Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Criar site grátis: 16 ferramentas gratuitas para criar o seu site (+ dicas para você escolher)

Mulher sentada em uma mesa digitando em um computador sobre a mesa. Do computador sai um navegador com um site e uma faixa escrito grátis sobre o navegador.

Quem poderia imaginar que um dia seria tão fácil criar um site grátis. Antigamente, tínhamos apenas uma ou outra opção sem custo, que decepcionava em design e recursos. Agora temos dezenas de ferramentas gratuitas disponíveis, com funcionalidades que permitem a qualquer pessoa criar um site gratuito bonito e funcional.

Mas isso não significa que de graça vale até injeção na testa. Os criadores de sites gratuitos diferem muito entre si e é preciso saber escolher a melhor ferramenta, mesmo que seja gratuita. Além do mais, se você pode ter o melhor de graça, por que escolher o pior, não é mesmo? 

Para te auxiliar, preparei uma seleção abaixo com 17 ferramentas gratuitas para criar site grátis, destacando os pontos principais de cada uma. Assim fica mais fácil para você fazer a sua escolha. Vamos lá!

1. Wix

O Wix é uma das ferramentas de criação de sites mais populares da atualidade. Usado por mais de 150 milhões de usuários no Brasil e no mundo, o Wix é um dos melhores criadores de sites, inclusive para quem deseja criar um site grátis, por conta dos recursos oferecidos nessa versão.

Diferenciais: como pontos fortes do Wix estão o editor fácil de usar, os templates atraentes e profissionais, o banco de imagens exclusivo, e as ferramentas de marketing e gestão de clientes. Além disso, tem um dos menores preços de entrada nos planos pagos (R$ 6). 

Se desejar saber mais sobre a ferramenta, leia nossa análise sobre o Wix.

Características do plano gratuito Wix

Visitar Wix ›

2. WordPress.com

O WordPress é usado por nada menos que 43% dos sites na internet, o que o torna uma opção fantástica para criar site grátis. Apesar de todo WordPress ser gratuito, esta é a versão do WordPress.com que permite publicar um site ou blog inteiramente grátis, sem custo de hospedagem. Apesar de mais restrito na versão gratuita, o WordPress.com oferece bons recursos e é uma das ferramentas mais amigáveis aos mecanismos de pesquisa. Para conhecer mais, leia nossa análise sobre o WordPress.com.

Diferenciais: o WordPress.com é a melhor ferramenta para criar um blog gratuito, com ótimo espaço de armazenamento (comparado às demais opções). Essa versão do WordPress também traz comodidade para quem deseja focar no seu site, deixando os aspectos técnicos por conta da empresa. E se você procura mais flexibilidade e controle, os planos pagos do WordPress.com são bastante robustos (especialmente o plano Negócios), permitindo infinitas possibilidades de criação e customização.

Características do plano gratuito do WordPress.com

Visitar WordPress.com ›

3. Google Sites

O Google Sites é o criador de sites grátis do Google. A ferramenta conta com os principais recursos para criar um site gratuito, incluindo a possibilidade de conectar um domínio próprio, uma vantagem sobre outras ferramentas sem custo. Por ser mais básico, tanto em temas quanto em funcionalidades, o Google Sites é ideal para sites corporativos ou pessoais. O editor está disponível para uso apenas em computadores. Para se aprofundar, leia nosso artigo sobre como criar um site no Google Sites.

Diferenciais: a ferramenta permite conectar um domínio personalizado de forma gratuita e tem integração com outros apps do Google, como o Drive e o Gmail (incluindo a versão empresarial Google Workspace), facilitando a criação e edição de forma colaborativa. O Google Analytics, ferramenta de análise de visitas, também está disponível para uso.

Veja aqui como configurar um domínio personalizado no Google Sites (incluindo SSL)

Características básicas do Google Sites

Visitar Google Sites ›

4. Blogger

O Blogger é uma das ferramentas mais antigas da internet e foi comprada pelo Google em 2003. Muito popular, o Blogger é versátil e serve para qualquer tipo de site, sendo ideal para blogs. Apesar de um pouco limitado e antigo, o Blogger é uma excelente forma de começar um site ou blog grátis. Veja aqui como criar um blog no Blogger.

Diferenciais: é totalmente gratuito, permite o uso de domínio personalizado e também disponibiliza o uso de ferramentas externas, como Google Adsense e Google Analytics, quase sempre restritos a planos pagos.

Aprenda neste tutorial como configurar um domínio personalizado no Blogger

Características básicas do Blogger

Visitar Blogger ›

5. Webnode

A Webnode é um criador de sites grátis bastante conhecido aqui no Brasil e figura no nosso ranking de melhor construtor de sites. A empresa oferece planos gratuitos e pagos, com recursos que incluem blog, loja virtual e e-mail, entre outros. A versão gratuita é bastante limitada em espaço de armazenamento, mas suficiente para um site pequeno ou institucional.

Diferenciais: simplicidade e facilidade de uso, temas bonitos e modernos, e bons recursos para sites são os pontos fortes da Webnode.

Características do plano gratuito do Webnode

Visitar Webnode ›

6. Weebly

O Weebly é um dos criadores de sites gratuitos mais populares do mundo, com mais de 40 milhões de usuários. Além de ter temas para sites, blogs e lojas virtuais, a ferramenta conta com uma série de recursos adicionais, para diferentes necessidades.

Diferenciais: o Weebly permite inserir o Google Analytics na versão gratuita e também permite trocar o tema de um site, mesmo depois de personalizá-lo.

Características do plano gratuito do Weebly

Visitar Weebly ›

7. Yola

O Yola é um criador de sites grátis bem antigo e possui mais de 12 milhões de usuários. O editor de sites é moderno e fácil de usar, mas outras seções ainda exibem a versão anterior da ferramenta. O plano gratuito permite criar apenas 2 sites, sendo cada site com até 2 páginas, o que é bastante restrito. Pode atender aqueles que querem criar um site grátis pequeno ou de uma página.

Diferenciais: o Yola oferece um bom espaço de armazenamento e permite trocar o modelo do site a qualquer momento, mesmo depois da publicação. Também tem um assistente que facilita os primeiros passos na construção do site.

Características do plano gratuito do Yola

Visitar Yola ›

8. Site123

Para criar um site grátis no Site123, você escolhe a categoria do seu negócio e a ferramenta ativa um template para o seu site. Não há como escolher seu próprio template. Apesar de ser fácil de usar, tem mais limitações que outras ferramentas no plano gratuito, uma vez que não permite ao usuário escolher seu endereço para o site.

Diferenciais: o assistente da ferramenta, que escolhe o template para o usuário de acordo com a categoria do site, pode trazer conveniência para usuários menos experientes.

Características do plano gratuito do Site123

Visitar Site123 ›

9. Mailchimp

O Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais populares do mundo e recentemente passou a oferecer um criador de sites gratuito. Com ele é possível criar um site grátis ou uma landing page simples e integrá-los com diversas ferramentas de marketing da empresa. O website builder está disponível somente em inglês.

Diferenciais: permite usar um domínio personalizado, permite inserir o Google Analytics e está integrado às demais ferramentas da empresa. O plano gratuito do Mailchimp permite ainda ter uma base de até 2.000 contatos.

Características do plano gratuito do Mailchimp

Visitar Mailchimp ›

10. Jimdo

O Jimdo é uma ferramenta popular, com mais de 25 milhões de usuários em diversos países. Com ele, é possível criar um site grátis de até 3 páginas, através de um editor muito moderno e bem fácil de usar. Apesar de ser excelente, tem a desvantagem de não estar disponível em português. Faz falta também o recurso de blog e um limite maior de páginas.

Diferenciais: o Jimdo conta com um assistente que auxilia na criação inicial do site e também disponibiliza um banco de imagens profissionais gratuito.

Características do plano gratuito do Jimdo

Visitar Jimdo ›

11. Mozello

O Mozello permite criar site grátis e incluir nele um blog e uma pequena loja virtual, mas infelizmente a versão gratuita não disponibiliza o certificado SSL — aquele cadeado de segurança exibido no navegador e considerado cada vez mais importante em qualquer site. Ainda assim, é uma opção que possui algumas vantagens, detalhadas a seguir.

Diferenciais: a ferramenta permite inserir o código do Google Analytics e também alterar o tema a qualquer momento, mesmo depois do site publicado. Também oferece o recurso multi-idiomas gratuitamente, embora seja uma solução um tanto rudimentar.

Características do plano gratuito do Mozello

Visitar Mozello ›

12. Strikingly

O Strikingly tem um editor de sites mais antigo, mas cheio de recursos e relativamente fácil de usar. A ferramenta permite criar um site grátis, mas também adicionar um blog e uma loja virtual para até 1 produto. Seu ponto fraco fica por conta do certificado SSL, não disponível no plano gratuito.

Diferenciais: permite ter uma loja virtual para 1 produto e inserir Google Analytics na versão gratuita da ferramenta. 

Características do plano gratuito do Strikingly

Visitar Strikingly ›

13. IM Creator (XPRS)

Mais de 17 milhões de sites já foram criados pelo IM Creator. Com temas elegantes e prontos para todos os tipos de negócio, a ferramenta parece ser ideal para artistas, designers e fotógrafos, que podem criar um site gratuito com visual impactante. Os pontos a desejar são o endereço não amigável do site e o SSL não fornecido na versão gratuita. Além disso, a ferramenta tem partes não traduzidas para o português.

Diferenciais: o design clean é o ponto forte do IM Creator, mas ele também oferece banco de imagens gratuito, efeitos de animação e permite inserir o Google Analytics na versão gratuita. 

Características do plano gratuito do IM Creator

Visitar IM Creator ›

14. Flazio

O Flazio é uma ferramenta repleta de opções de personalização, e ao mesmo tempo, bem difícil de usar. A interface é antiga e é preciso dar vários cliques para acessar todas as opções de edição. O SSL também não é oferecido no plano gratuito. É verdade que você pode criar um site grátis no Flazio, mas prepare-se para passar um bom tempo aprendendo a usar a ferramenta.

Diferenciais: permite inserir o Google Analytics e também a função multi-idiomas, mesmo no plano gratuito.

Características do plano gratuito do Flazio

Visitar Flazio ›

15. Site.com.br

O Site.com.br oferece um criador de site grátis utilizando como base o WordPress, mas o resultado não lembra em quase nada a famosa plataforma. Os temas são pouco atraentes e o editor de sites não é intuitivo, dificultando a criação de um site bonito e profissional. A versão gratuita também não disponibiliza o certificado SSL. Ainda assim, com uma boa dose de paciência e esforço é possível criar um site grátis na ferramenta.

Diferenciais: permite inserir o código do Google Analytics na versão gratuita.

Características do plano gratuito do Site.com.br

Visitar Site.com.br ›

16. Comunidades.net

O Comunidades.net é uma das ferramentas que menos gostamos para criar site grátis. Apesar dela oferecer uma solução gratuita, a experiência deixa muito a desejar. O editor não é amigável (não possui a função arrastar-e-soltar) e os temas vêm praticamente vazios, dificultando a criação do site. Não há banco de imagens gratuito para usar e alguns recursos simples estão limitados aos planos pagos, como o blog. Além disso, a versão gratuita veicula muitos anúncios na página, prejudicando o visual do site.

Diferenciais: oferece armazenamento e largura de banda ilimitados (embora a empresa crie outras maneiras de limitar o uso de recursos).

Características do plano gratuito do Comunidades.net

Visitar Comunidades.net ›

Voltar para o início da lista de criadores de sites gratuitos ↑

Prós e contras ao criar um site grátis

Embora a ideia de poder construir um site de forma gratuita seja fantástica, a verdade é que por trás disso existe um custo, ainda que não seja monetário. Funciona assim: a maioria das empresas oferece suas ferramentas gratuitamente, na expectativa de que uma parcela dos usuários contrate um plano pago no futuro. É por conta disso que todo criador de sites grátis possui uma série de limitações.

Exemplo de diferença de recursos entre os planos do WordPress.com

Outras ferramentas, como o Blogger e o Google Sites, são 100% gratuitas e possuem o diferencial de permitir o uso de domínio personalizado. No entanto, são de propriedade do Google, que tem outra intenção: estimular o crescimento no número de sites publicados na Internet, para gerar mais tráfego no seu mecanismo de busca e mais receita para a empresa. O mesmo ocorre com o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que permite ao usuário cadastrar seu negócio no Google. Apesar dos interesses comerciais, entendo que eles ajudam milhões de pessoas que precisam divulgar seu negócio ou criar um site grátis. 

Bem, agora que você já sabe que nem tudo são flores, vamos aos prós e contras de optar por criar um site grátis. Lembrando que cada ferramenta possui suas próprias restrições:

Prós

Contras

Quando criar um site grátis pode ser a melhor opção?

Pode parecer estranho, mas nem sempre vale a pena contratar um criador de sites pago. Em muitos casos, criar um site gratuito é a melhor alternativa, mesmo considerando as restrições. Veja as situações mais comuns para optar pela versão gratuita da ferramenta:

Template gratuito do Wix para site de casamento

Como podemos ver, há soluções para todos os tipos de necessidade e para todos os bolsos. O mais importante, antes de escolher qualquer alternativa, é conhecer suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, pode-se fazer um ótimo uso da ferramenta para divulgar uma ideia, um evento ou um negócio.

Espero que tenha encontrado o criador de sites grátis que estava procurando. Caso ainda esteja em dúvida, dê uma olhada novamente na lista de empresas e experimente uma delas! Essa é a parte boa delas serem gratuitas. 🙂

Por outro lado, se você percebeu que uma solução gratuita não é para você, confira nossa lista com os melhores criadores de sites pagos. Lá tem ótimas opções que incluem domínio grátis, e-mail e muito mais!

Ir para o topo
Sair da versão mobile