facilidade, assim como exigem alguma dedicação, para que o site fique bonito e atraente. Como vimos, os preços atendem a todos os bolsos e os recursos permitem a criação de uma grande variedade de sites.

O que escolher para criar o seu site: Wix ou WordPress? A resposta é depende. Não há uma opção melhor do que a outra, e sim uma ferramenta melhor para cada tipo de perfil e de site. Leia nosso comparativo abaixo e veja em qual você se encaixa. Esse é um bom caminho para escolher a melhor ferramenta.

Wix

No Wix você tem acesso à uma ferramenta muito fácil de usar, que vai te permitir criar um site profissional e de forma rápida. Ainda conta com toda a conveniência da ferramenta e uma opção gratuita para começar.

Por outro lado, no Wix você não é o dono do site e não pode levá-lo para onde quiser. Da mesma forma, fica restrito aos temas e plugins oferecidos pela empresa. Para mais detalhes, leia nosso review do Wix.

WordPress

Por ser uma ferramenta de código aberto, o WordPress oferece muitas opções. De modo geral, você pode criar o site que desejar, praticamente sem restrições. Na versão WordPress.com você conta com a facilidade de um serviço integrado, como no Wix. Nele é possível criar desde um site ou blog gratuito e simples até algo profissional, bastando escolher o plano adequado. Leia nosso review sobre o WordPress.com.

No WordPress.org (instalado), tudo que você possui é controlado por você, como domínio e hospedagem, e você é o responsável pelos temas, plugins, atualizações, segurança e SEO do seu site. É provável que você gaste dinheiro com temas e plugins, porém você terá um site com mais flexibilidade. A hospedagem é você quem escolhe, e se um dia quiser mudar, poderá levar seu site para outra, sem problemas.

As configurações e customizações de temas e plugins tendem a levar tempo e exigem dedicação, porém é possível começar com o básico e ir personalizando o site aos poucos. Por ser mais flexível e customizável, pode se tornar mais difícil, complexo e caro.

Conclusão

O Wix é melhor pela facilidade e conveniência. O WordPress.org é melhor pela flexibilidade e escalabilidade. Já o WordPress.com tem um pouco de cada. E você, descobriu se a ferramenta ideal para o seu site é o Wix ou WordPress? Confira abaixo as opções e comece já a criar o seu site!

Crie um site no Wix

Crie um site no WordPress.com

Crie um site no WordPress.org (tutorial)

Ir para o topo
Sair da versão mobile