O Google Workspace é uma ferramenta indispensável para milhões de usuários em todo o mundo e suas soluções ajudam empresas e profissionais a trabalharem de forma mais eficiente e colaborativa. Com vários planos disponíveis, pode ser um desafio escolher a melhor opção para determinadas necessidades, pois cada plano tem recursos e preços diferentes.
Neste artigo, vamos conhecer os diferentes planos do Google Workspace — desde o Business Starter até o Enterprise — e ajudar você a escolher a opção certa para a sua organização. Também vamos compartilhar algumas dicas para aproveitar ao máximo os recursos da ferramenta e garantir que a sua equipe tenha uma ótima experiência com o serviço.
Boa leitura!
Google Workspace: planos disponíveis e como escolher
Os planos Google Workspace estão divididos em duas categorias: Business e Enterprise. Os planos da categoria Business são indicados para empresas de até 300 funcionários e se dividem em três opções: Business Starter, Business Standard e Business Plus. Nela, a contratação pode ser feita diretamente através do site do Google Workspace, por qualquer pessoa ou empresa interessada no serviço.
Já a categoria Enterprise é indicada para empresas com mais de 300 funcionários e sua contratação deve ser feita através de um representante de vendas, ao contrário do que ocorre nos planos da categoria Business.
O Business Starter é a modalidade inicial dos planos Google Workspace. Ele já inclui as principais ferramentas da plataforma, o que o torna especialmente atrativo para profissionais freelancers ou empresas que desejam utilizar os diversos recursos oferecidos pelo Google e contar com um um ótimo custo-benefício. Estão incluídos nele o Gmail profissional (@suaempresa), o Google Drive, Google Meet, Chat e muitas outras ferramentas colaborativas do Google, como a suíte de documentos que permite colaboração em tempo real. É ideal para empresas que estão começando e que precisam dos recursos fundamentais oferecidos pelo Google para melhorar sua produtividade.
O plano Business Standard é a opção intermediária da categoria Business e inclui todos os recursos do Business Starter e ainda mais. Os diferenciais estão principalmente no maior espaço de armazenamento, busca avançada com o Google Cloud Search, Drives de Equipe, reuniões no Meet com cancelamento de ruído, entre outros. Ele é indicado para empresas que desejam desfrutar dos recursos adicionais oferecidos pelo plano, além de todas as ferramentas incluídas no Starter, é claro.
O plano Business Plus é voltado para empresas que precisam de segurança e gerenciamento de dados adicionais. Ele inclui todos os recursos dos dois planos iniciais, além de recursos avançados, com destaque para o Vault, que é uma ferramenta de pesquisa e retenção de dados para fins de auditoria. Outros recursos importantes de segurança também estão presentes, como veremos mais adiante.
A modalidade Enterprise é voltada para empresas com mais de 300 funcionários e possui recursos avançados de auditoria, controle e segurança. Este plano pode ser personalizado de acordo com as necessidades da empresa e deve ser contratado através de um consultor, que vai avaliar e customizar o plano para as necessidades da organização.
Vamos conhecer em detalhes cada um dos planos do Google Workspace a seguir.
Veja também: 10 motivos para usar o Google Workspace (para empresas e profissionais)
Plano Google Workspace Business Starter
O plano Google Workspace Business Starter já inclui os recursos fundamentais buscados pela maioria dos usuários. Um dos mais importantes é o Gmail profissional. Seus usuários desfrutam de todos os recursos conhecidos do Gmail, mas com algumas diferenças importantes e fundamentais. Um domínio personalizado para o e-mail é a principal delas. Ao contrário de um e-mail como contato.minhaempresa@gmail.com, os endereços têm o formato contato@minhaempresa.com.br.
O espaço para armazenamento de e-mails e documentos no Google Drive dobra no plano Starter, quando comparado com o Gmail gratuito. Ele é de 30 GB por usuário, o que representa um espaço generoso para muitos profissionais e empresas. Vale mencionar também, que os documentos no formato do Google, como textos, planilhas e apresentações, não consomem este espaço — apenas arquivos em outros formatos, como fotos e pdfs, contam. Além disso, os arquivos compartilhados no Drive por funcionários ficam dentro do ambiente da empresa, e são de propriedade dos mesmos endereços profissionais usados no Gmail, como por exemplo joana@minhaempresa.com.br.
Veja também: Google Drive para empresas: como funciona a versão profissional de armazenamento na nuvem
Outros recursos fundamentais do plano Google Workspace Business Starter incluem o Google Chat e o Google Meet integrados com o Google Drive e com o Gmail. Vale destacar que a duração de uma reunião com o Google Meet salta de 1 hora, no Gmail gratuito, para até 24 horas em todos os planos Google Workspace. As agendas compartilhadas também merecem destaque. Cada colaborador da empresa tem a sua própria agenda e seus colegas conseguem visualizar horários vagos para agendar uma reunião, o que facilita bastante a organização da empresa.
O plano Google Workspace Business Starter custa R$ 28 mensais por usuário. Para saber mais, visite a página de planos do Google Workspace. Se estiver pensando em contratar o serviço, pegue um cupom com 10% de desconto para o primeiro ano de uso da suíte.
Veja também: Duet AI: como ativar e usar a inteligência artificial do Google Workspace
Plano Google Workspace Business Standard
O plano Google Workspace Business Standard inclui todos os recursos presentes no Starter, mas com capacidades maiores e recursos adicionais.
Com relação às capacidades, o espaço para armazenamento, compartilhado entre Gmail e Drive, sobe de 30 GB para 2 TB por usuário. Esse grande salto no armazenamento torna este plano especialmente atrativo para empresas e profissionais que lidam com grandes arquivos, como agências, designers e editores de vídeo, só para citar alguns exemplos.
O Google Meet também amplia suas capacidades nesta modalidade. Reuniões com até 150 participantes simultâneos estão disponíveis (no plano Starter o limite é de 100). Além disso, o Meet do plano Standard inclui cancelamento de ruído, gravações de reuniões salvas automaticamente no Drive, enquetes, perguntas e respostas, controles de moderação, entre outros.
No Drive, o grande destaque do plano Business Standard vai para os Drives de Equipe. Tratam-se de espaços de armazenamento compartilhados, onde os arquivos e pastas criados no ambiente são de propriedade da equipe — e não de um usuário específico. Isso facilita o gerenciamento dos arquivos, bem como o acesso de usuários. Caso um funcionário seja adicionado ou removido do Drive, as configurações de acesso para todos os arquivos presentes no Drive de Equipe é atualizada de acordo.
O plano Google Workspace Business Standard custa R$ 70 por mês, por usuário. Para saber mais, visite a página de planos do Google Workspace. Acesse o link a seguir e consiga um cupom com 10% de desconto para o primeiro ano de uso do plano Business Standard.
Plano Google Workspace Business Plus
O plano Google Workspace Business Plus inclui tudo do Standard e também uma capacidade ainda maior de armazenamento, além de outros recursos voltados para grandes empresas.
Com relação ao armazenamento no Drive e Gmail, o espaço salta para 5 TB por usuário, o que é espaço de sobra para a maior parte das empresas. No Google Meet, o número de participantes simultâneos em uma reunião sobe para 500, sendo possível controlar a participação dos membros.
Um dos grandes destaques do plano Google Workspace Business Plus é o Vault, que é uma ferramenta de retenção de dados que permite pesquisar e exportar conteúdos produzidos por todos os funcionários da empresa. O Vault é uma ferramenta usada para fins de auditoria, sendo possível recuperar dados mesmo de usuários que não fazem mais parte da organização. Dentre os tipos de conteúdo que podem ser pesquisados e retidos, estão e-mails, documentos do Drive, conversas do Google Chat, Meet, grupos do Google, entre outros.
O plano Google Workspace Business Plus custa R$ 105 mensais, por usuário. Para saber mais, visite a página de planos do Google Workspace.
Plano Google Workspace Enterprise
O plano Enterprise do Google Workspace é a opção mais avançada do serviço, projetada para grandes empresas (com mais de 300 funcionários). Ele oferece tudo o que o plano Business Plus oferece, com recursos ainda mais poderosos, como veremos.
As diferenças começam no espaço para armazenamento, que é ilimitado por usuário. O Google Meet permite 500 usuários simultâneos, assim como no Plus, mas com uma diferença: é possível fazer transmissões das reuniões ao vivo, dentro do domínio da empresa, o que amplia ainda mais o alcance do serviço.
Outro destaque do plano Enterprise vai para o gerenciamento de segurança. Há uma central de segurança exclusiva, sendo possível se prevenir contra a perda de dados, regular o acesso a documentos com base no contexto de uso, utilizar criptografia S/MIME e se valer do Cloud Identity Premium, que permite gerenciar usuários e dispositivos de diversas formas.
Há ainda o AppSheet, ferramenta para a criação de apps em interface amigável, sem a necessidade de conhecimentos em programação e desenvolvimento. É possível automatizar diversas tarefas cotidianas com o uso da ferramenta, que é integrada nativamente com os demais serviços do Google Workspace.
O plano Google Workspace Enterprise é indicado para grandes empresas e organizações que precisam de um alto nível de segurança, personalização e integração com outras ferramentas de TI. Seu preço é cotado sob demanda e o contato pode ser feito a partir da página de planos do Google Workspace.
Afinal, qual é o melhor plano Google Workspace para mim?
O melhor plano Google Workspace é aquele que se encaixa nas necessidades de uma empresa ou profissional levando em consideração os recursos desejados e o preço.
Ao escolher o seu plano, é importante ter em mente que o valor da mensalidade é cobrado por usuário. Portanto, mesmo em uma empresa com poucos funcionários, o valor final da mensalidade pode ter uma variação grande de um plano para outro. Considere o exemplo abaixo. Vamos supor que uma determinada empresa possua 5 funcionários. Veja como ficaria, neste cenário hipotético, o custo final da mensalidade de cada plano da série Google Workspace Business.
- Plano Google Workspace Business Starter: 5 x R$ 28 = R$ 140/mês
- Plano Google Workspace Business Standard: 5 x R$ 70 = R$ 350/mês
- Plano Google Workspace Business Plus: 5 x R$ 105 = R$ 525/mês
É claro que não podemos ignorar as diferenças de recursos entre os planos. Os recursos extras dos planos superiores podem ser necessários para algumas empresas. Em outros casos, no entanto, o plano inicial já oferece os serviços fundamentais e podem ser adequados para a maior parte das pequenas empresas e profissionais que desejam aumentar sua produtividade e eficiência.
A título de comparação, veja abaixo uma tabela com o resumo dos planos do Google Workspace na categoria Business.
Google Workspace | |||
---|---|---|---|
Planos | Starter | Standard | Plus |
Espaço/usuário | 30 GB | 2 TB | 5 TB |
Gmail profissional | Sim | Sim | Sim |
Google Drive | Sim | Sim | Sim |
Documentos, planilhas e apresentações | Sim | Sim | Sim |
Google Agenda | Sim | Sim | Sim |
Videoconferência | Sim (até 100 participantes) | Sim (até 150 participantes + gravação) | Sim (até 500 participantes + gravação) |
Drives de Equipe | Não | Sim | Sim |
Vault (auditoria e retenção) | Não | Não | Sim |
Preço/usuário/mês | R$ 28 Ver plano | R$ 70 Ver plano | R$ 105 Ver plano |
Espero ter ajudado os leitores que chegaram até aqui a escolher o melhor plano Google Workspace para as suas necessidades. Se você ainda possui alguma dúvida ou tem alguma sugestão, deixe um comentário e farei o possível para ajudar.