Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Site ou loja virtual: qual é melhor para vender online?

site ou loja virtual

A cada ano cresce o número de negócios online no Brasil. Segundo a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, entre 2018 e 2019 o crescimento de lojas online foi de 37,59%, representando a maior expansão desde 2014. Estima-se que atualmente existam 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país.

Se assim como milhares de brasileiros, você também planeja abrir um negócio online, saiba que este é um segmento que continua promissor. O e-commerce brasileiro deverá fechar o ano de 2019 com um crescimento de 16% em volume de vendas, segundo estimativa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Mas para vender online, o que é mais indicado: site ou loja virtual? Enquanto a loja virtual é a solução mais completa, em algumas situações o site é suficiente e até mais indicado. Há ainda quem venda apenas através das redes sociais, o que pode ser um caminho para quem está começando.

Neste artigo nós vamos focar nas duas primeiras alternativas. Você vai saber o que é preciso para vender pela internet, quais as diferenças entre as soluções e o que usar para criar o seu negócio online: site ou loja virtual. Vamos lá?

O que é um site?

O termo site possui uma definição abrangente que costuma incluir diversos tipos de página na internet, por isso aqui vou me referir apenas ao site institucional.

O site institucional é usado por empresas, profissionais liberais e autônomos como forma de apresentação dos seus negócios ou serviços. Ele pode ser bem simples e servir como uma versão online do cartão de visitas ou ser mais completo e informativo, permitindo até mesmo realizar vendas.

Tema de Site Wix

Os sites institucionais variam muito entre si, mas existe uma estrutura básica de páginas que costuma estar presente em todos eles:

Um site pode ter muitas outras páginas, como blog, equipe, clientes, portfólio e claro, uma página de vendas, como veremos a seguir. 🙂

Veja também: Blog para e-commerce: vale a pena ter um?

Quando vender através de um site

Para realizar vendas pela internet não é obrigatório ter uma loja virtual. Dependendo do tipo de produto ou serviço a ser vendido, é possível fazer isso através de um site.

Algumas situações que podem se encaixar neste modelo de venda online:

Para exemplificar, veja alguns negócios que poderiam vender através de um site:

Soluções para vender com um site

É possível realizar vendas em um site de diversas maneiras. Uma delas é usando um módulo de e-commerce, que adiciona a loja como uma das páginas do site. Em alguns criadores de sites, como o Wix, este é um recurso opcional (ex: Wix Stores), que pode ser ativado em um site institucional, por exemplo. O Wix também permite criar uma loja virtual “padrão”, bastando selecionar um template dessa categoria.

Para experimentar o Wix gratuitamente, clique aqui ou leia nossa análise sobre o Wix.

Exemplo de loja no Wix Stores

Já quem tem um site no WordPress pode contar com o WooCommerce, plugin gratuito e criado exclusivamente para esta ferramenta. Atualmente é a plataforma de e-commerce mais popular do Brasil e do mundo. Para saber mais, leia nosso review sobre o WooCommerce.

Exemplo de loja com WooCommerce

E por último, quem deseja fazer algo extremamente simples pode inserir um botão de compra, como o do PayPal ou do PagSeguro. Ele é compatível com a maioria dos criadores de sites e permite que a venda seja feita de forma segura e fácil.

Botão PayPal no Criador de Sites da GoDaddy

O que é preciso para vender online?

É importante saber que alguns recursos são necessários para que você venda pela internet, independentemente de usar um site ou loja virtual. São eles: domínio, hospedagem, certificado de segurança SSL e gateway ou intermediador de pagamento.

Domínio é o seu endereço na internet, como www.sualoja.com.br, enquanto hospedagem é o servidor onde ele fica armazenado e que o torna disponível na internet. Ambos são necessários, mesmo que você não faça nenhuma venda online.

O certificado de segurança SSL, por sua vez, é recomendado em sites e imprescindível em lojas virtuais. É ele que garante a segurança das transações, ao criptografar as informações que estão sendo trocadas entre o usuário e o site ou loja virtual.

Por fim, o gateway (ou intermediador) de pagamento é o sistema que irá permitir que você receba pagamentos pela internet, por meios como boleto, cartão de crédito, débito e transferência bancária. Para isso é possível utilizar intermediadores de pagamento, como PayPal, PagSeguro, MercadoPago e outros, ou integrar sua loja diretamente com os meios de pagamento (bancos e bandeiras de cartão de crédito, por exemplo).

O que é uma loja virtual?

Loja virtual é um tipo de site voltado exclusivamente para a venda de produtos e serviços pela internet. Sua estrutura é criada com essa finalidade e por isso ela tem características bem específicas.

Uma delas é a página inicial, que neste caso costuma ser uma vitrine de promoções e produtos, com imagens e textos atraentes e comerciais. As páginas internas também seguem uma estrutura de e-commerce, com navegação por categorias, subcategorias e filtros. Essa organização varia conforme a loja, mas o objetivo é sempre o mesmo: ajudar o usuário a encontrar o que busca.

Loja virtual Netshoes

Um e-commerce conta ainda com um sistema de gerenciamento, que inclui:

Painel Tray Commerce da Locaweb

Diferentemente de um site, a loja virtual é mais complexa e trabalhosa, o que pode demandar uma equipe dedicada, dependendo do porte do e-commerce.

Tipos de loja virtual

Existem várias soluções de e-commerce disponíveis no mercado, indicadas para diferentes tamanhos e tipos de negócio online. Entre as mais simples e econômicas estão as lojas virtuais prontas, que funcionam no modo de aluguel e já costumam incluir hospedagem, SSL e integração com meios de pagamento. Um exemplo é a Tray, uma das líderes do segmento no Brasil. Esse tipo de plataforma também pode atender lojas virtuais maiores, com soluções mais robustas e customizadas.

Temos ainda as plataformas de e-commerce gratuitas (open source), como WordPress, Magento, OpenCart e Prestashop. Elas oferecem maior flexibilidade, mas exigem um investimento inicial na implantação, já que a loja virtual precisa ser customizada para as suas necessidades. Também é necessário instalar o SSL e contratar a hospedagem à parte.

É possível ainda criar uma solução totalmente customizada, porém com custo superior de implantação e manutenção, já que precisará evoluir com o sistema também.

Veja também: DLoja Virtual: o que é e como funciona esta plataforma de e-commerce

Qual é mais indicado: site ou loja virtual?

Como vimos, tanto o site como a loja virtual permitem que se venda pela internet, sendo cada uma mais indicada para um tipo de negócio.

Se você deseja vender apenas um produto ou serviço (ou uma pequena variedade), e não precisa de um sistema para gerenciar clientes, pedidos e estoque, criar um site pode ser suficiente. Por outro lado, se você quer montar um e-commerce com muitos produtos e precisa de um sistema mais robusto, o melhor é escolher uma loja virtual.

Agora, tão importante quanto decidir entre um site ou loja virtual, é saber como cuidar do seu e-commerce. Aproveite para conferir essas dicas valiosas para montar uma loja virtual de sucesso! 😉

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