Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Tipos de hospedagem de sites

Tipos de hospedagem de sites

Você provavelmente já ficou em dúvida sobre qual tipo de hospedagem escolher para o seu site. São muitas opções, e frequentemente as explicações são técnicas demais, dificultando a decisão. No entanto, a verdade é que os tipos de hospedagem são bem diferentes, ou seja, a decisão é mais fácil do que se imagina.

Há diversos tipos de hospedagem no mercado, indicados para diferentes necessidades. Os principais se dividem em: hospedagem de sites (compartilhada), revenda de hospedagem, VPS, hospedagem cloud e servidor dedicado. Neste artigo explicaremos o que é e para quê serve cada uma dessas hospedagens.

Hospedagem de Sites (Compartilhada)

Chamada apenas de hospedagem de sites pelas empresas, esta é a hospedagem mais utilizada no mercado. Neste plano, diversos sites compartilham o mesmo servidor. Por conta disso, este tipo de hospedagem tem um preço bem competitivo e é indicado para a maioria dos sites e blogs. Para dar uma ideia, é possível contratar uma hospedagem por menos de R$ 10 por mês. Caso tenha interesse em conhecer as empresas que oferecem este plano, confira o nosso ranking da melhor hospedagem de sites. No ranking você também tem acesso a descontos diferenciados.

Saiba mais sobre hospedagem compartilhada

Revenda de Hospedagem

Este plano é adequado para quem deseja revender a hospedagem de sites aos seus clientes. Recursos como espaço em disco e tráfego costumam ser superiores à uma hospedagem compartilhada, pois a revenda permite colocar diversos sites na mesma hospedagem. Outro grande diferencial é que você pode criar diversos painéis de controle, independentes e customizados com sua própria marca, pacotes e preços. Veja aqui o comparativo das revendas de hospedagem com melhor custo-benefício.

Saiba mais sobre revenda de hospedagem

Servidor Virtual (VPS)

O VPS é um plano intermediário entre o compartilhado e o dedicado. Ele cria dentro do servidor uma máquina virtual, permitindo customizar praticamente todas as configurações, o que lhe confere uma boa relação custo-benefício. Veja aqui o ranking dos melhores servidores VPS da atualidade.

Saiba mais sobre VPS

Hospedagem Cloud

A hospedagem cloud — ou em nuvem — também se trata de uma máquina virtual, porém ao invés de estar contida em um único servidor, seus recursos estão espalhados por diversos outros servidores. A grande vantagem desta modalidade é a elasticidade de seus recursos, impossível de se conseguir em hospedagens tradicionais. Os preços, um pouco maiores que o compartilhado e inferiores ao dedicado, variam conforme o uso de recursos. Confira nosso comparativo com as melhores opções de hospedagem cloud.

Saiba mais sobre Hospedagem Cloud

Servidor Dedicado

É considerado um serviço superior aos demais tipos de hospedagem, e por isso, mais caro. Neste tipo de hospedagem, você aluga um servidor inteiro, sem ter que dividi-lo com ninguém. Por ser dedicado, é totalmente gerenciável, e possui recursos e desempenho superiores. É indicado para sites com maior volume de tráfego. Veja nosso ranking com os melhores planos de servidor dedicado do Brasil e do mundo.

Saiba mais sobre Dedicado

Conclusão

Como podemos ver, existem diferentes tipos de hospedagem e cada um atende à uma necessidade. Para a maioria dos sites, a hospedagem de sites compartilhada é suficiente, o que é ótimo, já que ela custa bem menos que as demais hospedagens. Já os sites mais robustos podem encontrar no VPS, Cloud ou dedicado a solução ideal. Sites e blogs com picos de tráfego têm no Cloud os recursos escaláveis necessários.

Para hospedar mais de um site, é possível usar uma hospedagem compartilhada, um VPS/dedicado ou até mesmo uma revenda de hospedagem. Neste artigo a gente explica como hospedar vários sites e qual solução é mais indicada para cada caso.

E você, descobriu qual tipo de hospedagem é ideal para o seu site? Caso precise de mais uma ajudinha, recomendamos nosso teste gratuito: Qual a hospedagem ideal para o seu site? São apenas 3 perguntas! Você também pode deixar um comentário aqui que nós respondemos o mais breve possível. 🙂

Ir para o topo
Sair da versão mobile