O que é o cPanel?
cPanel é um tipo de painel de controle utilizado em planos de hospedagem de sites. Seu nome vem do inglês e é uma abreviação de Control Panel, no entanto, cPanel é uma marca registrada pela empresa que o criou e o mantém até hoje. O sistema é licenciado para as empresas de hospedagem e estas o repassam para seus clientes, sendo assim, o usuário comum (eu e você) não pode simplesmente comprar ou alugar o cPanel. Ao invés disso, deve contratar uma empresa de hospedagem que ofereça a ferramenta.
…a cada 6 segundos um novo domínio é publicado na internet através do cPanel.
O cPanel permite, através de uma interface simples e intuitiva, gerenciar e realizar diversas alterações no servidor de hospedagem de quem o utiliza. Entre as ações possíveis estão a inclusão de novos domínios, a criação de contas de e-mails e bancos de dados, o envio e gerenciamento de arquivos para o servidor, a publicação de um site, entre muitas outras ações disponíveis.
Lançado em 1997, este painel de controle baseado em PHP rapidamente ganhou popularidade entre empresas e usuários. Atualmente, o cPanel é o painel de controle mais utilizado no mundo1. Segundo seus criadores, a cada 6 segundos um novo domínio é publicado na internet através do cPanel2.
Diferentes aparências do cPanel
O cPanel é uma ferramenta flexível e que pode ter sua interface modificada pela empresa de hospedagem que o oferece. Veja abaixo um exemplo de como a interface do cPanel pode variar de uma empresa para outra. Primeiro está o cPanel oferecido pela HostGator Brasil. Em seguida o oferecido pela GoDaddy.
Apesar da diferença na aparência, os principais recursos são os mesmos, à exceção de alguns itens inseridos pelas empresas de hospedagem, como também pode ser observado nas imagens acima. Os recursos mais comuns, como a configuração de domínios, criação de e-mails, base de dados e outros, estão disponíveis com a mesma facilidade de uso em ambos os casos.
Customizações do painel pelo usuário
O usuário também pode realizar algumas alterações no cPanel, se desejar, para personalizar sua aparência, de acordo com o seu gosto. Algumas possibilidades de customização, no entanto, não estão disponíveis em todas as empresas, como por exemplo, a alteração do layout da interface pelo usuário. Em muitos casos é possível alterar até mesmo o idioma do painel. Vamos ver a seguir outros exemplos de customização disponíveis no cPanel da HostGator Brasil.
Para ocupar menos espaço na tela, é possível esconder qualquer bloco de informação no painel. Isso pode ser útil para manter visíveis apenas as áreas que mais utiliza, economizando o tempo gasto até encontrar determinado item.
A interface também permite que o usuário reorganize os blocos de recursos de acordo com sua preferência. Para isso, basta arrastar a barra com o título da área e ela poderá ser levada para o topo.
Recursos do cPanel
Agora que já fomos apresentados ao cPanel e aos seus diferentes sabores, vamos conhecer um pouco melhor os recursos que tornaram essa ferramenta tão popular no universo da hospedagem de sites.
Informações gerais do servidor
O cPanel possui uma área criada para exibir informações do servidor e da hospedagem. Estas informações estão localizadas em uma coluna à direita da coluna de ações e ferramentas. Informações sobre os backups da hospedagem, uso de memória RAM e CPU, estatísticas de uso do servidor, tráfego do site e muitas outras, podem ser visualizadas nesta coluna. Para obter mais detalhes, basta clicar no link correspondente e a página com informações de uso detalhadas irá se abrir.
A segunda coluna, mais larga e localizada à direita da tela, possui blocos agrupados por categoria, com links para todas as ações disponíveis no cPanel. Vamos conhecer a seguir algumas das áreas de ação mais importantes do cPanel.
Gerenciamento de domínios
Na área de gerenciamento de domínios, é possível adicionar novos domínios, criar subdomínios, redirecionar domínios e fazer edições avançadas no DNS do seu domínio, conforme detalhado a seguir:
- Subdomínios – são áreas diferentes do site, dentro do mesmo domínio. Pode ser usado para diferenciar ou organizar seções dentro de um site. Por exemplo, se você tem um blog e uma loja virtual, além de um site institucional, poderia criar os subdomínios blog.meusite.com.br e loja.meusite.com.br. Ao criar um subdomínio através do cPanel, é criado automaticamente um diretório para o novo subdomínio.
- Domínios de complementos (domínios adicionais) – é possível adicionar novos domínios através desta área. Assim como na criação de um subdomínio, ao criar um domínio adicional, um diretório é criado para o novo domínio. Com esse recurso, é possível ter mais de um site dentro do mesmo plano de hospedagem. Vale lembrar que nem todos os planos de hospedagem disponibilizam a opção de ter mais de um site na mesma hospedagem.
- Aliases (domínios estacionados) – um domínio “estacionado”, é um domínio adicional, mas que aponta para o domínio principal. Dessa forma, é possível navegar no mesmo site, utilizando mais de um domínio. Por exemplo, a coca-cola.com.br poderia ter o domínio estacionado cocacola.com.br, para que os usuários pudessem acessar o site digitando qualquer um dos dois domínios.
- Redirecionar – este recurso permite que você crie um redirecionamento, temporário ou definitivo, de um link para outro. Isso pode ser muito útil quando houver uma mudança de endereço no site e você deseja preservar o link, para que os usuários sejam direcionados para a página nova (ex.: meusite.com.br/pagina-antiga redireciona para meusite.com.br/pagina-nova), ou ainda, em caso de promoções temporárias, que ao saírem do ar, são redirecionadas para a página principal do site.
- Editor de DNS simples e avançado – apenas em situações especiais será necessário realizar alguma alteração na sua zona de DNS. Por exemplo, se você desejar utilizar o e-mail do Google Apps, isso será necessário, para que seus e-mails sejam direcionados para os servidores do Google, ao invés dos servidores da sua empresa de hospedagem. Mas atenção: não faça qualquer alteração aqui se não tiver certeza do que está fazendo, porque este é um recurso poderoso, que pode tirar o seu site do ar e bloquear o recebimento e o envio de seus e-mails, caso usado incorretamente.
Gerenciamento de e-mails no cPanel
O cPanel oferece recursos muito interessantes no que diz respeito ao gerenciamento de e-mails. Além dos já esperados, como a criação e administração de contas de e-mail, também é possível criar listas de discussão, fazer encaminhamentos de contas de e-mail e ativar o recurso anti-spam. Vamos conhecer melhor os principais recursos desta área.
- Contas de e-mail – como era de se esperar, nesta área é possível criar e apagar contas de e-mail. É possível criar novos e-mails em qualquer domínio, caso exista mais de um domínio em sua hospedagem. Também é possível definir um tamanho máximo para cada caixa de e-mail no momento da criação. Essa área também permite acessar o webmail de todas as contas criadas na hospedagem, mesmo se você não souber a senha, além de permitir também a alteração de senha das contas existentes.
- Webmail (disponível dentro de contas de e-mail) – o webmail permite que as mensagens de e-mail sejam lidas no seu navegador, sem necessidade de configurar um programa de e-mails externo, como o Outlook ou Firebird. Em geral o cPanel disponibiliza três opções de webmail distintas: o Horde, RoundCube e o SquirrelMail. É possível programar o programa preferido para ser carreado por padrão em cada conta de e-mail.
- Apache SpamAssassin – este recurso permite ativar um filtro para prevenção de mensagens spam em sua caixa de e-mails. É possível definir o rigor com que as mensagens serão filtradas e também revisá-las, para confirmar que todas as mensagens são realmente spam.
- Encaminhadores de e-mail – aqui é possível encaminhar os e-mails recebidos em uma conta para outra. Um exemplo do uso desse recurso seria se você possuísse um email de contato genérico (ex: contato@meusite.com.br) e desejasse encaminhá-lo para o seu e-mail pessoal, para não ter que ficar checando se chegaram novas mensagens nessa conta.
- Listas de endereçamento – este é um recurso não muito conhecido, mas bem interessante do cPanel. Uma lista de discussão permite que você envie comunicados para diversos destinatários a partir de um único e-mail. Da mesma forma, os membros da lista podem interagir com as mensagens e enviar seus próprios comunicados, caso tenham permissão para fazê-lo. A lista de discussão utiliza o software gratuito e open source Mailman.
Gerenciamento de arquivos
Um dos pontos fortes da área de gerenciamento de arquivos é a possibilidade de utilizar um painel amigável, semelhante ao gerenciador de arquivos do Windows, para transferir e editar os arquivos do seu site no próprio browser. Vamos conhecer as principais seções dessa área.
- Assistente de backup – este item permite que se faça um backup completo do cPanel, incluindo as configurações da hospedagem. Também é possível realizar backups parciais, de diretórios ou bancos de dados, por exemplo, nesta seção. Ao selecionar o tipo de backup desejado, será gerado um arquivo comprimido (.zip) para download.
- Contas de FTP – aqui é possível criar novos usuários de FTP. Esse recurso é bastante útil caso você queira conceder acesso de FTP a alguém em apenas um diretório ou site em sua hospedagem. Também é possível definir um limite máximo (quota) de armazenamento para o usuário de FTP.
- Gerenciador de arquivos – esta ferramenta permite adicionar, apagar, mover, copiar, renomear e muito mais, com o gerenciador de arquivos do cPanel. Assim, não é necessário utilizar ou configurar nenhum programa externo para publicar arquivos em seu site.
Administração de bancos de dados no cPanel
Um banco de dados é uma coleção ou grupo de informações armazenadas em um formato que pode ser lido por programas específicos, chamados de gerenciadores de bancos de dados. É bastante comum a utilização de bancos de dados por um site, para armazenar e exibir seu conteúdo. No caso de uma hospedagem Linux, é comum encontrar bancos de dados do tipo MySQL (algumas empresas também oferecem a opção PostgreSQL, em hospedagens Linux). Vamos ver o que o cPanel oferece de recursos para o gerenciamento de bancos de dados.
- Bancos de dados MySQL – nesta área é possível criar novos bancos de dados e usuários (para acessar o banco), assim como associar um usuário a acessar um banco específico. Também é possível definir as permissões que um novo usuário terá em cada banco.
- Assistente de banco de dados MySQL – este é o assistente para criação de novos bancos de dados. Ele faz tudo o que mencionamos acima, mas através de um passo a passo mais intuitivo para o usuário.
- phpMyAdmin – o phpMyAdmin é uma ferramenta bastante popular para gerenciamento de bancos de dados. Da mesma forma que um webmail, permite que o usuário administre seu banco de dados em um programa que roda no próprio navegador, dispensando a instalação e configuração de programas externos. Muito útil.
- MySQL remoto – dependendo das configurações de sua hospedagem, poderá se necessário autorizar um acesso externo a um banco de dados, por questões de segurança. Essa autorização deverá ser concedida através dessa ferramenta.
Recursos avançados
Além do básico (que já é bastante coisa), o painel de controle cPanel também oferece recursos avançados, como veremos alguns abaixo.
- Agendamento de tarefas cron – uma tarefa cron é um procedimento que pode ser realizado automaticamente por um servidor Linux, como por exemplo, o salvamento de um arquivo de log diário, em um determinado horário de sua escolha. O cPanel possui um gerenciador de tarefas cron, por onde é possível criar novas tarefas e editar as existentes.
- Ruby on Rails – Ruby on Rails é um framework de programação muito popular atualmente, usado para criação de aplicações na internet. É possível disponibilizar uma nova instância do Ruby on Rails em seu servidor através desta área.
- Diretórios protegidos com senha – Se você deseja publicar algum dado sigiloso em seu site e deseja restringir o acesso do mesmo, é possível configurar um login e uma senha para isso.
- Apache handlers – é possível ativar handlers especiais para o Apache, como por exemplo, habilitar a leitura de arquivos HTML dinâmicos (.shtml) através desta área.
Se os termos acima soam como grego ou japonês para você, não se preocupe, provavelmente você poderá manter a sua hospedagem por muitos anos sem nunca ter que lidar com um dos recursos avançados listados acima. Lembrando que alguns itens ficaram propositalmente de fora deste artigo, porque a descrição completa de todos não caberia aqui. 😉
Recursos exclusivos das empresas de hospedagens
O cPanel é disponibilizado para as empresas de hospedagem de maneira modular. Isso significa que as próprias empresas podem acrescentar funcionalidades próprias e exclusivas para seus clientes. Um grande exemplo disso, é o instalador de scripts QuickInstall, disponibilizado pela HostGator para seus clientes.
Através do QuickInstall, é possível instalar sites completos, como por exemplo o WordPress, Magento e Drupal, com apenas alguns cliques. Para isso, basta acessar o recurso, escolher o software desejado e o programa vai instalar tudo pra você.
Empresas que oferecem o cPanel na hospedagem de sites
O painel de controle cPanel está disponível em centenas de empresas no Brasil e no mundo. Veja abaixo algumas das empresas que oferecem o painel de controle cPanel:
- HostGator – o cPanel está disponível em todos os planos de hospedagem de sites, Hospedagem Plus, VPS (em alguns planos), Revenda e Servidor Dedicado (apenas Linux).
- Locaweb – oferece o cPanel apenas nos planos de Revenda e Servidor Dedicado.
- GoDaddy – oferece o cPanel nos planos de hospedagem compartilhada Linux, VPS e Servidor Dedicado.
- SiteGround – oferece o cPanel em todos os planos de hospedagem.
Veja também: Como configurar contas de hospedagem usando o WHM
Conclusão
Como vimos neste artigo, o painel de controle cPanel é uma ferramenta poderosa sob diversos aspectos para gerenciamento de uma hospedagem. Através dele, é possível publicar e despublicar sites, criar e deletar contas de e-mails e ter acesso total ao conteúdo do servidor de hospedagem. Por isso, nunca é demais lembrar que seu acesso deve ser restrito aos donos e/ou administradores da conta.
Possui alguma dúvida ou deseja acrescentar alguma informação? Deixe seu comentário e vamos conversar! 😀
Notas:
1 Diversos sites na internet afirmam que o cPanel é o software de gerenciamento de hospedagem de sites mais utilizado no mundo, no entanto, não foi possível confirmar essa informação através de uma fonte oficial.
2 Informação disponível no site oficial do cPanel.