Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Como hospedar um site: passo a passo completo

Como hospedar um site

Todos sabemos como é importante estar presente na internet. Mas, como começar? Diante de tantas opções disponíveis atualmente, como sites, blogs e redes sociais (para citar apenas alguns exemplos), o assunto pode parecer complicado. Seja para estabelecer ou para aumentar a sua presença online, ter um site pode ser uma ótima opção, sob vários aspectos.

Se você está começando sua jornada online e deseja aprender como hospedar um site, explicarei neste artigo quais são os principais passos e informações necessárias para você dar o pontapé inicial. Desde a escolha do domínio até a seleção da melhor hospedagem de sites, vamos explorar cada etapa necessária para garantir que você possa compartilhar suas ideias e negócios com o mundo de forma simples e eficaz.

Vamos começar?

1. Registrar um domínio

O primeiro passo para hospedar um site é obter um domínio personalizado, que é um endereço eletrônico único e exclusivo. É através do domínio que as pessoas encontrarão o seu site na Internet. O domínio de um site tem um formato parecido com: meusite.com.br.

Se você já tiver um domínio, pode pular esta etapa. Caso contrário, você precisará registrar um domínio (veja o passo a passo aqui). Há várias terminações disponíveis, como .com, .com.br, .org, que você poderá escolher para o seu site. Aqui no Brasil, a opção mais utilizada é a .com.br, que representa quase 92% dos domínios nacionais, e por isso recomendada na maioria dos casos.

Você pode registrar um domínio nacional (com final .br), através do Registro.br ou de uma empresa de hospedagem de sites. A vantagem de fazer pelo Registro.br é que você não fica vinculado à uma empresa de hospedagem. Por outro lado, a empresa de hospedagem também traz benefícios, principalmente para quem está começando. Além da conveniência de fazer tudo no mesmo lugar, é comum ganhar o primeiro ano de domínio gratuitamente ao contratar uma hospedagem.

Caso ainda esteja em dúvida, veja nosso artigo sobre as diferenças entre registrar no Registro.br ou em uma empresa de hospedagem.

Agora, se você deseja registrar um domínio internacional (ex: .com), precisará fazer isso através de uma empresa de hospedagem, pois o Registro.br não oferece essa opção. Neste caso, confira aqui uma seleção de empresas com ótimo custo-benefício para registrar seu domínio e aproveite para economizar. 🙂

2. Escolher uma hospedagem de sites

O segundo passo para hospedar um site é escolher a empresa que vai ser usada para tal. O domínio garante apenas o uso do endereço, mas não é possível publicar nada sem uma hospedagem. Todos os arquivos que compõem um site, como imagens, textos e estrutura, devem estar armazenados em um servidor de hospedagem para que possam ser acessados por pessoas em qualquer parte do mundo. A hospedagem, portanto, seria como a “casa” do seu site.

No momento de escolher a hospedagem podem surgir diversas dúvidas. Por exemplo: qual o tipo de hospedagem ideal para o meu site? Eu preciso mesmo de uma hospedagem ou existem outras maneiras de publicar um site? Estes questionamentos são válidos e muito importantes. Vamos te ajudar a respondê-los agora.

Escolhendo o tipo de hospedagem para o site

Há muitos tipos de hospedagem disponíveis para um site. A mais popular e econômica é a hospedagem compartilhada. Conhecida simplesmente como “hospedagem de sites”, a hospedagem compartilhada atende à grande maioria dos sites da internet e é de longe a mais barata. Se você pretende publicar um site ou um blog novo, é muito provável que a hospedagem compartilhada comporte o seu projeto adequadamente durante um bom tempo. Veja aqui uma seleção de hospedagens compartilhadas com ótimo custo-benefício.

Em outros casos, como sites e blogs com muitos acessos, lojas virtuais e outros aplicativos, modalidades mais robustas podem ser necessárias. As demais opções de hospedagem incluem servidor virtual privado (ou simplesmente VPS), hospedagem cloud (nuvem) e servidor dedicado. Todas estas modalidades são para sites com muito tráfego ou aplicações com necessidades de recursos especiais.

Há ainda a modalidade de revenda de hospedagem, que é indicada para profissionais da web que desejam revender hospedagem para seus próprios clientes.

Por último, mas não menos importante, vale mencionar ainda que, para sites feitos com o WordPress, diversas empresas oferecem serviços especializados na aplicação. Essa modalidade geralmente é chamada de Hospedagem WordPress e os preços e recursos podem variar bastante de uma empresa para outra. É importante mencionar, que as hospedagens compartilhadas mais populares do mercado são perfeitamente compatíveis com o WordPress. No entanto, a modalidade “Hospedagem WordPress” inclui recursos extras e exclusivos para esse sistema que é o mais usado no mundo quando o assunto é criação de sites e blogs.

Casos em que uma hospedagem de sites pode não ser necessária

Este artigo aborda os passos básicos de como hospedar um site. No entanto, em alguns casos especiais, a hospedagem pode não ser necessária. Esse é o caso, por exemplo, dos criadores de sites, que são ferramentas para criação de sites (obviamente) feitas para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, possa criar e publicar um site. Os criadores de sites em geral são bastante intuitivos e funcionam no próprio navegador, sem necessidade de instalar qualquer programa no computador do usuário. A hospedagem do site já está incluída no pacote de serviços oferecido nesses casos. Dentre os criadores de sites, um dos mais famosos é o Wix.

Além dos criadores de sites, plataformas de blog, como o Blogger e o WordPress.com, também são grandes exemplos de casos em que a hospedagem não se faz necessária, pois a mesma já está incluída no pacote. O mesmo vale para algumas plataformas de loja virtual, que oferecem os diversos recursos necessários para a criação de um site de e-commerce e já incluem a hospedagem do site.

Portanto, antes de contratar uma hospedagem, é importante avaliar e escolher a plataforma e/ou serviço mais adequado para a criação do seu site. Assim, você será capaz de refinar o universo de possibilidades que existem para hospedar um site.

3. Criar um site e publicá-lo

Agora que já passamos pelo domínio e pela hospedagem e sabemos como hospedar um site, é necessário pensar no projeto como um todo. Para criar um site, você tem alguns caminhos:

* Caso você esteja se perguntando, conheça aqui as diferenças entre o WordPress que pode ser instalado em qualquer hospedagem de sites e o WordPress.com, serviço oferecido pelos criadores da plataforma.

Publicando um site feito no criador de sites

Como mencionamos anteriormente, os criadores de sites já incluem a hospedagem no serviço. Portanto, o próximo passo é colocar a mão na massa e começar a construir o seu site. Muitas plataformas permitem que você experimente a ferramenta — e até mesmo publique o site — antes de contratar o serviço. Se está em dúvida, vale a pena testar as plataformas para somente então tomar a decisão final.

Antes disso, faça um planejamento básico do site que se deseja construir e do conteúdo que será publicado. Isso facilitará em muito o processo de criação do site, independentemente da plataforma.

Após o planejamento e a criação do site, a publicação é o caminho natural. Mas este não é o último passo. Muito pelo contrário: a publicação é apenas o início da jornada. Sites são como organismos vivos, que demandam atenção. Manter o conteúdo atualizado e publicar novidades é fundamental e uma ótima maneira de atrair novos visitantes.

Publicando um site em uma hospedagem

Seja qual for o serviço de hospedagem de sites contratado, em todos eles você receberá instruções de acesso ao painel de controle e ao servidor de hospedagem. Muitas vezes, as empresas fornecem guias completos que ensinam como hospedar um site. Com este acesso e informações em mãos, você está a um passo de publicar o seu próprio site.

Siga as instruções recebidas para a conexão do domínio e configure o seu site para a publicação. Caso necessário, arquivos podem ser enviados para o servidor através do gerenciador de arquivos (mais fácil) ou de programas de FTP/SFTP. Para usuários avançados, há ainda a conexão SSH. Este é o conceito básico da publicação de um site. No entanto, dependendo da tecnologia escolhida para o site, a publicação do site pode demandar alguns ajustes no servidor. A empresa de hospedagem que você escolheu está a postos para tirar suas dúvidas e te ajudar neste processo.

Se você optar por criar um site no WordPress, por exemplo, precisará que ele seja instalado na sua hospedagem. Uma das maneiras de fazer isso é usando um instalador automático, oferecido gratuitamente pela maioria das empresas de hospedagem. A instalação manual do WordPress também é uma opção.

Conclusão sobre como hospedar um site

Como vimos, os passos básicos para hospedar um site são:

  1. Registrar um domínio;
  2. Escolher uma hospedagem de sites (ou serviço que já inclui a hospedagem);
  3. Criar e publicar o site.

Em alguns casos, configurações adicionais podem ser necessárias, como por exemplo o apontamento do domínio para o serviço de hospedagem. As empresas que fornecem serviços de hospedagem ou similares, geralmente possuem ampla documentação e suporte técnico para ajudar seus clientes nesse processo.

Agora que você já sabe como hospedar um site, aproveite para conhecer a seleção das melhores hospedagens de site segundo nossa equipe.

Ainda com dúvidas sobre como hospedar um site? Se precisar de alguma ajuda, deixe um comentário aqui no post que a gente responde! 😉


Artigo publicado originalmente em 10/08/2013 e atualizado em 15/06/2023.

Ir para o topo
Sair da versão mobile