Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Quanto custa ter um site?

quanto custa ter um site

Estar presente na internet e ser encontrado pelo público é fundamental para aqueles que desejam prosperar nos dias de hoje, onde ter um site é praticamente uma obrigação em qualquer ramo de negócio. Apesar dessa ideia estar amplamente difundida, a possibilidade de ter que criar um site ou iniciar uma empreitada dessa natureza pode assustar muita gente, que, por não estar familiarizada com o assunto, se apega a conceitos equivocados ou incompletos, como “ter um site é muito caro” ou “é impossível fazer sozinho“.

A boa notícia é que existem diversas possibilidades para criação de sites hoje em dia, que vão desde o “faça você mesmo” até a contratação de uma empresa especializada no assunto. De fato ter um site pode ser caro e complicado de fazer sozinho, no entanto, com um pouco de pesquisa e conhecimento é possível escolher a melhor opção para o seu bolso e para a quantidade de tempo que você deseja investir no assunto.

Afinal, o que eu preciso para ter o meu próprio site? E quanto custa ter um site? Neste artigo, vamos esclarecer o que é necessário para ter um site publicado e quanto custa para mantê-lo. Entre outras coisas, você saberá:

O fundamental para ter um site profissional

Independente do tipo de site, existem dois itens básicos que todo site precisa ter: um domínio e uma hospedagem. Podemos compará-los à uma loja física, que precisa de um endereço e de um imóvel para funcionar. Vamos entender um pouco melhor o que são esses dois elementos e por que não é possível ter um site sem eles.

Independente do tipo de site desejado, existem dois itens básicos que todo site precisa ter: um domínio e uma hospedagem.

O domínio é o endereço eletrônico do seu site. Como citado acima, podemos comparar o domínio ao endereço de uma loja física; é através dele que uma pessoa irá localizar o seu site, ao digitar o domínio na barra de endereço do navegador. Um domínio tem uma estrutura parecida com “www.meusite.com.br“.

A hospedagem é o local que vai armazenar os arquivos do seu site. Nesse caso, um servidor de hospedagem nada mais é do que um computador, exclusivo para o armazenamento e disponibilização de arquivos na internet. Podemos comparar a hospedagem do seu site com o espaço físico de uma loja. Se o imóvel na qual a loja está localizada possui bastante espaço, caberão muitos produtos dentro dela. Já se a loja estiver em um imóvel pequeno, caberão menos produtos. Logicamente, como se tratam de arquivos digitais, a medida de um produto em uma loja física é diferente da medida de um produto em uma loja virtual, mas podemos utilizar ambos para efeito de comparação.

Com esses dois itens, domínio e hospedagem, você terá base para ter o seu próprio site. Naturalmente, você ainda não terá o site propriamente dito, e sim, o terreno necessário para construí-lo. Além desses itens, falta o mais importante: o site em si, que inclui sua aparência e seu conteúdo.

Resumindo, para ter um site profissional, precisamos basicamente de quatro itens:

  1. Domínio (endereço eletrônico)
  2. Plano de hospedagem de sites
  3. Aparência (layout)
  4. Conteúdo (textos, fotos, áudio e vídeo)

Agora que já entendemos os conceitos básicos, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um para que possamos descobrir quanto custa ter um site.

Quanto custa um domínio?

O registro de domínio custa a partir de R$ 40 por ano e funciona como um aluguel: uma vez registrado, você tem o direito a utilizar aquele domínio por um período pré-determinado. Ao final desse período você poderá renovar o registro daquele domínio. Caso opte por não renová-lo, o domínio vai expirar e, ao final do processo de expiração, qualquer pessoa poderá registrá-lo.

Um domínio nacional registrado diretamente no Registro.br custa R$ 40 por ano e o período do registro vai de um a dez anos.

Registro de domínios nacionais

Domínio nacional é todo aquele terminado em “.br”. No Brasil, o órgão que regula o registro de domínios é o NIC.br, que é o responsável por manter o site Registro.br, onde é possível registrar qualquer tipo de domínio nacional.

Um domínio nacional registrado diretamente no Registro.br custa R$ 40 por ano e o período de renovação vai de um a dez anos. Caso o período de renovação escolhido seja maior do que 1 ano, um desconto é aplicado.

Também é possível registrar um domínio nacional em uma empresa de hospedagem, o que pode ser conveniente caso você tenha um plano de hospedagem contratado em uma delas. No entanto, o preço quase sempre é maior do que o cobrado pelo Registro.br, exceto quando há promoções de domínio grátis na contratação da hospedagem.

Registro de domínios internacionais

O registro de domínios internacionais precisa ser feito através de uma empresa autorizada pelo ICANN, entidade que regula todos os domínios da internet. Praticamente todas as empresas de hospedagem de sites oferecem o registro de domínios internacionais, mas algumas se destacam nessa área. A GoDaddy, por exemplo, é uma das maiores registradoras de domínios do mundo, tendo atualmente mais de 50 milhões de domínios registrados com eles.

O custo de um domínio internacional possui uma variação maior e está ligado a alguns fatores, como a empresa que o oferece e a terminação desejada. A anuidade de um domínio “.com”, por exemplo, pode sair por R$ 44,90 na UOL Host, R$ 8,99 na GoDaddy (preço promocional 1º ano, R$ 49,99 na renovação) ou R$ 44,99 na HostGator. Domínios com outras terminações podem ser bem mais caros. Um domínio “.tv”, por exemplo, pode custar mais de R$ 100 por ano.

Quanto custa uma hospedagem de site?

O custo de uma hospedagem pode variar bastante dependendo do tipo de site que você pretende ter. Na maioria dos casos, no entanto, o investimento é bem baixo. Se você for publicar um site institucional, por exemplo, um plano de hospedagem de sites compartilhada pode ser adequado.

Os preços deste tipo de hospedagem variam na casa das dezenas de reais por mês, para os planos de entrada. Ao escolher ciclos mais longos, é possível ganhar descontos. Entre os planos mais baratos estão a hospedagem HostGator, a R$ 8,59/mês no plano trienal, a hospedagem GoDaddy, a R$ 6,99/mês no plano anual, e a Hospedagem UOL Host, a R$ 9,90/mês no plano anual.

No entanto, se você possui planos mais ambiciosos, como ter um grande site de e-commerce ou um site com muito tráfego, deverá considerar uma solução mais robusta, como um VPS, servidor dedicado ou cloud. Essas opções variam bastante de preço, desde R$ 50 a R$ 1.000 por mês.

Para quem está pensando em uma hospedagem gratuita, ela existe, mas é importante entender que ela possui diversas restrições, tanto em recursos como em suporte. Para saber mais sobre o assunto, veja nosso artigo sobre hospedagem grátis.

E a aparência (design), qual o preço?

A escolha do layout do site é uma das etapas mais importantes, pois pode influenciar o comportamento dos usuários em seu site. Um layout bem planejado pode aumentar significativamente as vendas no site, enquanto um layout ruim pode afastar possíveis compradores em poucos segundos.

Se nas etapas anteriores já encontramos diversas possibilidades, aqui nos deparamos com uma infinidade de opções, que vão desde a utilização de um tema pago ou gratuito até a produção de um layout 100% personalizado, por um web designer ou uma agência. Para facilitar a visualização das possibilidades nessa área, vamos considerar as formas mais comuns e então mostrar quanto custa ter um site em cada uma delas.

  1. Utilização de um template (pago ou gratuito)
  2. Utilização de um criador de sites (pago ou gratuito)
  3. Contratação de um web designer ou agência

1. Utilização de um template pronto (pago ou gratuito)

A utilização de um tema pronto é uma ótima opção para quem busca uma maneira rápida e eficiente de publicar um site gastando pouco ou nada. Existem milhares de templates espalhados pela internet, de modelos de site que você pode usar gratuitamente ou pagando uma única vez. Geralmente os modelos são oferecidos de acordo com a plataforma escolhida. Sendo assim, é possível adquirir um modelo pronto em html/css ou utilizar um gerenciador de conteúdo, como o WordPress, Joomla ou Drupal. Se o seu caso é publicar uma loja virtual, também existem modelos prontos de e-commerce em plataformas como Magento ou Open Cart.

Diante de tantas possibilidades, a escolha entre uma opção paga ou gratuita fará bastante diferença. Aqui, certamente os temas pagos se destacam, quando comparados com os temas gratuitos. Além disso, lojas como o Theme Forest e o Template Monster oferecem opções bastante profissionais para cada tipo de site. Se você optar por um modelo pronto e quiser que o seu site se destaque na multidão, deve considerar a aquisição de um modelo pago, ao invés de um gratuito.

A utilização de um template pago pode ser uma opção boa e barata para ter um site em pouco tempo. No exemplo, o tema Enfold, para WordPress.

Um tema para WordPress no Theme Forest, custa a partir de 29 dólares, sendo que os temas mais completos custam em média 69 dólares, pagos apenas uma vez. Uma vez adquirido, você pode customizar bastante o tema, inserindo seu conteúdo e tornando-o exclusivo.

2. Utilização de um criador de sites (ferramenta)

Se você gosta de colocar a mão na massa, mas não possui (nem deseja ter) conhecimentos técnicos, então uma boa opção pode ser a utilização de uma plataforma de criação de sites. Esse tipo de ferramenta oferece recursos para você montar o seu site como quiser, geralmente em uma interface intuitiva e fácil de usar.

Na maior parte das empresas, o criador de sites é pago, mas algumas empresas também trabalham com a versão gratuita, como o Wix. A versão gratuita é mais limitada e costuma exibir anúncios no site. É uma ótima forma de experimentar a ferramenta, antes de fazer um investimento. O Impress.ly, que é uma ferramenta similar, permite que você use gratuitamente à vontade e pague somente na hora de publicar.

Na versão paga, o criador de site funciona como um aluguel: você paga um valor para usar a ferramenta. Enquanto estiver pagando, poderá editar à vontade o seu site, publicando novos conteúdos sempre que desejar. Caso queira encerrar o plano, o serviço será desabilitado ou retornará para o modo gratuito, como acontece no Wix. É importante frisar também que, ao contratar um plano de criador de site, você não precisa contratar a hospedagem, pois o serviço já está incluído no plano.

Quanto ao custo, isso dependerá um pouco do que é oferecido no plano, mas é possível utilizar uma ferramenta de criação de sites desde gratuitamente até R$ 40/mês. Separamos alguns exemplos de plano de criador de sites para comparação:

3. Contratação de um web designer ou agência

Se o seu caso não é executar, mas encomendar, então talvez você deva considerar a contratação de um profissional especializado para a criação de um layout exclusivo para o seu site. Escolhendo esta opção, você poderá garantir que o seu site é único e que ninguém mais utiliza o mesmo modelo que você. Além disso, um designer profissional poderá garantir que a sua marca estará corretamente empregada no seu site.

Em comparação com as demais opções, uma desvantagem dessa escolha é certamente o preço. Contratar um web designer ou uma agência para construir o seu site é, dentre as opções, a mais cara. Os valores podem variar muito: de R$ 2 mil até mais de R$ 50 mil. Um web designer freelancer estará entre os custos mais baixos, enquanto uma grande agência, entre os mais altos. Mas lembre-se: esse custo pode crescer ainda mais, dependendo da complexidade do site que você está buscando.

Vale lembrar que essa é apenas uma referência de preço. O mais importante é entender que nesta modalidade, você terá um site totalmente personalizado de acordo com as suas necessidades.

Produção de conteúdo para o site

Um dos itens mais importantes em um projeto de criação de sites – e que geralmente é negligenciado – é a produção de conteúdo. Essa pode ser uma das fases mais trabalhosas na construção de um site e muitos projetos ficam travados nesta etapa.

Conteúdo é tudo aquilo que os leitores vão consumir em seu site. Isso inclui textos, imagens, áudio/vídeo e demais arquivos digitais, como e-books para download, por exemplo. Você não precisa ter todos os tipos de conteúdo citados aqui, mas precisará ter, pelo menos, textos e imagens. Textos bem escritos e em quantidade são fundamentais para buscadores, como o Google, encontrarem e catalogarem o seu site. Portanto, não dê menos atenção para os textos, eles são importantes não apenas para os seus leitores, mas também funcionam como ferramentas de marketing nos resultados de busca. Já as imagens, essas servirão para apoiar e enriquecer o seu conteúdo, mantendo o leitor interessado no assunto que você está abordando em determinada página.

Produzir conteúdo por conta própria ou terceirizar?

Em algum momento do projeto você precisará decidir se fará a produção de conteúdo por conta própria ou se contratará alguém para fazê-lo. Ao optar por fazer por conta própria, você deve incluir o tempo para produção de conteúdo como um investimento no projeto. Já que tempo é dinheiro, quanto mais tempo dedicado a isso, mais caro poderá custar o projeto. Ao contratar um profissional para fazê-lo, o preço do serviço dependerá da quantidade de conteúdo desejada e de outros detalhes, como se o texto é técnico ou não. Segundo o site TextBroker, um texto não técnico de até 500 palavras custa 6 dólares. Já no site RedaWeb, o mesmo texto pode sair por R$ 15. Antes de contratar esse tipo de serviço, é importante pesquisar referências do site ou da pessoa que fará o serviço, para ter certeza de que está contratando um profissional adequado.

Considere o uso de bancos de imagens para o site

Como mencionamos acima, a presença de imagens no site é importantíssima para transmitir a sua mensagem corretamente. Na internet, salvo em algumas exceções, as pessoas não gostam de ler textos muito longos, portanto é importante ter imagens complementares aos textos para estimular os visitantes a continuarem na página.

Se você não for um fotógrafo ou um designer, existem grandes chances de não possuir um acervo de imagens de qualidade sobre o seu negócio. Se este for o seu caso, considere o uso de imagens em bancos de imagens como o Getty Images ou o 123RF. Os sites mais completos desse segmento possuem milhões de fotos, ilustrações, e até vídeos, à disposição de qualquer pessoa interessada em adquiri-las. O custo de cada imagem varia de acordo com o tamanho (resolução do arquivo). Uma imagem com resolução suficiente para uma página na internet pode custar cerca de 3 a 7 dólares.

Se você está com o orçamento apertado e procura imagens gratuitas de qualidade, confira nosso artigo que lista 11 bancos de imagens gratuitas e profissionais para você usar no seu site. Apesar de ter menos variedade, eles disponibilizam imagens incrivelmente bonitas (e de graça), o que é melhor ainda!

Um bom conjunto de imagens, sejam fotos ou ilustrações, pode ser o diferencial que você precisava para destacar seu conteúdo. No exemplo, o tema Enfold, para WordPress.

Tenha cuidado ao usar um banco de imagens como sendo o único acervo de imagens do seu site, pois o tiro pode sair pela culatra. Caso as imagens não sejam bem escolhidas, o site pode transmitir frieza ou não passar credibilidade ao usuário. Uma alternativa para contornar essa questão é encomendar a produção de imagens do seu site. Nesse caso, o método de produção poderá ser determinado pelo tipo de negócio. Por exemplo: se você desejar construir o site de um restaurante, pode ser uma boa pedida contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos do restaurante. Isso vale para muitos segmentos de negócio, principalmente aqueles que possuem um estabelecimento físico, como um estúdio de tatuagem, uma cafeteria, uma loja de móveis e assim por diante. Uma boa sessão de fotos de seu próprio negócio pode ser o diferencial que você precisa em seu site. Se as fotos forem realmente boas e estiverem em alta resolução, poderão ser utilizadas não apenas dentro do conteúdo, mas também compondo o layout do site, como uma imagem de fundo, por exemplo.

Se o seu negócio não combinar com fotos, considere investir em ilustrações que representem seu ramo de atividade. Contratar um ilustrador pode ser tão caro quanto encomendar uma sessão de fotos, mas o resultado pode ser tão bom quanto, dependendo do tipo de encomenda e do tipo de site. Utilize bom senso para escolher a opção mais adequada para o seu site.

Recursos extras que podem encarecer o projeto

Outros itens a considerar no custo total do site são funcionalidades extras. Se você deseja, por exemplo, o desenvolvimento de recursos específicos, como por exemplo, um sistema de anúncios ou classificados, você provavelmente precisará contratar um programador para a tarefa. Além disso, em projetos maiores, como o de uma loja virtual, será necessário contratar serviços extras, como um certificado SSL e outros possíveis itens de segurança para a hospedagem.

O custo da empreitada, mais uma vez, dependerá do tipo de recurso que deseja e do tempo necessário para desenvolvê-lo. Além disso, caso o seu site seja construído em uma plataforma específica, você poderá precisar de um especialista naquela linguagem, o que pode tornar a hora de trabalho mais cara. Na hora de escolher o profissional, vale a regra utilizada para o produtor de conteúdo: peça referências e se informe sobre trabalhos anteriores realizados por ele.

Afinal, quanto custa ter um site?

Alguns fatores-chave, de complexidade variável, vão determinar o preço de um site. Antes de iniciar a empreitada, é aconselhável que você levante algumas perguntas que poderão auxiliá-lo a decidir como você pretende realizar a construção do seu próprio site.

Quanto estou disposto a pagar por um site? Em quanto tempo gostaria que ele ficasse pronto? Estou apto a fazer tudo sozinho ou é melhor pagar alguém para fazer isso? Precisarei de fotos novas para o site? Ele deverá ter um blog ou outros recursos extras? 

Estes são exemplos de perguntas que você poderia se fazer antes de iniciar o processo. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será escolher como construir o seu site. As agências e profissionais da área geralmente chamam esta coleção de perguntas e respostas de briefing do projeto.

Agora que você já montou o briefing do projeto, vamos considerar alguns cenários fictícios para calcular quanto custa ter um site.

Exemplos para calcular o custo de um site

Lembrando que esses são apenas exemplos e o levantamento de quanto custa ter um site em cada cenário pode variar bastante.

Conclusão

Como vimos, diversos fatores influenciam o cálculo final do custo de um site. Contratar um ou mais especialistas para o serviço pode ser muito interessante, não apenas do ponto de vista da economia de tempo, mas também quanto ao resultado final. No entanto, essa opção pode elevar consideravelmente o preço final do site.

Por outro lado, sabemos que é totalmente viável fazer um site por conta própria nos dias de hoje. Apesar de consumir bastante tempo, a ideia de participar de todas as etapas do processo pode trazer grande satisfação, à medida que o projeto vai evoluindo e tomando forma.

E você, qual a sua escolha? Conte-nos sua experiência nos comentários!

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